Rascunhos da Alma, dedicado à literatura poética. 

Artigos de Opinião

Artigos de Opinião

 

 

O artigo de opinião é um texto jornalístico de base argumentativa em que o seu autor defende um ponto de vista sobre determinado tema. O autor do artigo de opinião é chamado de articulista e geralmente é um jornalista ou, figura pública com autoridade sobre o tema a ser tratado. Esta página tem como objetivo expressar o que sinto e o que penso de forma clara, respeitosa e precisa, tendo em conta o momento e o contexto adequado. Faço o uso inteligente amparada, através da: Constituição Federal de 1988, artigo 5º, parágrafo IV: “É livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato”.

 Conservadora e Restauradora de Bens Culturais Móveis/UFPel/RS

Museóloga/UFSC/SC

Escritora: Vera Regina Cazaubon

 

 

2010

 

001 - Leis do Universo

Todas as religiões da terra conhecem uma das mais importantes leis do universo: a lei de causa e efeito. Nos últimos meses, o povo brasileiro usa esta lei em seu cotidiano e esta noite mais uma vez, se manifestou entre crentes e ateus que formam as diversas categoriais sociais do País, em busca da sobrevivência. Os governos nas três instâncias, Municipal, Estadual e Federal tratam seu cidadão como marionetes, mas as marionetes reagem também, através da palavra ou da ação.

É deprimente ver a falta de respeito entre o povo e seu governo e o governo com seu povo, pois cada pensamento causa uma consequência (positiva ou negativa ao nosso julgamento e dos demais) e, desta forma ocorre uma desestabilização da harmonia do sistema universal que resulta no alimento do Ego dos fortes e ao mesmo tempo, as emoções de raiva e ódio dos fracos.

E assim caminha nosso Brasil, um carro desgovernado que não consegue distinguir tempo x espaço, dois aspectos complementares. Este carro logo ali vai colidir e ocasionar um desastre político e social com sequelas. Infelizmente será mais um capítulo de nossa história.

 

002 - Karma Nacional

Assistindo as últimas notícias da noite na TV tentei analisar o que acontece em nosso país, através de meu conhecimento espiritual. Sim existe lógica, pois um Município, Estado ou País é formado por duas geografias, a primeira, o universo físico, conhecido como natureza e a segunda, geografia humanística, o indivíduo com seu Karma individual e seu Livre Arbítrio entre pensamentos, palavras e obras. Estas energias se conectam ou se afastam de acordo com os acontecimentos, onde percepções, sensações e emoções oscilam conforme o interesse individual ou coletivo. As emoções humanas estão ligadas ao elemento água, na natureza este elemento se manifesta através das chuvas, inundações, rios e lagos com níveis elevados, geleiras derretendo, água se esvaindo entre veios da terra, emoções desordenadas, onde cada homem crê em sua ideologia e esquece que energias antagônicas liberam conflitos. Desta forma, o Karma é acrescido e cada cidadão, entre dores e dissabores, se afasta do verdadeiro caminho da paz e igualdade, ou seja, da evolução.

 

003 - Amor Karmático

Uma grande parte da humanidade tem desafios em seus relacionamentos afetivos (a nível familiar, social e pessoal). Estes desafios constantes perturbam a harmonia e, muitas pessoas, tem o hábito de dizer: Este relacionamento é um Karma. E, mesmo sem entender o que é Karma está afirmando uma sentença verdadeira. Os relacionamentos Karmáticos são aqueles em que as pessoas se sentem atraídas para equilibrar o que foi descumprido entre Almas, em vidas passadas. Nesta vida, a atração é pela sensação de familiaridade com a pessoa que está conhecendo, é o amor que transcende a qualquer raciocínio lógico e o sentimento torna-se muito intenso. Resta saber se esta aproximação será positiva, harmônica, quando por disfunções orgânicas ou acidentes que causaram a morte precoce não houve o tempo necessário para cumprirem sua caminhada, ou negativa, quando em sua bagagem, estas Almas trouxeram desafios pendentes relacionados ao egoísmo, ciúme,  poder, agressão, dependência e obsessões, entre outros.

Os papéis no palco da vida sempre serão inversos, desta forma, quando você souber de alguém, independente do sexo, vive subjugado tenha a certeza que já subjugou. São inúmeros exemplos, mas tenha apenas a certeza de que o sofrimento leva ao aprendizado e ao ressarcimento das dívidas, desta forma, tornando o homem um ser espiritualizado. Se na encarnação presente, estas Almas não trabalharem para saldar seus débitos o relacionamento se torna uma obsessão, que resulta na ação persistente que um espírito (encarnado ou desencarnado) exerce sobre outro. Em geral, a obsessão se instala gradativamente, de início é sutil e, aos poucos, pode culminar em uma auto obsessão, dominando a vítima, induzindo-a a cometer pequenos erros, até chegar a ponto de dominá-la por completo, sempre alimentada por fatos que lhe são desconhecidos (vidas passadas), mas com as energias nefastas inerentes aos fatos.

Neste estágio, a vítima, em muitos casos, chega a ser desapropriada de sua vontade e, desta forma, é possível entender a criminalidade da atualidade, entre pessoas a nível familiar, pessoal e social. O assunto acima exposto exclui o Karma comprado nesta encarnação, no qual o indivíduo tem o raciocínio lógico do conhecimento da causa e dos perigos que ela representa e, mesmo assim, absorve no contexto de sua existência.

 

004 - Gênero

Infelizmente, Leis discriminam os seres humanos, produzindo um diferencial entre os considerados, “padrão” e aqueles considerados “fora do padrão”, fazendo com que a sexualidade e o gênero sejam, uma das formas mais poderosas de discriminação social. Desta forma, há necessidade urgente de reflexão dentro do conjunto de direitos civis, políticos, econômicos, culturais e sociais.

Infelizmente, dogmas de diversas Religiões, em luta para manter de forma imaculada, a “Família”, usam o termo “pecado” para designar qualquer desvio do que considera “gênero masculino e feminino”. A meta de qualquer ramificação religiosa é dar suporte aos seus adeptos no que concerne a Espiritualidade e, Espiritualidade é a renovação dos conceitos arcaicos e obsoletos, é estar apto para conviver com a evolução do ser humano.

Um Estado democrático de direito, como afirma ser o Brasil, não pode aceitar práticas discriminatórias em relação a sexo, orientação sexual e identidade de gênero, pois a prática sexual entre adultos do mesmo sexo é um direito de fórum íntimo, bem como o é, a apresentação social do seu sentimento, independente do seu sexo biológico.

É frequente o pânico das famílias ao ter que ministrar instruções sobre a vida sexual para seus filhos, chega a ser transformado em um desequilíbrio emocional, causado pela angústia. As proibições ocorrem desde a tenra idade, cito como exemplo: proibições de um menino brincar com bonecas e de uma menina jogar futebol, desta forma, é na própria família que inicia a discriminação, criando uma fronteira entre a inocência da fase infantil e a sexualidade adulta. O suporte familiar deve ser prudente, responsável, mas ao mesmo tempo esclarecedor.

A família é uma intuição, a qual pode ser dividida em: unipessoal, família única, composta por um casal ou apenas um dos cônjuges com ou sem filho ou filhos, família secundária, quando existem parentes morando com a família principal, família agregada, sem parentesco com a família principal. O reconhecimento de família, formada por “homossexuais”, seria apenas mais uma ramificação familiar.

É possível afirmar que a discriminação, aponta as mais diversas formas de violência, contra os que vivem fora dos padrões. Não é por acaso que, os dados de selvageria se multiplicam em relação àqueles e àquelas que socialmente, mais se afastam dos modelos exigidos pela sociedade. Cabe ao Poder Legislativo criar Leis que defendam a integridade física e moral, para que a opção sexual seja respeitada, para que os “homossexuais” encontrem em seu País, a cidadania, o respeito e a solidariedade em sua escolha, extirpando de nossa sociedade a prática da discriminação.

 

005 - Sobriedade

A Educação da Sobriedade é um dos deveres da família, é onde os cinco sentidos devem ser moldados, com critérios adequados para a convivência salutar com a sociedade. Ensinar a criança que conceitos errôneos (pensamentos, palavras, obras) ocasionam sérios prejuízos nas escolhas de vida, pois uma vida estável não pode ser conduzida por impulsos e sim pela lógica e que, para alcançar o topo da escada não é correto passar por cima de seus semelhantes, pois cada ser possui uma identidade única que é intransferível e imaculada. Uma criança com boa formação por certo não será atraída por deslizes nocivos em todos os aspectos de sua vida, como estabilidade, afetividade e religiosidade.  A sobriedade se faz acompanhar da simplicidade e naturalidade e nos distingue dos seres irracionais. No momento em que esta palavra em desuso se fortalecer outras serão reconhecidas como CARÁTER, HONESTIDADE, AMOR AO PRÓXIMO e tantas outras que foram esquecidas ou abolidas por interesses pessoais. Nossa escala de valores deve ser revista de quando em quando, devido a sua oscilação, pois a percepção, sensação, emoção e sentimento é quem guia nossos pensamentos, palavras e obras e sempre haverá tempo para uma reforma intima.

 

006 - Felicidade

O conceito de felicidade é complexo diverge entre os homens em extremos, alguns são levados à utopia que felicidade é eterna, outros descrentes, dizem que não existe. Meu conceito de felicidade é que ela faz parte de um estado de espírito, uma sensação momentânea que nos traz alegria, contentamento produzindo um momento feliz, mas sensações se alteram de acordo com os fatos, ou seja, a felicidade é momentânea e sua conquista advém do autoconhecimento e a coragem de transformar os desafios em vitórias.

Esta sensação faz parte de nosso universo individual, de nosso projeto de vida, nossas escolhas e da responsabilidade em assumir as consequências das mesmas, derrotas ou vitórias, de forma consciente e equilibrada. Enquanto o homem estiver voltado a satisfazer a vontade alheia, proposto a desenvolver no palco da vida o papel de vítima será infeliz e se distanciará desta sensação de plenitude em sua caminhada.

A felicidade não está atrelada a outras pessoas, covardia, estagnação, inveja, insegurança e outros tantos sentimentos nefastos que conduzem à frustração e, um ser frustrado, jamais será feliz. O homem feliz expressa esta sensação através de seus cinco sentidos, pois felicidade é um tempo que devemos vivenciar e um espaço, o qual devemos ocupar.

 

007 - Quando o ser humano é idoso?

Entre o nascer e morrer, a idade cronológica classifica o ser humano em quatro fases de vida: infância, adolescência, adulto, velhice e mostra, quantos anos você é habitante deste planeta, desde seu nascimento.  Além de sua idade cronológica o homem tem mais duas idades, a biológica que corresponde ao complexo mecanismo de nossos elementos fisiológicos, de acordo com o estilo de vida e da defesa do sistema imunológico, o qual pode ser natural de acordo com os hábitos saudáveis cotidianos ou, através de medicação à um problema específico. A terceira idade é a psicológica para qual deve ser dada a máxima atenção, pois a passagem do tempo deixa marcas no físico, faz parte do desgaste corpóreo, mas só ocorrerá desgaste se você não produzir instrumentos, para suprir as necessidades da idade cronológica, como o aspecto afetivo. Nesta idade é necessário o desapego de emoções nocivas, para que não se tornem obstáculos à sua trajetória. Sua vida é uma paleta, use as nuances da maturidade, para pincelar suas escolhas e seja muito feliz, acompanhado de sua criança interior.

 

008 - As opções são suas

Você é feito de energias e energias devem estar em constante movimento. Se você escolher uma vida saudável física e mental terá que optar, por uma série de comportamentos em pensamentos, palavras e obras. Se optar por uma alimentação errônea por certo seu mecanismo biológico irá sentir, pois uma má alimentação é responsável por diversas doenças, como no aparelho circulatório, digestivo, etc. bem como a obesidade que fará aos poucos a musculatura emperrar e tornar difícil a locomoção e sua vida serão sedentárias, sem o movimento necessário para sua energia vital.

Se optar por uma vida desgastante emocional logo ali suas emoções projetarão para o corpo físico várias doenças e você conhecerá a inércia.  As percepções e sensações do cotidiano são armazenados no cérebro e as sensações iniciam o processo de transformar no seu consciente, emoções em sentimentos, os quais são expressos por palavras benéficas ou maléficas.

É possível afirmar que o homem armazena na memória seus traumas e tabus, os quais faz questão de não lembrar e desta forma inibe ou limita suas realizações. Enfim aqui está o inimigo, a estagnação emocional. Se não monitorar este aspecto por certo apenas sobreviverá. Um plano emocional distante da realidade bloqueia criatividade, a inteligência e o poder mental, ou seja, as energias vibracionais não se movimentam, mas é necessário respeitar você, pois as opções são suas.

 

009 - Final de Semana

Mais um fim de semana em nossas vidas ou, menos um, é quando a humanidade tem seu período de repouso e o divide entre as tarefas cotidianas e o lazer. Mas, os segundos passam tão depressa que quando o homem vê, já é o início de uma nova semana assoberbada de trabalho. É necessário um tempo para ficar só, analisar a caminhada e meditar sobre novas metas e o que pode fazer para superar os desafios com sua inteligência mental. É necessário um tempo para se conectar com Deus e orar para que seus semelhantes recebam bênçãos de saúde, paz e felicidade. É necessário um tempo para avaliar o que ocorre em nosso Planeta, sobre as guerras, a discriminação social e de etnias, miséria e fome. É necessário um tempo para o "despertar" e buscar o caminho do “Amor Universal”, a única “arma letal” que poderá destruir o poder, a ganância e a irracionalidade do “animal homem”.

 

010 - Datas festivas

Em nosso calendário estão marcadas, datas festivas e todas com certeza estão ligadas ao consumismo. Aproxima-se o dia da criança onde todas aguardam presentes distribuído por familiares e amigos corujas, mas por certo não dedicam seu tempo para captar as necessidades verdadeiras das crianças, as quais na maioria das vezes, não estão direcionadas à presentes e sim para o afeto. O diálogo familiar com o passar do tempo torna-se raro, pois seus membros estão mergulhados em seus afazeres profissionais, sociais e tecnológicos e não percebem as alterações no comportamento de seus filhos, os quais expressam que algo não vai bem.

A família é o responsável pela educação de seu filho, por seu comportamento emocional e mental e esta fase é passageira, pois a transformação é rápida e depois de jovem o que poderia ser salvo está perdido, pois não estão preparados para vencer desafios e sim contorná-los. Valores como pureza e inocência são soterrados e os pais assistem mudanças e aproveitam, para culpar a escola que não cuidou de seu filho(a).

Substitua presentes por palavras, gestos amor e compreensão, não permita que seu filho se perca nesta selva de pedra, pois a família é o alicerce da maturidade até porque, já é um trauma a criança transpor suas fases etárias que representam o amadurecimento e responsabilidades. Não torne sua criança um jovem de olhar melancólico, um adulto azedo e um idoso ranzinza. Não esqueça que todos nós temos uma criança interior que merece ser feliz, independente de nossa idade biológica. Sorria, seja feliz e faça seu filho(a) feliz.

 

011 - Dia Nacional da Consciência Negra

Esta data foi estabelecida pelo projeto lei número 10.639, no dia 9 de janeiro de 2003. Foi escolhida, para homenagear Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares. Uma homenagem mais do que justa, pois este personagem histórico representou a luta do negro contra a escravidão, no período do Brasil Colonial. Ele morreu em combate, defendendo seu povo e sua comunidade. Os quilombos representavam uma resistência ao sistema escravista e também uma forma coletiva de manutenção da cultura africana aqui no Brasil. Zumbi lutou até a morte por esta cultura e pela liberdade do seu povo.

A abolição da escravatura, de forma oficial, só veio em 1888. Porém, os negros sempre resistiram e lutaram contra a opressão e as injustiças advindas da escravidão. Mas, o preconceito e a discriminação se mantêm até hoje em nosso País. E, uma das provas mais vergonhosas é a cota de vagas para “negros” cursar a Universidade. Muitas vezes me pergunto, a inteligência tem cor? A Alma tem cor?

Os negros não podem se escravizar novamente aceitando normas absurdas e oportunidades condicionadas, pois uma das bases fundamentais dos direitos humanos é que todos os seres nascem livres e iguais em dignidade e direitos, a discriminação e perseguição com base na raça ou etnia são claras violações desse princípio. Hoje, a História se repete, as senzalas são os cárceres, as ofensas verbais são os chicotes, o Pelourinho são os atos discriminatórios e a carta de alforria é simbolizada por um Diploma Universitário.

 

012 - Leques

Falando em carnaval lembramos “leques”. A provável origem do leque foi a China, onde se tornou parte integrante do costume nacional, sendo usado pelos reis como um sinal de dignidade. Da China passou para o Japão, onde também foi de uso constante. O leque integrou, ainda, várias outras culturas: no Egito era uma honra poder-se abanar o Faraó, na Grécia, abanar a esposa durante o sono era uma grande prova de amor do recém-casado, garantindo-lhe o perdão por qualquer falta por ventura cometida. Roma tinha escravos especialmente designados para abanarem as patrícias e seus convidados em dias de intenso calor. Também o cristianismo adotou o leque, durante o ofício, dois diáconos protegiam o celebrante do calor.

Ao longo dos séculos, os leques foram feitos em diversos materiais e formatos. Primitivamente foram usados leques de folhas, penas, plumas, do feitio de nossas atuais ventarolas, quase sempre de grande tamanho. A partir do século XV foram confeccionados os leques propriamente ditos, reversíveis ou de fecho, constando de duas partes principais: a armação, pequenas hastes sobrepostas, e a folha, está em papel, pergaminho, pano pintado, rendas e gaze, bordadas com lantejoulas, fios de ouro e dourados. No Brasil, os leques chegaram com D. João VI, que, seguindo o costume francês, introduziu o hábito de perpetuar nestes delicados objetos os fatos mais notáveis do período em que eram fabricados. O uso destes leques comemorativos intensificou-se nos reinados de D. Pedro I e D. Pedro II, encomendados no Brasil às chamadas "Casas das Índias", numerosas na Rua do Ouvidor, traziam em uma das faces, o feito histórico e na outra, decorações com motivos puramente orientais. Através dos leques, acompanha-se toda a história do Brasil, desde a chegada de D. João VI.

 

013 - Saúde no Brasil

Nossa Saúde está doente e este fato só e percebido por aqueles que dependem dos Hospitais mantidos pelos Governos Municipal, Estadual e Federal. Onde está o Médico que, no momento solene de “sua formatura”, se compromete a salvar vidas? Estão aos milhares, espalhados pelo Brasil, alguns, inclusive, com contas bancárias polpudas, outros atendendo em postos de Saúde e os mais dedicados, atendendo os necessitados nos confins das terras brasileiras.

Não importa seu patamar, mas cabe a eles salvar a Saúde que definha dia-a-dia, foi para salvar vidas que estudaram em torno de seis anos em uma Faculdade e, após, se especializaram na área escolhida para atuar.  Em nosso País o descaso de atendimento leva ao óbito e a descrença do indivíduo que está doente, pois a maioria, quando busca auxílio é quando o chá caseiro não mostrou o resultado desejado, ou seja, é quando o indivíduo se sente impotente ao desconhecido.  Através das notícias pelos meios de comunicação é possível observar que, existe uma grande diferença entre os médicos antigos que exerciam sua profissão por amor e uma grande parte, na atualidade, que exerce a profissão visando o sucesso financeiro e a fama.

Onde está a solução? Em primeiro lugar, na solidez da base que são os Mestres, em segundo na avaliação rígida dos acadêmicos quando fazem seu estágio ou sua residência e, em terceiro, o controle pelo Ministério da Saúde, mas para isto ocorrer, seu Ministro teria que ser um Médico que se envolvesse, apenas, com a essência de sua profissão.  Quem conviver com um Médico lhe faça uma pergunta simples? Sabes a origem de teu juramento? Talvez responda que não, pois não lhe foi ensinado, desta forma, não aprendeu a valorizar a vida de seu semelhante.  É Brasil, se não ocorrer mudanças sérias, tua Saúde se direciona ao óbito e tua ausência não será notada, pois milhares de brasileiros irão antes de ti.

 

014 - Lição do Perdão

Falar de perdão é falar de um sentimento muito sublime, o qual, nem todos os homens estão preparados para vivenciá-lo. A vida, desde seus primórdios, é uma luta constante para a sobrevivência, onde está registrado que o “maior vence” e o “menor é derrotado”. Baseado nestas duas palavras o homem, ou desenvolve o aspecto da superioridade ou inferioridade. Os poderosos magoam e os humildes alimentam-se da mágoa e, este processo passa de geração para geração distanciando a igualdade entre os semelhantes. Os agentes da mágoa são seres com uma psique afetada, bem como os seres afetados, pois deram uma importância muito relevante ao fato permitindo que ocupasse um grande espaço em seus quatro planos de consciência ou expressão: Físico  -  baixa resistência imunológica,  Mental – perca da capacidade de clareza mental, objetividade, ousadia e coragem, Emocional: mau humor, angústia, desequilíbrios, depressão, Intuitivo: perca da energia vital e, consequentemente da energia espiritual .

É necessário, tanto para o agente como o condutor da mágoa, aprender a perdoar a si em primeiro lugar, para posteriormente, com o coração limpo de sentimentos nefastos, perdoar, seus semelhantes. Desta forma, o homem necessita iniciar seu processo de autoconhecimento e reciclagem, se conscientizar que o passado não pode ser dissolvido, portando não pode ser modificado, que um futuro não pode ser construído com as energias estagnadas, que o tempo de “real valor” é o segundo presente, onde um grande marco de vida pode ser construído. Use esta data que anuncia as últimas horas deste Ano Velho para refletir sobre a necessidade do perdão, pois o ressentimento é um dos mais significativos fatores da infelicidade humana e o perdão é a retirada da máscara da covardia, pois é mais fácil culpar o “outro”, o “universo” e “Deus”, desenvolver um processo de vítima, onde a autopunição e a autodestruição é o lema da inércia de um Livre Arbítrio.

Amigo, neste minuto que está lendo o que escrevi é o momento certo para exercitar   perdão, desta forma, poderá ingressar no Ano Novo com energias renovadas em seu Plano Físico e Espiritual, impulsionando seu Poder Mental para obter o sucesso e adquirir seu equilíbrio no Plano Emocional.

 

015 - O Poeta e a Poesia

O poeta é composto de um dueto de energias. O corpo – que abriga sua mente, inteligência, raciocínio, que resulta na criatividade e o sistema límbico, que é a unidade responsável por nossas emoções mais sua Alma, permeada de sabedoria, sensibilidade e inspiração. A poesia resulta da soma das unidades que permeiam o dueto, desta forma, nem sempre o que o Poeta escreve, vivencia em sua existência atual, pois sua Alma, musa da inspiração, em outras caminhadas, viveu múltiplas emoções, as quais são dedilhadas quando, como receptáculo, encontra o Poeta para versejar. Desta forma, o poeta não segue um roteiro poético, pois cada inspiração depende da vibração do momento e do objeto em questão, observa-se como exemplo, vários poetas com o mesmo título para sua obra e com um versejar antagônico.

Sábio foi quem dividiu o tempo entre quatro estações, pois todas tem um significado intrínseco. O que seria do homem se não existisse inverno, um tempo para recolhimento e análise da trajetória, para a conscientização que urge remover entulhos, romper com aspectos estagnados na vida? Este homem por certo, não estaria apto para o renascer na primavera.

 

016 - Dia de todos os santos

Mais uma festa com origem de nossos colonizadores, pois quando chegaram no Brasil a cultura era dos indígenas e seus deuses eram originários das forças da natureza. O catolicismo foi trazido por missionários que acompanharam os exploradores e colonizadores portugueses. A presença da Igreja Católica começou a se intensificar a partir de 1549 com a chegada dos jesuítas da Companhia de Jesus, que formaram vilas e cidades, cujo caso mais célebre é a cidade de São Paulo. Na época, o estado controlava a atividade eclesiástica, sustentava a igreja, nomeava bispos e párocos e concedia licenças. A chegada dos portugueses foi acompanhada de um evento religioso, mas em nosso País existe, uma diversidade de religiões e adeptos, com seus rituais e cultos que devem ser respeitados. Na Constituição Republicana de 1988, no   inciso I do seu art. 19 dispõe e refirma a liberdade religiosa e o caráter laico do Estado. “É vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios estabelecer cultos religiosos ou igrejas, subvencioná-los, embaraçar-lhes o funcionamento ou manter com eles ou seus representantes relações de dependência ou aliança, ressalvada, na forma da lei, a colaboração de interesse público”.

 

017 - Origem do dia dos Finados.

Esta data também tem origem dos colonizadores. De acordo com a Igreja Católica, o Dia de Finados foi instituído no ano de 998 (século X) pelo abade Odilo, na abadia beneditina de Cluny, na França. Foi Odilo que estabeleceu 2 de novembro como data oficial, como uma forma de unificar as comemorações aos mortos neste dia.

As inúmeras religiões que existem no planeta de acordo com seus dogmas discursam, sobre a morte de forma diferente. Minha primeira opção religiosa foi por influência materna, o Catolicismo, a qual acredita que o céu começa aqui na Terra, não existe reencarnação e dependendo do modo de viver, após  morte, se segue os preceitos divinos vai para o céu, ao contrário para o purgatório. Aos 16 anos minha opção religiosa foi o Espiritismo, uma herança paterna, o qual não usa a palavra morte e sim passagem, pois acredita na continuidade que ocorre, quando finda a experiência humana em determinado corpo, após o cumprimento de uma missão terrena em busca da evolução, através dos desafios e aprendizados colocados na trajetória como encarnados. Mas conheci há 53 anos atrás o Candomblé e continuarei com seus preceitos, até que a morte ou passagem se apresente. O Candomblé tem ensinamentos cristãos e doutrinas espíritas, mas com seus dogmas advindos de ancestrais das religiões africanas como  o culto aos Orixás  que representam as forças da natureza, bem como virtudes e necessidades dos seres vivos. Após a morte do corpo físico a alma é conduzida por Orixás até o Orun, o mundo espiritual. O uso correto de seu Livre Arbítrio ficará, na lembrança de todos que com ele conviveram e a alma ficará no aguardo de um novo chamado, para reencarnar, pois seus adeptos acreditam na imortalidade da alma e na reencarnação. Outras religiões tem suas doutrinas, mas todas que praticam o bem cuidam de seus adeptos com o objetivo da reforma íntima e uma semeadura profícua, pois a colheita é obrigatória.

 

018 – Doutrina espírita

Antes de iniciar meu artigo quero registrar que você vai ler a minha visão particular como Espírita e praticante há mais de 50 anos, mas respeitando tanto meus irmãos de fé como irmãos de outras doutrinas religiosas, pois cada religião com suas ramificações tem seus dogmas, os quais devem ser cumpridos por seus adeptos. A Doutrina Espírita nos mostra que somos Espíritos eternos e imortais. Quando encarnados, temos o corpo físico, o corpo espiritual (o perispírito) e o Espírito. Quando desencarnados, temos o corpo espiritual e o Espírito, onde a vontade, a inteligência, as emoções, residem. Desta forma, o que existe á a morte do corpo físico ou da roupagem gasta que nos foi destinada para cumprir a jornada na terra, o Espírito é eterno e imortal. Quando ocorre a morte física, o espírito faz uma passagem para o plano espiritual, onde inicia seu processo de cura até receber nova missão.

A falta de espiritualização e do entendimento do que é a morte do homem, enquanto possui sua vida física, ocasiona ao espírito que aqui está em aprendizado, seu desligamento da terra e das pessoas que fazia parte de seu meio ambiente de uma forma muito sofrida, sem aceitação, os mantendo presos ao orbe terrestre. Sempre existe um período de adaptação nesta transição, mas para aqueles que acreditam que a vida biológica tem seu início e fim de ciclos, o sofrimento tem uma duração mais curta, pois está acompanhado da resignação.

O homem em sua caminhada usa em excesso a palavra “meu”, “minha”, de forma errônea, pois aqui não somos proprietários de nada, tudo nos é ofertado como empréstimo para que nosso Livre Arbítrio seja exercido. Esta deve ser a primeira conscientização do homem para que sua existência possa ser bem conduzida e valorizada, entendendo que o que nos é emprestado um dia terá que ser devolvido com um relatório de uso. A ferramenta para o bom uso está na fé que o homem escolheu por missão ou opção, pois nem sempre o homem escolhe a de missão.

O dia destinado aos Finados é mais uma data fixada pelo homem desde a época dos Celtas, povo que habitava a região da atual Irlanda e tinham no seu calendário a festa conhecida como Samhain. Nesse dia, os celtas acreditavam que os dois mundos, o dos vivos e o dos mortos, ficavam muito próximos e eles celebravam essa comunhão, mas não existe hora e nem datas pré-fixadas para lembrar os que já partiram e, a constância da oração deve ser mantida, para que a prece, feita sempre de coração, possa ser o bálsamo de luz, tanto para aqueles que estão em condição de sofrimento ou perturbação ou para aqueles lúcidos de sua realidade espiritual. Não tenho o hábito de ir ao cemitério a não ser para o ritual do enterro, pois ali nada mais existe a não ser a carne em decomposição. Minha lembrança daqueles que amei é espontânea e, quando ocorre, rezo “Ave-Maria” minha oração preferida para que adquiram luz e sabedoria espiritual, pois eles estando bem, nós aqui também nos sentiremos bem. Quando a saudade se acentuar lembre que aquele que partiu já cumpriu seu Karma destinado e, nós o ajudamos a fazer sua jornada e ao devolvê-los ao Pai e, quem está junto ao Pai está sempre protegido e abençoado, até porque a Luz Divina é sábia em seus desígnios. Cultue seus mortos de acordo com seu universo íntimo, pois cada ritual é único e peculiar e só você sabe como agradar este espírito que partilhou de sua caminhada.

 

019 - Nossos Negros

Em 13 de maio de 1888 que a Lei Áurea foi assinada e acabou com a escravidão no Brasil. Isto a Princesa Isabel pensava, mas a maioria dos negros continuam à margem da sociedade, ainda escravizados pelo racismo estrutural. A Constituição Federal de 1988 “trouxe as disposições mais relevantes sobre o tema, no âmbito penal, ao tornar o crime de racismo inafiançável e imprescritível, disposição que orientou a Lei 7716 de 1989”.  A cada década uma Lei é promulgada como a de 1997, onde foi incluído o artigo “140 no Código Penal, para que constasse o tipo penal da injúria racial ou qualificada”.     Não faltam Leis e sim aplicar as promulgadas de forma rigorosa através dos órgãos, que compõem a estrutura jurisdicional do País, para que a luta abolicionista resulte em “uma sociedade igualitária”. Também temos a Lei 12.288/2010, que rege o Estatuto da Igualdade Racial. Se esta Lei fosse cumprida na totalidade seria o instrumento necessário, para direcionar os jovens desde a idade escolar reconhecer, o direito a voz, o respeito a cultura diferenciada, a quebra da intolerância aos povos étnicos que formam a sociedade brasileira.

 

 

2011

 

020 - Terrorismo

“Os terroristas são seres de mentes inanes que com seus atos “terroristas” sob diversas bandeiras como “etnias”, “religiosidade”, “política social”, etc., cometem atrocidades contra seus semelhantes”.

Estas organizações deixam o mundo e os governos perplexos, por sua criatividade e capacidade de gerir, o que os faz fortes é que são unidos e trabalham por um objetivo único, são elos de uma corrente que não se rompe.

Muitas das ramificações religiosas falam da chegada do Anticristo, minha percepção diz que ele está dentro de cada homem, simbolizado por um sentimento denominado “ÓDIO”, os de mente saudável não permitem que ele aflore e os de mente inanes, como um carro desgovernado, alimentados pelas atitudes resultante da corrupção moral das Nações, permitem sua bestialidade interior fluir.

As guerras sempre existiram na humanidade, já tivemos duas, mas o terrorismo a partir do século XX é considerado um fenômeno social, pois suas ações são de extermínio total e geral, como se seus praticantes, fossem deuses justos com um objetivo único “limpar a humanidade dos ímpios, para um mundo puro e feliz”.

A morte de um líder terrorista não significa o fim e sim, a ferramenta necessária para que o mesmo se propague e se infiltre com resultados nefastos. Não é cabível medidas serem tomadas após as tragédias, as mesmas devem ser colocadas em práticas como defesas e isto só ocorrerá com a união de todas as Nações em busca da Paz Mundial, pois se perderem a força neste desafio, a História registrará a Terceira Guerra Mundial e desta vez, fazendo parte o pelotão das trevas.

 

021 - Tragédias acumuladas

Desde a Antiguidade grandes filósofos dedicaram-se ao estudo dos elementos, mas dentro do “senso comum” e acreditavam que possuíam qualidades. O senso comum foi substituído pelo “método científico” divergindo dos ensinamentos platônicos. Este ano observa-se inúmeras tragédias ocorridas pela inexistência de responsabilidade, anunciadas por previsões e sua origem advém dos quatro elementos da natureza em revolução: Ar (poder mental, da comunicação, mudanças, a sabedoria e acima de tudo, da liberdade), Fogo (paixão, da força de vontade, da conquista e sexualidade), Água (intuição, do subconsciente, da cura, do amor e das formas fluente e Terra (estabilidade, da firmeza, fertilidade, criação e harmonia), as quais levam à comoção nacional e internacional da humanidade, principalmente pelo expressivo número de vítimas. Na forma positiva os quatro elementos são essenciais ao homem, mas na forma negativa são sinais de alerta que, algo não vai bem na trajetória individual e coletiva da humanidade. É hora da análise, da busca do autoconhecimento, da revisão da escala de valores para que, a sintonia do Macro e Microcosmo ocorra lembrando que não somos proprietários e sim, usuários do que a natureza oferta.

 

022 - Nossos indígenas

Era uma vez, uma terra habitada por tribos seminômades, os povos indígenas, que subsistiam da caça, pesca, coleta e agricultura, com sua cultura, seus deuses e sua arte, mas a expansão marítima portuguesa aqui chegou e tomou posse, ou seja, os europeus invadiram um espaço geográfico que já tinha dono. Nosso Brasil foi colonizado pela ganância que escravizou, exterminou inúmeras etnias com as doenças dos brancos e dilapidaram nossos tesouros, mas o maior crime cometido foi subjugar os índios à doutrina da religião católica. Desde 1500, em cada século, no decorrer dos capítulos de sua História o estigma da escravidão, preconceito racial e social, dilapidação, corrupção, o abuso da classe dominante sob a classe dos dominados se faz presente. Assim é o Brasil. O quadro foi pintado por Vitor Meireles um artista catarinense. O quadro se tornou uma das telas mais populares e reconhecidas do país e, exposta no Salão Oficial de Paris em 1861. Gênero‎: ‎pintura histórica. Localização‎: ‎Museu Nacional de Belas Artes. Data‎: ‎1860. Dimensões‎: ‎268 centímetros x 356 centímetros.

 

023 - Demagogia

A demagogia é uma ferramenta perigosa que atravessa os séculos. A desigualdade social e a precária educação são muito bem manipuladas pelos demagogos políticos que vestem capas ideológicas e o povo, cego, surdo e mudo se deixa manipular. Não importa o modelo político, direita, esquerda ou centro, pois todos defendem seus interesses individuais, para se manterem no poder. O demagogo perigoso é o radical populista que inflama massas com o verbo, resta ao povo se politizar e vencer os invencíveis com seus ideais.

Até que ponto o indivíduo é influenciado pelas verdades nuas e cruas e a cascata fantasiosa das inverdades, noticiadas pela mídia? Muito, e assim, o homem passa sua existência, à mercê dos donos do poder. A teia da mídia se estende aos lares com vários ícones, bem como traz a instabilidade que gera mudanças no comportamento, social, político, religioso e norteia, as decisões pelas emoções, pelo medo, pela alternância de sobrevivência.

Faz parte da natureza humana desejar conviver através de seus sentidos com ícones que desgastam e, principalmente, vivenciar o processo de vítima, pois é mais fácil transferir à terceiros suas escolhas errôneas do que polir seu discernimento. Através de um olhar crítico é possível afirmar que a mídia tem uma expressiva responsabilidade com a sustentabilidade política/social das Nações.

 

024 - Escravos Africanos

A História prova que a escravidão vem desde os primórdios de nossa civilização, pois os povos vencidos em batalhas eram escravizados por seus conquistadores e muitas civilizações usaram o trabalho escravo para suas tarefas pesadas e rudimentares.  Em nosso País a escravidão teve seu início com a produção de açúcar na primeira metade do século XVI, quando os portugueses buscavam nas colônias do Continente Africano, trabalhadores para escravizá-los. Estes escravos eram vendidos como se fossem mercadorias cujo valor dependia da idade e do aspecto físico saudável. Eram usados porões dos navios como meio de transporte, onde em condições desumanas os negros viajavam e quando ocorria o óbito seus corpos eram jogados ao mar.

 

025 - Escravidão no Brasil

Nas fazendas de açúcar ou nas minas de ouro os escravos trabalhavam de sol a sol, acorrentados, mal alimentados, com vestuário de péssima qualidade e tendo como moradia as “senzalas”, galpões com grandes janelas cercadas com grades, o chão era de terra dura, forrado somente por palhas e internamente não havia cômodos, mas os homens dormiam separados das mulheres e das crianças. Os escravos saíam somente para trabalhar ou serem castigados, no pelourinho, um tronco com cordas, utilizado para castigar os rebeldes.

As mulheres negras foram usadas como mucamas, amas de leite, nos afazeres domésticos e, as mais bonitas, usadas e abusadas sexualmente por seus senhores. No século XVIII uma minoria conseguiu comprar sua liberdade, mas enfrentavam a discriminação e o preconceito social.  Na metade do século XIX a escravidão passou a ser contestada pela Inglaterra, a qual aprovou a Lei que proibia o tráfico de escravos e, em 1850, o Brasil cedeu às pressões inglesas e aprovou a Lei Eusébio de Queiróz que acabou com o tráfico negreiro. Em 28 de setembro de 1871 era aprovada a Lei do Ventre Livre que dava liberdade aos filhos de escravos nascidos a partir daquela data. E no ano de 1885 era promulgada a Lei dos Sexagenários que garantia liberdade aos escravos com mais de 60 anos de idade.

Somente no final do século XIX é que a escravidão foi mundialmente proibida. Aqui no Brasil, sua abolição se deu em 13 de maio de 1888 com a promulgação da Lei Áurea, feita pela Princesa Isabel, a qual não imaginou que estes escravos estariam livres apenas das correntes, mas que carregariam por séculos a marca de sua cor e junto, o preconceito e a discriminação, a qual se mantém até hoje em nosso País e, uma das provas mais vergonhosas é a cota de vagas para “negros” cursar a Universidade. Muitas vezes me pergunto, a inteligência tem cor? A igualdade tem cor? A Alma tem cor?

Os negros não podem se escravizar novamente aceitando normas absurdas e oportunidades condicionadas, pois uma das bases fundamentais dos direitos humanos é o princípio que todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos, a discriminação e perseguição com base na raça ou etnia são claras violações desse princípio.

Uma das heranças do povo africano é a religião, desta forma, esta data é dedicada aos Pretos Velhos. Os terreiros de Umbanda abrem suas portas e rufam seus tambores, as cantorias ecoam alegres e ritmadas em homenagem a estes espíritos de luz e nós, filhos de fé pedimos: bênção vovó, benção vovô.

Hoje, a História se repete antigamente os negros quando se revoltavam em busca de uma vida digna, formavam os famosos Quilombos, onde tinham a liberdade de escolhas para sua vida, incluindo a liberdade religiosa. Hoje as senzalas são os cárceres, o pelourinho são palavras e os atos discriminatórios, os Quilombos, locais onde são aceitos pela sociedade e a carta de alforria é um Diploma Universitário.

 

026 - Escrava Anastácia

Pelo pouco que se sabe desta grande mártir negra, foi uma das inúmeras vítimas do regime de escravidão, no Brasil. Em virtude da escassez de dados disponíveis ao seu respeito, pode-se dizer, porém, que o seu calvário teve início em 9 de abril de 1740, por ocasião da chegada na Cidade do Rio de Janeiro de um navio negreiro de nome “Madalena”, que vinha da África com carregamento de 112 negros Bantus, originários do Congo, para serem vendidos como escravos em nosso País. Entre esta centena de negros capturados em sua terra natal, vinha, também, toda uma família real, de “Galanga”, que era liderada por um negro, que mais tarde se tornaria famoso, conhecido pelo nome de “Chico-Rei”, em razão de sua ousada atuação no circuito aurífero da região que tinha por centro a Cidade de Ouro Preto, em Minas Gerais, “Delmira”, Mãe de “Anastácia”, que era uma jovem formosa e muito atraente pelos seus encantos pessoais e, por ser muito jovem, ainda no cais do porto, foi arrematada por um mil réis. Indefesa, esta donzela acabou sendo violentada, ficando grávida de um homem branco, motivo pelo qual “Anastácia”, sua filha, possuía “olhos azuis”, cujo nascimento se verificou em “Pompeu”, em 12 de maio, no centro-oeste mineiro.

Antes do nascimento de “Anastácia”, sua Mãe “Delmira” teria vivido, algum tempo no Estado da Bahia, onde ajudou muitos escravos, fugirem da brutalidade e buscarem a liberdade. A história se repete: “Anastácia”, por ser muito bonita, terminou sendo, também, sacrificada pela paixão bestial de um dos filhos de um feitor, não sem antes haver resistido bravamente o quanto pôde a tais assédios, depois de ferozmente perseguida e torturada a violência sexual aconteceu. Apesar de toda circunstância adversa, “Anastácia” não deixou de sustentar a sua costumeira altivez e dignidade, se mantendo intocável o que provocou o ódio dos brancos dominadores, que resolveram castigá-la ainda mais, colocando-lhe no rosto uma máscara de ferro, que só era retirada na hora de se alimentar, suportando este instrumento de supremo suplício por longos anos de sua dolorosa, mas heroica existência. As mulheres e as filhas dos senhores de escravos eram as que mais incentivavam a manutenção de tal máscara, porque morriam de inveja e de ciúmes da beleza da “Negra Anastácia”. Já muito doente e debilitada foi levada para o Rio de Janeiro onde vem a falecer, sendo que seus restos mortais foram sepultados na Igreja do Rosário que, destruída por um incêndio, não teve como evitar a destruição também dos poucos documentos que poderiam oferecer melhores e maiores informações referente à “Escrava Anastácia – A Santa” ( assim, é cultuada dentro da Religião Afro-Brasileira), além da imagem que a história ou a lenda deixou em volta de seu nome e na sua postura de mártir e heroína, ao mesmo tempo. Sua energia espiritual é voltada a combater a inveja, ciúmes e a injustiça”.

 

 

2012

 

027 -  História da Princesa do Sul/RS

Dizia-se no passado que, o nome de nossa cidade originou-se do meio de transporte fluvial usado pelos indígenas, uma canoa de couro batizada com o nome de Pelota, a qual deu origem ao nome do arroio Pelotas, o qual abrigou em suas margens, a proliferação das charqueadas e impulsionou o movimento da região. Desta forma recebeu, o nome de Vila de São Francisco de Paula e passou à categoria de cidade. A primeira referência histórica do surgimento do município data de 1758. Em virtude do expressivo número de habitantes e a riqueza local a cidade recebeu também, o nome de Pelotas, conhecida como “Princesa do Sul”, por ser considerada a cidade mais importante da província, a qual exerceu uma grande influência econômica, cultural e política em todo o Rio Grande do Sul.

A elite de charqueadores trouxe arquitetos famosos da Europa para construir seus palacetes, formando um conjunto arquitetônico único e monumental, de estilo Eclético, que denota sua opulência. Pelotas dos barões, viscondes, conde os quais construíram, uma sociedade aristocrática. Pelotas com suas etnias, indígenas, negros africanos, portugueses, alemães, italianos, franceses, poloneses, judeus, árabes libaneses, gente que aqui chegou e fixou residência por oportunidades que a cidade oferecia. Pelotas dos teatros, dos poetas, dos artistas. Pelotas conhecida como a Capital Nacional dos Doces.  Pelotas dos escravos que contribuíram para a riqueza de seus senhores, com o trabalho braçal no cotidiano, sob as intempéries e humores dos charqueadores.

Pelotas atravessou a metade do século XVIII, os séculos XIX, XX e nos primeiros anos do século XXI mantém seu patrimônio cultural, com edificações restauradas para próximas gerações. E assim, amanhã 7 de julho a Princesa do Sul comemora seus 204 anos, com uma semana de programação extensa, rememorando fatos e cidadãos que contribuíram com o progresso do Município, nos aspectos social, econômico, político e religioso. Parabéns Princesa do Sul.

 

028 – Cultura Pelotense

A História de Pelotas é rica em documentos, os quais autenticam sua Historiografia, bem como, a oralidade que perpassa as gerações. Mas, como em cada conto, “se aumenta um ponto” por certo, o que foi alterado deve-se ao amor do indivíduo por sua Princesa do Sul.

Falar sobre nossa cidade é falar em cultura, tradições do passado que perduram e sustentam sua identidade. Dois séculos passaram e as folhas amareladas pelo tempo, com a pena de seus Historiadores, Escritores, Escultores, Poetas e Políticos autenticaram a herança deste grande povo.

As fontes históricas registraram a opulência e a riqueza produzida pelo comércio do charque, que movia a economia da cidade, entre o século XIX e início do século XX, bem como, a mancha inesquecível da escravidão, no labutar dos escravos nas charqueadas, usados como criados, jardineiros e cocheiros e as escravas, como cozinheiras, arrumadeiras, amas de leite, serviço braçal voltado para a elite Pelotense, escravos estes que chegaram a totalizar a metade da população da cidade.

Nossa cidade, no presente, enfrenta inúmeras deficiências, originando insatisfações em seus habitantes, principalmente no que se refere à segurança pública e saúde, deficiências que se multiplicam com a falta de emprego e crescimento populacional. Soluções deveriam fluir dos órgãos governamentais, mas infelizmente, as promessas são apenas palavras de campanha eleitoral.

Com relação à Educação, nossa cidade tem um número expressivo de Escolas e Universidades, com profissionais que deveriam ter um salário digno para suas atribuições, o que não ocorre nas instâncias Municipal, Estadual e Federal. Brevemente, com previsão para novembro, o Clube Cultural “Fica Ahí Pra Ir Dizendo” irá inaugurar a primeira Biblioteca Negra, com um acervo em Espanhol e Francês sobre a Cultura Afro-Brasileira, mais um patrimônio histórico cultural em nossa cidade.

Com todos os prós e contras nossa cidade chega aos seus 200 anos, uma data que merece comemoração por sua herança cultural, patrimônio arquitetônico e belezas naturais.  Que São Francisco de Paula, nosso Padroeiro ore por todos nós.

 

029 - Rio Grande do Sul

Caem sobre nosso Rio Grande do Sul chuvas intensas. Em Pelotas a chuva, além de intensa é ininterrupta. Ora garoa que umedece, ora tempestades com  relâmpagos e trovões que encharcam, o que torna difícil para o cidadão a locomoção. Enchentes em cidades, inúmeros desabrigados, alagamentos em bairros e ruas e assim caminham, os transeuntes, saltitando entre poças d’água ou, por águas contaminadas que cobrem pé, coxa e etc. Afinal estamos na estação das chuvas, dos ventos, frio e neve. O que fazer? Aguardar que nosso visitante inverno faça sua bagagem e mude seu itinerário. E necessário olhar a chuva como bênçãos, pois tudo na vida possui dois lados e o verso da tragédia nos mostra a importância das chuvas para a natureza, para o plantio e colheita, para que rios abundem em fertilidade. Agucem todos os sentidos, a audição para captar a sonoridade das gotas de chuva no telhado, o olfato para sentir o aroma da terra molhada, a visão para observar os mais variados tons de cinza, o tato para a troca de energias e afagos neste tempo molhado e a gustação, pois a gastronomia nos oferta delícias, como um café com bolinhos de chuva.

 

030 - Selva de pedra

Há muitos anos, Pelotas foi uma cidade que dava gosto de habitar. Uma cidade festiva, culta, de pessoas abastadas pelo comércio do charque. Como em todas as sociedades existia diferenças de classes sociais, mas as notícias da mídia eram pacatas. Há dois anos fiz, uma pesquisa acadêmica sobre a escravidão em Pelotas e passei muitas horas lendo jornais na Biblioteca Pública. Quais as notícias? As alegrias superavam as parcas notícias tristes. Hoje, Pelotas continua sendo considerada a cidade da cultura, mas se transformou em uma selva de pedra. Na mídia diariamente, as notícias de roubos, assaltos à mão armada, estupros e assassinatos são constantes.

As pessoas que aqui residem são, na maioria, idosas, fechados dentro de suas casas gradeadas, com medo do ladrão. O número de estudantes é expressivo, os que aqui residem e os que vieram de outros lugares, que transitam para cumprir as atividades acadêmicas com medo, pois assaltos aos estudantes faz parte do cotidiano, por ladrões de moto e bicicleta. As pessoas da classe média que saem para trabalhar caminham às pressas, sempre em alerta, pois não sabem de qual dos quadrantes vem o perigo.

Hoje, ao ler um dos jornais locais vi que, o senhor que estava desaparecido desde ontem foi encontrado morto, em um de nossos canais. Mais uma tragédia na semana que apenas inicia. Quem é culpado pelo caos, desta e de outras metrópoles? A corrupção e a impunidade que geram o desemprego, a discriminação social, o uso irrestrito da lei da sobrevivência. No Brasil tudo está falindo, os governos em suas três instâncias, os sentimentos nobres e o caráter do homem.

 

031 - Ruas da Cidade

As ruas nos mostram um emaranhado de pessoas entre seu ir e vir, mil faces com músculos tensos e envolvidos em seus pensamentos individuais. Muito estão absortos e colidem com os outros transeuntes sem ao menos desculparem-se. Muitos parecem assustados, outros alienados conversando consigo, drogados, esfarrapados, pedintes e muitos oportunistas distribuindo papéis solicitando ajuda, outros tantos larápios, sem contar com os animais ao relento com frio e fome junto aos donos.

Este emaranhado é composto de semelhantes que lutam ao seu modo pela sobrevivência, a faixa etária é variada, desde os pequeninos carregados por mães, aos idosos. Muitas das situações chegam a ser hilária aos olhos do observador pelos acontecimentos engraçados ou surpreendentes no palco da vida. Os atores representam seu papel, as cortinas fecham-se e o cronista tem assunto para escrever embasado no que viu, sem conhecer os personagens, suas alegrias e suas dores.

 

2013

 

032 - Tragédia em Santa Maria/RS - Mortes Coletivas (2013)

A cada dia que passa acresce o número de obituários em todo o Planeta, de diversas formas e circunstâncias de familiares, amigos ou apenas conhecidos,  mas irmãos nesta jornada. As mortes coletivas sob o prisma d’olhar do Espírita são de pessoas com o mesmo interesse, social, religioso, etc, com o mesmo débito Kármico e com a passagem pré-definida em hora e local. Aqueles que tiveram a vida ceifada além do resgate Kármico, de alguma forma,  necessitavam participar da Lei da Destruição para a transformação e o renascimento, pois cada indivíduo é visto sob três aspectos: o ser individual, o  membro de uma família e o cidadão. Desta forma, dentro de cada um destes aspectos ele pode ser facínora ou eficaz. Em razão disso, existem as faltas que são reparadas pela aplicação da Lei da Ação e Reação agindo sobre o indivíduo e tudo que faz parte de seu universo pequeno (ambiente) e o grande (a humanidade).

Espíritos de indivíduos que em outras encarnações tinham “mente em chamas” e cometeram, atrocidades como exemplo: incendiários que destruíram cidades e navios em guerras, assassinos com armas de fogo, etc. descobriram, após morte as suas culpas e pediram retorno ao Planeta para desencarnarem de forma coletiva em dolorosos incêndios.

A comoção atravessou as fronteiras do Brasil, incontáveis são as pessoas que estão ligadas ao fato, que manifestam sua tristeza, algumas consternadas, outras orando. Desta forma, o Cosmo está absorvendo as energias nefastas para aliviar o sofrimento, desta forma, todos os seres estão conectados através da mente, desta forma, as Almas estão em sintonia para cumprir a missão de consolo não só para os que aqui ficaram como família e amigos como para receber estes Espíritos cujos corpos fizeram o desencarne para sua evolução.

Para os que se foram chegou o momento de despir-se do vestuário que cobria o espírito no plano físico, bem como, despir-se de todos os sentimentos nocivos, ou seja, o óbito é o primeiro degrau da transformação.

 

033 - Deputado Marco Feliciano representante evangélico em visita ao RS em 2013

Em discreta passagem pelo Rio Grande do Sul, para fugir dos holofotes da imprensa e da mira dos protestantes, o deputado federal Marco Feliciano (PSC – SP) participou do 5º Congresso Internacional de Missões, em Sapucaia do Sul. Aos fieis, introduziu argumentos políticos enquanto contava sua história e lia trechos bíblicos. O principal foco do discurso foi o ataque aos homossexuais, dos quais para ‘combater’ seria necessário, segundo ele, que pessoas como ele alcançassem o Supremo Tribunal Federal (STF) e a Presidência da República.

“Na França, permitiram o casamento gay e hoje perderam essa luta. Por isso estou lá na Câmara Federal e precisamos chegar no Supremo Tribunal Federal. Precisamos chegar à Presidência da República, ao comando dos estados, prefeituras e câmara de vereadores”, disse no evento organizado pela Associação Missionária e Evangelística Luz das Nações. E falou que o início do processo de tomada de poder pelos evangélicos, chamado por ele de ‘avivamento do país, deveria começar pelo Rio Grande do Sul, já que os gaúchos “preservam suas raízes”.

Por 90 minutos, o atual presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara Federal fez a plateia chorar, gritar, aplaudir e ovacioná-lo. Os fieis também contribuíram com doações em dinheiro, cheque e cartão de crédito. “É a semente. Em 2014, quando voltar, vou reservar dez minutos para ouvir testemunhos de quem está dando a semente hoje. Se não tiver resolvido seus problemas financeiros, se a semente de hoje não tiver se multiplicado em casa própria, carro, emprego, ou seja, lá qual for a sua necessidade, desisto de ser pastor”, disse Feliciano.

http://www.pragmatismopolitico.com.br/2013/06/marco-feliciano-precisamos-chegar-a-presidencia-da-republica.html

Este Pastor quis deixar uma mensagem entre linhas, ou seja, os Evangélicos lançarem um Bispo para presidente do País e o Pastor Feliciano ocupar o cargo de presidente do Senado Federal? Este “avivamento do País” seria distribuir Evangélicos como Vereadores, Prefeitos, Governadores, Deputados e Senadores? Se isto ocorrer tenho certeza que, os Brasileiros irão orar por um Golpe Militar.

Caro Pastor Marco Feliciano, quero lhe deixar claro que o gaúcho antes de ser conservador ama seu povo e aceita seu cidadão com suas escolhas. Em segundo lugar, não venha semear em terra alheia o preconceito e a discórdia, aqui todos se respeitam e os homossexuais são dignos de amor. Neste rincão, a irmandade é única e todos, antes de serem filhos do Rio Grande do Sul são filhos de Deus. É interessante uma análise profunda com a razão, pois saímos de uma ditadura militar a qual foi considerada severa, estamos em uma ditadura civil mascarada de democracia, pois o Poder Legislativo legisla de acordo com seus interesses, o Poder Judiciário não faz uso da  igualdade para a punição e o Poder Executivo faz vistas grossas ao que ocorre e, quem sabe, às portas de uma ditadura religiosa?

 

034 - Saúde no Brasil

Nossa Saúde está doente e este fato só e percebido por aqueles que dependem dos Hospitais mantidos pelos Governos Municipal, Estadual e Federal. Onde está o Médico que, no momento solene de “sua formatura”, se compromete a salvar vidas? Estão aos milhares, espalhados pelo Brasil, alguns, inclusive, com contas bancárias polpudas, outros atendendo em postos de Saúde e os mais dedicados, atendendo os necessitados nos confins das terras brasileiras.

Não importa seu patamar, mas cabe a eles salvar a Saúde que definha dia-a-dia, foi para salvar vidas que estudaram em torno de seis anos em uma Faculdade e, após, se especializaram na área escolhida para atuar.  Em nosso País o descaso de atendimento leva ao óbito e a descrença do indivíduo que está doente, pois a maioria, quando busca auxílio é quando o chá caseiro não mostrou o resultado desejado, ou seja, é quando o indivíduo se sente impotente ao desconhecido.  Através das notícias pelos meios de comunicação é possível observar que, existe uma grande diferença entre os médicos antigos que exerciam sua profissão por amor e uma grande parte, na atualidade, que exerce a profissão visando o sucesso financeiro e a fama.

Onde está a solução? Em primeiro lugar, na solidez da base que são os Mestres, em segundo na avaliação rígida dos acadêmicos quando fazem seu estágio ou sua residência e, em terceiro, o controle pelo Ministério da Saúde, mas para isto ocorrer, seu Ministro teria que ser um Médico que se envolvesse, apenas, com a essência de sua profissão.  Quem conviver com um Médico lhe faça uma pergunta simples? Sabes a origem de teu juramento? Talvez responda que não, pois não lhe foi ensinado, desta forma, não aprendeu a valorizar a vida de seu semelhante.  É Brasil, se não ocorrer mudanças sérias, tua Saúde se direciona ao óbito e tua ausência não será notada, pois milhares de brasileiros irão antes de ti.

 

035 - Dia dos Namorados

Amanhã, é dia dedicado aos namorados, mais um dia de exploração na área financeira, pois namorado (a) tem que gastar para presentear seu amado (a). Desde quando é necessário gastar para evidenciar o sentimento mais lindo que existe, O AMOR? Isto faz parte da cultura, mas as pessoas, embora inteligentes, não conseguem se apartar dos costumes e, se esmeram para agradar, se permitindo transbordar em “melosidade”, entre atenções e carinhos.

O “amor” é que deveria ser parabenizado, pois sem ele, não existiria, “namorados” e, este sentimento deve ser compartilhado no dia-a-dia, em todos seus segundos e alimentado, pois sentimentos sem alimentos fenecem. Namore o olhar, a palavra, os gestos carinhosos ou bruscos, o carisma, a antipatia, o ronco na hora de dormir, o rosto amassado quando amanhecer, a compreensão ou incompreensão, a chatice, enfim, namore seu companheiro (a) em todos os segundos da vida, este gesto vai amadurecer o sentimento e torná-lo duradouro. Desta forma, você transformará o “Dia dos Namorados”, em uma data cotidiana. “O sentimento chamado AMOR não vê distancias, barreiras, etnias, sexo, credos e idade, ele é intemporal”

 

 

 

2014

 

036 - Momento Político no Brasil - Morte de Eduardo Campos (2014)

A tragédia da morte de um dos candidatos à Presidência, faz com que o Brasil tenha um delicado momento político. Um  candidato que não tinha grande expressão de votos, mas  deixou órfãos àqueles que acreditavam em seus projetos de governo. As siglas partidárias representam ideologias políticas, econômicas e sociais, conjunto de medidas para que o cidadão tenha opções de voto nas urnas.

Estes projetos mudariam o quadro estarrecedor em nosso país? São respostas que silenciaram com a morte do candidato. O partido terá um substituto carismático que possa somar mais votos? Tudo é uma incógnita e só o tempo responderá esta questão.

Todos nós, habitantes deste planeta estamos ligados por elos invisíveis e quando ocorre um óbito leva um tempo para se unirem, pois emoções e sentimentos pátrios oscilam. Todos seres que se agrupam para uma missão perdem a estabilidade com o fato, a lacuna não é substituída de forma plena. Apenas temos uma certeza, Eduardo Campos não tinha a missão de se tornar Presidente do Brasil, sua missão era semear esperanças.

 

037 - Brasileiro, já que acordaste reaviva tua memória.

Hoje ao compartilhar no Facebook a opinião de um grande Mestre em História de nossa cidade, despertou o desejo de expor meu ponto de vista, sobre as manifestações em nosso País. Em primeiro lugar, por longos anos fui assolada por uma doença que considerava incurável: militante do PT. Minha cura ocorreu no primeiro mês do governo de um Prefeito do PT, em nossa Prefeitura. Estando livre das nefastas amarras partidárias decidi não optar por partidos, mas por candidatos dignos, desta forma, minha consciência está tranqüila em relação ao Governo Petista Federal e Estadual.

Mas, não é por ser anti-PT que me alegro com o que ocorre atualmente, pois entendo que, não existem partidos ou políticos, capazes de mudar o rumo deste carro desgovernado chamado Brasil e os que estão ilesos são omissos, para conservar cargos e salários. Não é por ser anti-PT que não reconheço a legitimidade do cargo de Presidente ocupado por Dilma Roussef até porque, foram 55.752.092 votos que a levaram ao cargo, ou seja, a maioria da população, consciente ou iludida.

O povo tem que reconhecer sua parcela de culpa por ter conduzido ao poder esta camarilha de corruptos, não só do PT, como de outros partidos, oportunizando a corrupção e impunidade. Mas aos poucos, as máscaras dos que desejam o poder caem, na roupagem de líderes religiosos, políticos e sociais, pois mostram as garras.

 

038 - Voto Consciente

É uma data importante para o País, eleger pessoas que irão gerir a máquina administrativa de nossos Estados. O prefeito escolhido será por um período “chefe do Poder Executivo na esfera Municipal”, com inúmeras funções atribuídas às áreas políticas, executivas e administrativas e governará a cidade, em conjunto com os vereadores, os quais, desenvolvem suas atribuições no domínio dos municípios, a nível legislativo, bem como, a tarefa de fiscal em conjunto com os tribunais de contas.

Em nosso País, o cidadão para ocupar um cargo público necessita prestar concurso e mostrar competência. Desta forma, deveria ser exigido para ocupar estes cargos administrativos (Prefeito e Vereador), um concurso, pois os mesmos se tornam funcionários públicos.

Cabe ao cidadão exercer o voto consciente, pois é através de seu voto que indivíduos, competentes ou sem caráter se tornam políticos e, após eleição, não resolve reclamar o que vai mal. O cidadão que exerce sua cidadania de forma consciente gera um voto consciente pois no exercício de suas funções, o político registra sua história individual e demonstra como contribuiu para a história coletiva de seu País. Após análise, a decisão se torna simples, quem não fez bem a lição de casa não merece voto.

Brasileiro não se omita, valorize seu voto, escolha representantes que executam leis, pois as mesmas interferem em nossas vidas. Escolha políticos com um passado limpo, com propostas voltadas para a o bem estar do povo.  Não tome decisões por promessas de campanha eleitoral, não escolha por partidos políticos e sim, por competência. A cobrança também é um direito que o eleitor tem dentro de um sistema democrático.

 

039 - Minha análise de amigos

Passamos a vida com inúmeras pessoas a nossa volta, pessoas que se dispunham a conviver conosco gostando ou não de nosso modo de pensar ou agir, mas nada que um bom café ou churrasco e cerveja não resolvesse. Essas pessoas aos poucos se afastaram. Será que deixaram de ser amigos? NÃO, APENAS FORAM CUIDAR DE SEUS INTERESSES, família, religião e conviver com novas pessoas com os mesmos interesses, desta forma, já não sobra tempo para os velhos amigos. Alguns são fiéis, mantém contato, mandam abraços, dizem que estão com saudades, mas são raros. Sempre tratei meus amigos da mesma forma, quando me procuram e pedem auxílio faço o que posso, mas não questiono quando se recolhem e passam tempo sem me procurar. Mas chega a velhice e com ela a carência e lá no fundo queríamos todos reunidos, mesmo com àqueles que nos decepcionaram ou nós os decepcionamos, inclusive nossas famílias, mas nos recolhemos ao silêncio esperando um convite para nos aproximar. Há muito tempo eu cheguei à conclusão que só existe dois caminhos, na terceira idade, ou ficarmos implorando migalhas ou aprendermos, a viver só e amar a solidão, fazer das saudades e lembranças nossos verdadeiros amigos. Como nunca fui pessoa de implorar nada me acostumei a ser só e semear novos interesses para ocupar o lugar da “saudade e lembranças”. Hoje compenso a carência com a atenção de minha filha quando tem tempo e dos sorrisos e brincadeiras da turma da Faculdade e me considero uma pessoa feliz, pois tenho certeza que por onde passei, com as pessoas que convivi deixei marcas positivas e faço parte da memória de cada um. A vida me ensinou a trabalhar o desapego, atualmente pessoas que conheço não transformo em amigos, são apenas conhecidos e o que nos une é o interesse imediato, vivo o presente de acordo com meu querer e sentir e não penso em futuro, pois não sei se nele estarei.

Mas não esquece que mesmo estando distantes somos amigos, pois amizade é um sentimento e sentimento é feito de energia que circula no universo e se conecta em qualquer tempo, um beijo com carinho.

040 - História do Brasil e seu capítulo vergonhoso – A ESCRAVIDÃO.

A travessia do continente africano para o Brasil era feita nos porões dos navios negreiros, com os negros empilhados da maneira mais insalubre e desumana possível, sendo que muitos deles nem sequer chegavam vivos, tendo seus corpos atirados ao mar. Nas fazendas açucareiras trabalhavam de sol a sol, recebendo para vestir apenas um pedaço de pano ou qualquer peça de vestuário velha, dormiam nas senzalas (barracões escuros, úmidos e com quase nenhuma higiene) acorrentados para não fugirem. Os africanos, além de perder a identidade como ser humano, também perderam a liberdade religiosa, bem como, seu idioma de origem para comunicação. Exigiram o batismo e o aprendizado da língua portuguesa. Os escravos se obrigaram a manter o culto às divindades de forma secreta para não contrariar seus senhores. Rara fotografia de um navio negreiro. Esta foi feita por Marc Ferrez, em 1882. O navio que transportava as vítimas da escravidão era francês e a foto foi produzida de forma clandestina.

 

041 - Racismo Estrutural no Brasil

Uma erva daninha que corrói nosso solo. Foi semeada,  adubada e criou raízes, desde o início da colonização.  Atravessou  os séculos e instalou-se com práticas excludentes que privilegiam um grupo em detrimento do outro.  Para honrar Brasil como República, todos cidadãos tem que possuir o sentimento de pertencimento nacional, pois nossa Pátria é  formada por uma diversidade de povos que contribuiu com nossa identidade, como os indígenas, nossos povos originários, os  portugueses, nossos primeiros colonizadores, os imigrantes franceses, holandeses, italianos, japoneses, alemães entre outros, e os negros vindos da África, que ocuparam nosso solo e foram escravizados bem como os indígenas. Esta erva daninha está presente nas relações sociais, políticas, econômicas, culturais e também interpessoais. Hoje, dia 20 de novembro comemoramos, o Dia da Consciência Negra em homenagem ao dia da morte de Zumbi dos Palmares, líder do “Quilombo de Palmares” e reivindica essa figura histórica como símbolo de resistência. A partir de nossa Constituição de 1988, vários segmentos da sociedade, inclusive os movimentos sociais, como o movimento negro, obtiveram maior espaço no âmbito das discussões e decisões políticas e conseguiram parcial reparação histórica, com a Lei 7.716, de 5 de janeiro de 1989, que destaca,  a lei de preconceito de raça ou cor.

 

2015

 

042 - Homenagem Póstuma aos meus Pais

2009 – Meu Pai Dormevil

2015 – Minha Mãe Conceição

Às vezes, os guardiões dos portões do céu distraem-se, com notas musicais angelicais e anjos travessos fogem e rumam à Terra. Assim,  dois anjos bateram asas e foram escolhidos por duas famílias. Meu pai, foi batizado com o nome de Dormevil Cazaubon. Trazia como fé o Espiritismo, mas respeitava todas as crenças, não fazia distinção entre cor, sexo, raças, para ele todos eram irmãos. De uma forma diferenciada deixou em seu Livro de Vida registros de suas inúmeras qualidades que suplantaram seus pequenos defeitos. Sei que busca a evolução, pois para cumprir o Karma de doença destinado na jornada, os momentos foram de sofrimento constante, mas aceitaste com humildade e resignação. Minha mãe foi batizada com o nome Conceição Cardoso. Foi uma pessoa alegre, tinha sempre uma resposta na ponta da língua, amava sua família e principalmente, seus netos que a consideravam Mãe. Era Católica e jovem foi filha de Maria  que a deixava orgulhosa. Ela cresceu, estudou, trabalhou, casou e formou família com filhos, netos e bisnetos. Seu lazer preferido era ir para o Bingo de onde sempre trazia prêmios. Quando a missão foi concluída neste Planeta, Mãe e Pai atenderam chamado dos guardiões que abriram os portões para seus regressos. Aprendi com eles o respeito aos semelhantes, ajudar mesmo que resultasse em prejuízos, não pronunciar o “não”, ser amigo fiel em todas as intempéries da vida, até mesmo, muitas vezes, esquecendo de si. Tenho certeza que não desejam recordações nostálgicas, desta forma, tua família e amigos lembrarão sempre os sorrisos franco e amigo. Pai e Mãe e cultivarão na memória de sua família, a flor da saudade. Que a caminhada para a evolução seja iluminada.

 

043 - Amor e ódio

É um assunto em discussão constante em virtude de serem sentimentos opostos que se atraem. Até onde se entrelaçam, porquanto tempo une pessoas? Os dois são rotas paralelas e alimentam-se por lembranças boas ou ruins, tem um processo de início, meio e fim. O início do amor é a energia que movimenta montanhas, o meio são as dificuldades inerentes aos relacionamentos, nos aspectos social, econômico e afetivo. O amor existe e sem nenhuma dúvida é uma necessidade vital, o grande problema é sincronizar a dose em pessoas com emoções descompassadas, as quais fazem leilão de seus sentimentos. O importante não é definir o amor e sim, usar a sensibilidade para alimentá-lo e conduzi-lo diante dos percalços da existência, pois a baixa estima destrói um processo afetivo.

O início do ódio é a perca do poder, a não aceitação das metamorfoses dos sentimentos e, consequentemente, o distanciamento dos interesses em comum. A rotina de um relacionamento decresce no aspecto da paixão, sedução, compreensão e, quando um parceiro se obriga a fingir para alimentá-lo, inicia o processo de autodestruição até que a lei da sobrevivência o obriga a questionar a durabilidade da união. O caminho para o ódio se reveste de fragilidade, pois sob novo prisma de olhar vê a realidade, não existem seres humanos perfeitos, todos são passíveis de deficiências, as quais foram ocultadas pelo fogo da paixão. Desta forma, ocorre o fim e os parceiros começam a conhecer um sentimento nocivo, o avesso do amor.

 

044 - Prisma d’Olhares

O olhar não é apenas uma função dos cinco sentidos, é uma linguagem secreta e misteriosa que pode registrar o destino de uma vida. Através dele é transmitida à essência do indivíduo, sensações e emoções as quais são transformadas em sentimentos, alguns vivenciados, outros guardados entre os véus coloridos que flutuam no Universo da Alma. Consciente que os olhos da face possuem conexão direta com tua sensibilidade dedique-lhe uma atenção especial, o reeduque para que absorva a beleza do Universo, o reeduque para direcioná-lo aos semelhantes, pois cada indivíduo tem um tempo em sua caminhada e este tempo não é medido, não tem regra, são frações de milésimos de segundos. Nossa vida é um tempo sem tempo definido, desta forma, por onde passar semeie um olhar fraterno àqueles que fazem parte de seu mundo, um olhar de compreensão para quem necessita ser compreendido, um olhar de amizade para quem se acerca de ti, um olhar de atenção para entender os que necessitam de apoio, um olhar de oferta para proporcionar abrigo aos necessitados, um olhar de perdão para quem necessita ser perdoado, um olhar de fraternidade mostrando tua evolução, um olhar de amor universal para que a humanidade se sinta protegida das intempéries da vida, um olhar de união para agregar os que se distanciaram. O olhar do Divino se estende sobre ti e teu dever é dividir com a Humanidade.

 

045 - Mídia, verdades e inverdades

Até que ponto o indivíduo é influenciado pelas verdades nuas e cruas e a cascata fantasiosa das inverdades, noticiadas pela mídia? Muito,  e assim, o homem passa sua existência, a mercê dos mais cultos e donos do poder. A teia da mídia se estende aos lares e gera vários ícones. A instabilidade que traz mudança de comportamento, social, político, religioso. A inconstância que gera a agressividade do amanhã e norteia as decisões pelas emoções, pelo medo, pela alternância de sobrevivência.

Faz parte da natureza humana desejar conviver através de seus sentidos com ícones que desgastam e, principalmente, vivenciar o processo de vítima, pois é mais fácil transferir à terceiros suas escolhas errôneas do que polir seu discernimento. Atualmente, no período eleitoral, a mídia tem exercido uma influência perniciosa comprovada pela vulnerabilidade dos eleitores, principalmente no que concerne às tendências de  novas pesquisas. Através de um olhar crítico é possível afirmar que a mídia tem uma expressiva responsabilidade com a sustentabilidade política/social das Nações.

 

046 - O cidadão e manifestações políticos/sociais

O século passado foi marcado por diversas manifestações e cada uma resultante de um processo histórico do presente, mas em todas, a união  da sociedade mostrou sua força e poder como em 1954, no suicídio de Getúlio Vargas, quando as manifestações se agravaram com o clima de comoção e revolta; em 1964, na Marcha da Família, protesto contra o presidente João Goulart, poucos dias depois ele foi deposto; com os grandes comícios das Diretas Já pedindo a volta das eleições para presidente; em 1992 no Impeachment de Collor, quando denúncias de corrupção que atingiam o presidente Fernando Collor pipocaram na imprensa e passeatas ocorreram em vários estados para exigir seu impeachment, ou seja, seu afastamento da presidência.

Hoje, o brasileiro despertou impulsionado em primeira instância pelo poder econômico. A seguir, uniu-se com outros membros rotulados de sociedade e, esta sociedade fez nascer um novo movimento social, fortalecido pela solidariedade em busca de soluções imediatas para as áreas de Saúde, Transporte, Educação, Segurança e o extermínio da corrupção e impunidade.

Hoje, o brasileiro consciente de sua força, sabe que tem que ir à luta para que seus direitos básicos sejam respeitados, pois aquele político que faz promessas para obter voto, empunha a bandeira da democracia e, em seus discursos invoca o Estado Democrático de Direito, quando ocupar o cargo será mais um candidato à corrupção e impunidade.

O Estado de Direito protege os direitos fundamentais, políticos, sociais e econômicos e nos lembra que a tirania e a ilegalidade não são as únicas alternativas.

- O Estado de Direito significa que nenhum indivíduo, presidente ou cidadão comum, está acima da lei. Os governos democráticos exercem a autoridade por meio da lei e estão eles próprios, sujeitos aos constrangimentos impostos pela lei.

A pergunta que não quer calar – Quais os corruptos que sofrem o constrangimento das Leis? Quantos são punidos e encarcerados?

- As leis devem expressar a vontade do povo, não os caprichos de ditadores, militares, líderes religiosos ou partidos políticos autonomeados.

A pergunta que não quer calar – Você cidadão confia nos políticos que atuam no Poder Legislativo para legislar seus interesses? Será que elaboram leis protegendo e defendendo o cidadão e a Pátria ou apenas para seus próprios interesses?

- Os cidadãos nas democracias estão dispostos a obedecer às leis da sua sociedade, porque estas são as suas próprias regras e regulamentos. A justiça é alcançada quando leis são criadas pelas próprias pessoas que devem obedecê-las.

A pergunta que não quer calar – Uma constituição reflete idéias e valores em uma determinada época que configura um compromisso entre crenças e interesses distintos a nível político, econômico e social.  As alterações ocorridas pelo método formal ou informal suprem as mudanças e necessidades destes 25 anos de Constituinte?

- No Estado de Direito, um sistema de tribunais fortes e independentes deve ter o poder e a autoridade, os recursos e o prestígio para responsabilizar membros do governo e altos funcionários perante as leis e os regulamentos da nação.

Pergunta que não quer calar – Qual a razão de tanta impunidade relacionada aos políticos em seus três poderes?

- Por esta razão, os juízes devem ter uma formação sólida, ser profissionais, independentes e imparciais. Para cumprirem o papel necessário no sistema legal e no político, os juízes devem estar empenhados nos princípios da democracia.

Pergunta que não quer calar – Faz parte da democracia a punição dos crimes nos aspectos material, formal e analítico para as camadas sociais e políticas em igualdade?

- As leis da democracia podem ter muitas origens: constituições escritas; estatutos e regulamentos; ensinamentos religiosos e étnicos e tradições e práticas culturais. Independentemente da origem, a lei deve preservar certas cláusulas para proteger os direitos e liberdades dos cidadãos.

Pergunta que não quer calar – Por qual razão a Lei pune quem rouba um pão para se alimentar e faculta a liberdade do criminoso nato, criminoso louco ou alienado, criminoso profissional, criminoso primário, criminoso por paixão?

QUE PAÍS É ESSE QUE NÃO RECONHECE A IGUALDADE  E NÃO PRATICA A FRATERNIDADE ENTRE SEUS CIDADÃOS?

QUE DEMOCRACIA É ESTA QUE AUTENTICA A LIBERDADE PARA QUE CORRUPTOS PRATIQUEM DANOS NO ERÁRIO PÚBLICO

 

047 - Defesa do TCC - 2015

Grande noite, defesa da Monografia entre correções e elogios. Presentes ao evento professores, colegas da Turma 2012, colegas que se formaram e outros que se formarão, família e amigos. À Professora Luiza Nietzche, orientadora, Professora Isabel Halfen Torino, avaliadora, gratidão pelo incentivo à pesquisa. A todos que fizeram esta noite feliz agradeço de coração, pois sem o carinho e respeito no cotidiano, neste tempo de Faculdade, este sonho não seria realizado.

 

 

2016

 

048 - Discurso de Formatura do Curso de Conservação e Restauro de Bens Culturais Móveis na UFPel - 2016

Boa Noite aos presentes

- Professora Maria Letícia Ferreira, representante do Magnífico Reitor da Universidade Federal de Pelotas.

- Prof. Sidney Gonçalves Vieira, digníssimo Diretor do Instituto de Ciências Humanas da Universidade Federal de Pelotas.

- Professora Silvana Bojanoski, digníssima Coordenadora do Curso de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis do Instituto de Ciências Humanas da Universidade Federal de Pelotas.

- Professora Luiza Fabiana Carvalho, Paraninfa da Turma.

- Professoras Homenageadas: Karen Caldas, Isabel Torino, Veronica dos Santos.

- Funcionária homenageada:  Restauradora: Keli Cristina Scolari.

- Familiares e amigos dos acadêmicos formandos.

Nossa turma optou por uma cerimônia simples e a consequência da escolha foi não ter nesta noite, a presença de todas as pessoas que gostaríamos como, familiares e amigos, bem como, colegas da academia, os formados, os que cursam graduação,  mestrado e doutorado. Mas temos certeza que compartilham de nossa alegria.

Agradecimentos especiais:

À nossa Patronesse, Prof.ª Maria Letícia, por seu empenho para a criação do Curso de Bacharelado em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis, o que nos possibilita, nesta data, receber o título de Bacharel.

À Prof.ª Luiza, nossa Paraninfa, por tudo que representaste para nossa turma no passado, através das disciplinas ministradas.

Às professoras Karen, Isabel e Verônica. A escolha é uma homenagem as docentes que possuem formação correspondente a  nossa profissão e evidenciada pela competência.

Ao seguimento docente atuante no Curso pelo incentivo. Aos que não fazem mais parte do quadro de docentes, mas ofertaram conteúdo para nosso aprimoramento. Professora Ângela Macalossi teus alunos não se esquecerão de ter como livro de cabeceira o Código de Ética do Conservador e Restaurador.

A  Restauradora Keli Cristina.

Nossa escolha foi por unanimidade, por teu carinho e didática em transmitir valiosos ensinamentos nas aulas práticas de restauração, nos laboratórios de Pintura e Madeira. Tenhas certeza que contribuíste para nossa bagagem profissional. Keli ficou faltando à cópia de teu livro de receitas, para sermos excelentes profissionais como tu.

Aos nossos familiares nosso carinho especial, pois sem a aquiescência de nos dividirem com os saberes,  aqui não estaríamos.  Gratidão por permitir o tempo de perseguir sonhos, por todo apoio quando retornávamos ao convívio familiar. Pais, vocês nos ensinaram a abrir a porta, mas foi à academia que nos ensinou a atravessar a rua e descobrir nosso potencial. Hoje estamos aqui vitoriosos: pais, filhos, esposos e namoradas. Temos a certeza que apoiarão as novas escolhas, pois vocês representam o porto seguro, a âncora de nossa existência.

 Aos amigos presentes agradecemos o respeito e carinho no cotidiano.

Aos colegas, minhas amadas e meus amados, pois foi sempre assim que os tratei. Em primeiro lugar agradeço a confiança depositada para que o discurso possa representar uma retrospectiva de nossa vida acadêmica no decurso destes 7 semestres. Não é uma missão fácil  falar por um grupo de pessoas tão diferentes entre si, mas que no decorrer dos anos de academia direcionaram-se à objetivos em comum, busca de conhecimentos e crescimento pessoal.

Quando ingressamos no Curso a expectativa de aprendizado norteava nosso cotidiano. Com o passar do tempo, o questionamento de um mercado de trabalho tornou-se assunto de interesse. Tivemos conhecimento através dos mestres, órgãos governamentais e mídia notícias sobre assuntos relacionados à nossa profissão as quais, nos preocuparam, na medida em que foram observadas intervenções errôneas. Desta forma, em cada disciplina, buscamos absorver a essência do conteúdo ministrado.

O tempo na academia nos reservou inúmeras alegrias entre brincadeiras, mas também desafios, adversidades que abalaram a estrutura emocional de alguns acadêmicos. O que fizemos? Usamos da sabedoria, pois concluímos que não foram as pessoas que nos decepcionaram e sim o que projetamos em seres iguais a nós, passíveis de erros e imperfeições. Aprendemos que não é possível depositar sonhos nas mãos de semelhantes, pois em cada sonho projetamos uma partícula de nosso alicerce individual.

Em nosso Curso, através da teoria e prática, nos conscientizamos que o profissional não poderá causar danos irreversíveis ao objeto. Como futuros profissionais nosso dever é zelar pela ética, ou seja, não cometer os erros observados e criticados, pois semear atitudes nocivas ocasiona um dano irreversível ao caráter.

Os ciclos na vida têm início, meio e fim. Hoje, aqui estamos para celebrar formalmente o final de uma etapa fundamental de nossas vidas. Sentiremos falta dos atributos individuais, a ponderação da Dulce nas resoluções, o jeito carinhoso da Cacilda, o comprometimento acadêmico da Cristiane, a espontaneidade da Eduarda, o jeito extrovertido da Priscila, a responsabilidade da Rosangela, a personalidade forte da Suzana, o senso de humor do Eduardo e a solidariedade do Jairo. Tenho certeza que amiúde estaremos em contato, pois formamos um grupo de pessoas especiais e unidas por valores afetivos.

Os acadêmicos da Turma 2012 dividem com os presentes os méritos de nossa conquista, pois aqui ninguém está por acaso e sim, por elos afetivos, familiar e social.

Um brinde a Deus e seu presente individual, a vida.

Gratidão.

 

049 - Vultos importantes Maçons

Em 2015 meu Trabalho de Conclusão de Curso foi sobre um Monumento no Cemitério São Francisco de Paula, na cidade de Pelotas/RS, o qual tinha vários símbolos Maçons. Desta forma passei 5 meses lendo e pesquisando sobre a Maçonaria para decifrar a simbologia, bem como conheci sua importância à nível Mundial. No Brasil, associações criadas no final do século XIX e início do XX, em contextos e locais diferentes, baseadas num conjunto de símbolos e ritos e num ideário geral de caráter universalista e humanista, em defesa da ideia de progresso e de aperfeiçoamento gradual da humanidade. Eram instituições reservadas ou secretas, que praticavam ajuda mútua e filantropia, com tendências políticas variadas e antagônicas. Organizaram-se a partir de hierarquias próprias, estabeleceram vínculos, enfrentaram conflitos ou isolaram-se entre si. Subsistiram até o fim da Primeira República. Entre os 12 presidentes da Primeira República, oito foram maçons: Deodoro da Fonseca, Prudente de Morais, Campos Sales, Rodrigues Alves, Nilo Peçanha, Hermes da Fonseca, Venceslau Brás e Washington Luís. A filiação do marechal Floriano Peixoto, segundo presidente do Brasil, é polêmica entre os próprios maçons. Deodoro e Nilo Peçanha chegaram ao posto de grão-mestre do GOB.

 

050 - Manifesto

Pelotas/RS - Altar da Pátria erigido para homenagear os brasileiros mortos em combate na II Guerra. - Bacharela em Conservação e Restauro de Bens Culturais Móveis

Pela primeira vez faço uso meu título, para fazer um manifesto relacionado ao meu aprendizado, a responsabilidade de zelar por patrimônios. É com imensa tristeza que vejo este patrimônio danificado, que passo por ruas da cidade, no perímetro de minha residência e vejo, prédios ocupados por acadêmicos da UFPel, com sua pintura externa danificada, por palavras de ordem.

A democracia nos permite criticar e mostrar a cara, bem como lutar por direitos com respaldo de Leis que facultam a liberdade de expressão, mas não podemos esquecer de nossos deveres, ou seja, nosso direito termina quando inicia o do outro, como este patrimônio cultural e os prédios da UFPel, violados em suas edificações.

Estes atos são consequências de um grupo de pessoas insatisfeitas com os descalabros da política atual em virtude da violação de seus direitos, mas a vitória de uma luta só é conquistada com respeito mútuo. Qualquer dano ao patrimônio é considerado crime com punições legais por Leis Municipais, Estaduais e Federais, as quais protegem os patrimônios.

 

051 – Morte da delegação do Chapecoense

Embora a morte seja a única certeza da vida, ela está ligada a morte biológica pelo desgaste do tempo, por doenças que levam a um estado terminal, mas a morte destas “Treze Almas”, de forma traumática, apenas a sabedoria espírita entende e explica e, somente um ser resignado poderá aceitar, pois ao romperem-se os laços, “a morte da matéria”, permite ao espírito recuperar sua liberdade e identidade, conservada pelo perispírito, seu corpo etéreo.  O espírita não teme a morte, porque a vida deixa de ser uma hipótese para ser realidade, ou seja, continuamos individualizados e sujeitos ao progresso, mesmo na ausência da vestimenta física.

Estas “Treze Almas” vieram em uma missão de resgate de Vidas Passadas com seu exterminador, pois as mesmas já o exterminaram em outras encarnações. O massacre ocorreu dentro da Lei da “Ação e Reação”.

“Treze Almas”, hoje flutuam entre a Terra e o Infinito, sem entender sua condição e para esta transição ocorra, as mesmas, necessitam de orientações sobre o novo caminho a seguir, pois a morte é o início de uma jornada de luz e o espírito está permanentemente, em processo de crescimento e renovação.

Sei que é muito difícil a perda e só se torna suave quando entendemos que nada nos pertence, somos unidos aos semelhantes com a finalidade de saldar débitos e, de alguma forma, em outras vidas, os familiares que aqui ficaram também foram causadores de sofrimento a estas Almas, quitando desta forma, os resgates.

Este massacre será lembrado, discutido e julgado pelos que aqui estão sem consciência de que, estas “Treze Almas”, vão adquirir a sabedoria e o entendimento da causa e, para se conscientizarem da nova jornada de evolução necessitam que o julgamento não seja embasado por emoções de sofrimento, desespero e o ódio. A oração nos conecta a Deus e resulta na paz e, se esta oração for a nível familiar, de comunidades, de Templos Religiosos se tornará uma corrente de luz, que fortalecerá os encarnados e desencarnados.

 

052 - Natal

No decorrer de minha existência observo que o Natal é a maior ferramenta para o movimento de contas bancárias. Na humanidade alguns homens se reúnem para festas sem lembrar que passaram o ano sem praticar a caridade com a família, os amigos e semelhantes. Alguns homens acreditam que esta é a hora de ostentar uma farta mesa, bebericar bons vinhos e providenciar inúmeros presentes em volta da árvore de Natal. Alguns homens que não conseguem expressar um afeto através da palavra ou do tato e usam este evento para que sejam julgados bondosos ao ofertar um valioso presente. Alguns homens esquecem Jesus, mas não de Noel, um ícone de extravagâncias. Alguns homens não oram pelos que estão em um leito de hospital, não lembram os mendigos que circulam por ruas de sua cidade e vivem de esmolas. Não são homens, são apenas indivíduos que necessitam urgente de uma reforma íntima.

Ainda bem que existem homens que comemoram o significado espiritual do Natal em todos os segundos da existência, homens nobres em pensamentos, palavras e obras que norteiam sua caminhada praticando a caridade. Estes homens são conhecidos como semeadores da luz, independente da fé que professam e como é chamado seu Deus. Não esqueça que o amor é o presente que Jesus gostaria que fosse ofertado ao seu semelhante. De acordo com a Lei da Troca e da Oferta você, também, receberá este amor fraterno. Que seu Natal seja abençoado.

 

053 - Meu Espírito Natalino

O artigo que você vai ler é minha visão pessoal sobre o Dia de Natal, ressaltando meu respeito ao que você meu irmão espírita, ao que você meu irmão de outros seguimentos religiosos pratica. Nossa herança familiar nos conduz a cumprir rituais, passados de geração em geração, muitas vezes, dificultando ao homem, romper barreiras para assumir sua própria espiritualidade.

Um filho de fé comemora diariamente o nascimento de nosso Mestre e, como não nos é possível presenteá-lo como os Reis Magos fizeram (mirra, ouro, incenso), devemos ofertar pensamentos, palavras e obras. A soma diária de energias benéficas leva o homem à sua paz interior, a qual possibilita a conexão com a energia de Jesus, nos fazendo merecedores de bênçãos.

Seu presente ideal para Jesus é sua reforma íntima, sua autoanálise consciente, o encontro da missão que lhe foi destinada, pois Jesus representa a energia da humildade e, seu nascimento deve ser visto como um marco espiritual, para o desenvolvimento da humanidade, onde todas as classes sociais deveriam estar unidas pela “Lei da Troca e da Oferta”, erguendo a bandeira branca da “Paz e Igualdade”. Se não for possível fazer muito por seu irmão, como repartir seu pão, faça sua oração, pedindo que todas as bênçãos que recaírem sobre você, com ele seja dividido.

 

054 - Ano Velho

Quando iniciou o ano não sabia como cumpriria minha missão. A inteligência me fez entender que nada sou diante dos desígnios do Criador e que a vida é fugaz, com tempo indefinido. Agradeço-te pelo despertar e assistir o renascer de cada habitante nos reinos da natureza, por ter oportunidade de me despedir da lua e, em oração silenciosa ao adormecer agradecer ao Pai, por ser merecedora de dádivas.

Teus doze meses passaram rápidos sem me aperceber por inúmeros desafios a superar. Agradeço as oportunidades de demonstrar afeto e respeito por todos semelhantes, pois contigo aprendi meu sábio mestre, a vivenciar cada segundo alicerçada nos sentimentos nobres, em busca da evolução espiritual. Gratidão 2016.

 

2017

055 - Amizade

Este alimento é alicerçado na família desde a tenra idade, pois a criança não possui um discernimento correto sobre sentimentos, a brincadeira é que norteia seu relacionamento com outras crianças de acordo com seus interesses. Se no desenvolvimento das fases etárias os filhos forem orientados para conhecer os valores que alicerçam a amizade, é provável que estes amigos permaneçam no decurso da existência. Este sentimento deve ser educado e polido, desta forma, será exercido de forma natural e consciente, principalmente no que se refere às virtudes.

Na adolescência a família tem que estar inteirada das escolhas feitas por seus filhos, pois já não é permitida a orientação e o confronto traz uma carga negativa afetiva muito grande. Nesta hora a família tem dois caminhos, proibir e desta forma, afastará seus filhos da estabilidade do lar ou, abarcar os amigos por eles escolhidos e trabalhar os valores morais com o grupo.

A amizade não é um sentimento complexo, as situações é que podem fazer com que o mesmo oscile e, muitas vezes feneça, tanto a nível familiar como social. Pessoas não são selecionadas para serem amigos, pois temos que conviver com muitas, principalmente, no que se refere às atividades profissionais. Sabe-se que para entender os amigos é necessário certa homogeneidade e alguns interesses em comum, embora não seja impossível, um bom relacionamento com alguém que tenha uma visão diferente. O amigo deve ser amado no todo e ser recíproco, quando apenas uma das partes oferta é sinal que não existe a sintonia do sentimento, até porque, este sentimento é alimentado por contatos amiúde como, um telefonema, um bilhete, um elogio ou um puxão de orelha na hora necessária. A qualidade da amizade cresce de acordo com a intensidade do intercâmbio de questões íntimas, onde o bem estar do outro seja a meta final, pois a amizade natural leva as pessoas a compartilhar suas intimidades e solicitar ajuda, a qual não deve ultrapassar o limite do bom senso. A amizade não anda só, se faz acompanhar da lealdade, compreensão, generosidade e a sinceridade.

 

056 - Responsabilidade

A Educação da responsabilidade é dever da família desde a tenra idade, pois ser responsável não é apenas uma qualidade, mas um dever de todo o indivíduo. A criança necessita entender sua posição na família, seus direitos e seus deveres e aprende em primeiro lugar, ser responsável pelo que é seu e, posteriormente, com o que é dos outros. Esta conscientização é gradativa de acordo com a faixa etária. Observa-se o erro quando os Pais protetores dizem: é cedo, quando crescer aprende. O que não for absorvido enquanto criança, não irá aflorar quando jovem e, este indivíduo se tornará irresponsável consigo e com seus semelhantes.

A ausência de responsabilidade conduz o indivíduo à nocividade, pois ao invés de assumir a consequência de seus atos, transfere a culpa para terceiros que nada tem a ver com o fato. É possível exemplificar o que acontece hoje com a maior parte dos políticos que atuam nos Poderes em nosso País, pessoas irresponsáveis que geram situações conflitantes e desenvolvem o processo de vítima para atenuar seus desmandos. A responsabilidade se faz acompanhar do caráter e da transparência nas decisões individuais.

 

057 - O tempo e os amigos

Passamos a vida com inúmeras pessoas a nossa volta, pessoas que se dispunham a conviver conosco gostando ou não de nosso modo de pensar ou agir, mas nada que um bom café ou churrasco e cerveja não resolvesse. Essas pessoas aos poucos se afastaram. Será que deixaram de ser amigos? NÃO, APENAS FORAM CUIDAR DE SEUS INTERESSES, família, religião e conviver com novas pessoas com os mesmos interesses, desta forma, já não sobra tempo para os velhos amigos. Alguns são fiéis, mantém contato, mandam abraços, dizem que estão com saudades, mas são raros. Sempre tratei meus amigos da mesma forma, quando me procuram e pedem auxílio faço o que posso, mas não questiono quando se recolhem e passam tempo sem me procurar. Mas chega a velhice e com ela a carência e lá no fundo queríamos todos reunidos, mesmo com àqueles que nos decepcionaram ou nós os decepcionamos, inclusive nossas famílias, mas nos recolhemos ao silêncio esperando um convite para nos aproximar. Há muito tempo eu cheguei à conclusão que só existe dois caminhos, na terceira idade, ou ficarmos implorando migalhas ou aprendermos, a viver só e amar a solidão, fazer das saudades e lembranças nossos verdadeiros amigos. Como nunca fui pessoa de implorar nada me acostumei a ser só e semear novos interesses para ocupar o lugar da “saudade e lembranças”. Hoje compenso a carência com a atenção de minha filha quando tem tempo e dos sorrisos e brincadeiras da turma da Faculdade e me considero uma pessoa feliz, pois tenho certeza que por onde passei, com as pessoas que convivi deixei marcas positivas e faço parte da memória de cada um. A vida me ensinou a trabalhar o desapego, atualmente pessoas que conheço não transformo em amigos, são apenas conhecidos e o que nos une é o interesse imediato, vivo o presente de acordo com meu querer e sentir e não penso em futuro, pois não sei se nele estarei.

Mas não esquece que mesmo estando distantes somos amigos, pois amizade é um sentimento e sentimento é feito de energia que circula no universo e se conecta em qualquer tempo, um beijo com carinho

 

058 - Escala de valores

As gerações mais antigas primavam pela educação dos membros de sua família, repassando a escala de valores recebida por herança, no que concerne aos aspectos sociais, morais e religiosos. Nesta escala existia uma hierarquia na família, avós, pais, filhos, netos, cada membro com seus respectivos direitos e deveres. As gerações atuais, em uma proporção assustadora, desconhecem esta escala na totalidade de seu conteúdo, mas esta essência simboliza o alicerce da família e sua estabilidade e, atualmente, é possível observar a inversão crescente dos valores humanos, a qual atinge em massa todas as classes sociais.

A faixa etária que mais sofre com o que vê e o que sente é a dos idosos, observando a negligência da família ao conduzir seus filhos e, como consequência, o desrespeito filial, até porque o idoso passou a ser um fardo no seio familiar e, muitos deles são explorados no aspecto financeiro e psicológico. O indivíduo não pode parar no tempo, o tempo de ontem não é o mesmo de hoje, o dia-a-dia não reúne grandes famílias em grandes varandas para um sarau, mas é necessário um resgate imprescindível, O RESPEITO, e o mesmo tem que ser buscado dentro do próprio indivíduo, respeitar a si para após, respeitar seu semelhante.

No momento em que esta palavra em desuso se fortalecer outras serão reconhecidas como CARÁTER, HONESTIDADE, AMOR AO PRÓXIMO e tantas outras que foram esquecidas ou abolidas por interesses pessoais. Nossa escala de valores deve ser revista de quando em quando, devido a sua oscilação, pois a percepção, sensação, emoção e sentimento é quem guia nossos pensamentos, palavras e obras e sempre haverá tempo para uma reforma intima.

 

059 - Mãe

A minúscula palavra MÃE contém uma essência profunda, indecifrável, traduzindo o mistério da vida biológica e da vida espiritual. Ao nascer, a mulher tem seu destino traçado, “Ser Mãe”, já nasce iluminada e abençoada e seu nome é pronunciado e venerado entre todos os povos. Mãe simboliza a energia Angelical, mensageira de um amor único e inigualável, fonte inesgotável de sabedoria, fortaleza na vida dos filhos seus. São inúmeros e infinitos seus atributos, desde a concepção, o gerar, expelir seu rebento e por ele anular sua vida pessoal e muitas vezes afetiva, é uma missão única e intransferível a responsabilidade de conduzir vidas, com corpos e mentes sãs, o que as diferencia é o caráter individual.

As mulheres se tornam mães e os filhos se tornam filhos não por acaso e sim por resgates de outras vidas, muitos conseguem vencer as etapas do aprendizado e vivenciar as diversas leis Divinas, outros adquirem novos Karmas intermináveis. A vida proporciona as escolhas, mas muitas vezes o homem renega sua origem e sua herança materna como também, muitas mulheres renegam sua missão sublime e jogam seus filhos à margem da sociedade.

Em oração rogo a Virgem Maria que abençoe em todos os segundos de suas vidas, rogo aos Anjos que cuidem das mães que hoje estão em uma cama hospitalar e muitas, desvalidas da razão, das que estão em uma penitenciária quitando suas dívidas com a sociedade, das que perderam seus filhos com todos os tipos de violências, das de tenra idade, que pularam a infância e juventude e hoje, com filhos nos braços não tem consciência de sua responsabilidade, das que não tiveram estruturas para o desempenho de sua tarefa, das que tem seus filhos distantes e não podem abraçá-los, das que tem seus filhos pertinho e não são reconhecidas, das que vivem de esmolas pelas ruas das cidades e também das que não estão mais na terra e junto a Deus, transformaram-se em Anjos.

Mãe, que teu filho seja abençoado também, porque dele depende tua alegria, felicidade, serenidade e a certeza que cumpriste a missão Divina – ser Mãe na plenitude da palavra.  As Mães Espirituais que continuem guiando a humanidade por um caminho de paz e de luz, semeado de amor universal.

 

060 - Terceira idade

O Dia Mundial da Terceira Idade foi proclamado pelas Nações Unidas como forma de chamar a atenção do Mundo para a situação financeira, social e afetiva em que se vive nessa faixa etária. Nos séculos passados, após 60 anos, os homens esperavam a morte sentados em poltronas confortáveis assistindo saraus e bebericando seus licores e posteriormente, a TV. As senhoras prendadas reuniam-se para falar sobre alimentação, vestuários, filhos e quem sabe, um pouquinho de diz-que-me-diz.

O que mudou na terceira idade? A conscientização do homem ao concluir que, se ocupar a mente ela proporcionará mais saúde ou menos doenças no corpo físico e incentivará a produtividade mental. Em minha cidade se saio pela manhã observo idosos circulando na área central para compras, se saio à tarde observo senhores e senhoras enrolados para presente, em direção aos bailes vespertinos e, à tardinha estes jovens idosos estão em casas de chá saboreando, nossos doces pelotenses. É possível classificá-los e tratá-los como idosos? Não, são apenas pessoas que estão anos à frente, com uma bagagem de experiências de mestres.

Alguns destes jovens idosos acumulam sequelas de doenças crônico-degenerativas e suas complicações, pois o Estado não aplicou estratégias para prevenção e tratamento das mesmas. Àqueles que sobrevivem por si usam seu tempo para curtir a vida literalmente, entre produção e lazer. Terceira idade é a ponte entre a juventude e a velhice e deve ser transitada muito devagar, para colher vitórias dos desafios que a trajetória apresenta, enquanto existe “vida”.

 

061 - Recordações

São guardadas nos compartimentos da memória, principalmente as que nos causam prazer. Lembro de brincadeiras infantis sob olhar crítico de minha mãe, mas bastava se afastar vinham as artes. Lembro da juventude, da escola, dos colegas, primeiro namorado onde os encontros eram na igreja, sentados distantes nos bancos. Lembro das quermesses na praça, das músicas, das danças de quadrilha, dos grupos de amigas que caminhavam sob o luar com tranquilidade, sem medo de assaltos. Realmente minha época de infância e adolescência é inesquecível. Lembro de meus quinze anos, tempo  da Ditadura Militar. Sem festas, o permitido era reunião familiar sem música alta e só podíamos ir até a calçada em grupo de duas pessoas. Meu pai recepcionou os convidados na porta que era aberta para entrarem e fechada. Além da família consegui convidar amigas mais chegadas, mas a conversação era em tom baixo como se fosse um velório. Na hora dos parabéns bateram na porta e lá foi meu Pai voltou e disse o soldado que está na calçada disse que tem muito barulho. Com quinze anos já era atrevida, pois servi um prato de bolo, abri a porta, atravessei a rua e entreguei ao soldado e ele respondeu não posso aceitar. Olhei para ele e disse: vou deixar no parapeito da janela e vou para dentro da casa e fechar a porta, ninguém vai ver que você está comendo. O término estava marcado para as 23hs. Levei meus convidados até a porta, o soldado estava na esquina e o prato de bolo vazio. Me senti vitoriosa pois enfrentei uma autoridade.

 

062 - Poder do “OLHAR”

Alguns povos têm a crença que se a luz penetra pelos olhos levando ou transmitindo a imagem ao cérebro, o inverso também é possível. Do cérebro, através dos olhos, seria possível emitir uma espécie de Luz, e desta forma, energia para onde focamos, sendo assim, se uma pessoa te olha, com atenção, está emanando energia, mas a luz, nesse caso, vem agregada de outros componentes originados por pensamentos e emoções, muitas vezes ruins. A força do olhar também pode ser analisada a partir do estudo da palavra “inveja” originada do termo latim “invidia”, do verbo “invetere”, cujo significado é “ver intensamente”. A inveja está associada a ver com intensidade, o que popularmente gerou os termos “olho gordo”, “olho grande”, “mau olhado”, uma energia extremamente negativa que pode, na maioria das vezes, não intencionalmente, ser emitida de uma pessoa para outra e prejudicá-la se estiver desprotegida ou enfraquecida espiritualmente. Mas os efeitos do olhar não são apenas negativos, existe também o olhar doce e amigo que repreende, incentiva, traz segurança, o olhar dos Anjos, que nos protegem e dos Mestres que nos guiam. Na verdade, os olhos são apenas os agentes, a interface, para a captura das imagens e a remessa das mesmas para o cérebro onde então são tratadas, analisadas, depuradas e interpretadas segundo nossas crenças e valores.

O determinismo é uma corrente filosófica que diz que não importa o que seja feito, tudo o que deve acontecer, acontecerá (” Maktub!”, exclamam os maometanos). Esta postura, muito difundida na sabedoria popular (” não adianta lutar contra o destino”), costuma redundar em uma visão fatalista, passiva, impedindo o total engajamento na mudança das condições de vida.

Na realidade o futuro não é pré-determinado (determinado previamente). O futuro pode ser sim “determinado” (de agora para o término), no sentido de que é uma extensão do presente, uma continuação lógica deste. E para escolher o nosso futuro, precisamos aprender a agir da melhor maneira possível neste presente.

Muitos se consideram emotivos, passionais, instintivos. E tomam decisões principalmente baseadas em seus impulsos momentâneos. Tais pessoas renegam a lógica fria, alegando que o mundo é complexo para avaliar todas as questões. São intitulados de “aqueles que pensam apenas com o lado direito do cérebro”, com nossa parte emocional.

Outros se consideram: lógicos, analíticos e racionais e tomam decisões principalmente, baseadas em deduções, com base nos fatos disponíveis. Tais pessoas costumam ridicularizar o comportamento impulsivo das anteriores, considerando que reagem apenas de forma “animal”, sem usar o pensamento dedutivo, que é apanágio exclusivo do ser humano. São muitas vezes chamadas de “pensadores do lado esquerdo do cérebro”, como é chamada a nossa parte racional.

A maioria se situa em um meio termo entre esses dois extremos. Porém, essa mesma maioria não possui uma posição definida de como deve ser a melhor forma de pensar e resolver problemas. E por isso procede muitas vezes de forma impulsiva e outras de forma racional – sem avaliar adequadamente em quais momentos é melhor optar por uma decisão emocional e em quais é melhor optar por uma decisão racional. A motivação para agir de uma forma ou de outra é claramente externa, proveniente das circunstâncias, não um procedimento auto orientado. São indivíduos eminentemente reativos, não proativos perante um problema.

Não é suficiente utilizar-se apenas formas lógicas de pensar e tomar decisões, acreditando que todo tipo de questões de vida pode ser resolvido desta forma. Como também não é suficiente nos apoiarmos apenas em formas emocionais e impulsivas de agir. O importante é conciliar, estas duas vertentes.

Os atuais conceitos sobre Inteligência Emocional mostram efetivamente a importância de obtermos o equilíbrio entre estas duas formas de pensamento. A conciliação não passa apenas por uma verificação sobre o que a nossa lógica e nossa emoção estão nos dizendo. Muitas vezes estes dois aspectos estão em conflito. Podemos, por exemplo, dispor de várias alternativas de ação, todas elas com seus prós e contras, e nosso intelecto não dispõe de fatos suficientes para escolher. E podemos também, estar com sensações de ansiedade não específicas sobre os vários cursos de ação, com nossa emoção contaminada por crenças de limitação sobre nossas capacidades e recursos – atitudes que muitas vezes são intituladas como “autossabotagem”.

É importante que possamos integrar estas duas ferramentas – o pensamento lógico e o pensamento emocional – debaixo da égide de uma terceira forma de pensar mais elevada – e esta pode ser chamada de pensamento intuitivo.

 

063 - Se eu fosse Presidente de meu País

Quando observo a incoerência nos atos do sistema governamental que dirige este País, ouso brincar com minha família e amigos dizendo: Ah! Se eu fosse Presidente. Não descreverei o que faria, pois quem sabe, ainda poderei ser Presidente, com ideais e metas diferentes dos que perfazem a Galeria de fotos dos Presidentes brasileiros, no Palácio do Planalto. Antigamente, nossos Partidos Políticos lutavam por um determinado ideal, certo ou errado, mas era um ideal e, por ele, muitos morreram. Hoje, a guerra é para ocupar o poder, de uma forma irreverente e abusiva, as armas escolhidas são: barganha, corrupção, denúncia e propina. Não é necessário definir Bandeira, é suficiente decidir quem vai ficar com a maior fatia do bolo e, este bolo cresce dia-a-dia de uma forma assustadora, enquanto o pobre que rouba um pão para alimentar sua família, vai para o cárcere.

É notório que Municípios e Estados são o reflexo do que ocorre na União, os cargos gratificados e comissionados ultrapassam todas as estatísticas, pois, ao se eleger, o político tem que saldar o compromisso de “cavar” vagas, para colocar aqueles que o ajudaram a vencer, enquanto nas repartições públicas, o trabalho de funcionários antigos e competentes não é valorizado, desta forma, continua lutando por míseros reais a mais em seus salários. O aposentado continua em crise financeira para sua sobrevivência, pois a qualidade de vida morreu antes dele, a saúde é substituída por corpos apodrecendo em leitos residenciais por falta de leitos hospitalares ou em leitos hospitalares por não ter médicos ou medicação suficiente e, finalmente, por óbitos.

A educação alcançou a meta máxima, uma quantidade grande de Escolas, com uma exigência mínima de qualidade dos Mestres, fazendo com que cresça o número de crianças com formação inadequada, propiciando a marginalização na sociedade e a proliferação de indivíduos incultos, ou seja, berçário de marionetes, fáceis de manejar.  Enquanto na classe de miseráveis ocorre a deterioração, a classe pobre e média trabalha de sol a sol para que a classe alta tenha uma vida de Reis e Rainhas, lembrando o Brasil Império, com milhares de bobos da corte, o povo, esperando nas filas imensas, para ser escolhido e receber migalhas.

É Brasil, enquanto teu cidadão digno trabalha, os que nasceram abençoados pela fada madrinha estão “deitados eternamente em berço esplêndido”. Escrevo o que penso e sinto, pois não estou acorrentada a nenhum partido político, não preciso me curvar para ocupar cargos e contribui muito com meu País trabalhando honestamente, a única Bandeira que me cobrirá até a morte tem o Lema: Ordem e Progresso. Antes de me despedir, desejo apenas declarar que se eu fosse Presidente, o sistema Governamental seria Democracia na essência da palavra, “o que, um indivíduo de caráter ilibado pratica”.

 

2018

 

064 - Dia dos Aposentados

Em tempos idos, ser aposentado, além de significar fim do ciclo produtivo, o que restava era aguardar a morte chegar. Para as mulheres significava mais “tempo” para uma vida familiar mais ativa, mas não perdendo a característica de idosa. Os homens usavam a manhã para um cafezinho com amigos, a tarde para uma sesta, buscar uma sombra nos dias quentes ou se enfiar embaixo das cobertas nos dias frios e assistir TV. Esta era a tela e as cores da aposentadoria, de avós, pais, tios, etc.

A realidade mudou e, a maioria dos aposentados descobriu que aposentar-se significa receber um prêmio chamado – “VIDA”, um passaporte para realizar os sonhos sufocados por muitos anos e, atualmente, se dedica ao lazer, prática de esportes, melhor qualidade de vida, retorno aos bancos escolares, tempo para descobrir talentos.

Hipocôndrio já não faz parte do vocabulário da maioria dos aposentados, pois entende que não é correto viver a dor por antecipação, entregar os pontos antes da última rodada, que a mola mestre da felicidade é o amor em seus diversos aspectos, familiar, social e novos relacionamentos afetivos para aqueles que não querem viver só.

Assim como o indivíduo necessita desenvolver a arte de viver necessita também, desenvolver a arte de envelhecer, pois nossa aposentadoria ocorre através dos ciclos sem ser percebida, quando observamos nossos filhos adultos, com sua independência, quando recebemos um novo colega nas atividades profissionais, com uma visão mais ampla e nosso conservadorismo não aceita mudanças, quando as atividades sexuais se reduzem, pois a maturidade não vê o sexo como prioridade. Desta forma, a aposentadoria ocorre por tabela, a Portaria que registra o fato é apenas a autenticação.

Cabe você amiga Aposentado não ficar enclausurado lamentando dores, as visitas mais constantes aos médicos, os inúmeros exames para controlar a qualidade de vida, lembre-se que é o início de um novo ciclo, aceite o novo caminho com naturalidade e um largo sorriso, substituindo a carranca do mau humor.

Cabe a você amigo Aposentado não ficar revoltado com o salário que lhe coube, saia para a luta, participe das campanhas, das associações, solte o verbo, grite, esbraveje e se faça notar, exija seus direitos, defenda sua cidadania. Não permita que a família lhe manipule, lute por seu direito à liberdade conquistada, viva como sua consciência determina, suprindo as necessidades físicas e emocionais como lhe convém, desde que você tenha uma saúde regular decida sua vida e caminhe com suas pernas, até que realmente volte a ser criança e dependa dos outros para sobreviver.

 

065 - Verbos

Na atualidade, as conjugações verbais transmitem mensagens que alteram o humor do indivíduo. O Verbo serve o bem e o mal em sua oralidade ou escrita. Os meios de comunicação são habilidosos em informar, descrever e narrar. Informa-se o mínimo ou oculta-se a verdade, fatos irrelevantes se proliferam e relevantes ficam engavetados. Narrações são extremamente hábeis, pois a entonação da voz, ativa ou passiva conduz à reflexão. E assim decorre o cotidiano e o homem, através dos meios de comunicação de sua preferência alimenta, emoções com notícias desgastantes.

Os atentados e suas tragédias fazem parte de um passado recente, onde os verbos “morrer” e destruir” foram conjugados. O teatro da política são notícias do presente, onde o enredo da peça é a corrupção em diversos níveis. Os atores são os politiqueiros escolhidos pelo povo e a plateia, representada por uma sociedade manipulada pelo sistema conjuga, os verbos “renunciar” e “roubar”. Qual verbo será conjugado no futuro, no período dos Jogos Olímpicos de Verão, no Brasil?

 

066 - Nosso Brasil

Brasileiros acordam e concluem que no berço esplêndido descansa na corrupção e a impunidade, que suas matas não são tão verdejantes, que em seu seio a liberdade foi acorrentada por ferrenhos inimigos brasileiros, que a esperança de dias melhores foi ao óbito e que a exterminação de seus filhos ocorre diariamente. Brasil, um País onde a desigualdade social prolifera, onde seu cidadão da classe dos miseráveis, ao invés de buscar emprego, se contenta com um governo que o compra com bolsas esmolas e retribui conduzindo aos cargos públicos, pessoas inescrupulosas.

Povo Brasileiro esteja cônscio que sua liberdade de expressão faz parte do dia-a-dia e, em muitos Países é reconhecida através das Leis do Estado. Esta liberdade deve ser bem conduzida e, é aceita desde que não ultrapasse os limites, ou seja, “o limite de minha liberdade de expressão esbarra onde começa a de meu semelhante”.

O resgate desta liberdade garante a qualquer indivíduo a possibilidade de se manifestar, de buscar, de receber ideias e informações, independente da intervenção de terceiros. Pode ser expressa de forma oral, escrita ou por qualquer meio de comunicação. Esta liberdade bem conduzida se reflete de forma positiva, mas muitos ainda temem a repressão e a crítica destrutiva, desta forma, permanecem na inércia.

O cidadão digno é responsável por seu País. Chegou o momento de lutar por seus direitos, mas reconhecendo seus deveres de ordem, para o progresso. Que o brilho das estrelas de nossa Bandeira ilumine os atos do povo heroico e que seu brado de basta e retumbe e entre os quadrantes desta terra tão amada: "Liberdade, Igualde, Fraternidade".

 

067 - Educação

Grande parte dos indivíduos confunde educação com formação e, torna-se fácil deixar que com o ingresso escolar, os mestres eduquem. Educar é uma tarefa dos pais através da herança de valores morais que são passados de geração em geração, com a finalidade de fortalecer o caráter.

Infelizmente, através dos tempos, observa-se a deterioração do conceito “família”, pois pais perderam o comando da estrutura familiar, voltados para uma gama de aspectos individualistas, assoberbados por compromissos sociais, familiares, na busca da sobrevivência, enfim, usando a famosa frase “com o crescimento vem à maturidade”. Ocorre que este crescimento deve ser estruturado e adubado, observar o filho como um futuro cidadão o qual, muitas vezes, desempenhará um importante papel na sociedade e, dependendo do alicerce, mais um que entrará no sistema da decadência moral.

Observam-se filhos, que por não terem uma estrutura sólida praticam o desamor e o desrespeito, amadurecem como fruta colhida fora de época e, torna-se mais fácil, conviver com o mundo externo do que com sua família, formada por várias pessoas que habitam a mesma casa de forma individualizada. É lá fora, em ambiente pernicioso que estes jovens buscam alento de suas carências afetivas e morais, é lá foram que mãos se estendem para acolher, é lá fora que palavras são pronunciadas para incentivar o ingresso ao caos, é lá fora, que os Pais perdem os filhos quando não foram suficientemente responsáveis para educar.

É possível ver uma grande parte da juventude voltada às drogas e a prostituição, que com o passar do tempo são excluídos da família e da sociedade. O que fazer com estes indivíduos? Esta resposta é de responsabilidade do Governo, que tem o dever de recuperar a integridade física, emocional e moral de seu cidadão, para que os mesmos exerçam sua cidadania de forma consciente. Mas, entre os “mas”, o sistema governamental tem que ser íntegro, não pode incentivar a impunidade e a corrupção, ser sim, espelho para reflexão.

 

068 - OMS

A Organização Mundial da Saúde tem como objetivo manter um ótimo nível de saúde na Humanidade, desta forma, é o Órgão responsável por alertar, indicar soluções e sanar o que pode atingir a população. O Homem é composto de aspectos físicos, mentais e emocionais e, estes aspectos necessitam de equilíbrio para manter o Homem saudável. É possível dividir a administração da Saúde em dois aspectos: Responsabilidade, através dos Governos Federal, Estadual, Municipal no que diz respeito as verbas. Estes órgãos devem fazer um trabalho preventivo para melhorar o nível de saúde e diminuir os gastos desnecessários, através.de cartilha ou palestras. Higiene, doenças, lixões, aterros sanitários, dentre outras, cheguem à população, a necessidade do saneamento básico para se manter a saúde de uma população, pois garante que a água tratada chegue até nossas casas e que as redes de esgotos estejam devidamente encanadas, diminuindo os riscos de contaminação por bactérias, campanhas de vacinação também é uma forma preventiva de cuidar da saúde das pessoas, pois através delas é possível evitar doenças e epidemias entre as pessoas. Uma população para garantir uma qualidade de vida saudável depende de outros fatores como: Desemprego - A economia tem crescido, mas não o suficiente para gerar os empregos necessários no Brasil. A falta de uma boa formação educacional e qualificação profissional de qualidade também atrapalham a vida dos desempregados. Muitos têm optado pelo emprego informal (sem carteira registrada), fator que não é positivo, pois estes trabalhadores ficam sem a garantia dos direitos trabalhistas. Poluição. Este problema ambiental tem afetado diretamente a saúde das pessoas em nosso país. Nossos rios, poluídos por lixo doméstico e industrial, trazendo doenças e afetando os ecossistemas. O ar, principalmente nas grandes cidades, está recendo toneladas de gases poluentes, derivados da queima de combustíveis fósseis (derivados do petróleo - gasolina e diesel principalmente). Este tipo de poluição afeta diretamente a saúde das pessoas, provocando doenças respiratórias, as quais afetam as faixas etárias de crianças e idosos. Educação. Os dados sobre o desempenho dos alunos, principalmente da rede pública de ensino, são alarmantes. A educação pública encontra vários problemas e dificuldades: prédios mal conservados, falta de professores, poucos recursos didáticos, baixos salários, greves, violência dentro das escolas, entre outros. Este quadro é resultado do baixo índice de investimentos públicos neste setor. O resultado é a deficiente formação dos alunos brasileiros.

 

069 - Ciclos de Vida

Em seus ciclos de vida o Homem nasce, cresce e fenece. Os ciclos são feitos de desafios e aprendizados, os quais são revelados no decorrer da existência, através dos atos. Como o homem é permeado de um corpo biológico e de um corpo mental é necessário um equilíbrio para que, mesmo que os órgãos tenham o desgaste normal do tempo, o corpo mental se mantenha jovem. Uma mente sã mantém um corpo saudável e observamos este exemplo nas faixas etárias dos poetas, pois os poetas e escritores da terceira idade, com mentes brilhantes e apresentam trabalhos literários magníficos.

O idoso tem seus cinco sentidos aguçados, formado na Escola da Vida, Mestre em Emoções e Doutor em Sentimentos, títulos que lhe são atribuídos por competência e merecimento. No aspecto profissional, atualmente, esta faixa etária está tendo espaço e seu trabalho valorizado. No aspecto familiar ele é mais ousado, não fica sob jugo ou grilhões, quando não é possível consertar, joga tudo para o alto e vai ser feliz, pois sabe que o tempo urge. No aspecto da saúde física é seu próprio médico, conhece suas debilidades, conduz a dieta à risca e dedica-se ao esporte para manter a forma, para não enferrujar a musculatura. No aspecto do amor são os mestres na arte da conquista e, se tiver quem corresponda, serão excelentes amantes, pois a chama do desejo não se extingue, necessita apenas ser reativada. Prolongue sua terceira idade ao máximo para não ser rotulado como “velho ou ancião”, pois este será o ciclo da passagem final, despedida entre o corpo e o espírito. Um beijo com carinho para você, meu amigo da terceira idade.

 

2019

 

070 – Cemitérios - Finados

Uma data que acompanha os séculos desde a época do cristianismo primitivo, quando no Império Romano rezavam, por seus mortos familiares ou por morte de mártires da humanidade os quais eram enterrados em catacumbas subterrâneas na cidade de Roma. Os séculos transcorreram e a data 02 de novembro tem se mantido, para rituais de oração e meditação pelos mortos em todos os países católicos a nível mundial. No Brasil, a data foi sejam bênçãos incluída ao calendário oficial e neste dia é feriado nacional. Acredita-se que todas as religiões no Brasil usem esta data para homenagear os que partiram, cada uma com seus rituais entre missas, cânticos, orações, flores, velas.  Para acender velas todos cemitérios tem a “Cruz das Almas”, lugar adequado para a oferta. O texto a seguir faz parte de meu Trabalho de Conclusão de Curso como Bacharela, no Curso de Conservação e Restauro de Bens Culturais Móveis na UFPel em 2015 Foi feita a análise iconográfica e iconológica dos símbolos Maçons, no Monumento em HOMENAGEM PÓSTUMA NO CEMITÉRIO DA SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE PELOTAS: SIMBOLOGIA DO MONUMENTO AOS QUE MORRERAM IGNORADOS.

[...]Os cemitérios são fontes inesgotáveis de informações para àqueles que desejam dedicar-se à pesquisa: história, arte, arquitetura, geografia, tipologias tumulares, símbolos, alegorias, estatuárias, lápides, etnias, epitáfios, cultos religiosos, memória. Sendo assim o cemitério é patrimônio cultural, formado pelo patrimônio material (a arquitetura e a arte tumular) e imaterial (o culto e a memória), que representam o sagrado, o passado, os antepassados, os valores, as tradições, o modo de viver, os conflitos sociais, políticos, culturais e econômicos. Este patrimônio apresenta valor artístico e profundos valores simbólicos, onde o morto é cultuado em sua individualidade, um memorial de sensações vividas pela sociedade da época e a sua preservação deve ser vista como questão de cidadania[...].

 

071 - Setenta

Esta palavra está relacionada ao catolicismo e representava na antiguidade, o número do “Quóruns dos Setenta” discípulos e tradutores do Velho Testamento, uma palavra permeada de energias poderosas. Desmembrando o número, a energia do “7” relaciona-se com a perfeição, verdade, espiritualidade, símbolo da totalidade do Universo em transformação, a sabedoria + “0” simboliza o tudo ou nada, a origem da criação, a evolução da mente que atingiu a sabedoria e um estado elevado de consciência. Nesta data consegui completar meus 70 anos, desta forma espero percorrer meu novo ciclo com um livre arbítrio correto para fortalecer os presentes que a vida me oferta no cotidiano, paz, saúde, felicidade, realizações de metas e a preciosa liberdade, de sentir e ousar.

 

072 - Estado de Direito

Com o fim do Absolutismo, entra a Idade Contemporânea (em torno do séc. XVIII até os dias de hoje) e surge, o Estado de Direito e sua principal característica é promover e preservar a cidadania plena, a qual é constituída pelos direitos civis, políticos e sociais. No Estado de Direito os poderes públicos (executivo, legislativo e judiciário), bem como o cidadão, independentemente de sua classe social são regidos, por uma Constituição onde: “Todo tem direitos e deveres iguais perante as Leis".

A democracia é um sistema político que se baseia no livre exercício da cidadania. Para ser um cidadão participante é necessário buscar informações, nos órgãos públicos e instituições da sociedade civil, o conhecimento sobre as Leis que sustentam os direitos e deveres do cidadão.

 

073 - Impeachment – é a “vox populi”

Textos retirados de uma leitura no http://www.srbarros.com.br/pt/nocoes-sobre--i-impeachment--i-.con

“Impeachment é uma expressão inglesa usada para designar a cassação de um chefe do Poder Executivo. Significa também impedimento, impugnação de mandato, retirar do cargo uma autoridade pública do poder Executivo.

Em nosso País o Impeachment chegou com a primeira constituição brasileira, a do Império, de 1824 que admitia  impeachment apenas para os Ministros de Estado, responsabilizando-os “por traição, por peita, suborno, ou concussão, por abuso do Poder, pela falta de observância da Lei, pelo que obrarem contra a Liberdade, segurança, ou propriedade dos Cidadãos, por qualquer dissipação dos bens públicos” (art. 133). “Uma Lei particular especificará a natureza destes delitos, e a maneira de proceder contra eles” (art. 134). Foi essa a finalidade da Lei de 15 de outubro de 1827. Enfim, “não salva aos Ministros da responsabilidade a ordem do Imperador vocal, ou por escrito” (art. 135). Durante o Império, o impeachment se praticou esporadicamente, nunca chegando à condenação.

Na primeira Constituição republicana brasileira, a de 1891, reserva-se o impeachment para o Presidente da República e para Ministros de Estado em crimes conexos com o Presidente, competindo à Câmara dos Deputados declarar a procedência ou não da acusação (art. 29 e 53). Funda-se o impeachment em crimes de responsabilidade (art.53) definidos na Constituição em termos básicos e genéricos (art. 54). Declarada a procedência, o Presidente era afastado de suas funções (art. 53, parágrafo único) e cabia ao Senado o julgamento (art. 33 e 53), a cuja deliberação presidia o Presidente do Supremo Tribunal Federal (art. 33, 1o). O quórum de deliberação era de dois terços dos membros presentes (art. 33, 2o). Não se previam “outras penas mais que a perda do cargo e a incapacidade de exercer qualquer outro”, mas “sem prejuízo da ação da justiça ordinária contra o condenado” (art. 53, 3o). Nesses termos, assumiu o impeachment o contorno básico que conserva até hoje no constitucionalismo brasileiro, perpassando com pequenas variações pelas sucessivas constituições (a de 1934, a de 1937, a de 1946, a de 1967 e a Emenda Constitucional de 1969).

À vista da Constituição de 1988, é possível desdobrar o impeachment em dois tipos. O primeiro tipo é o impeachment propriamente dito, tradicional, cujos possíveis acusados são o Presidente e o Vice-Presidente da República em crimes de responsabilidade, bem como os Ministros de Estado e os Comandantes da Marinha, do Exército e da Aeronáutica em crimes da mesma natureza conexos com aqueles. O segundo tipo é o impeachment dos Ministros do Supremo Tribunal Federal, do Procurador-Geral da República e do Advogado-Geral da União. Ambos os tipos são processados e julgados privativamente pelo Senado Federal (art. 52, I e II), devendo, também privativamente, a Câmara dos Deputados autorizar, por dois terços de seus membros, a instauração do impeachment previsto no inciso I do art. 52. A Constituição considera crimes de responsabilidade, passíveis de dar ensejo ao impeachment, “os atos do Presidente da República que atentem contra a Constituição Federal” e, em especial, os atos que arrola (art. 85, caput e incisos). Admitida a acusação, o Presidente da República ficará afastado desde a instauração do processo pelo Senado até cento e oitenta dias, quando então, se não houver terminado, o processo continuará com o Presidente de volta às suas funções (art. 86, §§ 1o e 2o). Enfim, nos casos de impeachment, o Senado será presidido pelo Presidente do Supremo Tribunal Federal, decidirá por quórum de dois terços dos votos, e a pena se limitará à perda do cargo, com inabilitação por oito anos para o exercício de função pública, sem prejuízo das sanções judiciais cabíveis (art. 52, parágrafo único)”.

CONCLUSÃO

É o impeachment, no Brasil, uma peça de museu? Esse, o epíteto com que o tachou Paulo Brossard, bem como a quase unanimidade da doutrina. Se a destituição do Presidente Collor não passar de um episódio isolado, que prosperou por causa das caras-pintadas, aliadas à falta de tato do Presidente em compor a maioria parlamentar em seu favor, o epíteto continuará válido. Mas, a essa questão, só o tempo dará a resposta definitiva. A esperança de todos, aqui subscritas é a de que, em vez de peça de museu, seja o impeachment atualizado e ativado como peça de artilharia, sempre à disposição do cidadão brasileiro, na guerra contra a corrupção política e administrativa do seu Estado Democrático de Direito”.

Um ótimo texto para o cidadão adquirir consciência de seus direitos e deveres nos aspectos sociais e políticos e refletir sobre o significado da política na vida social e individual, bem como, analisar a conseqüência dos “pensamentos, palavras e obras”, movidos pela emoção.

 

074 - O Impeachment

O impeachment nesta data representa, o marco de uma tênue esperança para que o cidadão possa ver seu País passado a limpo. Nossas escolhas têm consequências e no decorrer do tempo conviveremos com as mesmas, produtivas ou nocivas. Quem ganhou? Não foram os brasileiros “pró” e não perderam os brasileiros “contra”.

Quem ganhou foi a Nação, a Constituição mesmo com leis obsoletas, a verdadeira democracia que permite que o povo eleja um político e possa destituí-lo, por desabono de sua conduta; a justiça que ousou descortinar o que estava oculto; a coragem do povo “pró ou contra” que saiu às ruas e expressou sua vontade, mas tem consciência que: “todos são irmãos, sob uma única bandeira, independente da escolha partidária”.

Quem perdeu? Políticos que foram desmascarados e hoje são conhecidos, por dilapidar os cofres públicos em interesses pessoais; a mentira; o sistema com uma doença endêmica, “a corrupção”; a engrenagem civil que oprimia o povo nos aspectos político, social e econômico, com medidas provisórias, inflação falsa e mantendo, nos três poderes, políticos que aceitavam os descalabros governamentais; na especulação financeira internacional. São inúmeros os fatos a serem citados, mas a perda mais grave está relacionada ao sentimento do eleitor que projetou, no político escolhido, seus sonhos de estabilidade individual e para futuras gerações.

Nos últimos dias, de forma gradativa o brasileiro despertou de seu estado de inércia e a maioria descobre que, a sombra da traição lhe fará companhia por um longo tempo, que de forma consciente ou omissa alimentou, o Ego de indivíduos que, com pensamentos, palavras e atos  governaram entre fileiras da imoralidade, indivíduos que se tornaram especialistas na retorica, para ludibriar o povo de todas as classes sociais, o pobre com as esmolas de bolsas, a média por esmolas mais polpudas e a alta pelo direito de sonegar impostos. O povo cansou de andar de carona em um carro desgovernado chamado “governo e seus três poderes (executivo, legislativo e judiciário)”, cansou de ver o patrimônio material de sua Nação, arruinado por vândalos corruptos.

Mais um capítulo em nossa história, uma Nação que se debate entre meias verdades e meias mentiras, para exercer a democracia em sua essência. Este processo não traz alegria ao cidadão de caráter ilibado, pois a alegria seria se hoje, todos os políticos corruptos fossem destituídos de seus cargos. O cidadão curvou-se ao sistema caótico em busca da “lei da sobrevivência”, para renascer da lama da estagnação.

O resultado deste processo não é o ponto final e sim, um novo caminho, onde travaremos batalhas para extirpar os restantes "corrompidos", mas acima de tudo, o povo brasileiro deixou um recado bem definido: APRENDERAM O QUE É CIDADANIA E SUAS VERTENTES, "DIREITOS E DEVERES". Por certo, no decorrer do tempo, os corruptos serão chamados para prestar contas às parcas Instituições que se mantém imune à corrupção ou receberão, o mesmo tratamento: IMPEACHMENT JÁ. Bate à porta de cada brasileiro grave crise, a recessão, mas tu “pró” e tu “contra” não esmoreçam, pois, o poder emana do povo e um governo, “sem ORDEM jamais terá PROGRESSO”.

 

075 - Justiça

É muito difícil dissertar sobre o significado real de Justiça, pois o sentido não é universal e sim pessoal. Cada indivíduo exerce a justiça de acordo com sua interpretação, ou seja, o “que é justiça para mim não é para você”. E, assim os indivíduos vivem nesta selva de pedra que é a vida, muitos dependendo de atos justos em vários aspectos de sua existência e ocupam o espaço do descrédito da justiça social, dos poderes que mantém a rédea das leis, algumas obsoletas, outras descabidas e outras tantas ignoradas. A justiça está acompanhada de termos técnicos que fogem ao conhecimento do cidadão, acompanhada da impunidade, do apadrinhamento e de gordas remunerações. Desta forma, é impossível dizer que existe justiça, até porque, sua representação é uma mulher com venda nos olhos que em uma das mãos segura uma balança, aí está a questão “ser ou não ser”, não pode ver e as soluções estão na sensação do peso dos pratos. É conclusiva a afirmação: - “o homem deve crer apenas na justiça Divina”.

Um de seus deveres é participar das decisões relacionadas ao bem comum da sociedade e um de seus direitos é reivindicar, através da expressão oral ou escrita.  Em muitos países, quando a tirania não cede ocorrem conflitos, o último dos direitos, uma decisão drástica que deixa sequelas em uma “Nação e seu Povo”.

Cada povo faz sua história, através do Governo que elege, mas pode modificá-la motivado pela falta de lisura governamental. A omissão gera acomodação, a acomodação gera a estagnação, a estagnação gera a frustração e a frustração gera uma casta desprezível, os párias da sociedade.

 

076 - Brasil e a propina

Dizem, não sei, pois não era nascida que nosso País desde o Império pratica a propina. Este hábito virou salvo conduto em nosso País. A propina não passa de uma disfarçada agiotagem, de uma forma mais refinada, pois o dinheiro não é emprestado, as “usuras”, pagam o silêncio e o hábito de silenciar é difundido de uma forma assustadora pelos corredores dos Órgãos Públicos e, seus personagens, marionetes da corrupção, participam do teatro do sistema vigente, em uma peça que nunca sai de cartaz, “mudez total”. Os que não praticam a usura e pregam a verdade no uso da palavra para denunciar, perderam o crédito e, deixam os magistrados, em um emaranhado de papéis que são engavetados, pois o acúmulo de denúncias supera a quantidade de profissionais competentes para a análise e julgamento. Este sistema imoral é criminoso e, crime, deve sofrer penas de acordo com sua gravidade, mas como no Brasil as Leis ou são arcaicas ou não são cumpridas, os corruptos, alimentados pela impunidade e através do erário público, acrescem suas contas bancárias nos paraísos fiscais.

 

077 - O verbo tramar na política

Observa-se que, no processo do Impeachment, o verbo “TRAMAR” foi usado na maioria das conjugações. Com o passar dos eventos, mentes torpes o usaram no gerúndio “foram tramando”, mas esqueceram que, o povo não é otário para ser enganado. Ficou bem claro os conchavos políticos que ocorreram, para acalmar a sociedade em suas reivindicações e para salvarem lobos ocultos em lã de cordeiro.

As delações se avolumam e todos temem ser o próximo investigado, desta forma, o resultado foi um complô conjugado, no particípio passado onde tudo foi “tramado”. O que esperar de um Senado corrompido por descalabros institucional, o que esperar de um presidente do Senado e do Supremo Tribunal Federal, que tem como dever zelar, pelo cumprimento da Constituição permitirem, que a ideologia política seja superior a imparcialidade?

E o povo discute, as redes sociais se inflamam com frases pejorativas, em ameaças de exclusão de amigos oponentes, os pensamentos nocivos se multiplicam enquanto, os artistas do circo da corrupção, nos menosprezam atrás das cortinas.

Nesta data a justiça não venceu, mas a “trama” se evidenciou. Creiam que este assunto não se esgotou e que, de acordo com as circunstâncias, estes personagens estarão dispostos a focar uma meta no futuro, “nós tramaremos”.

 

078 - Campanhas Eleitorais

Nas campanhas eleitorais os políticos necessitam do povo para um voto, prometem e, quando eleitos, se adéquam ao sistema e não cumprem a “palavra”, propagada ao vento. Não permita que a palavra “povo” seja usada como barganha de voto e após tenha um significado abstrato. O Povo é formado por indivíduos de uma sociedade independente de sua orientação sexual, racial ou religiosa, de sua condição social ou econômica, desta forma, o povo é o único responsável por tudo que ocorre no País através de seu voto, profícuo ou nocivo.

O conceito de povo não é estagnado e evolui de acordo com as mudanças da sociedade e cada indivíduo tem sonhos os quais, não podem ser manipulados por mãos de inescrupulosos e corruptos. Urge mudanças nas Leis da Constituição através de uma Assembleia Constituinte, a escolha de pessoas de caráter ilibado para representar o cidadão, bem como, a necessidade de o cidadão exercer a cidadania em prol de uma Constituinte que dignifique a Pátria.

 

079 - Queima de Arquivo

A queima de arquivo é a execução de uma testemunha importante que poderia denunciar executores de um delito. Em minhas indagações cotidianas, me questiono se os documentos oficiais brasileiros que são mantidos em sigilo ainda estão vivos, ou seja, se não sofreram um dano irreversível, ocasionado por uma fagulha que os incineraram?

O que contém estes documentos de tão aterrorizante, que entra e sai Governo e todos são coesos na decisão, MANTER EM SIGILO? É de praxe os Governos guardarem documentos oficiais, é de praxe manter provas de forma reservada, objetivando a ordem na Nação. Mas, é direito do Cidadão, conhecer e entender, partes obscuras de sua História, pois a História de um Povo é sua cultura.

Uma Nação, onde a Democracia é propagada aos quadrantes, tem que ser transparente em seu exercício, ao contrário, o Sistema de Governo perde a credibilidade. O Cidadão tem o dever de respeitar suas Leis, servir e honrar a Pátria, mas no momento em que ocorre a discrepância “entre o ser e, ao mesmo tempo, não ser”, cabe ao Cidadão, dentro da legitimidade de seu direito, requerer a lisura nos atos. Mas quem vai exigir esta lisura? Por certo, não será quem sobrevive de conchavos políticos.

 

 

2020

 

080 - Vírus fez a volta no planeta e fixou residência nos humanos

O homem ao nascer recebe o dom do livre arbítrio, este dom é que norteia sua trajetória com boas ou más escolhas. Os fatores que contribuíram para a falta de conscientização, nos aspectos político, social e religioso se avolumaram de tal forma que, o planeta sofreu um desequilíbrio e adoeceu e nós, habitantes dele, forçosamente estamos dividindo, com ele, tudo que produzimos ou deixamos de produzir. Não cobrem de seus deuses e suas divindades soluções e sim utilizem sua fé, para o conforto da provação. O tempo epidêmico será o necessário para a autoanálise, para a reestruturação dos valores individuais e coletivos das sociedades em relação aos pensamentos, palavras e obras. Que cada indivíduo permita que, sentimentos nobres como amor, paz e solidariedade inunde sua essência interior, para que renasça uma humanidade benigna física e espiritual. Não esqueçam que o homem é feito de energia bem como, os mentores de luz, desta forma a conexão, não dependem da presença física em templos e igrejas.

 

081 - Reencontro das Almas

Nosso Planeta está vivenciando um karma coletivo de saúde, como a pandemia que atravessou fronteiras. No que se refere a pandemia CORONAVÍRUS muitos seres tiveram seu passamento. No Brasil, foram à óbito mais de 688mil vidas, por incompetência e negacionismo governamental. Como estarão estas almas? Muitas entre angústias, aflições e inquietações, sem entendimento do porquê e como ocorreu o fato, principalmente por ver desespero e lágrimas dos que aqui ficaram. Você deverá trabalhar a aceitação, pois eles foram antes de nós e cumpriram o karma e nós aqui estamos, sem saber o que nos espera. A morte física não separa sentimentos e, muitas vezes, de acordo com a vivência na trajetória terrena ficam, algumas perguntas como: deveria ter feito ou não ter feito? e desta forma, outro sentimento ocupa a mente – autopunição. Os que foram habitar outro plano podem nos ver. Nosso dever é não desenvolver processos de martírio e lamentações, para que eles tenham ascensão à luz. Permita que eles façam a trajetória espiritual, através das orações de suas crenças. Quando chegar tua hora de empreender a viagem, eles estarão te esperando para o REENCONTRO DAS ALMAS.

 

082 - Criança interior

Todos nós temos guardado no inconsciente, nossa criança interior onde foram registradas  as frustrações infantis relacionadas, aos fatos emocionais reprimidos. Ela permanece oculta e muitas vezes flui, em situações do cotidiano, nossos traumas e tabus como herança da educação familiar os quais, também carregam seus traumas através das gerações. Em virtude das dificuldades de gerir suas próprias emoções são inaptos, para tratar da formação de seus filhos. Para a criança em formação o que escuta de seus familiares é considerada “verdade”, quando, não são verdades, nem dos próprios. Infelizmente, muitas crianças vivem na expectativa de agradar os pais e rejeitam atitudes que, sob o olhar deles são vergonhosas e negativas. A criança interior ferida  pode ocasionar nas vivências no cotidiano a baixa autoestima, medo de ser criticada e resistente às mudanças e desta forma, os fantasmas assolam sua vida. Desperte sua criança interior e seja feliz, vença o medo de seus fantasmas, para equilibrar seus quatro planos de consciência ou expressão, físico, mental, emocional e intuitivo.

 

083 - Ano do desencanto

Foi um ano de desencanto, com os humanos, com valores, com a falência de instituições governamentais e religiosas que deveriam guardar a ordem, a paz e a fé, fatores que contribuíram com a peste que assolou nosso território e resultou na miséria dos cidadãos, desemprego, descaso com a saúde, educação, falta de segurança pública, o massacre das bestas humanas, que utilizam a mulher como objeto sexual, corrupção endêmica, constituinte obsoleta que faculta decisões de barganha.

Desencanto com àqueles que poderiam criar metas para solucionar os riscos ambiental, tecnológico, geopolítico, social e econômico e desta forma colocar nos trilhos este trem desgovernado chamado Brasil e recuperar a credibilidade governamental, bem como, a capacidade de investimento do Estado e de atração dos investimentos privados.

O desencanto tomou conta dos brasileiros que decidiram dar um basta na sangria que sufoca o povo e optaram, por um novo regime governamental em nome da democracia. Onde está a democracia se, nas últimas décadas tivemos um regime governado por incompetentes, ora direita, ora esquerda? É democracia assistir diariamente cidadãos de uma mesma Nação em conflitos armados, com mortos e feridos? É democracia ver indigentes vasculhando latas de lixo em busca de alimento enquanto, a elite do país se banqueteia com o dinheiro do povo? É democracia a mais alta corte de o país libertar meliantes? É democracia tratar os indígenas, nossos primeiros habitantes como sub-cidadãos? É democracia o preconceito racial e de opção sexual? Afinal, o que é democracia? Se ainda lembro existe vários tipos de democracia, que após algum tempo viraram anarquia como nos dias de hoje.

A maioria dos cidadãos quer ver o ano findar na esperança de anos melhores e mais justos. Será? Talvez, não sei, ninguém sabe. Só espero que o sacrifício que se fizer necessário para o progresso, seja alicerçado na isonomia, ou seja, igualdade entre os cidadãos e que seja respeitado o Estado Laico, separação entre estado e religião. Se a trajetória do Governo for desastrosa conheceremos mais uma “peste”, depressão coletiva dos brasileiros que, sem esperanças, se transformarão em marionetes manuseadas por hábeis mãos que controlam, subjugam e reprimem ou, a violência de irracionais sedentos de justiça por suas próprias mãos.

 

084 - Confronto Moro e Bolsonaro

Dia 24 de abril, às 11h Brasília pegou fogo. Ministro Sérgio Moro pede demissão por não aceitar decisões do Presidente Bolsonaro o qual, em seu depoimento citou, fatos que desabonam a conduta do presidente. O dia foi uma pandemia fofocal e às 17h, o Presidente fez uma entrevista, onde em frases confusas, fatos perdidos no tempo, sem argumentos plausíveis, para justificar a exoneração de Maurício Valeixo, publicada na calada da madrugada. A primeira exoneração foi feita com a assinatura digital do Ministro Moro, mas foi desmentida, pois Moro quando soube se mostrou surpreso ao ler no Diário Oficial da União o fato e afirmou que, não assinou o referido documento. Desta forma, o Presidente emitiu a segunda exoneração com sua assinatura, para oficializar o ato.

O Presidente em sua insanidade mental, não raciocinou a gravidade de suas atitudes e todos estes fatos corroboraram em manifestações de diversas instituições civis, partidos políticos bem como das forças armadas. Bolsonaro pode ser responsabilizado por falsidade ideológica e crimes de responsabilidade. São inúmeros os pedidos para o impeachment, para formar CPI, enfim a situação está grave, chegando ao ponto do Procurador da República, Antônio Augusto Brandão de Aras solicitar uma investigação sobre os graves fatos pedindo, para que Sérgio Moro faça seu depoimento. Moro apresentou a rede de TV Globo as provas documentais de seus diálogos, com Bolsonaro e a deputada Carla Zambeli.

Em virtude da situação sabe-se que, longos dias se estenderão até a extinção desse processo. Até o presente momento, 23h50min, o fato estranho é a falta da manifestação dos Presidentes da Câmara e Senado. Creio que a melhor solução seria os Ministros que pertencem as forças armadas sugerissem ao Presidente Bolsonaro, sua renúncia, para que o Impeachment não o exonerasse do cargo.

 

085 - Incêndio político

Semana tensa entre o Presidente Bolsonaro e o ex-Ministro da Justiça Sérgio Moro, brigas, ataques verbais, depoimentos que acabaram envolvendo o Supremo Tribunal Federal e o Ministro Celso de Melo. A maior dificuldade que o Brasil passa além da pandemia pelo coronavírus é a pandemia mental do Presidente, totalmente perdido, desconcertado sob a ameaça de um provável impeachment. Suas atitudes desconcertantes causam um impacto temeroso entre o povo e Instituições. Ser Presidente de um País é um grande desafio. No meu entendimento o Presidente achou que sua retórica e atos teriam aplausos e por sinal tem, mas de pessoas sem conhecimento, ou seja, àqueles que vivem no senso comum. Infelizmente, nosso Presidente é corrupto sim, pois na esfera das relações humanas a corrupção está relacionada ao suborno ato ou efeito de se corromper, oferecer algo para obter vantagem em negociata onde se favorece uma pessoa e se prejudica outra. Busca oferecer ou prometer vantagem indevida a qualquer pessoa, para determiná-lo a praticar, omitir ou retardar ato de ofício, conforme o artigo 333 do Código Penal brasileiro de 1940. O que tem feito nesta semana e unir-se, com corruptos que tanto condenava, para se manter no cargo.

 

086 - Bolsonaro e o mau-caratismo

Indivíduos com “mau-caratismo” são conhecidos como “analfabetos morais”, os quais carregam em sua personalidade a “maldade essencial como alimento do Ego insano”. Alguns dos aspectos que se observa nestes indivíduos são: maledicência, mesquinhez, trapaça, desonestidade e muitos se tornam facínoras, etc. Não sabem competir na arena da vida e agem por impulsos, de acordo com suas quatro emoções básicas. Quando age sob a influência da “Raiva” exercem movimentos violentos de ataque ou de defesa, muitas vezes pela força corporal e geram energias para superar obstáculos, todas as vezes que houver ameaça à sua vida, ou condição de vida. A maioria da população em busca de mudanças radicais deu, um cheque em branco, para o Presidente Bolsonaro para fazer uso, de acordo com suas convicções.

 

087 - Homem vírus

Observa-se que a história se repete sob outro ângulo. Em um passado recente Osama Bin Laden passou a estudar fervorosamente os valores da religião muçulmana e foi líder de uma guerra santa que conduzia “homens bombas” que o idolatravam, a destruir seus pretensos inimigos. Bolsonaro estuda os valores da religião evangélica e com o apoio dado por lideranças religiosas radicais está formando seu pelotão de idolatria, que serão conhecidos nos próximos capítulos da história do Brasil, como “homens vírus”, com a mesma finalidade, exterminar seus irmãos pretensos inimigos.

 

089 - Presidente inoperante

Enquanto o número de mortos cresce assustadoramente, o Presidente preocupa-se em defender seus filhos dos crimes cometidos. Brasil um carro desgovernado em direção ao caos e uma parcela expressiva da sociedade, pelotões de alienados suicidas desfilam, despreocupados pelas ruas das cidades. Em um passado recente tivemos os "homens bombas" e no presente temos os "homens vírus", indivíduos sem conhecimento e senso crítico, dispostos a matar e morrer. Deprimente ver o número de óbitos. Deprimente ver pessoas que querem que notícias sobre o Covid-19 não sejam transmitidas, para não sinalizar o pânico. Medo ou fuga da realidade? Mandetta nunca escondeu dados. O novo Ministro segue ordens do Presidente para informar o mínimo possível de óbitos. Além dos mapas online que informa dados de todas as cidades, os cartórios autenticam as subnotificações.

 

2021

 

090 - Consciência política

Para Salvador Sandoval “consciência política é um conjunto de dimensões psicológicas sociais que inter-relacionam significados e informações, levando o indivíduo a orientar-se e tomar decisões que representem o melhor curso de ação dentro de contextos específicos”. Consciência política requer pensamento crítico de todas informações veiculadas em seu meio social, as quais são analisadas e embasada na lógica e desta forma, não permitem manipulações ideológicas. Assim sendo observa-se, a fluidez da evolução da consciência individual que avança para a consciência coletiva ou, a memória coletiva da sociedade que registra suas proposições e representa o mecanismo, para a transformação social, pois são os autores das regras necessárias, para a equidade em todos os aspectos de vida da sociedade e desta forma, não delega poderes aos outros e decide através do cumprimento de seu direito e dever de cidadão – O VOTO CONSCIENTE PARA MANTER A DEMOCRACIA PLENA PARA O CUMPRIMENTO DA CONSTITUIÇÃO DE 1988, NO ESTADO DE DIREITO BRASILEIRO.

 

091 - Brasil em turbilhão

 Assim serão nossos dias e salve-se quem puder, pois a ingovernabilidade afetará todas as classes sociais, o funil anuncia que a sociedade afogar-se-á na desesperança de um País sem estabilidade. O guerreiro através do verbo expressará seu descontentamento, o acomodado concluirá que mudanças podem indicar desgastes desnecessários, àqueles que cultivam indecisões concluirão que o melhor patamar é a submissão ao sistema, onde as pretensões são mínimas, não passar fome. A elite se manterá em posição de destaque trocando concessões por lucros, a classe média terá que produzir mais para pagar o gasto dos três Poderes, o pobre continuará catando lixo para reciclagem, tomando um caldo verde dos resíduos contaminados das feiras e matando a sede com água poluída, sem saber, envolto pela depressão que paralisa. E a classe dos miseráveis composta pela escória?

 A classe dos miseráveis é enterrada todos os dias à margem da sociedade sem entender o significado da palavra dignidade. A mídia informa diariamente: morreu um bandido, um pedinte, um drogado. É possível um indivíduo que crê em Deus e vivencia sentimentos nobres ter um bom ano novo? Não creio, pois são crescentes a desigualdade social e a falta de humanidade, a realidade é a irracionalidade  entre pensamentos, palavras e obras. O que nos resta? Caos e o funil da escuridão por “mea culpa, mea culpa, mea culpa – omissão”.

 

092 - Cidadania

Esta é uma palavra difícil de interpretar, pois não condiz com o que a criança aprende em sua formação na família e nem no que lhe é ensinado na Escola. Aprendemos que a cidadania é dividida entre os deveres que o Cidadão tem com a sociedade nos aspectos, familiar, social e político e, os direitos fundamentais, não outorgados, mas reconhecidos, como a vida, a liberdade, a igualdade, a propriedade, segurança, etc. Os direitos são de exercício exclusivo do indivíduo, um domínio no qual o Estado não pode interferir, mas não é o que ocorre: . A vida - não vale um tostão, pois os poderes públicos não oferecem segurança ao seu cidadão; . A igualdade - foi substituída pela discriminação com etnias, credos e opção sexual;

O direito de propriedade - constitucionalmente consagrado, garante que ninguém poderá ser privado de seus bens, pois somente a necessidade ou utilidade pública ou o interesse social permitirão a desapropriação, desta forma abriu espaço para que cada um interprete a lei como desejar, pois, o direito não é incondicional e absoluto; . A liberdade - é o exercício da cidadania plena, ou seja, “o direito de ter direito”. Faça uma análise de sua vida e se questione sobre sua liberdade.

 

093 - Esmolas Governamentais

O Governo Federal e seus aliados usam todos os meios de comunicação para propagar seus feitos nocivos e, desta forma, angariar votos nas eleições para seus representantes. O ápice desta nocividade são “Esmolas Governamentais”, como a Bolsa Família. Enquanto o governo distribuir esmolas não ocorrerá o desenvolvimento do País, pois seu povo será conduzido à estagnação, dependência e acomodação.

Um bom governo está voltado à cidadania e tem como dever prover educação, trabalho e salário digno. A extrema pobreza deve ser erradicada através de soluções governamentais e uma delas é ofertar trabalho ao seu cidadão para que o mesmo não se torne um mendigo, destituído de identidade própria.

As sementes nocivas semeadas por governantes tomaram uma proporção preocupante entre pensamentos, palavras e obras, desqualificando a inteligência mental, tornando o homem marionete nas mãos de políticos corruptos.

 

094 - Depoimento

Em primeiro lugar, por longos anos fui assolada por uma doença que considerava incurável: militante do PT. Minha cura ocorreu no primeiro mês do governo de um Prefeito do PT, em nossa Prefeitura. Estando livre das nefastas amarras partidárias decidi não optar por partidos, mas por candidatos dignos, desta forma, minha consciência está tranquila em relação ao Governo Petista à nível Municipal, Estadual e Federal.

O panorama de nosso País me entristece, pois entendo que, não existem partidos ou políticos, capazes de mudar o rumo deste carro desgovernado chamado Brasil e os que estão ilesos são omissos, para conservar cargos e salários. Reconheço, a legitimidade de nossa Presidente, pois a maioria dos eleitores a conduziu ao cargo, consciente ou iludido. O cidadão tem que reconhecer sua parcela de culpa por ter conduzido ao poder está camarilha de corruptos, não só do PT, como de outros partidos, oportunizando a corrupção e impunidade.

 

095 - Como um político se torna mau-caráter?

Os cidadãos quando entram para política fazem promessas que sabem que não serão cumpridas. Os tolos eleitores dentro de seu “senso comum” acreditam, pois lhe falta o “pensamento crítico”, a única ferramenta capaz de distinguir verdades e mentiras. Após ser eleito começa a conhecer a máquina governamental Municipal, Estadual e Federal e observa que, não é o que ele idealizou e sim como, as instituições públicas administram, ou seja, não poderá contemplar seu eleitor com o compromisso assumido. No convívio político são incluídos outros conceitos que não aprendeu na sua formação familiar que formou seu caráter e condenavam, a mentira, corrupção, desigualdade social, descaso com segurança, saúde, educação, corrupção, etc. Mas aprendeu que o poder abre as portas de um mundo encantado, a impunidade dos poderosos. Não se aconselhou com sua memória, não sabe o que é pensamento crítico e exportou seu caráter, para o patamar do esquecimento. Assim se torna um político com mau-caráter.

 

096 - Liberdade de Expressão

Muitos dizem que liberdade de expressão é utopia, outros calam e consentem e, uns tantos lutam, ferozmente por seu direito.  A liberdade de expressão existe e ao fazer uso da palavra oral ou escrita o indivíduo exerce o direito de manifestar o pensamento, a opinião em uma atividade intelectual, artística ou científica, através de meios de comunicação.

Em um passado não tão distante, no modelo de   família patriarcal, o patriarca cerceava a liberdade de expressão, pois todos os membros desta família estavam sob seu jugo. A atualidade nos mostra outro status social, a luta por direitos, mesmo que muitas vezes, a irracionalidade seja o fator que norteia atitudes.

Liberdade de expressão deve ser educada no seio da família e estruturada no respeito mútuo, onde todos manifestam seu pensamento em prol da igualdade e liberdade. Isto é democracia e vai gerar a dignidade humana.

Nossa sociedade oprimida usa esta estratégia de forma desordenada, esquece que liberdade de expressão é um direito, desta forma, seu limite esbarra no direito de seu semelhante. Esta é a fórmula secreta de se construir os pilares de uma sociedade democrática, bem como, faz parte desta liberdade, a responsabilidade de arcar com a consequência dos atos. Aí vem o impasse, muitos fazem a opção de se manter no anonimato e incitar grupos o que gera, o caos social, a desagregação das massas

 

097- Probidade e Improbidade administrativa no Poder Executivo

Entende-se como probidade administrativa a moralidade, congregação de costumes e o proceder de um administrador para com seus semelhantes com equidade natural. Caráter, honestidade e honradez são metas que o administrador deve atingir, pois lhe é pertinente executar, com retidão suas atribuições. O inverso dá ao vocábulo o rótulo de improbidade, a má qualidade em seus atos. Em um país Presidencialista como o nosso, quem conduz o Presidente ao cargo é o povo.

 

098 - Probidade legislativa no Poder Legislativo

Legislar significa ordenar ou preceituar por lei, fazer leis. Além dessa função, compete também  a este poder, fiscalizar o Poder executivo  e julgá-lo lo se necessário, além de julgar também os seus próprios membros. Este poder é composto por homens que elaboram e regulam as leis em prol da ordem e progresso de sua Pátria, visando o bem comum de seu cidadão. No Brasil, este poder é representado pelo Senado Federal, Câmara dos Deputados e pelo Tribunal de Contas da União. Quando elaboram leis que ferem a cidadania, além de não poder exigir que o cidadão as cumpra, seu rótulo é de improbidade legislativa e quem conduz estes políticos aos cargos é o povo.

 

099 - Tribunal de Contas da União

O Tribunal de Contas da União (TCU) é um tribunal administrativo. Julga as contas de administradores públicos e demais responsáveis por dinheiros, bens e valores públicos federais, bem como as contas de qualquer pessoa que der causa a perda, extravio ou outra irregularidade de que resulte prejuízo ao erário. Tal competência administrativa-judicante, entre outras, está prevista no art. 71 da Constituição brasileira.

Conhecido também como Corte de Contas, o TCU é órgão colegiado. Compõe-se de nove ministros. Seis deles são indicados pelo Congresso Nacional, um, pelo presidente da República e dois, escolhidos entre auditores e membros do Ministério Público que funciona junto ao Tribunal. Suas deliberações são tomadas, em regra, pelo Plenário – instância máxima – ou, nas hipóteses cabíveis, por uma das duas Câmaras.

Este tribunal age com probidade ou improbidade?

 

100 - Viagem no tempo em um País chamado Brasil

Passado: Em 15 de novembro de 1889 foi proclamada a república do Brasil. Na época, o país era governado por D. Pedro II e passava por grandes problemas, em razão da abolição da escravidão, em 1888. Neste passado, nossa história registrou que, os homens fortes, justos e de caráter ilibado lutaram pela Liberdade do Brasil e foram enterrados em seu solo sagrado. Presente: É possível constatar através dos meios de comunicação que nosso Regime Democrático se transformou em Regime Anárquico e que nosso País como um barco à deriva ou um carro desgovernado perdeu a direção pré-estabelecida. É possível constatar que nossos três Poderes perderam a vitalidade e adoeceram gravemente, com doenças epidêmicas como a corrupção. Ocorre uma inversão, pois quem deveria manter a ordem e mostrar a força não pode fazer cobranças, não dá exemplos, a classe dos marginalizados se reproduz de forma assustadora e age de forma coesa no objetivo de desestabilizar o País, pois são extremamente inteligentes. É lamentável o que ocorreu, está ocorrendo e ocorrerá, pois a ordem do país perdeu o eixo em todos os aspectos, principalmente social e econômico. Futuro: É meu Brasil, tua dignidade foi sequestrada pela impunidade política e social. Tenho medo de dormir brasileira e acordar sob outras bandeiras, que cubram o resgate que teus filhos corruptos irão negociar.

A Constituição Brasileira regente especifica como um dos “Deveres do Cidadão – Proteger o Patrimônio Público e Social do País” e, como um dos “Direitos do Cidadão” – A manifestação do pensamento é livre, sendo vedado o anonimato”.

 

101 – Aposentadoria

Em tempos idos, ser aposentado, além de significar fim do ciclo produtivo, o que restava era aguardar a morte chegar. Para as mulheres significava mais “tempo” para uma vida familiar mais ativa, mas não perdendo a característica de idosa. Os homens usavam a manhã para um cafezinho com amigos, a tarde para uma soneca, buscar uma sombra nos dias quentes ou se enfiar embaixo das cobertas nos dias frios e assistir TV. Esta era a tela e as cores da aposentadoria, de avós, pais, tios, etc.

A realidade mudou e, a maioria dos aposentados descobriu que aposentar-se significa receber um prêmio chamado – “VIDA”, um passaporte para realizar os sonhos sufocados por muitos anos e, atualmente, se dedica ao lazer, prática de esportes, melhor qualidade de vida, retorno aos bancos escolares, tempo para descobrir talentos.

Hipocôndrio já não faz parte do vocabulário da maioria dos aposentados, pois entende que não é correto viver a dor por antecipação, entregar os pontos antes da última rodada, que a mola mestre da felicidade é o amor em seus diversos aspectos, familiar, social e novos relacionamentos afetivos para aqueles que não querem viver só.

Assim como o indivíduo necessita desenvolver a arte de viver necessita também, desenvolver a arte de envelhecer, pois nossa aposentadoria ocorre através dos ciclos sem ser percebida, quando observamos nossos filhos adultos, com sua independência, quando recebemos um novo colega nas atividades profissionais, com uma visão mais ampla e nosso conservadorismo não aceita mudanças, quando as atividades sexuais se reduzem, pois a maturidade não vê o sexo como prioridade. Desta forma, a aposentadoria ocorre por tabela, a Portaria que registra o fato é apenas a autenticação.

Cabe você amiga Aposentado não ficar enclausurado lamentando dores, as visitas mais constantes aos médicos, os inúmeros exames para controlar a qualidade de vida, lembre-se que é o início de um novo ciclo, aceite o novo caminho com naturalidade e um largo sorriso, substituindo a carranca do mau humor.

Cabe a você amigo Aposentado não ficar revoltado com o salário que lhe coube, saia para a luta, participe das campanhas, das associações, solte o verbo, grite, esbraveje e se faça notar, exija seus direitos, defenda sua cidadania.

Cabe a você amigo Aposentado não permitir que a família lhe manipule, lute por seu direito à liberdade conquistada, viva como sua consciência determina, suprindo as necessidades físicas e emocionais como lhe convém, desde que você tenha uma saúde regular decida sua vida e caminhe com suas pernas, até que realmente volte a ser criança e dependa dos outros para sobreviver.

 

102 - Nossos jovens

Uma parcela da juventude me entristece, àqueles que não venceram traumas e tabus no decorrer da existência e hoje revoltados expressam através de pensamentos, palavras e atos. Esta parcela é digna de atenção e cuidados da família e dos governos em suas instâncias. É necessário um atendimento família/jovem, por profissionais competentes da Saúde Comportamental, pois estes descalabros que nos chegam ao conhecimento é fruto de uma educação falha no que concerne ao monitoramento da formação de um indivíduo, ou seja, seus alicerces vitais. Com a extinção da família patriarcal os grilhões foram rompidos e os pais também, iniciaram novo aprendizado no ato de educar, pois é difícil lidar com o conceito de  certo e errado na contemporaneidade, onde nada é absoluto. Os conflitos se somam nos pilares que geram a estabilidade, família e sociedade e o jovem, imerso na insatisfação busca seus pares, sua formação na escola da vida, onde não existem mestres, cobranças e críticas.

 

103 - Ética

A Ética é fruto do caráter do indivíduo o qual, expressa suas características próprias e seu temperamento, através da personalidade. Todos têm personalidade, mas nem todos têm personalidade que se destaca ou mesmo, personalidade forte. A palavra personalidade vem do latim persona (Pronuncia-se /personal/), “pessoa”, a qual, por sua vez, é formada de per, “através de” e sonare (Pronuncia-se /sonare/), “soar”, de modo que “persona” era a máscara que os atores usavam para ampliar a voz de modo que ficasse audível na plateia. Persona adquiriu, então, a ideia de aumentar as características de e, assim, a personalidade é uma qualidade ou conjunto de qualidades que se destacam, de modo positivo ou negativo.  A atitude da pessoa perante a vida depende de seu Sistema de Autopreservação e Preservação da Espécie. Quando luta com garra por seus objetivos e não descansa enquanto não os realiza é considerada pessoa de personalidade forte, ou seja, é a exteriorização do estado de seu Sistema de Autopreservação da Espécie, por meio da postura corporal, os gestos, o andar, a voz, pois é preciso firmar a individualidade, as características próprias. É por isso que se fala em “olhar inteligente”, “olhar maroto”, “olhar inquisidor” etc. A voz e o olhar são os maiores reveladores do estado de sintonização, independente do que os outros pensem ou censurem. Assim, para adquirir e manter uma personalidade forte é preciso definir, isto é estabelecer os limites do que quer conseguir e focar seus interesses na transformação dos objetivos em resultados. Na verdade, devemos partir das imagens mentais emotizadas dos resultados, concretizadas pelos sentidos da mente para termos uma personalidade forte. A personalidade divide-se em Interior (é a da Intimidade, também conhecida como "eu oculto", é a base inconsciente de sua personalidade. Com a ajuda dela você busca forças quando sente necessidade, principalmente em situações de conflito, quando necessita encarar um problema ou um projeto importante, quando sente tensão, cansaço ou quando, seus interesses principais são ameaçados e a personalidade Exterior é como as pessoas do seu cotidiano o identificam. É a primeira impressão que a pessoa causa, ou seja, aquilo que os outros veem no indivíduo ao ter contato social pela primeira vez, ou ainda, aquilo que se ouve falar da pessoa, a marca que ela deixa no imaginário de quem a observa.

 

104 - Classes Sociais

As classes sociais são divididas em “dominantes” e “dominadas” e o aspecto primordial para esta divisão é o econômico. O que muda este status não é a sorte, mas a cultura. Em nosso País, as dominadas proliferaram rotuladas de miseráveis, àqueles que dependem do governo para uma mísera sobrevivência, os sustentados por bolsas esmolas.  A desigualdade é vergonhosa, antigamente o pobre servia única e exclusivamente para trabalhar para seus patrões e tinham que ganhar somente o básico para sua sobrevivência, ao contrário, não se sujeitariam a trabalhar para abastados. A existência do pobre era defendida pelos ricos, pois os ricos são ricos através do trabalho dos pobres, ou seja, conclui-se que os pobres não podiam mudar seu status.

A atualidade nos mostra outra realidade, a pobreza é de interesse governamental, enquanto o pobre não necessitar trabalhar por ser sustentado pelo governo ele passa a reverenciar os políticos e fomenta a corrupção, desta forma, não tem interesse de um povo culto e o cidadão se torna omisso, pois lhe é conveniente. O homem inculto não conhece o significado de “afinidades políticas e ideológicas”, o que lhe interessa é a lei da sobrevivência.

Enquanto isso, as classes sociais em plena atividade, seja na escola, em casa com a família ou em qualquer outro lugar, unidas por um objetivo comum, pensam melhor sobre si e seus companheiros e buscam defender seus direitos como cidadão, através de negociações ou greves com as classes dominantes. Enquanto isso, o Brasil segue o rumo dos descalabros governamentais, da corrupção e da impunidade. O brasileiro tem que acordar e se conscientizar de seu dever de cidadão – “construir um país digno” através de seu voto.

 

 

2022

 

105 - Crime hediondo de Bruno e Dom Philips

Assisti a entrevista da Polícia Federal. Chocada com o crime hediondo que ocorreu. Observei que os esforços foram integrados, mas os assassinos conseguiram seu intento. Que o Governo Federal e Governo Estadual unam-se para extirpar do local, os agentes nocivos, para que nossos indígenas que ajudaram a encontrar seus corpos tenham paz em suas terras, bem como salvar o meio ambiente. Brasil está em meio do caos, um carro desgovernado, pois infelizmente a classe política está minada de corrupção. Vai ficar a pergunta que a sociedade se faz até hoje: Quem mandou matar a vereadora Marielle Franco? acrescida de mais uma pergunta – Quem mandou matar Bruno Araújo Pereira e Dom Philips, na Terra Indígena do Vale do Javari (AM). Meus sentimentos, aos familiares e amigos de Bruno e Dom Philips, que a paz esteja em cada coração.

 

106 - Pastores e corrupção no Ministério da Educação

Como o assunto de hoje é sobre A PRISÃO DE TRÊS PASTORES EVANGÉLICOS, onde está incluído o Ex-Ministro da Educação, Pastor Milton Ribeiro e os pastores Gilmar Santos e Arilton Moura vou deixar o link de uma entrevista:  Diálogos com o Pastor Ariovaldo Ramos, dia 10 do mês em curso. Embora nossas escolhas religiosas sejam diferentes aprendi com ele, o que é a verdadeira Religião Evangélica e não àquela que falsos pastores pregam, pois qualquer religião que tenha por objetivo distribuir amor aos semelhantes ela pratica o bem, ou seja, estão alicerçadas nos mesmos conceitos. Não precisam curtir nem comentar apenas assistam o vídeo. https://globoplay.globo.com/v/10659007/?s=0s

 

107 - Em defesa da minha religião – O AFRICANISMO Senhora MIICHELI BOLSONARO

Não estou aqui para defender O CANDIDATO LULA, não tenho político de estimação e sim, para defender a religião que cultuo há 53 anos. Aprenda que o Brasil é um Estado Laico e nunca se ouviu falar que um membro da religião africana destruiu qualquer templo religioso, pois entendemos que cada religião tem seus dogmas e rituais. Bem ao contrário dos inúmeros templos Africanistas e de Umbanda que foram destruídos em estados brasileiros, por fiéis evangélicos. Perdemos as contas dos danos materiais e religiosos que nos causaram. Recolha-se Sra. Micheli, à sua carência de erudição religiosa. Fonte da notícia:

https://www.diariodocentrodomundo.com.br/michelle-bolsonaro-ataca-lula-e-associa-religioes-africanas-a-trevas-entregou-a-alma-pela-eleicao/

Preconceito Religioso - Fonte:

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

Art. 1º Os arts. 1º e 20 da Lei nº 7.716, de 5 de janeiro de 1989, passam a vigorar com a seguinte redação:

"Art. 1º Serão punidos, na forma desta Lei, os crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional."

"Art. 20. Praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional.

Pena: reclusão de um a três anos e multa.

Fonte: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9459.htm.

 

108 - Povo desanimado

Ao eleger o Presidente Bolsonaro de forma democrática, seus apoiadores deram uma procuração para dirigir o País e escolher os ministros, que mais se adaptassem às suas ideias, mas ao mesmo tempo elegeram, a ditadura civil, quando a forma de governar traz consequências para o povo e para o país, principalmente pela violação de direitos sociais onde estão incluídos, os direitos humanos. Não adianta fazerem pedidos de Impeachment. Bolsonaro está protegido por três aspectos: seus eleitores, de uma ala dos militares e da pandemia. Uma revolução civil levaria para rua e o massacre coletivo seria estarrecedor e nenhuma das instituições vai querer ser apontada como culpada.

 

109 - Corrupção  e Bolsonaro

Bolsonaro é corrupto? Observa-se que a maioria dos brasileiros gostam de serem iludidos e entende por corrupção, apenas o sistema "monetário".  A corrupção no Brasil não é uma prática de um só partido, de uma só região ou estado, de um tipo de político ou de certo funcionário público: a corrupção é um fenômeno social, político, econômico, que se desenvolve de inúmeros modos e se manifesta em diferentes formas de favorecimento. https://www.conjur.com.br/2016-jun-22/combate-corrupcao-essencial-resgate-forca-constituicao.

 

110 - Sessão de Posse de Alexandre de Moraes e Lewandowski no TSE

Um abraço Ministro Fachin por seu pensamento crítico nas decisões em um momento tão conturbado em nosso País. Parabéns por sua escolha para Presidente, Ministro Alexandre de Moraes e Vice-Presidente, Ricardo Lewandowski, para gerir o Tribunal Superior Eleitoral. Em nosso País existe de um lado a Constituição Federal de 1988, a qual representa a Carta Magna do País, com suas leis distribuídas entre artigos e parágrafos, do outro, as Instituições Públicas as quais, devem cumprir fielmente. O TSE é o órgão máximo da Justiça Eleitoral e, exerce papel fundamental na construção e no exercício da democracia brasileira. Que suas decisões pautem por uma sociedade igualitária, livre de ações perniciosas que separa nosso Brasil por classes sociais, de acordo com a renda familiar e dividida basicamente em: classe alta, classe média e classe baixa. Infelizmente nos últimos anos, uma nova classe surgiu, a Classe dos Miseráveis, os sem teto, sem emprego, os catadores em lixos, para alimentação familiar. Que os quatro atributos principais para uma boa gestão sejam perseguidos por suas consciências: legislar, fiscalizar, julgar e administrar. Sejam cônscios com atos em prol da Democracia e o Estado de Direito. Abraços de uma cidadã brasileira que conhece seus deveres e seus direitos.

 

111 - Eleições - Estrutura Política

Na estrutura do Estado temos a estrutura política. Dentro da estrutura política temos os chamados agentes políticos, que passam por uma eleição. Agentes políticos são: presidente, vice-presidente, prefeito, vice prefeito, governador, vice governador, senadores, deputados federais, deputados estaduais e vereadores. O que une estas categorias é a eleição. Eles a cada 4 e 8 anos se submetem a responsabilidade política eleitoral. É conferido a eles um mandato. Todo político que é eleito pelo povo torna-se um servidor público e ao não cumprir, com as atividades de forma competente pode ser exonerado do cargo, pois é pago com nossos tributos. Creio que os brasileiros estão deixando, sua ideologia partidária de lado, para lutar pelo bem comum da Nação. Assim se edifica a democracia.

 

112 - Brasil – País Laico

LAICIDADE, doutrina ou sistema que preconiza a exclusão das Igrejas do exercício do poder político e/ou administrativo o que consta na Constituição Brasileira:

[...]O Estado Brasileiro é laico/secular, isso, teoricamente, prega a desagregação da religião e seus valores sobre os atos governamentais. Em uma democracia, a pluralidade de crenças e valores é incalculável, justamente por pousar sobre a liberdade. E o Estado deve agir com o máximo de neutralidade e igualdade possível com relação as mais diversas pautas, por isso, a laicidade é um princípio crucial para a manutenção da democracia e os direitos individuais e coletivos.

O Art. 5º, inciso VI, assegura liberdade de crença aos cidadãos, conforme se observa:

Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

VI – é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias; [...]

Retornamos à Idade Média ou Idade das Trevas, onde a humanidade ficou sob o jugo da Igreja Católica e agora sob o jugo da Igreja Evangélica.

 

113 - Constituição Federal

Sabe-se que a Federação é composta por três poderes que, por vivermos em um país democrático devem trabalhar com equidade. De acordo com a Constituição Federal em seu artigo 45 Cap. I Título I - Dos Princípios Fundamentais

[...]Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado democrático de direito e tem como fundamentos:       I - a soberania; II - a cidadania; III - a dignidade da pessoa humana; IV - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa; V - o pluralismo político.

Parágrafo único. Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição.

Art. 2º São Poderes da União, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário [...]. http://www.senado.leg.br/atividade/const/con1988/con1988_07.05.2015/CON1988.asp

 

114 - Ordem dos Poderes Públicos

Poder legislativo, tem como função ordenar e criar leis para o país, além de julgar e fiscalizar as políticas do Poder Executivo. Poder executivo, responsável por administrar o país, realizar políticas públicas que sejam de interesse da população e aplicar as leis criadas pelo Legislativo. Tem autonomia para nomear ministros e secretários para auxiliar o seu governo. Poder judiciário Supremo Tribunal Federal com seus 11 Ministros, indicados pelos presidentes de cada época, os quais foram eleitos pela maioria do povo. Este Poder é o responsável por julgar através das leis criadas pelo legislativo e pela constituição do país. O Supremo deve zelar pelo cumprimento da Constituição e dar a “voz final” em conflitos que envolvam normas constitucionais. O correto é os três Poderes trabalharem com equidade, sem ultrapassar os limites do outro.

 

115 - PEC ELEITORAL

Não faz muito foi assinada a PEC ELEITORAL, A PEC DA MAMATA, A PEC DA CORRUPÇÃO, A PEC DO BALCÃO DE NEGÓCIOS, A PEC DA CAMARILHA DA REELEIÇÃO. A classe dominante não precisou fazer esforços, pois a classe dos dominados com medo de não serem reeleitos assinaram, com poucos discursos de oposição. A classe dos miseráveis agradece mesmo que seja por pouco tempo, pois a situação está no patamar do desespero, sem teto, sem comida, sem esperanças, mas a ajuda é apenas ilusória. A classe da supremacia branca jogou a esperança de não perderem cargos, mas esqueceram que o cidadão começou a pensar e concluiu que o Brasil está no caos. O circo foi montado, os atores se revestiram de prosa, uma pequena plateia para aplaudir e poderosos se perderam na ordem e alteraram o protocolo. O cargo mais alto na mesa  era o Presidente Bolsonaro, quem deveria finalizar a reunião, mas ficou autenticado quem manda no Brasil, Arthur Lira filiado ao Progressistas (PP) do Alagoas.

 

116 - Mais uma vez se fala em Impeachment do Presidente Bolsonaro

Faz parte da Democracia e no Brasil já ocorreram vários, no cumprimento da LEI Nº 1.079, DE 10 DE ABRIL DE 1950. Enquanto não elaborarem mudanças é a Lei que está em vigor. Define os crimes de responsabilidade e regula o respectivo processo de julgamento.

Art. 4º São crimes de responsabilidade os atos do Presidente da República que atentarem contra a Constituição Federal, e, especialmente, contra:

I - A existência da União: II - O livre exercício do Poder Legislativo, do Poder Judiciário e dos poderes constitucionais dos Estados; III - O exercício dos direitos políticos, individuais e sociais: IV - A segurança interna do país: V - A probidade na administração; VI - A lei orçamentária; VII - A guarda e o legal emprego dos dinheiros públicos; VIII - O cumprimento das decisões judiciárias (Constituição, artigo 89). As Instituições ficaram mudas, cegas e surdas e não tomam providências. O que temem? Transferiram para o eleitor a solução nas próximas eleições, enquanto isso a paisagem brasileira interna e externa entra em colapso.

 

117 - Políticos e o foro privilegiado

Nenhum político brasileiro quer perder o foro privilegiado. A prerrogativa é inerente ao cargo, sendo assim, não é privilégio pessoal de seu detentor. Resumindo, está relacionado à necessidade de proteção do exercício da função ou do mandato. A Constituição Federal de 1988 estabelece ainda, as hipóteses de julgamento de crime de responsabilidade, que serão julgados ou pelo Senado Federal ou pelo STF, no âmbito federal. Por exemplo, no caso de Presidente da República, o julgamento seria realizado pelo STF para crime comum, e pelo Senado Federal para crimes de responsabilidade. Em 2018, o STF na Ação Penal (AP) nº 937 entendeu que o foro por prerrogativa de função se aplica apenas aos crimes cometidos: a) durante o exercício do cargo (vetor de ordem temporal); e  b) relacionados às funções desempenhadas (vetor de ordem material). No caso de perder a cadeira que ocupa o político só tem dois caminhos, o  primeiro prestar contas à justiça ou o segundo, fugir do País e pedir asilo político.

 

118 - Empréstimo consignado para beneficiários do Auxílio Brasil

Lendo a notícia veiculada pelo G1 surge perguntas sobre o ano 2023. Antigamente a classificação das classes sociais era de acordo com a renda familiar: classe alta, classe média e classe baixa. Na atualidade foi criada a classe dos “MISERÁVEIS’, os que não tem emprego, teto e se alimentam de restos em lixeiras, por doações ou, passam fome. Esta classe vai ser beneficiada com uma PEC ELEITOREIRA ATÉ FINAL DE 2022 COM RS 600,00 MENSAIS. O G1 traz uma matéria “Empréstimo consignado para beneficiários do Auxílio Brasil”, cujas parcelas serão descontadas mensalmente. Isto é um ardil para conseguir votos, pois não terão subsídios para continuar a pagar seus empréstimos a partir de 2023. Esta classe dependerá de o Congresso reeditar ou não, nova PEC se Bolsonaro for reeleito ou, de um novo plano de governo, com o candidato vencedor. Quem assumirá o financiamento? Os Bancos? O Governo? Ou engordaremos a lista de nomes no SPC ou SERASA com cadastros negativos? Infelizmente, mais cidadãos serão marginalizados. Fonte do Site G1: https://g1.globo.com/economia/noticia/2022/08/04/emprestimo-consignado-para-beneficiarios-do-auxilio-brasil-veja-perguntas-e-respostas.ghtml

 

119 - Cultura

A palavra cultura recebe várias interpretações, alguns conceitos amplos e outros restritos. Entendo como cultura todo o conhecimento absorvido e aplicado nas crenças, na arte em sua diversificação, nas regras morais, no cumprimento de leis, nos costumes e hábitos de um povo, enfim, todos os pré-requisitos que sirvam de mola propulsora para que o indivíduo assume seu lugar no contexto da sociedade. A discriminação sempre se fez presente e, em séculos passados, algumas religiões propagavam a ideia de que o negro ou indígena não possuíam alma, desta forma, necessitavam apenas de conhecimentos básicos para serem civilizados.

A atualidade mostra o quão errôneo era o conceito de cultura, pois hoje, é possível, mesmo com algumas restrições e discriminações, “o índio e o negro”, ocuparem espaços antes reservados só a classe alta, fazendo uso de um dom que nos é facultado desde o nascimento, a “oratória”, pois é através da palavra que um povo pode expressar suas necessidades e lutar por suas prioridades. Tudo que nos rodeia é cultura, todas as atividades são resultantes de um aprendizado e ordenadas dentro de regras ou leis, pois o indivíduo, embora com sua identidade única e seu discernimento, está atrelado a sua origem se adaptando a grupos pequenos que se somam a grupos maiores e, sucessivamente, formando a sociedade em que atua, pois a cultura é que estabiliza a sociedade humana.

“O patrimônio Cultural Imaterial” tem como principal fundamento legal, perante o Direito Brasileiro, na Constituição da República de 1988, que diferentemente de cartas constitucionais passadas, reconhecem a importância dos bens imateriais, bastando que os mesmos sejam "bens portadores de referência à identidade, à ação e à memória dos diversos grupos que compõem a sociedade brasileira".

Nosso Brasil é rico em miscigenação de etnias e as populações tradicionais variam de acordo com cada região do Brasil, apresentando traços  culturais que as diferenciam como: comunidades dos povos indígenas, comunidades remanescentes de quilombos, os caboclos ribeirinhos, as comunidades tradicionais urbanas, as populações tradicionais marítimas, que se subdividem em pescadores artesanais e os caiçaras, entre outras, as quais sofrem ameaças ao seu patrimônio cultural imaterial, resultantes de um descaso do Poder Público.

 

120 - Marginalização

Dizem que a sociedade é formada por um conjunto de seres que convivem de forma organizada, sujeitos às mesmas Leis e dirigidas por um Governo que tem por objetivo zelar pela integridade dos cidadãos. Àqueles que não se adequam às Leis formam grupos de indivíduos fadados à marginalização social, os quais de forma natural se agrupam em comunidades legislando suas leis de sobrevivência.

Quando um País, como o Brasil, abriga uns expressivos números de indivíduos marginalizados é sinal que sua estrutura está deficiente, um alerta de que algumas Leis vigentes, além de fomentarem a discriminação social, não provê mecanismos de trabalho para a sustentabilidade de seu cidadão.

Sem dúvida, a pobreza é um dos maiores fatores que ocasiona a marginalização e o indivíduo é pobre porque não tem alimento, saúde, moradia e educação. Estes aspectos são fundamentais para o cidadão se inserir na sociedade, mas consciente de sua impotência, aceita esmolas como as diversas bolsas governamentais distribuídas. Um cidadão feliz é àquele que busca, sua formação cultural, profissional e consegue emergir desta situação estagnada. Desta forma conquista sua dignidade.

 

121 - Redes Sociais

Há muito tempo venho observando nas redes sociais que, uma parcela da  sociedade transformou-se em semeador do ódio que nutre o preconceito endêmico no mundo, sob vários aspectos: com as mulheres (machismo, misoginia ou sexismo); o racismo que torna o branco uma raça superior; a camada social dos pobres ou miseráveis (sem teto, sem trabalho) por parte das classes dominantes; intolerância religiosa, principalmente com os africanistas; discriminação com os deficientes, muitas vezes não permitindo a inclusão social; a aparência visual, (gorda, magra, feia, bonita, etc.), atrelados à uma imagem padronizada da sociedade; aos LGBTs, com agressão  física ou psicológica, atos que levam a morte violenta pelos preconceituosos ou, ao suicídio pela não aceitação das escolhas pessoais; o Bullying que deixa uma sequela psicológica na criança ou adolescente; partidário, a não aceitação de outras ideias gerenciais. Nós como cidadãos temos, o direito de lutar pelo que consideramos correto, reclamar e construir críticas construtivas, mas temos o dever de respeitar nossos semelhantes. Só será possível uma volta de 360º, quando o indivíduo se dispor a deixar de viver no senso comum, no patamar do pré-julgamento. A busca do conhecimento traz a fundamentação, a crítica da análise sobre qualquer assunto. O conhecimento é fundamental para exterminar as truculências das últimas décadas.

 

122 -O que divide o cidadão em classes sociais?

As classes sociais são divididas em “dominantes” e “dominadas” e o aspecto primordial para esta divisão é o econômico. O  que muda este status não é a sorte, mas a cultura. Em nosso País, as dominadas proliferaram rotuladas de miseráveis, àqueles que dependem do governo para uma mísera sobrevivência, os sustentados por bolsas esmolas.  A desigualdade é vergonhosa, antigamente o pobre servia única e exclusivamente para trabalhar para seus patrões e tinham que ganhar somente o básico para sua sobrevivência, ao contrário, não se sujeitariam a trabalhar para os ricos. A existência do pobre era defendida pelos ricos, pois os ricos são ricos através do trabalho dos pobres, ou seja, conclui-se que os pobres não podiam mudar seu status.

A atualidade nos mostra outra realidade, a pobreza é de interesse governamental, enquanto o pobre não necessitar trabalhar por ser sustentado pelo governo ele passa a reverenciar os políticos e fomenta a corrupção, desta forma, se torna omisso, pois lhe é conveniente. O homem inculto não conhece o significado de “afinidades políticas e ideológicas”, o que lhe interessa é a lei da sobrevivência. Enquanto isso, as classes sociais em plena atividade, seja na escola, em casa com a família ou em qualquer outro lugar, unidas por um objetivo comum, pensam melhor sobre si e seus companheiros e buscam defender seus direitos como cidadão, através de negociações ou greves com as classes dominantes. Enquanto isso, o Brasil segue o rumo dos descalabros governamentais, da corrupção e da impunidade. No próximo ano teremos eleições, pouco tempo para o brasileiro acordar e se conscientizar de seu dever de cidadão – “construir um país digno”, através de seu voto.

 

123 - Bolsonaristas em Londres no enterro da Rainha Elizabeth II

Insensibilidade do Presidente do Brasil fazer campanha política em um País que vivencia o luto, pela morte de Sua Rainha. O destempero na retórica produziu fatos mentirosos e ameaças claras ao sistema eleitoral de seu país, na janela da. casa do embaixador brasileiro em Londres. Seguindo o exemplo de seu Presidente seus adeptos, brasileiros que estão abrigados sob a bandeira da Inglaterra fizeram arruaças. Os ânimos se acirraram e ocorreu a necessidade da intervenção da polícia londrina que precisou separá-los para evitar uma escalada na violência. Vergonha Nacional.

 

124 - Rolo compressor

O homem tem quatro planos de consciência ou expressão, Físico, Mental, Emocional e Intuitivo. “O EGO DOENTIO - O CONFRONTADOR” DO PRESIDENTE BOLSONARO” ocupa, todos os planos. Desta forma, não reconhece suas reais necessidades e torna-se uma pessoa insensível, dominador, agressivo. Sua forma de agir faz dele, um rolo compressor, pois não aceita que outros tenham pensamento crítico e afrontem sua incultura.

 

125 - Governo Brasileiro em crise existencial

Como se não fosse suficiente uma pandemia estamos enfrentando uma crise política e um Presidente que não se preocupa com seu povo, pois a insanidade de seu ego desenvolveu uma mania de perseguição onde todos de alguma forma são culpados e querem lhe prejudicar. O Presidente vive no senso comum e desconhece o pensamento crítico, nega a ciência, para ele a pandemia não passa de uma “gripezinha”, não se preocupa com o número crescente de pessoas com o contágio e muito menos com o número de óbitos, pois são as mídias que querem prejudicá-lo. Sua meta e que as pessoas retornem ao trabalho para não atrasar o desenvolvimento da economia. Os últimos dias transcorrem preocupantes, pois no cotidiano assistimos seus desmandos e seu descontrole emocional, suas provocações com partidos político e demais instituições como o Supremo Tribunal Federal. Há poucos dias exonerou o ex-Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, por sua preocupação com a população. Como se não bastasse participou, de um evento com caráter politiqueiro apoiando, a intervenção militar e o fechamento do Congresso e STF. Sinto que mudanças ocorrerão ainda dentro da pandemia e por sinal funestas, pois o Presidente está se tornando um ditador tirano, com tendência para a psicopatia e o genocídio, quando instiga seus filhos e eleitores ao ódio contra tudo e todos.

 

126 - Intervenção Militar

Como cidadã entendo que, ao eleger Bolsonaro já foi eleita de forma democrática a intervenção milita, a prova está do número de militares que compõem o escalão do governo. Parem de pedir intervenção militar, ela já está instalada. O golpe foi colocar Bolsonaro que tem um Ego desmedido, como bobo da corte, enquanto as forças armadas administram o País.

 

127 - O Cadete e o Capitão

O cadete e o capitão - Uma investigação sobre um momento controverso na trajetória de Jair Bolsonaro: o abandono da carreira militar e o ingresso na vida política. Jair Bolsonaro tornou-se uma figura pública em 1986, quando assinou na revista Veja um artigo em que reclamava do baixo soldo pago aos militares. Um ano depois, nas páginas da mesma revista, reapareceu numa reportagem que revelava um plano de estourar bombas em locais estratégicos do Rio de Janeiro. A revista publicou um desenho que detalhava o plano. O croqui, supostamente de autoria do capitão, comprovaria a conspiração em curso no Exército. Instado a prestar contas, Bolsonaro foi considerado culpado no primeiro julgamento, e mais tarde inocentado pelo Superior Tribunal Militar (stm). Após a decisão da corte, deixou a farda, passou à reserva e ingressou na política. Esta é a reportagem mais completa já escrita sobre esse período pouco conhecido. O autor examinou a documentação do processo (reproduzida no livro) e escutou as mais de cinco horas de áudio da sessão secreta — ambos disponíveis no stm. Também entrevistou personagens que atuaram no caso, entre jornalistas de Veja e militares colegas de Bolsonaro. Além de reunir indícios suficientes para apontar que a autoria do croqui, como sustentou Veja até o fim, era mesmo do capitão, Maklouf reconstitui um episódio decisivo não apenas para a trajetória do presidente eleito em 2018, mas também para a redemocratização e o jornalismo no Brasil.[...] Fonte: https://nbook.akbd.info/?c=br&book=1473138271&format=pdf

 

128 - Id de Bolsonaro

A fonte da energia psíquica, o ID, do Presidente Bolsonaro está relacionada com seus instintos, impulsos orgânicos e desejos inconscientes.  O ID é impulsivo, busca uma solução imediata para as tensões, não aceita frustrações e não conhece inibição. Além disso, esse aspecto desconhece juízo, a lógica, os valores e a moral.

 

129 - Pesadelo

Bolsonaro vai ter que conviver com a lembrança das 686.000 mortes por COVID causada por sua incompetência e negligência e ainda, não contabilizados, o número de patriotas que tiveram sua vida emocional afetada, por perdas familiar, amigos, emprego, em dedicação exclusiva por uma utopia chamada, ‘MITO'. Mentes obscuras desconhecem o significado da palavra, pois Mito é nada mais que uma história produzida através da transmissão oral, por povos que contavam lendas, para expor situações do mundo que habitavam. O que Bolsonaro fez pelo Brasil para ser chamado de Mito?

 

130 - Afro-brasileiros

Os afro-brasileiros são descendentes dos povos africanos, trazidos da África para o Brasil em navios negreiros para servir como escravos a sociedade brasileira, trazendo sua cultura e crenças religiosas com eles. Desde sua chegada em solo brasileiro este povo trazido a força para o Brasil para serem  escravos sofreram, em seu cotidiano, o preconceito em virtude de ter uma crença diferente dos povos colonizadores, pois era chamada de “macumba”, suas oferendas para seus Deuses. Os escravos foram obrigados a conviver da melhor maneira possível e desta forma, de uma forma inteligente começaram a nomear seus Orixás, com nomes dos Santos Católicos, para cumprir com seus rituais. Os séculos transcorreram, mas a discriminação nas religiões africanas perpetua até os dias de hoje, pois inúmeras casas de religião são destruídas, pela obscuridade de fiéis que se dizem Evangélicos, os quais são adeptos ao racismo estrutural.  

 

 

2023

 

131 - Democracia sob nova direção

Assisti a escolha do novo Presidente do Senado. Superou as séries do NETFLIX, reuniões de verdades, mentiras, suspense, agressões, queda de braço do poder. Lastimo o desrespeito com o cidadão brasileiro, pois ali é a casa de quase 200 anos considerada um dos principais pilares da estabilidade do País, composta por 81 Senadores, os quais entre suas atribuições devem manter a ordem política, social e financeira, para o bom funcionamento da máquina pública.

Infelizmente, nosso Senado foi administrado por presidentes que pertencem a velha política, coronéis de estados brasileiros e por uma corja de corruptos. Mas o clamor do povo e os novos senadores que trazem metas de justiça e transparência contribuíram para mudança radical. O novo presidente mostrou ousadia para desbancar, um cancro que ocupava o cargo de presidente há muitos anos embora, esteja respondendo processos administrativos, mas como um indivíduo só é considerado culpado após os trâmites legais vamos aguardar, os próximos capítulos da série BRASIL. Expresso minha dúvida com a nova gestão vamos esperar o tempo transcorrer, mas acho que apenas mudaram os atores nos descalabros políticos.

 

132 - Ordem e Progresso

Para que um regime democrático não entre em óbito, o cidadão que possui caráter só deve lealdade ao lema de nossa bandeira idealizada, pelo filósofo Raimundo Teixeira Mendes em 1889. ORDEM E PROGRESSO. A ORDEM significa a defesa e manutenção de tudo que funciona de maneira positiva, PROGRESSO é o avanço natural da sociedade e das instituições, como consequência da defesa da ordem. Nosso lema é regido pela Constituição Brasileira através de Leis, as quais resultam em punição ao serem descumpridas, para todos os brasileiros, independentemente de sua posição no panorama nacional.

 

133 - Chamem exorcistas

Bolsonaro está possuído pela BESTA DO APOCALIPSE. A Bíblia se refere a dois animais: Apocalipse 13 descreve dois animais que se levantarão e tomarão o poder nos últimos tempos. O primeiro animal, a Bíblia chama de “a besta” é um poder político que governará a terra nos últimos tempos. O segundo é o Anticristo. Apocalipse 17,8-12 contém uma descrição mais detalhada do animal. É claro que o animal vai ser uma espécie de união de diferentes nações e poderes políticos que funcionam como um só. O seu objetivo vai ser de governar a terra de forma independente, completamente livre de Deus.

 

134 - Eleições 2022

Amanhã é dia de exercemos nossos direitos e deveres cívicos. Vote com conscientização, sem ideologia política, para Deputado Federal, Estadual, Senador, Governador e Presidente. Lembrem que esses políticos serão os gestores que administrarão nossas vidas, através das políticas públicas (distributivas; redistributivas; regulatórias e constitutivas), nas esferas Municipal, Estadual e Federal, para garantir direitos, assistência ou prestações de serviços à população, com objetivo de assegurar acesso aos direitos garantidos pela LEI Nº 7.834, DE 6 DE OUTUBRO DE 1989.

 

135- Debate da incivilidade

Ontem assistimos, um espetáculo circense, com retóricas contundentes entre ataques verbais dos candidatos como se estivem em um concurso de inaptos. Se esforçaram para ganhar o primeiro lugar da “OBSCURIDADE E ESQUECERAM QUE O CIDADÃO ESTAVA ASSISTINDO”. Dos que defendem ideologias e vivem no “senso comum” soaram aplausos. Dos que possuem “pensamento crítico” brotou, a vergonha de ver que o Brasil foi esquecido, por falta de informações sobre a crise brasileira, a distribuição de políticas públicas e soluções. Parabéns às nossas representantes femininas que representaram a decência. O VENCEDOR FOI O DIREITO DE RESPOSTA.

 

136 - Final 1º Turno das Eleições de 2022

Observa-se a paisagem Brasil entrelaçada, com conservadorismo, religião, corrupção e o resultado das urnas autenticou. Através de cada conceito elencado formam-se grupos hierárquicos do poder dominante e nossos cidadãos, não conseguem soltarem-se das engrenagens enferrujadas e tornam-se marionetes dos poderosos. Observa-se grande dificuldade de o indivíduo polir sua inteligência e exercer o pensamento crítico, pois prefere manter-se na obscuridade. Uma parcela do povo me faz lembrar os escravos e seus senhores os quais se acostumaram, com gritos, chibatadas, pouco alimento e a proibição de exercer seus cultos aos deuses. Este tempo passou, hoje não somos robôs nem marionetes, somos seres humanos com capacidades cognitivas para serem usadas não só em nosso favor, mas também, para ajudar nossos semelhantes. Na minha trajetória de vida sempre me fiz acompanhar de quatro verbos para ser o que fui, sou e serei: Calar – “o silêncio é de ouro e as palavras são de prata”, desta forma, absorvi conhecimentos de diversas fontes, os quais me serviram de ferramentas para os desafios. Saber – “quem busca a evolução sobe primeiro o degrau da humildade”; Querer – “respeitar o momento de cada um, uma vez que todos estão no caminho, apenas uns começaram antes dos outros”; Ousar – “é nortear seu caminho alimentando seus objetivos de esperanças”, “OUSAR”, no tempo certo, sem desanimar frente aos obstáculos. Tudo tem o tempo certo para acontecer, não foi hoje que os grilhões se romperam, mas será amanhã.

 

137 - Votei em Luís Inácio Lula da Silva para Presidente.

A última vez que votei no PT foi no ano de 2000 em Pelotas/RS e encerrei minha caminhada partidária. Hoje exerci meu direito e dever de cidadã, por ter consciência política e pela primeira vez voto em Lula, por entender que o Brasil necessita de um Presidente humano, o oposto do atual Presidente, um alienado mental, o Colonizador que tratou cidadãos como escravizados. Votei no Lula por ter empatia por meus irmãos negros, indígenas, LGBTI. por um Brasil laico e sem preconceitos, pelo fim das ideologias políticas desumanas e assassinas, por uma sociedade igualitária e o fim da miserabilidade. Votei em homenagem póstuma, às 686.304 mil pessoas que foram exterminados por COVID por negligência governamental. Votei por todos irmãos brasileiros que passam fome e se alimentam dos resíduos, que a classe poderosa coloca no lixo. Votei por todos àqueles que não tem moradia e emprego. Votei por Marielle e todos que tiveram a vida ceifada transformando-se em queima de arquivo. Votei por todos irmãos negros e indígenas assassinados cruelmente, com omissão do Governo. Votei pelo fim da censura jornalística e manifestações culturais. Votei pelo fim da corrupção desordenada em todas as instâncias. Votei pelo fim da presença de militares com cargos eletivos nas instituições. Gratidão a todos que usaram o pensamento crítico para eleger Lula, por um Brasil com equidade. Sabe-se que ele não fará milagres, mas devolveu a esperança de um governo direcionado ao povo. Votei no Lula para resgatar nossos patrimônios invioláveis, a DEMOCRACIA e LIBERDADE, assegurada pela Constituição Federal de 1988.

 

138 - Vinte e nove de abril de 2022

Em virtude da Pandemia e estar dentro da faixa etária do grupo de risco, 73 anos optei, pela solenidade no Gabinete do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da UFSC, pelo Diretor da Unidade, Professor Jacques Mick, onde fiz a leitura do Juramento do Curso de Graduação em Museologia.

“Com base nos princípios éticos do profissional museólogo juro, colaborar com as comunidades, para a promoção do uso social da memória garantindo a comunicação e a preservação dos patrimônios culturais e naturais de maneira estimular as potencialidades e uso dos bens culturais favorecendo assim, a emancipação da sociedade”.

 

139 - História de um negro - Escritor João da Cruz e Souza, trajetória, patrimônio, memória, identidade.

 Ao abordar sua trajetória no século XIX propõe-se pensar também, nos aspectos culturais de uma época entre o sujeito e a sociedade predominante, os caminhos percorridos, para realizar seus sonhos, alguns fragmentados nos aspectos social, político, familiar e outros com sucesso que retratam, suas percepções, emoções e sentimentos através de sua verve poética e seus artigos jornalísticos, dedicados à causa abolicionista permeados, de ironia para denunciar o preconceito racial e exclusão social evidenciando, o poder da classe dominante sobre a classe dos dominados. Mesmo com críticas contundentes ao seu estilo poético, aos seus sonhos e devaneios Cruz e Sousa, recebeu duas alcunhas honoríficas “Dante Negro e Cisne Negro” e com suas obras “Missal” e “Broquéis” e inaugurou em 1983, um novo estilo conhecido como simbolismo no Brasil. Embora na companhia do estigma social em vida foi reconhecido e enaltecido pós-morte, pela sociedade catarinense que rebatizou, o Palácio do Governador com seu nome, “Palácio Cruz e Sousa” e o Museu Histórico de Santa Catarina guarda, seu patrimônio cultural Este foi meu trabalho de Conclusão de Curso, disponível em:  https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/233718

 

140 - Nossa História

O Brasil passa por mais um período conturbado e ficará registrado nos capítulos de nossa Historiografia através de documentos escritos e, quando não existem, o Historiador usa de sua habilidade para questionar, analisar e obter resultados cônscios para registrar acontecimentos. O historiador no exercício de seu ofício traz o passado para o presente, que após análises poderá ser aperfeiçoado. Após investigações sobre pesquisas anteriores, questiona a veracidade dos fatos e movido muitas vezes, por seus anseios pessoais deseja preencher lacunas da história e reescrever, sob ótica mais crítica. Muito se escuta no meio científico a palavra “paradigmas”, o que faz com que o Historiador se debruce no acervo documental, pois modelos obsoletos necessitam o descarte, para uma nova história surgir. Nesse momento, o tempo presente tem uma importância relevante para entender um passado histórico formado por pensamentos, linguagem e conclusões de uma outra época.

 

141 - O contra golpe

Em 09/11/2022, as Forças Armadas cumpriram sua missão e entregaram o famoso relatório sobre a credibilidade das urnas. Desta forma, o Presidente da República Jair Messias Bolsonaro viu ralo abaixo sua possibilidade de golpe. O que restou? um Presidente que aos olhos da comunidade internacional virou pária, sem reconhecimento apenas, usando o poder de sua posição de Chefe do Executivo para prosseguir os descalabros até o fim do mandato. Creio que só não renuncia por medo de perder a imunidade parlamentar e apressar, os processos que serão instaurados. Acredita-se que as instituições serão mais rígidas, para punir os culpados e por certo faltarão, penitenciárias para abrigar os delinquentes, políticos e sociais no Brasil. Fonte: https://congressoemfoco.uol.com.br/area/governo/relatorio-das-forcas-armadas-atesta-que-nao-houve-fraudes-nas-eleicoes/

 

142 - Salário futuro de aposentado do ex-Presidente Jair Messias Bolsonaro

Fui funcionária pública federal por 25 anos. Um funcionário público recebe gratificação enquanto exercer funções em um cargo gratificado, como foi meu caso por um período, como Secretária de um dos Reitores da UFPel.   Nossa Constituição tem Leis obsoletas, as quais deveriam ser analisadas, como a Lei de 1986 que protege ex-presidentes. Esta Lei incentiva políticos a ocupar o cargo, pois sabem que ficarão com um polpudo salário e que o mesmo em caso de morte será estendido à esposa e na morte da esposa aos filhos. O Brasil necessita não ser reconstruído e sim ser construído, com valores democráticos.

 

143  - Os Patriotas e suas manifestações

Não desistem, pois são inflados pela conduta de Bolsonaro que deseja que eles façam o que ele não pode fazer, autorizar uma guerra civil. Muitas vezes tento analisar o pensamento destas pessoas e só consigo achar uma solução. Bolsonaro com seu Ego doentio criou uma seita que fez lavagem cerebral em seus adeptos, pois são cegos, surdos e mudos para a realidade. Ontem assisti o depoimento de um patriota super comovido que despertou, da inércia mental que lhe envolvia e desistiu de participar das manifestações, pois concluiu que se as Forças Armadas não apoiavam Bolsonaro era sinal que Bolsonaro estava errado. Creio que, com a diplomação de Lula e o reconhecimento como Presidente eleito pelo povo, outros tantos despertarão e Bolsonaro terá que arcar, com a colheita de sua semeadura de quatro anos.

 

144 - 12/12/2022 - Diplomação como Presidente Luis Inácio Lula da Silva e Vice-Presidente Geraldo José Rodrigues Alckmin Filho.

Além dos diplomados, o povo brasileiro diplomou o Estado de Direito como defesa da Nação. Existe um antigo provérbio árabe que diz: “Apesar dos cães ladrarem, a caravana segue seu caminho”. Assim aconteceu o processo eleitoral no Brasil, pois enquanto os homens sem caráter usavam de artimanhas, para atingir os processos cognitivos dos brasileiros, através de sementes nocivas, os homens com caráter discutiam, analisavam e argumentavam, um alicerce estável, para reconstruir as paredes destruídas pelo ódio dos ignóbeis homens do poder. Eles ladraram de forma incansável, mas a caravana da democracia e da esperança foi valente e não se intimidou com os ruídos caninos. E assim, o BEM venceu mais uma vez. Vida longa e sucesso na nova direção para os diplomados nesta tarde.

 

 

 2023

 

145 - Lema DEUS, PÁTRIA E FAMÍLIA

No Brasil, na década de 30 foi fundado, após a primeira guerra mundial, o movimento de extrema-direita com o nome de Ação Integralista Brasileira (AIB), em 1932, quando o jornalista Plínio Salgado lançou o Manifesto de Outubro. Até os dias atuais é invocada sua liderança nas tendências integralistas que existem, como a Frente Integralista Brasileira (FIB) e o Movimento Integralista e Linearista Brasileiro (MIL-B). Seus integrantes implantaram um projeto político sócio cultural com o lema “Deus, pátria e família” e a partir deste slogan desenvolveu-se o fascismo brasileiro. Colocaram Deus na hierarquia social em primeiro lugar, pois consideravam que o mesmo dirigia a sociedade. Em segundo lugar estava a Pátria, o espaço geográfico brasileiro onde o indivíduo construía seu lar e em terceiro a família. E assim este projeto foi construído em um movimento nacionalista, autoritário, que manteria a unificação da sociedade cerceados, através do poder. A retórica da doutrina fascista pregava que todas as esferas da sociedade deveriam ser controladas pelo governo, alicerçada no poder absoluto do Estado, nacionalismo exacerbado e tentativa de retomar o paganismo, em detrimento do Cristianismo, ou seja poder absoluto do Estado. Na Itália Benito Mussolini foi o fundador líder do fascismo italiano, governando a Itália de 1922 a 1943, com ideias conservadores e reacionários e fundou o movimento que se tornou o Partido Fascista.

 

146 - Data inesquecível na História do Brasil

Dia 08/01/2023 o Congresso Nacional, Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal (STF) influenciados por ideologia Bolsonarista queriam a prisão do novo Presidente eleito democraticamente e intervenção militar, para retorno de Bolsonaro. O que estas pessoas queriam realmente era um atentado contra o Estado de Direito. Durante a vandalização os golpistas não se preocuparam em esconder o rosto e, ainda gravaram vídeos sobre a depredação. Além de destruírem os bens tangíveis como os imóveis danificaram bens culturais, ou seja, objetos de arte e/ou de ofícios, ou utensílios domésticos ou religiosos que possuem valor cultural reconhecido pelas instituições de proteção do patrimônio. Resta as instituições a grande tarefa de recuperação. Mas merecedores de louros por conservarem, o patrimônio Imaterial mais precioso que O Brasil possui – A DEMOCRACIA.

 

147 - Momento Histórico

Brasil vive um momento que será registrado pela memória coletiva de seus cidadãos, para não cair no patamar do esquecimento. O Bem vence o Mal em uma guerra política, onde sangue de brasileiros foram derramados e mancharam nosso solo sagrado. Passamos por tensões entre FAKES e FATOS, por terroristas que ameaçaram a segurança de seus irmãos, pelotões de bolsonaristas com mentes obscuras, que se deixaram manipular pela seita Bolsonaro e usaram seus processos cognitivos para espalhar o terror. Lula foi a tábua de salvação para a Pátria sobreviver do naufrágio, no mar da ditadura civil, que oprimiu o povo por 4 anos. Não sou PT sou PSOL e muito critiquei, através de crônicas o governo do PT do passado. Hoje tenho duas certezas, a primeira, que o grito dos inocentes ecoou nos quadrantes, o Brasil destemido é vermelho e representa a união, para defesa de nosso patrimônio mais valioso, a Democracia. A segunda certeza é que Lula vai governar com uma frente ampla, ou seja, não serão cometidos erros de outrora. O Brasil será passado a limpo, com empatia, justiça e integração na sociedade com igualdade, entre direitos e deveres e desta forma serão vencidos, os desafios sociais, políticos e religiosos. A partir desta data, a Nação honrará o Lema escrito em nossa Bandeira ‘ORDEM E PROGRESSO”. Vida longa Luiz Inácio Lula da Silva e Geraldo Alckmin, para cumprirem as metas traçadas. Sejam abençoados com as energias positivas de todas as crenças.

 

148 - Invasão ao patrimônio dos Três Poderes em Brasília

Na impossibilidade de sabotar as urnas eleitorais ou, atentar contra a vida do Presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, meliantes bolsonaristas mostraram sua força na invasão do Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal  (STF).

O Congresso Nacional, órgão constitucional que exerce, no âmbito federal, as funções do poder legislativo, quais sejam, elaborar/aprovar leis e fiscalizar o Estado brasileiro, bem como administrar e julgar. O Congresso é composto por duas Casas: o Senado Federal, composto por Senadores e a Câmara Legislativa, composta por Deputados,  cuja função é criar e ordenar as leis que regem o país, a responsabilidade de julgar e fiscalizar as ações do Poder Executivo a fim de certificar que está tudo de acordo com a Constituição Federal, mas que há muito tempo age como balcão de negócios para manter a corrupção.

O Palácio do Planalto é do Poder Executivo cuja função é garantir que os assuntos fundamentais do nosso país, como os direitos sociais e fundamentais para a dignidade humana, segurança, educação e saúde, recebam melhorias e possam atender todos os cidadãos.

O Poder Judiciário, cuja função é garantir os direitos individuais, coletivos e sociais e solucionar conflitos entre cidadãos, entidades e Estado. Para isso, o poder judiciário tem autonomia administrativa e financeira garantidas pela Constituição Federal. Tem competência para processar e julgar, entre outras, as causas em que a União, entidade autárquica ou empresa pública federal forem interessadas na condição de autor. É composto do Supremo Tribunal Federal (STF), Superior Tribunal de Justiça (STJ), tribunais regionais federais e tribunais dos estados, do distrito federal e dos territórios.

Além da composição humana estes órgãos são, guardiões de um valioso patrimônio,  que de acordo com o IPHAN “é composto por um conjunto de bens culturais classificados segundo sua natureza, conforme os quatro Livros do Tombo: arqueológico, paisagístico e etnográfico; histórico; belas artes; e das artes aplicadas. A Constituição Federal de 1988, em seus artigos 215 e 216, ampliou a noção de patrimônio cultural ao reconhecer a existência de bens culturais de natureza material e imaterial e, também, ao estabelecer outras formas de preservação – como o Registro e o Inventário – além do Tombamento, instituído pelo Decreto-Lei nº. 25, de 30 de novembro de 1937, que é adequado, principalmente, à proteção de edificações, paisagens e conjuntos históricos urbanos”.

Ao assistir o vandalismo creio que ali tem pessoas  com pleno conhecimento de seus atos, ou seja, imbuídas de destruir e outras movidas, pela ideologia política obsessiva. Com o decorrer do tempo conheceremos a identidade dos meliantes bolsonaristas e por certo, o nome do mandante ou mandantes, pois foi um ataque com uma estratégia muito bem elaborada, bem como saberemos de inúmeras prisões entre as classes sociais, classe alta, classe média e classe baixa. Com certeza a invasão foi subsidiada pela classe alta tanto pelo nível salarial como, posições ocupadas no meio político e o universo empresarial. Máscaras cairão no final da investigação, com perdas de cargos políticos e prisões.

 

149 - Constituição Federal e Forças Armadas

De acordo com a Constituição Federal as atribuições das Forças Armadas:

Parágrafo único. "As Forças Armadas constituem, em tempo de prazos fundamentos da organização nacional de guerra. Cabe-lhes defender a honra, a integridade e a soberania da Pátria contra agressões externas e garantir a ordem e a segurança internas, as leis e o exercício dos poderes constitucionais". Fonte: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/1937-1946/del3864.htm#:~:text=As%20For%C3%A7as%20Armadas%20constituem%2C%20em,Art

 

150 - Jair Messias Bolsonaro inelegível

Um registro que será inesquecível na História de nosso Brasil, onde a Justiça se pronunciou, a favor da inelegibilidade do Ex-Presidente. Por maioria de votos (5 a 2), o Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) declarou a inelegibilidade do ex-presidente da República Jair Bolsonaro por oito anos, contados a partir das Eleições 2022. Bolsonaro em sua trajetória fez uso de seu Livre Arbítrio. Semeou, em terreno árido e hoje, sua colheita foi funesta. Esta é a Lei do universo.

 

151 - O homem e seu umbigo

Na noite passada dormi tarde  pensando no rumo que a humanidade transita. Tenho inúmeros amigos e observo que a maioria se cala diante do caos que se aproxima, pois está preocupado apenas com suas  dores, sua sorte ou, seus azares direcionado,  para o culto de seu umbigo e esquecem que, seus semelhantes também tem umbigo. O umbigo não desempenha nenhuma função específica ou essencial no nosso organismo físico, mas tem ligação com o inconsciente, a comunicação entre o feto e a placenta, onde na gestação,  o bebê, tem proteção total. O bebê tornou-se adulto e sente-se desprotegido para sobreviver no planeta e desta forma, seu inconsciente bloqueia, ações conscientes de descobrir a fórmula de ajudar seus semelhantes. São poucos os que buscam o conhecimento e descobrem que, os acontecimentos atuais não são estórias contadas por nossos pais, para o bebê nanar, pois os fatos do cotidiano é a HISTÓRIA DA HUMANIDADE e cabe, a cada homem, com o pensamento crítico se propor  mudar o curso, através dos pensamentos, palavras e obras.

 

152 - Paisagem Brasileira

Cada brasileiro vê a paisagem como quer. No meu ponto de vista vejo feras em uma arena, sem caráter, sem civilidade, na disputa do poder. Rugem e sem usar o subterfúgio dos disfarces, autenticam no balcão das negociações, a  existência da corrupção monetária e moral, pois para atender demandas do Presidente Lula fecharam o cerco, ou o Presidente cede ou não tem apoio das Instituições da Câmara e Senado. É tão hilária a situação que deram o título da dança das cadeiras, uma brincadeira que surgiu  na década de 60, na Europa, em forma recreativa e posteriormente se difundiu para o resto do mundo. (KROMBHOLZ, 2001). Uma das possibilidades desta dança é a versão esportiva, que incentiva a competição no caso do Brasil entre Deputados e Senadores que ficam sentados em poltronas enquanto, os presidentes das respectivas instituições ficam sentados em suas cadeiras presidenciais com o microfone liderando negociações. Os atores ficam em pé rugindo até que é dada a sinalização do voto e desta forma, todos buscam a cadeira para sentar e relaxar. Quem não conseguir sai do jogo. A quantidade de cadeiras tem que ser sempre um número menor do que a quantidade de pessoas, ou seja, quem não conseguir sentar será o mentor, das desavenças e opressões, nas metas do Governo Federal.

 

153 - Ditadura Civil/Militar

Em 2018 a maioria da sociedade elegeu Jair Messias Bolsonaro para presidente e deu ao mesmo, um cheque em branco para dirigir o País e conheceram o infortúnio, um País sem crédito à nível Internacional. Final de um capítulo negro de nossa história. Óbito de um regime ditatorial cívico-militar. As notícias cotidianas deste período autenticam a derrocada do Brasil e desta forma urge, mudanças. Me regozijo com o óbito da DITADURA CIVIL/MILITAR, sob o regime de Jair Messias Bolsonaro e todos os militares que fizeram parte do Governo. Hoje também entra em óbito, os atributos negativos do Governo: Corrupção; Desinformação; Desrespeito às mulheres; Desrespeito ao meio ambiente; Desrespeito aos indígenas; Desrespeito ao País laico; Fome; Homofobia; Incentivo às armas; Incentivo aos crimes de garimpo; Machismo; Mentira; Miserabilidade; Negligência; Ódio; Políticas públicas; Preconceito gênero sexual; Queima arquivo; Questões sociais; Racismo estrutural; Saúde na pandemia; Xenofobia.

 

154 - Teias

Brasil em meio as teias Políticas e Forças Armadas. Um capítulo de confusão e inverdades, onde a luz da verdade custa a surgir. Nosso País rumo ao caos político e social com uma paisagem vergonhosa a nível internacional. Cada teia que se desfaz aparece mais atos desonrosos. Policiais sem comprometimento com a verdade, Forças Armadas a encobrir atos que fragilizam sua missão no País. Poder Legislativo pressionado  por Políticos corruptos em pleno balcão de negócios para ocupar cargos. Congresso tenta aprovação de medidas urgentes e necessária enquanto, Governo Federal tenta trazer esperança ao povo. Cidadão inquieto e temeroso dos futuros acontecimentos. E nossa Bandeira, tremula entre os quadrantes deste imenso Brasil.

A partir da cartografia da mente pela psicanálise observa-se que Jair Messias Bolsonaro tem um ID problemático e está perdido no labirinto mental, onde não consegue chegar ao ponto final por tendências ideológicas que o norteiam, dentro do senso comum como, militarismo, autoritarismo, fundamentalismo cristão, aversão à esquerda, idolatria por Trump, conservadorismo de extrema direita, negacionismo e nacionalismo ou seja, características múltiplas copiadas de várias ideologias. Com a soma de todas frustrações desde a infância, seu tempo de militar e posteriormente, como político trouxe o lema "Deus, pátria e família", associado com o Integralismo brasileiro criado por Plínio Salgado na década de 1930, influenciado pelos ideais e práticas fascistas que se desenvolveram na Europa após o fim da I Guerra Mundial. Criou uma performance ao longo de sua existência e se proclamou salvador da Pátria. É autêntico em retórica e atos, ou seja, pensa e faz e se tornou líder de outros ID doentes que se colocaram enfileirados para servir a Pátria. Porque razão foi apoiado pelas Forças Armadas, que tinham conhecimento de seu mau caráter? Por certo, o interesse em reimplantar a ditadura militar, pois tinham certeza que logo ali Bolsonaro teria um Impeachment a pedido de movimentos sociais e de partidos políticos e desta forma, o Vice-presidente também militar assumiria. Foram logrados, pois as instituições foram coniventes com os acontecimentos e não cumpriram com as Leis da Constituição. O resultado foi trágico, um governo repleto de descalabros, as Foças Armadas perderam a credibilidade, desgaste político, religioso e social, sem política externa e interna e armou a população para uma Guerra Civil. Alguns pelotões de Bolsomínios são empresários que não querem perder seu poder e ameaçam sair do Brasil se Lula ganhar, políticos que não querem perder suas verbas na corrupção, religiosos que misturam política e fé, outros que vivem no senso comum como o Presidente e instigados pelo ódio agem, com violência física, retórica agressiva e assassinatos. Desta forma o Presidente levou o Brasil rumo ao caos. A solução para o futuro de Bolsonaro seria sair do senso comum e exercitar o pensamento crítico. Quando? Nunca, pois não quer reconhecer seu lado primitivo. Ainda descobriremos segredos ocultos, sobre este fenômeno, até sua ruína total, como político e como sujeito. Só lhe restam duas direções, a prisão ou pedido de asilo político familiar, se algum País se dispuser aceitar, o que também acho difícil.  Adeus MITO.

Fonte psicanálise; https://www.psicanaliseclinica.com/id-ego-e-superego/

 

155 - Governo Lula encerra programa de escolas cívico-militares criado por Bolsonaro

Embora seja uma Lei Federal, alguns Governadores não concordam e manterão, as escolas cívico-militares. As escolas distribuídas entre Estados e Municípios estão estruturadas na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, com a missão  de promover o processo de transmitir conhecimentos, para aprendizado da construção da cidadania, seus direitos e deveres como cidadão na sociedade onde está integrada e desta forma, desenvolver o senso coletivo. Outrossim, a criança aprende a se conhecer e a conhecer o outro, tendo contatos com outras opiniões e maneiras de lidar com as situações, incentivando o respeito e a empatia.

Nem todas crianças despertam com a mesma idade, pois a maturidade vem com as experiências do cotidiano e a rigidez de uma escola cívico-militar ocasionará sérios problemas no futuro, inclusive o da comunicação. Aos 18 anos, na Escola Santa Margarida/Pelotas/RS onde fiz minha Formação em Magistério, no último ano tivemos uma disciplina ”Moral e Cívica”, um excelente professor e um excelente conteúdo, para pessoas com maturidade formada.

Este tipo de escola deve ser implantado,  para indivíduos que decidem servir a Pátria no Exército, Marinha e Aeronáutica para o aprendizado do que pode ou não fazer, as Forças Armadas, para não cometerem desvarios como atualmente.

 

156 - Israel versus Hamas

Iniciou em 7/10/2023. Quando terminará? Não se sabe. Uma guerra política/religiosa que tem exterminado um número expressivo de indivíduos dos dois lados. Israel uma poderosa potência localizada no Oriente Médio, ao longo da costa leste do mar Mediterrâneo, fazendo fronteira com Líbano, Síria, Jordânia e Egito. Fica na junção de três continentes: Europa, Ásia e África, foi surpreendida pela inteligência de Hamas,  batizado como “Movimento de Resistência Islâmica", um grupo palestino que governa a Faixa de Gaza desde 2007, banhada pelo mar Mediterrâneo a oeste, e faz fronteira com Israel e com o Egito. Esta guerra vai com sua duração envolver mais Países do Oriente Médio, os que estão a favor de Israel e outros, a favor de Hamas na faixa de Gaza. Israel tem como padrinho Joe Biden, Presidente dos EUA. O que falta para findar esta guerra? O diálogo entre Países do Oriente Médio, mas para ocorrer é necessário que separem motivação religiosa da motivação política. Enquanto o pensamento crítico não brotar nas mentes dos que estão guerreando, prosseguem crimes hediondos contra civis, cidadãos  de Israel, da Faixa de Gaza, bem como de outros países. Graças ao nosso Governo Federal medidas são tomadas para repatriação de nossos irmãos brasileiros com diálogo e aviões para o transporte.

 

157 - Dia dos Indígenas

Esta data foi criada para substituir um erro na nossa História,  com nossos povos originários, quando usavam o “Dia do Índio”, uma lei promulgada.  Essa data comemorativa foi criada, em 1943, durante a ditadura do Estado Novo. Seu surgimento ocorreu, pela pressão de Marechal Rondon, importante indigenista brasileiro. Neste ano, 2023 conseguiram em 21 de setembro, a decisão tão esperada: “O Supremo Tribunal Federal (STF) assegurou os direitos dos povos indígenas ao rejeitar o marco temporal, uma tese jurídica que impediria a demarcação dos territórios tradicionais reivindicados por povos indígenas quando não comprovassem que lá estavam presentes em 5 de outubro de 1988—dia da promulgação da Constituição Federal”. O primeiro passo foi dado, mas sabe-se que ainda tem que ser reconhecido pelo Congresso Nacional.

 

158 -  Defesa de Tese 7/11/2023

Não tenho paciência para viajar de ônibus entre meu Bairro e a UFSC, exatamente entre ida e volta 5h80min, mas fui. Hoje um ex-professor da UFSC, que ministrou aulas no Curso de Museologia tornou-se, além de Mestre um amigo do coração. Hoje  Waldemar de Assis Lima  (Doutorando) defendeu sua tese, a qual foi aprovada pela Banca. ‘O BRANCO NO PRETO E O PRETO NO BRANCO: USO SOCIAL DA MEMÓRIA NO FAZER-SE ANTIRRACISTA DE PESSOAS BRANCAS”. Um excelente conteúdo reconhecido por seus orientadores. Foi uma bonita festa cientifica, recheada de aplausos, lágrimas e elogios na qual recebeu, o título de Doutor.

Além da amizade Vavá foi, o único professor do Curso que esteve presente na minha formatura feita no Gabinete em 2022, pois em virtude de minha idade e pandemia fiz esta opção. Que a sorte te acompanhe na trajetória e tuas metas sejam realizadas, pois mereces. Com certeza teu trabalho será reconhecido internacionalmente.

 

159 - Notícias desagradáveis

Hoje, 14 de novembro a notícia mais comentada na TV e mídias referem-se, as palavras do Presidente Lula ontem (13/11/2023) na ocasião dos brasileiros chegarem a Brasília, em seu discurso político: “ Essa guerra, depois do ato provocado, e eu digo, um ato de terrorismo do Hamas, que provocou um ato, as consequências. A solução do Estado de Israel é tão grave quanto foi a do Hamas, porque ela está matando inocentes sem nenhum critério. Jogar bomba onde tem criança, onde tem hospital, a pretexto de que o terrorista está lá, não tem explicação”.

Em nota, o Instituto Brasil Israel (IBI) manteve a posição crítica sobre a avaliação feita por Lula. “É uma pena que o governo do Brasil, diante da tragédia da guerra, perca o equilíbrio e a ponderação, reduzindo a possibilidade de contribuir de maneira decisiva e propositiva com negociações entre as várias partes no conflito”, declarou, completando que a acusação feita pelo presidente “reforça os extremistas de ambos os lados e enfraquece as partes que lutam por um futuro de coexistência para israelenses e palestinos”.

Em nosso País através da Constituição Federal de 1988, artigo 5º, parágrafo IV: “É livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato”.  Todo cidadão brasileiro tem direito de manifestar seu pensamento desde que, não ocupe o cargo de Presidente do País, pois em direito público, é a delegação conferida à determinada pessoa, para representar  o País. Como mandatário, seu pensamento individual, não pode menosprezar a conduta de outras Nações.

 

160 - OCUPAÇÃO “MARIGHELLA” em Palhoça Santa Catarina

Um fato lastimável ocorre hoje, 18/12/2023 na cidade de Palhoça/SC. Os ocupantes após 1 ano sem água e luz decidiram fazer uma manifestação de repúdio ao tal fato atearam fogo em pneus na BR e impediram, a circulação de veículos. Manifestações são feitas por não serem cumpridos dos Direitos Humanos  que rege em nossa Constituição no artigo 5º “Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade”, é o que prega o Artigo 5º da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988”. O que realmente me espantou foi a posição do Deputado Sérgio Guimarães onde fiz o seguinte comentário: Você tem um perfil político de ajudar semelhantes que passam por necessidades, mas deixou cair sua máscara no momento de seu comentário: “ELES VOLTARAM, E VOLTARAM INFERNIZANDO A VIDA DOS TRABALHADORES EM PLENA SEGUNDA-FEIRA” e desta forma tratou seus semelhantes como no passado, seres escravizados pela supremacia branca. No Portal de transparência da ALESC -   https://transparencia.alesc.sc.gov.br/faq.php - informa as atribuições de um deputado “ Os deputados propõem, discutem e deliberam sobre os diversos temas que influenciam a vida do cidadão. Também são responsáveis por fiscalizar e controlar os atos dos demais poderes Executivo e Judiciário, além de deliberar sobre a organização do Estado, propor alterações na Constituição estadual autorizar referendo e convocar plebiscito. Cabe ainda aos parlamentares estaduais julgar as contas prestadas anualmente pelo Governo do Estado, entre outras atribuições de relevância”. Neste caso o Senhor usou de suas prerrogativas, na luta por uma sociedade mais justa, fraterna, solidária, antirracista e verdadeiramente inclusiva?

 

161  - Papa Francisco e a Justiça

A Igreja Católica foi formada pela filosofia cristã" que pregava “amor, compaixão e fraternidade”, de acordo com seu fundador Jesus Cristo, na antiguidade. Com a morte de Jesus coube a Pedro difundir os valores do cristianismo, mas foi Paulo o responsável para introduzir a religião entre os Romanos, pois cultos cristãos eram proibidos em uma população pagã. No período do Imperador Nero todos cristãos sofreram hostilização e torturas até que no ano 313, com Constantino no poder os cultos cristãos foram liberados e agregaram novos adeptos. Na ocasião o imperador Constantino, para evitar a crise e a decadência do Império Romano, dividiu-o em duas partes: a ocidental, com a capital em Roma, representava o Império Romano do Ocidente; e a parte oriental, com a capital em Constantinopla (capital da civilização bizantina), representava o Império Romano do Oriente.

Assim sendo, no ano de 390, o imperador Teodósio promulga o edito de Tessalônica no qual reconhece, o cristianismo como religião oficial do Império. A esse edito seguem-se outros, sempre reforçando o primeiro, condenando o paganismo e as heresias e punindo até com a perda dos direitos civis aos que não professassem o cristianismo. Outrossim, no decorrer dos séculos ocorreram discrepâncias políticas entre a Igreja bizantina e a Romana, até que em 1054 ocorreu o  primeiro Cisma do Oriente e o papa (bispo de Roma) resistiu às insistentes tentativas de domínio do imperador bizantino, ao mesmo tempo em que os bizantinos não aceitavam e não acreditavam na figura do papa como chefe de todos os cristãos. Eles divergiam também em relação ao culto a imagens, às cerimônias, aos dias santificados e quanto aos direitos do clero.

Após as invasões dos povos germânicos (bárbaros) e com a crescente crise e decadência do Império Romano, a Igreja Católica aliou-se aos bárbaros, cristianizando-os, dominando e conquistando os vastos territórios ocidentais do Império Romano. As principais alianças se deram com os francos e, posteriormente, com o Império Carolíngio (na figura de seu grande imperador Carlos Magno). Juntamente com a Igreja Católica, propuseram reconstruir a magnitude do Império Romano do Ocidente, o chamado Sacro Império Romano Germânico.

Com a chegada da Idade Média na Igreja Católica surgiram, os monges copistas que reproduziam vários exemplares da Bíblia e o movimento conhecido como Cruzadas, os cavaleiros da fé saquearam, torturaram e mataram milhares de seres humanos. Eliminaram os homens do mau para impor a Santa Verdade. Em 1099, por exemplo, ao entrar em Jerusalém para expulsar os muçulmanos, os líderes da cruzada, massacraram 70 mil pessoas. O rei Luiz, da França, tido como um santo católico tinha uma prática mais sutil: levava os blasfemadores a pelourinhos e os matava com ferros em brasas, que transpassavam suas línguas. Segundo ele, esses não voltariam a blasfemar.

Desta forma, a Idade Média também era conhecida como a  “Idade das Trevas”, pois a Igreja Católica ditava as crenças e criou a Santa Inquisição ou Tribunal do Santo Ofício. As pessoas acusadas de heresias eram interrogadas por membros do clero, podendo ser torturadas ou queimadas nas fogueiras. A Santa Inquisição foi estabelecida por dois principais motivos: primeiro, a efetivação do poder político católico, pois as pessoas que questionassem a fé católica eram consideradas hereges e segundo, os católicos acreditavam estar libertando as almas dos hereges, portanto, o corpo pereceria, mas a alma considerada eterna estaria salva. Com essas justificativas, os católicos torturaram e mataram um grande número de pessoas. Desenvolveram-se dentro da Igreja instituições que tinham corporações de mestres e aprendizes, com privilégios e autonomia administrativa, e significaram importante avanço intelectual, como Irmandades, Museus, Bibliotecas, Conventos e Universidades, as principais foram: As principais foram: Bolonha, em 1158; Paris, em 1200; Cambridge, em 1209; Pádua, em 1222; Nápoles, em 1224; Toulouse, em 1229, dentre outras.

No século XVI, principalmente na região norte da Europa, alguns monges pertencentes à Igreja Católica (Martinho Lutero e João Calvino) iniciaram tentativas de reformas na doutrina católica. Deve-se ressaltar que os dois monges não tinham a pretensão de iniciar o movimento conhecido na história por Reforma Protestante, mas apenas solicitavam mudanças nos ritos católicos, como a cobrança de indulgências, a usura, entre outros. O movimento de reforma iniciado por Lutero e Calvino alcançou uma dimensão que os próprios monges não haviam planejado. A reforma foi decisiva, não por romper com a fé cristã, mas por contestar as doutrinas e os ritos católicos, fundando posteriormente o gérmen inicial da Igreja Protestante que, atualmente, concorre plenamente com a Igreja Católica quanto ao número de fiéis e adeptos pelo mundo.

Atualmente, a sede da Igreja Católica se encontra no Estado do Vaticano (norte da cidade de Roma), criado em 1929 pelo Tratado de Latrão, especialmente para sediar e abrigar o alto clero da Igreja – entre eles, o papa.

De acordo com o Professor Rainer Gonçalves Sousa, os Papas mantinham escondidos seus pecados como:

"Falsidade ideológica": Doação de Constantino

Por volta do século IX, a Igreja divulgou um documento em que o imperador romano Constantino teria concedido autoridade política para os chefes da Igreja por meio da chamada “Doação de Constantino”. Por muito tempo, esse documento foi dado como legitimador da interferência papal em diferentes assuntos que rondavam a Europa Feudal. Contudo, diversas investigações feitas sobre a legitimidade desse documento concluíram que se tratava de uma farsa completamente descabida.

Homicídio do papa Bento VI por Bonifácio VII

Chegando ao ápice da Idade Média, entre os séculos VIII e XII, percebemos que o poder papal já despertava a cobiça de várias autoridades clericais da época. Cada vez que o posto papal ficava vago, os principais bispos e cardeais da Europa entravam em séria disputa pela conquista do cargo. Entre os casos mais graves dessa disputa, destacamos o caso do Bonifácio VII que, em 974, estrangulou o papa Bento VI para assumir a mais importante posição da Igreja.

Gula de Paulo II

Mesmo aqueles pecados capitais considerados de menor importância também eram vez ou outra ignorados pelos papas. No ano de 1471, o papa Paulo II morreu depois de degustar sozinho dois melões inteiros. Ainda hoje, suspeitam que o papa glutão tenha sido envenenado.

Ira de Júlio II

Já o “esquentado” Júlio II tinha o péssimo hábito de resolver as suas diferenças no braço. Certa ocasião – tomado pela mais pura ira – espancou um bando de cardeais que simplesmente se recusara a cavalgar com ele em um dia nevado.

Alexandre VI: o papa que tinha vários filhos e diversas amantes

Em seus primórdios, os membros da Igreja poderiam casar-se e consumar o ato sexual. Contudo, na medida em que a instituição aumentava suas posses, o celibato foi imposto a todos aqueles que adentravam os quadros clericais, mas nunca chegou a ser seguido à risca. No século XVI, por exemplo, o papa Alexandre VI também era conhecido pela sua extensa prole de filhos – obtidos com três diferentes mulheres – e pelo seu intenso caso com a bela Giulia Farnese.

A existência desses deslizes cometidos, por figuras centrais da Igreja revelam,  um tempo em que a autoridade clerical exacerbou os limites das regras morais por eles mesmos difundidas. Ao longo do tempo, o aparecimento das religiões protestantes e a diminuição da esfera de interferência da religião da sociedade mudaram tal situação. Atualmente, observamos que diversos membros do clero se interessam na reavaliação de diversas atribuições e exigências ligadas à vida religiosa dos dirigentes católicos.

Mas não é apenas no passado que a historiografia registrou crimes hediondos, pois recentemente foi constatado que 1,2 mil sacerdotes teriam abusado de mais de 4 mil crianças. O lamaçal que envolveu 161 dioceses, desmoronou algumas delas, que tiveram que ser fechadas para pagar indenizações às vítimas. No meu ponto de vista, se estas instituições usassem todo o ouro que ornamenta seus altares e seus clérigos, para doação à classe dos necessitados, com  certeza não teríamos pessoas que passam fome e sem abrigo na humanidade e cumpririam com a missão que Jesus plantou na terra:   “amor, compaixão e fraternidade”.

O tema  central do artigo é Papa Francisco e a Justiça, mas considerei de extrema necessidade dissertar sobre a origem da Igreja Católica desde a antiguidade e sobre fatos deploráveis, no decorrer dos séculos praticados, por essa Instituição e desta forma trazer, à sociedade a paisagem obscura de uma instituição religiosa.

Não pratico a Religião Católica, mas sou cristã e admiro muito Papa Francisco, por ser um sacerdote capaz de lidar com assuntos contemporâneos, ou seja, ter empatia por seus semelhantes independe da cor, sexo e classe social. A essência que permeia Papa Francisco é o resgate do sentimento humanitário com relação às demandas sociais, pois considera que a mediação é a ferramenta ideal para evitar conflitos, mas também é um ser que tem a justiça como meta e a prova deste fato que ocorreu nesta data, 16/12/2023. De acordo com  notícias veiculadas na mídia, G1 – “Os crimes do conselheiro do papa Francisco que o levaram a ser condenado à prisão Becciu, de 75 anos, foi o funcionário mais graduado do Vaticano a enfrentar acusações como essa e já foi visto como um candidato papal. Um tribunal do Vaticano condenou o cardeal italiano Angelo Becciu, antigo conselheiro do Papa Francisco, a cinco anos e meio de prisão por crimes financeiros. Depois de três juízes terem passado mais de cinco horas discutindo sobre o veredicto, o Presidente do Tribunal, Giuseppe Pignatone, anunciou que o Cardeal Becciu tinha sido condenado por peculato”. Fonte para leitura integral: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2023/12/16/os-crimes-do-conselheiro-do-papa-francisco-que-o-levaram-a-ser-condenado-a-prisao.ghtml

 

162 -  Natal

No decorrer de minha existência observo que o Natal é a maior ferramenta para o movimento de contas bancárias. Na humanidade alguns homens se reúnem para festas sem lembrar que passaram o ano sem praticar a caridade com a família, os amigos e semelhantes. Alguns homens acreditam que esta é a hora de ostentar uma farta mesa, bebericar bons vinhos e providenciar inúmeros presentes em volta da árvore de Natal. Alguns homens que não conseguem expressar um afeto através da palavra ou do tato e usam este evento para que sejam julgados bondosos ao ofertar um valioso presente. Alguns homens esquecem Jesus, mas não de Noel, um ícone de extravagâncias. Alguns homens não oram pelos que estão em um leito de hospital, não lembram os mendigos que circulam por ruas de sua cidade e vivem de esmolas. Não são homens, são apenas indivíduos que necessitam urgente de uma reforma íntima.

Ainda bem que existem homens que comemoram o significado espiritual do Natal em todos os segundos da existência, homens nobres em pensamentos, palavras e obras que norteiam sua caminhada praticando a caridade. Estes homens são conhecidos como semeadores da luz, independente da fé que professam e como é chamado seu Deus.

Não esqueça que o amor é o presente que Jesus gostaria que fosse ofertado ao seu semelhante. De acordo com a Lei da Troca e da Oferta você, também, receberá este amor fraterno. Que seu Natal seja abençoado.

 

 163 - Dia da Confraternização Mundial e da Paz

A história sobre o dia 1º do ano remonta em torno de dois mil anos antes da era cristã, quando os antigos babilônios festejavam a entrada de um novo ciclo anual, no início da primavera no hemisfério norte, que equivaleria ao dia 23 de março do calendário cristão. Outros povos orientais e ocidentais como os gregos, chineses, judeus e islâmicos tem datas definidas de acordo com suas culturas, mas com as mesmas finalidades, ou seja, o reinicio e a prosperidade. No Brasil esta data é considerada feriado nacional e instituído por lei em 1935, pelo Presidente Getúlio Vargas. A proposição da Igreja Católica, através do Papa Paulo VI em 8 de dezembro de 1967 foi reconhecida, pela (ONU) Organização das Nações Unidas como o Dia da Confraternização Universal, ou seja, da união e da paz entre os povos e coincide com os festejos da passagem do ano.

Existe esta confraternização? Vejo agrupamento de pessoas que festejam, das mais variadas formas esta data, entre família e amigos, mas será que a essência, da paz e união faz parte dos sentimentos? Tenho certeza que apenas uma minoria, pois a maioria está entrelaçada com o consumismo. A paz individual é precária, pois o homem tem consciência de seus pensamentos, palavras e obras e a paz entre os povos parece impossível, em virtude de que, cada sociedade se volta para sua cultura e esquece o dever de respeitar, a cultura das inúmeras sociedades que habitam o planeta. A união entre os povos é inexistente ao observar que a guerra, fome, miséria e preconceito foram sementes, plantadas na humanidade e germinam como ervas daninhas.

Se em cada passagem de ano o homem estivesse disposto a autoanálise e um renascer, por certo, atributos positivos de civilidade e empatia seriam plantados em seus sentimentos e se estenderiam, aos necessitados, cidadãos de sua sociedade e povos de outros continentes. Cabe ao homem construir a paz através do amor e fraternidade, ela não é externa e provém da reforma íntima. Vamos ver como a humanidade se comportará este ano, pois a UNESCO incentiva a conscientização urgente de preservar, revitalizar e promover as línguas indígenas no mundo, povos que habitavam os continentes antes das descobertas, os quais foram explorados e escravizados por novas civilizações, as quais dilapidaram suas culturas.

 

164 - LANCEIROS NEGROS, HERÓIS DA PÁTRIA!

A revolta realizada pelos farrapos iniciou-se em 20 de setembro de 1835 e espalhou-se por parte considerável do território do Rio Grande do Sul. Esta guerra ocorreu em virtude da "insatisfação dos estancieiros gaúchos com a política fiscal do governo brasileiro. No século XIX, a província do Rio Grande do Sul tinha como principal produto o charque (carne-seca), que era vendido como alimentação dos escravos no Sudeste e Nordeste do Brasil." Em 1836 ocorreu, a separação da província e deu origem à República Rio-Grandense, também conhecida como República de Piratini e seu líder foi o estancieiro Bento Gonçalves, que, inclusive, foi o presidente da República Rio-Grandense por algum tempo. Outros nomes importantes foram o do italiano Giuseppe Garibaldi e o do militar brasileiro David Canabarro. Ambos foram responsáveis por levar a guerra contra o império para a província de Santa Catarina, fundando lá a República Juliana, em julho de 1839. Nesta segunda-feira, dia 8 de janeiro de 2024 o Presidente Lula da Silva fez uma homenagem aos  Lanceiros Negros, grupo de homens escravizados que lutou na guerra contra as tropas imperiais ao lado dos revolucionários, pois durante a Guerra foi prometida a liberdade que nunca chegou, eles foram brutalmente mortos em um evento trágico conhecido como o Massacre dos Porongos.   Agora, suas histórias são oficialmente imortalizadas com a inscrição no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria, conhecido como Livro de Aço, através da Lei 14.795/2024 publicada no Diário Oficial da União.

 

165 - Caríssimo Presidente Lula - uma crítica construtiva

Estamos conscientes que foi uma ampla frente que lhe elegeu, mas mesmo assim, quando um partido lhe indicar um nome para ocupar qualquer cargo só deverá ser aceito após, ampla pesquisa de currículo, processos, etc. Este é um serviço que deverá ser executado por um Secretário Executivo, ou seja.um funcionário de confiança para atender suas solicitações. Ao contrário pode iniciar um processo de desconfiança da lisura de seu governo, como indicar pessoas que participaram do orçamento secreto para compor o corpo ministerial.

 

166 - Forças Armadas brasileira

Desde criança aprendi que as Forças Armadas representavam, a defesa da Pátria e seus cidadãos. Com o decorrer dos anos observei que não era como aprendemos na família e na escola. Minha primeira experiência concreta foi quando ingressei como funcionária na UFPel e conheci ocupando cargo administrativo  um General, o qual monitorava até quantas vezes ocorria a ida ao banheiro e o tempo. Nos últimos anos observa-se o crescente número de pessoas das Forças Armadas ocupando cargos em Instituições Públicas e desde 2022 temos conhecimento de vários descalabros inclusive tráfico de drogas no avião Presidencial. Brasil está na era da descoberta pois, diariamente temos notícias de corrupção, artimanhas, teias de aranhas e véus que cobrem criminosos das Instituições Públicas e Forças Armadas. Muitas vezes a verdade custa a fluir, mas a mentira não se cria.

 

167 -  Invisibilidade da mulher brasileira

Quando o assunto é inviabilidade feminina torna-se necessário retroceder,  aos tempos idos e reconhecer que, embora os séculos decorram ainda temos, uma sociedade patriarcal naturalizada que não aceita, a liberdade feminina e sua ascensão. O homem assumiu o poder de escolher, dirigir e orientar a mulher como companheira e a prole feminina da família. Isto ocorre não somente com a raça branca, na qual a grande maioria da população tem origem europeia ou descendentes desses. As mulheres negras e indígenas também são acometidas, pela ação devastadora do patriarcado, sem contar com o preconceito racial. O Patriarcado é um sistema que possui leis que são transmitidas através das gerações. Desta forma a menina cresce e passa, por um completo aniquilamento da sua auto-estima e noção de valor pessoal que resulta, em uma perda total de referencial sobre o que ela pode tornar-se, ficando completamente refém de parâmetros completamente definidos por homens. Assim sendo crescem e acreditam que,  mulheres são inferiores e existem para servir aos homens e com medo da punição obedecem. Observa-se que, quando adultas rompem com esta obscuridade e buscam a ferramenta que pode proporcionar a realização de suas metas, a busca da educação que resultará no conhecimento. Mas mesmo com educação e conhecimento não conseguem ocupar cargos de relevante importância nas instituições, públicas ou privadas, pois os homens carregam em si as leis do patriarcado.

 

168 - Genocídio território indígena

Desde o tempo que Bolsonaro assumiu o poder,  os povos indígenas Yanomami estiverem sob o descaso de políticas públicas para proteção do território. Presidente Lula assumiu e prometeu apoiar os indígenas e distribuiu tarefas para seus Ministros que, de alguma forma tomaram medidas cabíveis para terminar o garimpo. Mas um verdadeiro programa é supervisionar a cultura indígena, como estão caçando, pescando para sua sobrevivência, tem alimentos, recebem medicação, são ameaçados? Desta forma, uma lauda de perguntas ainda sem respostas que ocasionou uma reunião ontem, dia 09/01/2021em virtude da reportagem do G1, que se dispuseram, mês a mês colher informações e fotografar os indígenas em seu habitat o que autentica, o genocídio da terra Yanomami. De acordo com a reportagem do Jornal Poder 360, o Presidente Lula decidiu “Serão tratados como questão de Estado e que o governo usará “Todo o poder da máquina pública” para proteger os povos indígenas brasileiros. Nós temos territórios indígenas demarcados, nós temos que cuidar deles com muito carinho. E essa reunião aqui é para definir, de uma vez por todas, o que que o nosso governo vai fazer para evitar que os indígenas brasileiros continuem sendo vítimas de massacre, do vandalismo, da garimpagem e das pessoas que querem invadir as áreas que estão preservadas e que têm dono, que são os indígenas e que não podem ser utilizadas”. Foi um belo puxão de orelha com os ministros envolvidos. Reportagem completa em: https://www.poder360.com.br/governo/lula-diz-que-yanomamis-serao-tratados-como-questao-de-estado/#:~:text=O%20presidente%20Luiz%20In%C3%A1cio%20Lula,proteger%20os%20povos%20ind%C3%ADgenas%20brasileiros.

 

 

2024

 

169 - Notícia do jornal Correio Braziliense – CPI das Igrejas Evangélicas

Sabe-se que o País é laico, mas descalabros da Igreja Evangélica é assustador. Na Idade Média  o poder da Igreja Católica também cometeu inúmeros descalabros e aos poucos, no decorrer das décadas foi perdendo o poder. Qualquer religião que explore seus fiéis deve ser investigada urgentemente. O homem é composto por quatro planos de consciência ou expressão, no plano físico seus rituais, com métodos de gritos atuam,  com  exploração financeira, no plano mental o indivíduo vira marionete e pensa através da liturgia do pastor, no plano emocional o medo se instala, pois não querem pecar e no plano espiritual estão acorrentados à involução. Que evangelho é este que pregam ao nível de dizer, à uma paciente com câncer que a doença veio por seus pecados (tenho provas na família). Que Evangelho seguem? Com certeza não é de Jesus, pois quando esteve na terra pregava que, as verdades de seu evangelho fossem transmitidas, à todas as pessoas corretamente.

 

170 - Procurador-geral da República, Paulo Gonet

Observa-se que o novo Procurar tem usado seu tempo, desde que assumiu para rever situações intrínsecas, com relação ao descaso no tempo de Aras e de acordo com sua declaração (12/01/2024) retornará, a análise dos inquéritos da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19, realizada em 2021 no Senado e afirmou ” afirmou: “Vamos reanalisar aquilo que for possível realizar ainda em termos de análise e de repercussão jurídica do que foi feito, e do que deixou de ser feito”. Jair  Bolsonaro poderá ter que prestar contas à Justiça. Na época lembro das sessões da CPI, Do empenho de sua equipe sob a presidência de Senador Omar Aziz · Senador Vice-Presidente - Randolfe Rodrigues e Relator - Renan Calheiros e no final de seis meses foi concluída, com 80 pedidos de indiciamento. Assisti todas as sessões e os depoimentos dos convidados ou convocados, para serem interrogados, como testemunhas ou investigados . O Relatório Final  foi aprovado com pedidos de indiciamento e encaminhados aos órgãos competentes, entre os quais Procuradoria-Geral da República, aos ministérios públicos estaduais e ao Departamento de Polícia Federal. Na época culpados diretamente e indiretamente por inúmeras mortes, infração de medida sanitária preventiva, incitação ao crime, charlatanismo, prevaricação, crimes contra a humanidade e crimes de responsabilidade, ficaram impunes graças ao ex-procurador Augusto Aras que deixou a marca de sua ineficiência, pela omissão em relação à gestão Bolsonaro. Mas as pedras rolam e se encontram e ainda teremos a justiça se pronunciando.

 

 171 - Ideologias

As ideologias são ideias alicerçadas no patamar do “senso comum” que edificam um conjunto de valores, princípios e doutrinas, realidades destituídas de “pensamento crítico” os quais buscam transformações, para doutrinar grupos nos campos político, econômico, social e religioso. São inúmeras ramificações de pensamentos, as quais são considerados “verdades”, como a ideologia democrática, liberal clássica e neoliberal, capitalista, comunista, anarquista, fascista, nacionalista. Isto sempre ocorreu desde o início da humanidade e na atualidade, a ideologia tornou-se irracional e assassina.

 

172 - Ideologia  política

As ideologias variam entre as Nações de acordo com suas organizações. No Brasil  a ideologia política é Presidencialista e dividida em três poderes. O Poder Executivo dirigido pelo Presidente e o Poder Legislativo definidos, a partir de votação direta, o Poder Judiciário composto por ministros indicados pelo Presidente da República e aprovados pelo Senado. O correto é os três poderes governarem de forma harmônica para defender a Constituição de 1988.  Além desta  ordem,  também existe a ideologia  política Federativa, onde os entes federativos que representam uma comunidade territorial e constitucional, os Estados e  Municípios formam, parte da União Federal, todos autônomos, nos termos da Constituição. O que move a engrenagem  da máquina pública são ideologias como, um conjunto de ideias de grupos sociais com a produção de significado e valores, a manipulação de falsas ideais da classe dominante que pode resultar um impasse que traz violência e desrespeito à opinião do semelhante.

 

173 - Ideologia Fascista

Dominou por alguns anos vários países inclusive na América Latina. Seu líder fascista é bem conhecido Benito Mussolini. Na Europa criou o nome de seu partido inspirado em um feixe de varas com um machado em sua superfície, usado como símbolo da autoridade penal na Roma antiga. Suas ideologias me direcionam ao Presidente Bolsonaro pelo extremo nacionalismo militar, o desprezo pela democracia eleitoral, o cerceamento da liberdade política e cultural, crença no domínio das elites e o entendimento que os interesses individuais devem estar subordinados ao bem da nação. Os grupos neofacistas atraíram inúmeros seguidores e os partidos fascistas foram influentes no período entre guerras. No Brasil, a frase que o Presidente Bolsonaro cita “Deus, pátria e família” foi inspirado no lema da Ação Integralista Brasileira (AIB), movimento político brasileiro ultranacionalista, corporativista, conservador e tradicionalista católico de extrema-direita inspirado, no fascismo italiano, “Dio, patria, famiglia”, fundado em 7 de outubro de 1932, pelo escritor e jornalista brasileiro Plínio Salgado.

 

174 - 30 de Janeiro - Dia da Saudade

Quem nunca sentiu “SAUDADE” que se manifeste para receber aplausos, pois ela faz parte da vida e suas vivências. A saudade é aprisionada nos sentimentos, pode ser branda ou intensa,  mas se transforma em dor cotidiana, desta forma, muitos dizem: a saudade dói. A saudade não tem cor, cheiro, forma, é uma sombra que se manifesta a qualquer momento e se intensifica, principalmente, nas noites de insônia e se evidencia através das lágrimas que afloram, quando as lembranças atordoam a mente.

Ela está ligada ao plano emocional e, infelizmente é alimentada por nós e se multiplica em outras tantas emoções negativas, como o desamor, a frustração, a tristeza, ocasionando disfunções orgânicas como a depressão. Em cada ser existe uma dor da saudade, um fato para recordar, mas a pior saudade é aquela do que não foi desfrutado, resultante da falta de ousadia de buscar a felicidade. Este sentimento nostálgico faz parte da vida dos poetas em suas obras, dos músicos em suas partituras, dos escritores em seus romances, na dramaturgia, enfim, saudade faz parte da vida e da morte.

Sentir saudade é uma opção, faz parte do Livre Arbítrio do indivíduo, se o impedimento é temporário ou irreversível, é necessário saber resignar-se e criar formas alternativas para lidar com a falta. Como doença emocional, só obterá a cura no momento que o indivíduo a substituir por outro sentimento, “esperança”, que aos poucos reascenderá o desejo de renascer.

 

175 - Gang de negacionistas voltam a atacar

Este assunto viralizou as redes nesta data 05/02/24. Políticos por Estados Brasileiros usam as redes sociais para uma campanha negacionista contra vacinas em crianças com idade escolar como: Zema, Nikole e Cleitinho. Em Santa Catarina o Governador e Prefeitos tiram a obrigatoriedade de vacinação em escolas. Dentro de pouco tempo teremos mais mortos e desta vez, crianças por decisões de mentes políticas obscuras. Quem será punido no futuro? Aqueles que não cumprirem com o Estatuto da Criança e Adolescente -  Lei  no 8.069/1990   Art. 4o É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do Poder Público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária. Parágrafo único. A garantia de prioridade compreende: a) primazia de receber proteção e socorro em quaisquer circunstâncias; b) precedência de atendimento nos serviços públicos ou de relevância pública; c) preferência na formulação e na execução das políticas sociais públicas; d) destinação privilegiada de recursos públicos nas áreas relacionadas com a proteção à infância e à juventude. https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/534718/eca_1ed.pdf

 

176 - Ideologia Bolsonarista

De acordo com Sigmund Freud, entre os níveis consciente, pré-consciente e inconsciente existe o “ID um elemento psicológico de nossa mente localizado no nível inconsciente.  Nele, ficam armazenados a energia psíquica e impulsos mais primitivos. Para o Id não existe o certo ou errado e regra a ser seguida: tudo o que interessa é a vazão do desejo, a ação, a expressão, a satisfação, não se preocupa com consequências e não aceita ser frustrado. O EGO é o elemento que liga Id, Ego e Superego. Ele é a nossa instância psíquica e evolui a partir do Id, por isso, possui elementos do Inconsciente e funciona principalmente a nível Consciente. Uma de suas funções é limitar o Id quando considerar seus desejos inadequados para determinado momento ou ocasião, a mediação entre as exigências do Id, as limitações do Superego e a sociedade. Quem não possui o Ego bem desenvolvido, não poderá desenvolver também o Superego. Sendo assim, seria guiado exclusivamente, por seus impulsos primitivos, ou seja, pelo Id.  O SUPEREGO é consciente e inconsciente. Ele é desenvolvido ainda na infância, a partir do Ego, no momento em que a criança passa a entender os ensinamentos passados pelos pais, escola, grupo social entre outros.  O Superego é a censura, a culpa e o medo da punição. Pode ser visto como uma instância reguladora. A moral, a ética, a noção de certo e errado e todas as imposições sociais se internalizam no Superego. Ele se posiciona contra o Id, pois representa o que há de civilizado, de cultural em nós, em detrimento dos impulsos arcaicos. Enquanto para o Id não existe certo ou errado, para o Superego não existe um meio termo entre certo e errado. Ou seja, se você não está fazendo a coisa certa automaticamente estará errado”.

 

177 - Guerra em busca da liberdade

Feras bolsonaristas, civis e militares se digladiando na arena “não fui eu”. As mentes obscuras destes indivíduos acreditavam tanto no que faziam e diziam e pensaram que, nunca máscaras iriam cair e todos seriam penalizados, com perda de mandato e muitos com a prisão. As inverdades são inúmeras,  mas necessárias para alimentar a “bolha que construíram e não pode ser rompida”. O Ministro da Defesa afirma que as investigações da Polícia Federal mostraram que "só um grupo" de militares queria o golpe, mas que a corporação não queria golpe. Foram citados alguns nomes como: Marcelo Câmara, coronel do Exército citado em investigações como a dos presentes oficiais vendidos pela gestão Bolsonaro e a das supostas fraudes nos cartões de vacina da família Bolsonaro; Rafael Martins, major das Forças Especiais do Exército e Bernardo Romão Corrêa Netto, coronel preso em operação contra Bolsonaro e aliados. As provas se acumulam após a famosa reunião gravada quando, o então ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Wagner Rosário, indicou ser necessário uma junção das Forças Armadas, da CGU e da Polícia Federal para ‘fiscalizar’ as urnas eletrônicas. Enquanto isso o capital político de Bolsonaro se desidrata e se enrola na corda da forca. Muitos se perguntam o que falta para Bolsonaro ser preso. No meu entendimento, a Justiça decidiu colaborar com a “arena não fui eu” e pescar os servos fiéis do ex-presidente, pois sabiam que ocorreriam diversas acusações entre si. O  planejamento do golpe foi uma obra de arte que teve, várias mãos de artistas, mas que na galeria de Arte, nenhum deles quis dar o autógrafo. Bolsonaro tinha o sonho de tutelar, as Forças Armadas e desta forma vingar-se, por sua prisão por 15 dias em 1986 em virtude de  "ter ferido a ética, gerando clima de inquietação na organização militar" e "por ter sido indiscreto na abordagem de assuntos de caráter oficial, comprometendo a disciplina”, de acordo com informações divulgadas por “Hygino Vasconcellos. Colaboração para o UOL em 22/09/2022 18h00noticias.uol.com.br”.  Para realizar seu sonho necessitava de auxiliares e seu Ego doentio implantou, a Ideologia Bolsonarista no solo brasileiro, que se alastrou no país de forma avassaladora e desta forma pintou a tela “Brasil” de forma grotesca, com pinceladas de mentiras, falcatruas, corrupção, crimes e mortes. Lastimo por todos cidadãos que permitiram ser marionetes, nas mãos de um indivíduo insano, militante da Ideologia Nazista. Espera-se que  “Operação Tempus Veritatis” retire a tampa de esgoto, que acobertou atos bolsonaristas. Observa-se que a situação jurídica de Bolsonaro se agrava de forma gradativa, com revelações e documentos. Talvez a o indiciamento do Procurador da República, Paulo Gonet sobre crimes de Bolsonaro seja em  uma data, que sempre foi comemorada no País, 31 de março. “O golpe de Estado no Brasil em 1964 foi a deposição do presidente brasileiro João Goulart por um golpe militar de 31 de março a 1.º de abril de 1964, pondo fim à Quarta República (1946–1964) e iniciando a ditadura militar brasileira (1964–1985)”. E assim, nós brasileiros que formam a plateia desta apresentação circense aguardaremos, o próximo espetáculo.

 

178 - Ideologia Nazista

Esta ideologia teve origem no Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães (NSDAP) conhecido como Partido Nazista no começo da década de 1920 e conquistou multidões. Mais uma ideologia da extrema direita que me faz lembrar o Presidente Bolsonaro, na defesa de um nacionalismo extremado, posturas de preconceito e ódio, contra a democracia, entre outras. O líder do partido foi o austríaco Adolf Hitler, que assumiu o poder da Alemanha em 1933 que implantou ditadura totalitária que perseguiu opositores e preparou o país para a guerra. Foi responsável pelo genocídio dos judeus e de outros grupos no Holocausto, que matou seis milhões de pessoas. Seu discurso racista defendia a superioridade do homem branco e ideias de uma purificação da raça humana que tinha por objetivo a exclusão de elementos indesejados da sociedade a fim de melhorar geneticamente a população. Manifestações da modernidade como ciência e criações artísticas eram menosprezadas. O nazismo foi derrotado ao final da Segunda Guerra Mundial. Mas seus adeptos continuam a sobreviver, inclusive no Brasil. De acordo com estudiosos do assunto a partir de 2018 “com a eleição de Jair Bolsonaro cresceu no Brasil o avanço do neonazismo, em torno de 530 núcleos extremistas de teor neonazista no Brasil, um universo que pode chegar a 10 mil pessoas, que se espalharam entre cinco regiões do país”. https://www.brasildefato.com.br/2022/01/27/ha-uma-onda-neonazista-no-brasil-entenda-o-que-dizem-os-numeros-e-especialistas-no-tema

 

179 - Formação de Quadrilha Art. 288 do Código Penal

De acordo com notícias veiculadas no Jornal Folha de São Paulo nesta data 11/02/2024 “A investigação da Polícia Federal sobre uma tentativa de golpe de Estado para manter Jair Bolsonaro (PL) na Presidência antes e após a derrota nas urnas, deflagrada em nova fase na quinta-feira (8), aponta que o esquema foi organizado por meio de seis núcleos com tarefas específicas distribuídas a integrantes do governo”.  Os quadrilheiros tinham tarefas  a cumprir como chefias dos grupos, bem como integrantes. O infográfico do Jornal descreve as funcionalidades dos grupos: Núcleo de desinformação e ataques ao sistema eleitoral - Chefias Mauro Cid; Anderson Torres, Tércio Arnaud,  com mais seis integrantes; Núcleo para incitar militares à aderirem ao golpe – Chefias Walter Braga Neto, Mauro Cid, com mais 5 integrantes; Núcleo Jurídico – Chefias Filipe Martins, Anderson Torres, Amauri Feres Sad, Mauro Cid, com mais um integrante; Núcleo de apoio à ações golpistas – Chefias Mauro Cid, Rafael Martins com mais 5 integrantes; Núcleo de inteligência paralela – Chefias Augusto Heleno, Marcelo Camara e Mauro Cid; Núcleo de oficiais com influência e apoio à outros núcleos – Chefias Walter Braga neto, Almir Garnier, Estevan Theophilo, Paulo Sérgio Nogueira, com mais dois integrantes.

De acordo com o código Penal  Capítulo    - Associação Criminosa

TITULO IX

Incitação ao crime

Art. 286 - Incitar, publicamente, a prática de crime: Pena - detenção, de três a seis meses, ou multa.

Parágrafo único. Incorre na mesma pena quem incita, publicamente, animosidade entre as Forças Armadas, ou delas contra os poderes constitucionais, as instituições civis ou a sociedade. (Incluído pela Lei nº 14.197, de 2021) (Vigência)

 

Art. 288 - Associarem-se mais de três pessoas, em quadrilha ou bando, para o fim de cometer crimes: (Vide Lei nº 12.850, de 2.013) (Vigência)

Pena - reclusão, de 1 (um) a 3 (três) anos. (Redação dada pela Lei nº 12.850, de 2013) (Vigência)

Parágrafo único - A pena aplica-se em dobro, se a quadrilha ou bando é armado. Fonte: https://www.jusbrasil.com.br/legislacao/91614/codigo-penal-decreto-lei-2848-40#art-288

Fatos registrados por documentos com Leis correspondentes no Código Penal, ou seja, mais claro que isto só noite enluarada. O que falta? Análise de quem? Quando? A maior dificuldade que encontramos é a interpretação no embate figurado, pois cada magistrado tem sua interpretação e seu argumento individual. Entendo que se demorar muito, outros agirão da mesma forma, pois é visualizada a lacuna “entre erro e punição”.

 

180 - Carnaval 2024 e os Indígenas

Assisti o desfile das escolas de Samba do Rio de Janeiro e duas me chamaram atenção, por seu enredo. A Grande Rio teve como tema a história de um grande mito, Tupinambá e a arte de suas coreografias tem por objetivo inquirir como o Brasil se identifica com nossos povos originários no solo brasileiro. O enredo “Nosso Destino é ser Onça” tem um significado especial para essa etnia, pois a consideram “criadora do mundo”.  Salgueiro, tem por objetivo defender a “Amazônia e seu povo os Yanomami”, os quais tem sofridos inúmeros reveses pela ganância dos garimpeiros. O enredo é fruto do livro “Queda do Céu”, escrito por um  Xamã e líder político do povo Yanomami, com o objetivo de autenticar que, “antes da coroa dos colonizadores, já existia o cocar”.

Entendo que o carnaval será o veículo para despertar Instituições Governamentais, sobre a necessidade do investimento de Políticas Públicas. Sabe-se que esta tarefa deverá estar inserida  entre os Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, que  formam o Estado Brasileiro, “nas áreas de segurança, educação, saúde, trabalho, lazer, assistência social, meio ambiente, cultura, moradia e transporte” direcionadas à uma sociedade igualitária, ou seja, cumprirem, a LEI Nº 7.834, DE 6 DE OUTUBRO DE 1989. Políticas Públicas devem ser cobradas dos  “Especialistas de carreira, em Políticas Públicas e Gestão Governamental criada, por esta lei”.

 

181 - Camarilha unida

Além de não ter mais credibilidade Bolsonaro está com  “botoamento afetivo” em virtude de expressar em sua trajetória, sentimentos e emoções desequilibradas, causadas por transtornos psicológicos. Desta forma Bolsonaro se tornou, um boneco movido por meio de cordéis manipulados por mãos da “camarilha unida”, grupo de políticos que ainda acreditam no poder do “mito”, com ideias ensandecidas e com medo da prisão. Ao  olhar seu discurso de chamada para “seu gado” observa-se apatia mental.

Essa convocação pode ter dois resultados, o primeiro seria a “manada” atender as ordens do “berrante do vaqueiro” e desta forma promover arruaças e tornar-se necessário, intervenção de policiais ou até do exército, mas com certeza não será nada expressivo, a não ser que queiram  instalar uma guerra civil. O segundo seria um número mínimo de palhaços para aplaudir e Bolsonaro conhecer, a dor de um “tiro no pé”. A única certeza que tenho é que, o processo de vitimização não terá o sucesso previsto e sim, a aquiescência do povo, para a condenação e punições políticas adequadas. Concluo que o fato deva ocorrer, para que ele entenda que o melhor caminho além da prisão é cuidar de sua esquizofrenia e seus sintomas psicóticos, que incluem delírios, alucinações, pensamento e fala desorganizado, bem como um comportamento bizarro e inadequado, que lhe causaram um dano que pode ser irreversível “perda do contato com a realidade e identidade”.

 

182 -  Câmara de Vereadores de Florianópolis – internação voluntária ou involuntária

Ontem, dia 14 do  corrente, a Câmara de Vereadores de Florianópolis aprovou em primeira votação o projeto de lei que prevê internação voluntária ou involuntária de pessoas em situação de rua com dependência química ou transtornos mentais. A segunda votação foi marcada para a próxima segunda-feira (19).

A desigualdade social  está incrustrada em nossa sociedade e a violência é um dos fatores que contribui de forma negativa para a realidade individual que, de alguma forma separa dos demais indivíduos. O que falta para solucionar a situação dos moradores de rua é a distribuição de políticas públicas que proporcionem cuidados com a alimentação, segurança, moradia, educação, saúde, etc. Cabe as três esferas governamentais Federal/Estadual/Municipal prover, a igualdade entre seus cidadãos, pois ninguém vive na miserabilidade de forma espontânea e sim, por falta de oportunidades. Esta decisão arbitrária deve ser analisada,  pelo Ministério dos Direitos Humanos.

 

183 - PSOL  Catarinense e STF Ministro Zanin

O PSOL entrou no STF, contra a decisão de Municípios de Santa Catarina, não exigir vacinação para crianças se matricularem no ano letivo.  De acordo com notícia veiculada em Carta Capital, a resposta de Zanin, dia 15 do corrente, após análise: “Suspende decretos antivacina de 19 cidades de Santa Catarina. Segundo o ministro do STF, não se trata de uma questão individual, mas do dever geral de proteção, que cabe ao Estado. “A decisão do magistrado cita 19 municípios catarinenses: Joinville, Balneário Camboriú, Içara, Modelo, Presidente Getúlio, Rancho Queimado, Rio do Sul, Santo Amaro da Imperatriz, Saudades, Jaguaruna, Taió, Formosa do Sul, Criciúma, Brusque, Blumenau”. Alguns Municípios já tinham revogado seus decretos em virtude do alerta do Ministério Público de Santa Catarina. Sabe-se o Estado de Santa Catarina segue a cartilha bolsonarista do ex-presidente, o que autentica, que não valorizam vidas de seus munícipes. O Estado se propõe a cuidar da saúde e cumprir com o artigo 11 do Estatuto da Criança e do Adolescente. É assegurado atendimento médico à criança e ao adolescente, através do Sistema Único de Saúde, garantido o acesso universal e igualitário às ações e serviços para promoção, proteção e recuperação da saúde. Com relação aos pais tomem suas decisões e respondam por suas opções. Catarinenses não negacionista agradecem ao PSOL e ao Ministro Zanin, pelas medidas cabíveis aos fatos.

 

184 - Florianópolis – mar de corrupção

Seis anos em Florianópolis e, todos os dias temos notícias, pela mídia de descalabros governamentais. Perdi a conta do número de vezes que a Polícia federal visitou órgãos institucionais, como a Prefeitura de Florianópolis e suas secretarias, onde as CPIs não são instaladas para apurar fatos e de forma vergonhosa, Prefeito e Governador encobrem e apoiam as falcatruas. Ontem, como Museóloga, fiquei desolada ao ver a irreverência da Prefeitura de Florianópolis, no Bairro Saco dos Limões, com relação a destruição de uma casa, que representava um patrimônio histórico, memória de uma comunidade a qual, apesar do SEPHAN defender o tombamento e o MP recomendar que a prefeitura evitasse intervenção no imóvel, foi derrubada.

Hoje, foi desvendado que o ex-secretário do Turismo Ed Pereira comandou, um Estacionamento fraudulento, com uso de nossos pobres moradores de rua, sem abrigo, sem saúde, sem alimentação e embolsou,  50% de verbas públicas, para pagar suas dívidas. Outrossim,  Governador, Prefeito e  Vereadores são mudos, cegos e surdos e só sabem dizer em pronunciamento: “não sabíamos de nada”. Motivos suficientes para um processo político-criminal por grave delito, no exercício de suas respectivas funções.

 

185 - Ideologia Capitalista

O capitalismo é um sistema econômico em que as entidades privadas possuem os fatores de produção. Os quatro fatores são empreendedorismo, bens de capital, recursos naturais e trabalho. Os donos de bens de capital, recursos naturais e empreendedorismo exercem controle através de suas empresas. Esta Ideologia tem como principais objetivos, o Estado intervém pouco no mercado de trabalho, o trabalhador é assalariado, os proprietários controlam os fatores de produção e obtêm sua renda de sua própria propriedade, exige uma economia de mercado livre para ter sucesso e distribui bens e serviços de acordo com as leis de oferta e demanda, há divisão de classes sociais e a propriedade privada predomina. Para o autor Karl Marx, a “mais-valia” cita o grande abismo econômico causado pelo capitalismo, que gera a desigualdade social entre empregadores e empregados. Uma crítica à ideologia capitalista com relação aos grandes proprietários angariarem frutos do trabalho do proletariado.

 

186 - Ideologia Democrática

Hoje, 25 de outubro foi a data escolhida para comemorar a Democracia Brasileira. A ideologia democrática surgiu no fim do século XIX, dentro do movimento do proletariado, como uma variação da ideologia socialista. O partido social democrata surgiu na tentativa de dosar os excessos do capitalismo com políticas de inspiração socialista. Essa ideologia foi implantada especialmente na Europa, depois da II Guerra Mundial. Entre seus objetivos principais está a garantia da igualdade de oportunidades a partir de políticas sociais, sem autoritarismo, sem, no entanto, acabar com a propriedade privada, intervenção do Estado na economia para corrigir desigualdades produzidas pelo livre-mercado, compromisso de o Estado garantir um padrão mínimo de vida, como uma rede de segurança para os indivíduos. No Brasil ela surgiu, inicialmente, no governo de Getúlio Vargas, entre os anos de 1934 e 1937. Em 1945, houve nova tentativa de retomada do processo democrático, que durou até 1964, quando, os militares deram um golpe e tomaram o poder, instituindo a Ditadura Militar, que vigorou até a década de 1980. É a data que homenagens são feitas ao jornalista Vladimir Herzog, morto em 25 de outubro de 1975, nos porões da ditadura – “Quando perdemos a capacidade de nos indignar com as atrocidades sofridas por outros, perdemos também o direito de nos considerarmos seres humanos civilizados” (Vladimir Herzog). Em 5 de outubro de 1988 foi aprovado o texto final da Constituição Federal e promulgada por Ulysses Guimarães, presidente da Constituinte que garante, direitos de cidadania, a busca por igualdade e justiça social e desta forma, promulgada a Democracia Brasileira.

 

187 - Amo Chorinho

Ontem , 29 de fevereiro de 2024, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) declarou, o chorinho como o 53° Patrimônio Cultural Imaterial do país. Patrimônio Imaterial é considerado “saberes culturais que são transmitidos através de gerações”. A definição ocorreu em reunião extraordinária do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural da entidade e a aprovação foi por unanimidade entre os 22 conselheiros. Desta forma atendeu à solicitação do Clube do Choro em Brasília considerado, referência quando o assunto é o gênero musical. O ritmo musical, genuinamente brasileiro iniciou em torno de 1870, com o lançamento da música “Flor Amorosa”, no Rio de Janeiro. De acordo com Casa das Artes  “O choro foi criado a partir da mistura de elementos das danças de salão europeias e da música popular portuguesa e mais influências da música africana. Ele surgiu no Rio de Janeiro, por volta do final do século XIX. Suas principais características são a forma rondó, presença de compasso binário e um fraseado peculiar”. Tornou-se sucesso nacional na década de 30. Pixinguinha, foi o principal nome do período, autor de vários choros e um dos maiores compositores da música popular brasileira. Ele foi tão importante para o gênero que o Dia Nacional do Choro foi estabelecido, em sua homenagem, no dia 23 de abril, aniversário do compositor. A partir da data de reconhecimento faz parte, do Livro de Registro dos Saberes.

 

188 - Ideologia Socialista

É uma ideologia política, econômica e filosófica que engloba um processo de análise científica sobre o capitalismo para propor sua superação. Surgiu na passagem do século XVIII para o século XIX, durante o contexto da Revolução Industrial. Os socialistas defendem uma sociedade com equidade e estabeleceram dois tipos de socialismo, o utópico por meio das propostas de diferentes intelectuais, como Pierre Leroux, Robert Owen, Saint-Simon, Charles Fourier, entre outros que propõe a construção de uma sociedade mais igualitária por meio de reformas e sem necessariamente acabar com o capitalismo e o científico criado, por Marx e Engels, dois intelectuais alemães que estudaram o capitalismo em profundidade e estabeleceram uma teoria que recebeu o nome de socialismo científico e que é a base teórica do socialismo moderno. Defendem a transformação da sociedade e a abolição do capitalismo pela via revolucionária. Alguns dos objetivos principais do socialismo é a socialização da produção de riqueza, controle dos meios de produção pelos trabalhadores, combate às desigualdades, abolição da propriedade privada, tomada do poder pela via revolucionária, abolição das classes sociais, centralização do poder no Estado. Dentro da proposta científica, o socialismo é entendido como uma etapa de transição entre o capitalismo e o comunismo, pois entende-se que, uma vez que as desigualdades foram combatidas e a igualdade se estabeleceu, as classes serão abolidas junto do Estado, e essa nova etapa é entendida como o comunismo.

 

189 - Ideologia Comunista

A ideologia do comunismo é o verdadeiro oposto da ideologia liberal. Baseada na filosofia do marxismo, ela considera a igualdade entre os indivíduos mais importante que a liberdade dos mesmos. Sua origem se deu ainda na Grécia Antiga, com as ideias expostas pelo filósofo Platão. Porém, os maiores precursores dessa ideologia são Karl Marx e Friedrich Engels, conhecidos por embasarem o comunismo através de suas teorias e um dos livros mais famosos: o Manifesto Comunista. Algumas características desta ideologia é a defesa da extinção da luta de classes e das propriedades privadas, um regime político e econômico que proporcione igualdade e justiça social entre os indivíduos, idealiza que o Estado é um instrumento de exploração nas mãos dos ricos, por isso defende uma sociedade sem classes e Estado, acredita que o sistema político e econômico deve ser controlado pelo proletariado,  contra o livre comércio e à competição aberta, condena e rejeita as políticas e ações dos Estados capitalistas. Sua bandeira tem como símbolo a foice e o martelo que representam a classe trabalhadora, tanto o trabalho agrícola quanto o trabalho industrial.

 

190 - Ideologia Conservadora

O conservadorismo nasceu ainda no século XVI, porém ficou conhecido após a Revolução Francesa, quando o irlandês Edmund Burke, pai do conservadorismo, argumentou com veemência contra as ideologias e teorias da revolução. Esta ideologia tem como base a preservação dos princípios e valores das instituições sociais, tem como base a igreja cristã, família e comunidade, além do desenvolvimento honrado dos indivíduos, a liberdade política e econômica, a ordem social e moral, o sistema político-jurídico garante a igualdade necessária entre as pessoas, enaltecer n a sociedade aqueles que bem dotados intelectualmente ou trabalhadores, mais dedicados, que a desigualdade social é consequência das diferenças entre os indivíduos e seus esforços, que mudanças não podem ser bruscas pois são fruto do conhecimento. Séculos transcorreram e observa-se a nível global que o conservadorismo persiste em mandatários e uma grande parcela de sociedades, mas observa-se também que é, o conservadorismo teórico pois na prática, os pensamentos, palavras e obras são inescrupulosos.

 

191 - Ideologia Nacionalista

Esta Ideologia foi criada no período do governo de Getúlio Vargas, principalmente no período da ditadura do Estado Novo, quando era presidente no Brasil. O Estado Novo foi de 1937 a 1945. Suas características principais era o anticomunismo, o autoritarismo e o nacionalismo. O sujeito teria que ser leal e devoto ao Estado independente de seus interesses individuais ou de grupos na sociedade. Suas metas são enaltecer o país, sua cultura, história e povo; defende a cultura de pertencimento e a identificação com a pátria, acredita na preservação da nação e no cuidado das fronteiras do país e a manutenção da língua nativa e das manifestações culturais. No Brasil, o movimento nacionalista ficou conhecido pelos slogans "Brasil, ame-o ou deixe-o" e "Quem não vive para servir ao Brasil, não serve para viver no Brasil", ambos criados durante a ditadura militar de 1964.

 

192 - Ideologia Religiosa

Foi Karl Marx quem formulou a mais completa teoria sobre a origem e o papel da ideologia nas diversas formas de organização social. Para Marx, ideologia é um conjunto de ideias e conceitos que corresponde aos interesses de uma classe social, embora não obrigatoriamente professado por todos seus membros. É possível citar seu conceito à religião, pois em uma sociedade crenças são diversificadas e sujeitos se manifestam segundo os interesses específicos das classes sociais em que estão inseridos. Todas as religiões são embasadas por uma teoria que defende a sociedade igualitária, mas dificilmente apresentará um programa político prático, pois suas práticas estão relacionadas  aos seus rituais direcionados, à espiritualidade e seu objetivo é a ascensão e purificação do espírito, diferente das ideologias que direcionam a palavra à  um grupo, uma classe ou  nação, onde o objetivo da retórica é a razão, o nacionalismo ou  uma espécie de representação mental de uma situação em determinada época. Infelizmente, observa-se que a nível global onde o Brasil está incluso, religiosos que fazem parte do sistema político levar para seus templos religiosos, a ideologia política e forçam, seus fiéis seguirem suas determinações. Sabe-se que, nas duas vertentes são elencadas ideias de conduta para a sociedade, mas sem similaridades. Lembre-se que você tem individualidade, o único patrimônio real que possui ou seja, separe sua religião do dever de cidadão e lembre como são geridas ações públicas, educação, segurança e saúde e quais as aspirações, que deseja a sociedade onde está inserido.

 

193 - Ideologia da Ditadura Militar

Uma ditadura militar ou regime militar é uma forma de governo autoritário onde o poder político é efetivamente controlado por militares. Como qualquer ditadura ou regime, ela pode ser oficial ou não, e também existem formas mistas, onde o militar exerce uma influência muito forte, sem ser totalmente dominante É o caso do Presidente Bolsonaro? De caráter autoritário e nacionalista, a ditadura teve início com o golpe militar que derrubou o governo de João Goulart, presidente democraticamente eleito, em 1 de abril de 1964 e durou até 15 de março de 1985.  Conheci a ditadura militar com 15 anos. Meus quinze anos, sem festa, o permitido era reunião familiar sem música alta e só podíamos ir até a calçada em grupo de duas pessoas. Meu pai recepcionou os convidados na porta que era aberta para entrarem e fechada. Além da família consegui convidar amigas mais chegadas, mas a conversação era em tom baixo como se fosse um velório. Na hora dos parabéns bateram na porta e lá foi meu Pai. Voltou e disse: o soldado que está na calçada disse que tem muito barulho. Com quinze anos já era atrevida, pois servi um prato de bolo, abri a porta, atravessei a rua e entreguei ao soldado e ele respondeu não posso aceitar. Olhei para ele e disse: vou deixar no parapeito da janela e vou para dentro da casa e a porta será fechada, ninguém vai ver que você comer. O término estava marcado para as 23hs. Levei meus convidados até a porta, o soldado estava na esquina e o prato de bolo vazio. Me senti vitoriosa pois enfrentei uma autoridade. Posteriormente, como funcionária pública trabalhei no Gabinete do Reitor da UFPel e os funcionários eram monitorados por um General. Até para ir ao banheiro ele é quem liberava.  Na eleição presidencial de 1985, Sarney é escolhido como candidato à vice-presidente na chapa encabeçada por Tancredo Neves. Tancredo vence a eleição contra o situacionista Paulo Maluf, porém tem problemas de saúde pouco antes de tomar posse e morre em seguida. Desta forma, Sarney acabou assumindo a presidência de maneira definitiva.

 

194 -  Amo Chorinho

Ontem , 29 de fevereiro de 2024, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) declarou, o chorinho como o 53° Patrimônio Cultural Imaterial do país. Patrimônio Imaterial é considerado “saberes culturais que são transmitidos através de gerações”. A definição ocorreu em reunião extraordinária do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural da entidade e a aprovação foi por unanimidade entre os 22 conselheiros. Desta forma atendeu à solicitação do Clube do Choro em Brasília considerado, referência quando o assunto é o gênero musical. O ritmo musical, genuinamente brasileiro iniciou em torno de 1870, com o lançamento da música “Flor Amorosa”, no Rio de Janeiro. De acordo com Casa das Artes  “O choro foi criado a partir da mistura de elementos das danças de salão europeias e da música popular portuguesa e mais influências da música africana. Ele surgiu no Rio de Janeiro, por volta do final do século XIX. Suas principais características são a forma rondó, presença de compasso binário e um fraseado peculiar”. Tornou-se sucesso nacional na década de 30. Pixinguinha, foi o principal nome do período, autor de vários choros e um dos maiores compositores da música popular brasileira. Ele foi tão importante para o gênero que o Dia Nacional do Choro foi estabelecido, em sua homenagem, no dia 23 de abril, aniversário do compositor. A partir da data de reconhecimento faz parte, do Livro de Registro dos Saberes.

 

195 - Crime de escravização é julgado em Minas Gerais

Cada vez que leio uma notícia sob manter um ser humano, sob a prática da escravidão acresce, a certeza que outros tantos semelhantes, em algum lugar do país, são mantidos, só falta denúncia, por pessoas corajosas, para esses casos serem conhecidos. De acordo o Fantástico em 2020 foi noticiado através do G1 “Diarista é resgatada do convívio do casal Dalton César Milagres Rigueira e Valdirene Lopes Rigueira família em Patos de Minas,  onde viveu em condições análogas à escravidão por 38 anos”, sem salário, habitando um quarto úmido. Os envolvidos, foram ele professor universitário Dalton Cesar Milagres Rigueira, sua esposa e duas filhas pertencentes, a supremacia branca e um mulher negra, De acordo com VOL hoje (16/4/2024) foram julgados pela Justiça Federal de Minas Gerais com mais de 14 anos de prisão e indenização para a vítima.  Infelizmente existe ainda, pessoas da supremacia branca voltados para este sistema. Como gosto de pesquisar fui em busca de informações sobre o professor: De acordo com o Escavador - Possui graduação em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa (2000), mestrado em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa (2003) e doutorado pela Universidade Federal de Minas Gerais (2014). Foi professor do Centro Universitário de Patos de Minas, 2007-2020. Fonte: https://www.escavador.com/sobre/4750199/dalton-cesar-milagres-rigueira#:~:text=Possui%20gradua%C3%A7%C3%A3o%20em%20Zootecnia%20pela,de%20Minas%2C%202007%2D2020.

 

196 - Santa Catarina – Prisões de políticos corruptos

As notícias correm nas mídias e não são ”fake News”.  Atualmente, Santa Catarina tem 18 Prefeitos presos por envolvimentos de corrupção. Carta Capital (https://www.cartacapital.com.br/politica/santa-catarina-tem-18-prefeitos-presos-por-corrupcao-em-pouco-mais-de-um-ano-mdb-pl-e-pp-lideram-lista/),  cita em sua coluna que este montante foi afastado de seus cargos em torno de mais um ano e poucos meses. São políticos dos partidos:  Entre as siglas com prefeitos presos estão o MDB (5), PL (4), PP (4), PSD (2), Patriota (1), Podemos (1) e Republicanos (1). Para concluir o assunto, vereadores também foram presos ou seja, o solo catarinense está afetado por ervas daninhas. É desolador ver que  estes “salafrários” conseguem manejar, com a mentes dos munícipes, como se fossem marionetes. Estamos em um ano de eleições, pois as eleições de 2024 são para definir os novos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores das cidades brasileiras. Antes de votar questione a função que esses políticos tem que cumprir em seus cargos, o que ele já fez de útil para sua cidade. Use a Internet para pesquisa nos  órgãos como Tribunal Superior Eleitoral (https://www.tre-sc.jus.br/#/), Atestado de Antecedentes Criminais no site da Polícia Civil (https://www.sc.gov.br/servicos/expedir-atestado-de-antecedentes) Ou Polícia Federal (https://www.gov.br/pf/pt-br/acesso-a-informacao/institucional/quem-e-quem/superintendencias-e-delegacias/santa-catarina) . Para finalizar avalie seu candidato - Como escolher o seu candidato? (https://www.tse.jus.br/institucional/escola-judiciaria-eleitoral/publicacoes/revistas-da-eje/artigos/revista-eletronica-eje-n.-2-ano-4/como-escolher-o-seu-candidato). Vote com conscientização, para que seus tributos sejam destinados às áreas prioritárias como: educação, transporte, saúde ,cultura, meio ambiente, segurança pública, etc.