Rascunhos da Alma, dedicado à literatura poética. 

Crônicas

Crônicas

 

 

A crônica é um gênero textual que está incluído na literatura muito presente em jornais, revistas e portais de internet. Se destaca por abordar aspectos do cotidiano. O cronista escreve textos curtos de fácil entendimento. A linguagem é simples, descontraída. Muitas, vezes usa linguagem humorística nos aspectos crítico e irônico. As circunstâncias podem omitir personagens ou substituir por fictícios. Na crônica descritiva são elencados e descritos os elementos abordados. A crônica narrativa, é escrita na primeira pessoa (eu) ou terceira pessoa (ele, ela) do singular. Crônica dissertativa é escrita na primeira (nós) ou terceira pessoa (eles, elas) do plural e traz, o ponto de vista do autor sobre o assunto em foco. Outros tipos de crônicas são: Crônica lírica, expressão de emoções é traz a marca do sentimentalismo; crônica poética a qual utiliza na escrita versos poéticos que falam de sensações, emoções, sentimentos. Crônica jornalística a escrita diz respeito à veiculação de notícias e fatos; Crônica histórica, a escrita é sobre fatos passados e Crônica filosófica cuja escrita traz reflexão sobre determinado assunto.

 

001 - Férias na casa dos avós paternos

 Uma simples palavra como férias, nos reporta às lembranças de um passado distante, a casa de meus avós paternos. Uma grande chácara onde meu avô plantava para a subsistência. Meus avós eram sérios, não tinham habilidade para brincadeiras, mas eram amorosos com a família. Tenho saudades das reuniões com tios e primos, de caminhar sobre os trilhos, dirigir o faito (charrete) pelas ruas da vila, sentar na grande varanda e ver o trem passar.  Lembro de meus avós à tardinha, sentados de mãos dadas, enquanto o vô João assobiava a vó Morena conosco conversava, sobre os perigos da vida. Quando meu querido tio João estava em férias tudo era muito divertido, nos levava para passeios como na beira do açude, para assistir filmes e quando o trem de passageiros passava, as mãos se erguiam em abanos. Ainda hoje existe a casa que não pertence mais a família, só o nome permanece, Vila Cazaubon (Capão do Leão), onde várias pessoas adquiriram os terrenos e construíram suas casas. Muitos da família já partiram, apenas a amada tia Jurema está entre nós. Nos resta a geração de primos e as doces lembranças de crianças.

 

002 - Férias na casa dos avós maternos

Lembranças afloram com saudades de um tempo que não volta. A casa (um rancho) do Vô Edmundo e Vó Alice era alegre e movimentada e revestida de simplicidade. Moravam em um local do Capão do Leão, chamado de Serro das Almas, que tinha como história em um passado longínquo, quarenta ladrões. Meus avós diziam que as almas dos mesmos passeavam por lá. Minha avó passava boa parte do dia na beira do fogão de lenha para fazer quitutes e meu avô na lavoura ou na pedreira.

Lá andávamos a cavalo, de bicicleta, ajudávamos na lida doméstica e muito cedo em plena geada íamos com o vô tirar leite das vacas. Nossos passeios eram nas redondezas do rancho, a paisagem era belíssima, serros e vegetação em vários tons de verde. Não tenho ideia da distância em km do próximo vizinho, mas sei que era tudo longe. Os encontros com os outros familiares eram alegres, as crianças ficavam em volta no pomar colhendo saborosas frutas enquanto os adultos ficavam conversando, o que não sei. Enfim, uma grande parte da família não está mais entre nós, mas ainda tenho tias idosas como minha mãe, a geração dos primos e a memória para armazenar lembranças de meu ciclo de criança.

 

003 - Dia dos Aposentados

Em tempos idos, ser aposentado, além de significar fim do ciclo produtivo, o que restava era aguardar a morte chegar. Para as mulheres significava mais “tempo” para uma vida familiar mais ativa, mas não perdendo a característica de idosa. Os homens usavam a manhã para um cafezinho com amigos, a tarde para uma sesta, buscar uma sombra nos dias quentes ou se enfiar embaixo das cobertas nos dias frios e assistir TV. Esta era a tela e as cores da aposentadoria, de avós, pais, tios, etc.

A realidade mudou e, a maioria dos aposentados descobriu que aposentar-se significa receber um prêmio chamado – “VIDA”, um passaporte para realizar os sonhos sufocados por muitos anos e, atualmente, se dedica ao lazer, prática de esportes, melhor qualidade de vida, retorno aos bancos escolares, tempo para descobrir talentos.

Hipocôndrio já não faz parte do vocabulário da maioria dos aposentados, pois entende que não é correto viver a dor por antecipação, entregar os pontos antes da última rodada, que a mola mestre da felicidade é o amor em seus diversos aspectos, familiar, social e novos relacionamentos afetivos para aqueles que não querem viver só.

Assim como o indivíduo necessita desenvolver a arte de viver necessita também, desenvolver a arte de envelhecer, pois nossa aposentadoria ocorre através dos ciclos sem ser percebida, quando observamos nossos filhos adultos, com sua independência, quando recebemos um novo colega nas atividades profissionais, com uma visão mais ampla e nosso conservadorismo não aceita mudanças, quando as atividades sexuais se reduzem, pois a maturidade não vê o sexo como prioridade. Desta forma, a aposentadoria ocorre por tabela, a Portaria que registra o fato é apenas a autenticação.

Cabe você amiga Aposentado não ficar enclausurado lamentando dores, as visitas mais constantes aos médicos, os inúmeros exames para controlar a qualidade de vida, lembre-se que é o início de um novo ciclo, aceite o novo caminho com naturalidade e um largo sorriso, substituindo a carranca do mau humor.

Cabe a você amigo Aposentado não ficar revoltado com o salário que lhe coube, saia para a luta, participe das campanhas, das associações, solte o verbo, grite, esbraveje e se faça notar, exija seus direitos, defenda sua cidadania.

Cabe a você amigo Aposentado não permitir que a família lhe manipule, lute por seu direito à liberdade conquistada, viva como sua consciência determina, suprindo as necessidades físicas e emocionais como lhe convém, desde que você tenha uma saúde regular decida sua vida e caminhe com suas pernas, até que realmente volte a ser criança e dependa dos outros para sobreviver.

 

004 - Encontro Marcado

A Academia me espera, pois sou acadêmica. Os anos passam e lá se vão, três anos e meio entre diversas atividades de um Curso Superior. As férias foram pequenas, mas suficientes para inúmeras reflexões sobre a vida universitária, os prós, os contras, o que se perde, o que se ganha, lutas por mudanças, por direitos.

A relação docente/discente é essencial para um bom aprendizado, pois dividem o mesmo universo de interesses, ensinar/aprender. A conjugação do verbo ensinar é homogênea, mas a conjugação do verbo aprender é heterogênea. O aproveitamento medíocre de um acadêmico negligente frustra um docente dedicado, bem como, a ineficiência de um docente frustra o acadêmico que busca conhecimentos. E assim, a trajetória se faz em busca da sabedoria, da avaliação final de nossas qualidades e competências.

 

005 - Mais uma semana

Muitas vezes a correria do dia a dia é grande, os pensamentos estão voltados para a vida pessoal e não administramos o tempo da pausa para observar pequenos detalhes cotidianos, como os ruídos produzidos na natureza por habitantes de seus reinos. Nem todas as pessoas conhecem a diversidade dos sons de animais, o colorido e aroma das flores, o assobio do vento, o murmúrio das águas, bem como, é raro os que agradecem à Deus a vida e fazem uma prece. A falta de administração do tempo não nos deixa perceber detalhes relevantes que contribuem para um dia mais alegre e harmonioso. O tempo da pausa é o tempo do silêncio da mente e da reflexão. Este tempo é individual, mas por certo contribuirá com a vida sob todos os aspectos. A energia da vida é feita de simplicidade, nós humanos é que programamos nossos desafetos e dissabores. Que tua semana seja feita de inúmeras pausas, para amar, orar, meditar, sonhar e ser plenamente feliz em todos seus segundos.

 

006 - Esmolas

Não tenho o hábito de dar esmolas, prefiro ofertar uma porção de alimentos. Entendo que dar esmolas é autenticar a incapacidade de produção, além de que, o hábito faz o monge, ou seja, a continuidade da esmola faz com que o pedinte se acostume a este mecanismo de chantagem emocional.  Nesta cidade os pedintes se avolumam nas redes bancárias, ponto de ônibus, portas de lojas comerciais da cidade.

Minha casa era visitada por um pedinte uma ou duas vezes por mês, um jovem educado, catador de lixo, me chamava de tia e ganhava um pacote de bolacha para o café. A última vez que aqui esteve, faz muito tempo e estava aguardando um trabalho fora da cidade. Tenho certeza que conseguiu, caso contrário escutaria nas grades de meu jardim: Tiaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

 

007 - Alarido Politico

Isso é Brasil, discussões intermináveis, alarido estressante e viva a discórdia, a maledicência, os desajustes emocionais. As mesmas promessas ilusórias como se ocupar cargos fosse um mecanismo de milagres. Ideologias foram à óbito e as cinzas sopradas em outro planeta, resta aos homens de caráter dois caminhos, o primeiro levantar de seu berço esplêndido e lutar pela liberdade do Brasil e o segundo aplaudir as estrelas da política, corrupção, criminalidade e impunidade.

Existem culpados? Quem? O político manipulador ou o povo que prefere ser manipulado e tirar suas lascas de vantagens entre o leque de vales ofertados? A maioria sempre vence, mesmo que esteja equivocada em suas decisões, mais uma vez incrédulos observam a vitória não da democracia e sim da anarquia.

 

008 - Limões no telhado 

 Ontem à noite em torno de 20 h iniciou um bombardeio de limões no telhado de minha casa e serenou quase 22 h, pois creio que destruíram o pé de limoeiro e ficaram sem munição.

O pé de limoeiro é do vizinho que fica à esquerda e está construindo, plantado nos fundos perto muro que divide as residências. Raciocinei rapidamente e chamei a Polícia Militar que se espantou com o tipo de ocorrência, mas minha preocupação é que vândalos estivessem ocupando a obra e pudessem ser assaltantes.

Foi uma zorra, o meu cachorro e cachorros dos vizinhos latiam furiosos e, os limões ao rolar pelas telhas e se estatelarem no chão pareciam bomba caseira. Após bate papo com vizinhos à direita concluímos que, pela algazarra eram crianças.

Tentamos conversar indo na entrada oficial da casa, na Rua João Pessoa. A garagem tinha luz. Tocamos a campainha e batemos no portão, não abriram, bem como a algazarra silenciou.

Deitei com a firme ideia de conversar com o vizinho hoje quando acordasse, mas conclui que era perda de tempo, pois se não observaram o que os filhos fizeram devem estar ocupados com prioridades mais importantes.

Graças Deus tenho uma filha que foi bem-educada e nunca cometeu uma traquinagem deste nível, danificar um patrimônio particular ou público. Espero não ficar com goteiras na casa e vou aproveitar os limões, pois tem utilidade para saúde, beleza e lazer: quem sabe uma gostosa caipirinha em um domingo de chuva?

 

009 - Tempo de Outono

 Outono é a minha estação, onde cores se mesclam, tons sobre tons propiciam fascínio. É um ciclo de ajustes, quando as árvores se desnudam sem pudor e permitem, que suas folhas secas se escondam nas dobras do tempo, entre brisas e ventos. Tempo do orvalho que umedece a relva queimada pelo verão, aromas que exalam de frutos saborosos que nutrem a vida. É um tempo de encanto e magia, um convite ao mergulho na solidão e nostalgia, pois sentimentos arrefecem, a inconstância se faz presente entre felicidade, tristeza, alegria, sorrisos, lágrimas, certeza, incertezas, verdade, mentira e a viagem, no labirinto da memória, nos leva à rota de lembranças e saudade de inefáveis momentos.

 

010 - Maçonaria

Em 2015 meu Trabalho de Conclusão de Curso foi sobre um Monumento no Cemitério São Francisco de Paula, na cidade de Pelotas/RS, o qual tinha vários símbolos Maçons. Desta forma passei 5 meses lendo e pesquisando sobre a Maçonaria para decifrar a simbologia, bem como conheci sua importância à nível Mundial. No Brasil, inúmeros políticos, já falecidos pertenceram e atualmente, alguns são membros da Irmandade. As mudanças de destaque no País foram impulsionadas por Maçons, como a Independência do Brasil e Proclamação da República.

 

011 - 13 de maio de 1888 – Princesa Isabel rompe com os grilhões da escravidão

Um período abominável na História do Brasil a época que ocorreu, uma migração forçada de africanos para as colônias portuguesas da América, meados do século XVI até meados do século XIX. Os africanos aprisionados pelos portugueses quando aqui chegavam eram cedidos por um determinado preço, como se fossem uma mercadoria qualquer. Os que tinham uma saúde mais perfeita chegavam a ser comercializados pelo dobro do valor em comparação aos velhos e fracos. A travessia do continente africano para o Brasil era feita nos porões dos navios negreiros, com os negros empilhados da maneira mais insalubre e desumana possível, sendo que muitos deles nem sequer chegavam vivos, tendo seus corpos atirados ao mar. Nas fazendas açucareiras trabalhavam de sol a sol, recebendo para vestir apenas um pedaço de pano ou qualquer peça de vestuário velha, dormiam nas senzalas (barracões escuros, úmidos e com quase nenhuma higiene) acorrentados para não fugirem. Os africanos, além de perder a identidade como ser humano, também perderam a liberdade religiosa, bem como, seu idioma de origem para comunicação, pois exigiram o batismo e o aprendizado da língua portuguesa.

 

012 - Candomblé

Os escravos africanos ao chegarem no Brasil trazidos da África trouxeram a cultura iorubá e receberam o nome de nagôs, termo usado pelos franceses para designar os africanos da costa dos escravos, que falavam a língua iorubá, já os jêjes eram provenientes do Reino do Daomé, se obrigaram a manter o culto às divindades de forma secreta para não contrariar seus senhores e contribuíram para a cultura brasileira sob vários aspectos: dança, música, religião, culinária e idioma. Desta forma foi criado o candomblé, religião afro-brasileira baseada no culto aos orixás e praticada atualmente, em todo o território.

 

013 - Umbanda - Pretos Velhos

A Umbanda é uma religião brasileira que agrega elementos das religiões africanas, cristãs, indígenas e o espiritismo. Foi fundada em 15 de novembro de 1908, no Rio de Janeiro, por um jovem chamado Zélio Fernandino de Morais que sob estado de transe se apresentou como Caboclo das Sete Encruzilhadas. Desta forma, nesta data são homenageados os Pretos Velhos, espíritos de antepassados, negros africanos, que viveram nas senzalas como escravos e que morreram no tronco ou de velhice, considerados divindades purificadas.

 

014 - Líderes religiosos

Necessitam mais conhecimento sobre o espaço espiritual do homem, pois  Espírito é a parte imaterial do ser humano, a alma, a energia vital que se manifesta no corpo físico. A fé também é uma energia imaterial. Energias se conectam em qualquer lugar, mas infelizmente fiéis tem que ter uma bengala material como: olhar imagens, tocar em um tijolinho da igreja, repetir as palavras da oração, escutar hinos sacros. Medite no santuário de sua casa, com sua família e por certo sentirá seu corpo físico ser preenchido de energias e seu espírito de luz.

 

015 - Sexta-feira 13

 As crendices no decorrer do tempo permanecem iguais e o homem é fascinado por mistérios. Hoje, sexta-feira 13 é uma data muito temida, principalmente se cair no mês de agosto. São inúmeras as histórias entre a cultura de povos sobre esta data, a maioria está ligada à fatos políticos mundiais, bem como, religiosos, desde os povos bárbaros que invadiram a Europa no período medieval, onde divindades eram cultuadas para o bem e o mal, bruxas e demônios eram temidos.

Não é uma data que altera os fatos e sim, a energia do pensamento, pois atraímos o que desejamos ou tememos, ou seja, somos condutores de nossa sorte ou azar. Seja feliz em qualquer dia, independente da data numérica.

 

016 - Cidadania

Esta é uma palavra difícil de interpretar, pois não condiz com o que a criança aprende em sua formação na família e nem no que lhe é ensinado na Escola.

Aprendemos que a cidadania é dividida entre os deveres que o Cidadão tem com a sociedade nos aspectos, familiar, social e político e, os direitos fundamentais, não outorgados, mas reconhecidos, como a vida, a liberdade, a igualdade, a propriedade, segurança, etc.

Os direitos são de exercício exclusivo do indivíduo, um domínio no qual o Estado não pode interferir, mas não é o que ocorre:

. A vida - não vale um tostão, pois os poderes públicos não oferecem segurança ao seu cidadão;

. A igualdade - foi substituída pela discriminação com etnias, credos e opção sexual;

. O direito de propriedade - constitucionalmente consagrado, garante que ninguém poderá ser privado de seus bens, pois somente a necessidade ou utilidade pública ou o interesse social permitirão a desapropriação, desta forma abriu espaço para que cada um interprete a lei como desejar, pois, o direito não é incondicional e absoluto;

. A liberdade - é o exercício da cidadania plena, ou seja, “o direito de ter direito”. Faça uma análise de sua vida e se questione sobre sua liberdade.

 

017 - Esmolas Governamentais

 O Governo Federal e seus aliados usam todos os meios de comunicação para propagar seus feitos nocivos e, desta forma, angariar votos nas eleições para seus representantes. O ápice desta nocividade são “Esmolas Governamentais”, como a Bolsa Família.

Enquanto o governo distribuir esmolas não ocorrerá o desenvolvimento do País, pois seu povo será conduzido à estagnação, dependência e acomodação.

Um bom governo está voltado à cidadania e tem como dever prover educação, trabalho e salário digno. A extrema pobreza deve ser erradicada através de soluções governamentais e uma delas é ofertar trabalho ao seu cidadão para que o mesmo não se torne um mendigo, destituído de identidade própria.

As sementes nocivas semeadas por governantes tomaram uma proporção preocupante entre pensamentos, palavras e obras, desqualificando a inteligência mental, tornando o homem marionete nas mãos de políticos corruptos.

 

018 - Depoimento

Em primeiro lugar, por longos anos fui assolada por uma doença que considerava incurável: militante do PT. Minha cura ocorreu no primeiro mês do governo de um Prefeito do PT, em nossa Prefeitura. Estando livre das nefastas amarras partidárias decidi não optar por partidos, mas por candidatos dignos, desta forma, minha consciência está tranquila em relação ao Governo Petista Municipal, Estadual e Federal.

O panorama de nosso País me entristece, pois entendo que, não existem partidos ou políticos, capazes de mudar o rumo deste carro desgovernado chamado Brasil e os que estão ilesos são omissos, para conservar cargos e salários. Reconheço, a legitimidade de nossa Presidente, pois a maioria dos eleitores a conduziu ao cargo, consciente ou iludido.

O povo tem que reconhecer sua parcela de culpa por ter conduzido ao poder está camarilha de corruptos, não só do PT, como de outros partidos, oportunizando a corrupção e impunidade.

 

019 – Como um político se torna mau-caráter?

Os cidadãos quando entram para política fazem promessas que sabem que não serão cumpridas. Os tolos eleitores dentro de seu “senso comum” acreditam, pois lhe falta o “pensamento crítico”, a única ferramenta capaz de distinguir verdades e mentiras. Após ser eleito começa a conhecer a máquina governamental Municipal, Estadual e Federal e observa que, não é o que ele idealizou e sim como, as instituições públicas administram, ou seja, não poderá contemplar seu eleitor com o compromisso assumido. No convívio político são incluídos outros conceitos que não aprendeu na sua formação familiar que formou seu caráter e condenavam, a mentira, corrupção, desigualdade social, descaso com segurança, saúde, educação, corrupção, etc. Mas aprendeu que o poder abre as portas de um mundo encantado, a impunidade dos poderosos. Não se aconselhou com sua memória, não sabe o que é pensamento crítico e exportou seu caráter, para o patamar do esquecimento. Assim se torna um político com mau-caráter.

 

020 - Liberdade de Expressão

 Muitos dizem que liberdade de expressão é utopia, outros calam e consentem e, uns tantos lutam, ferozmente por seu direito.  A liberdade de expressão existe e ao fazer uso da palavra oral ou escrita o indivíduo exerce o direito de manifestar o pensamento, a opinião em uma atividade intelectual, artística ou científica, através de meios de comunicação.

Em um passado não tão distante, no modelo de   família patriarcal, o patriarca cerceava a liberdade de expressão, pois todos os membros desta família estavam sob seu jugo. A atualidade nos mostra outro status social, a luta por direitos, mesmo que muitas vezes, a irracionalidade seja o fator que norteia atitudes.

Liberdade de expressão deve ser educada no seio da família e estruturada no respeito mútuo, onde todos manifestam seu pensamento em prol da igualdade e liberdade. Isto é democracia e vai gerar a dignidade humana.

Nossa sociedade oprimida usa esta estratégia de forma desordenada, esquece que liberdade de expressão é um direito, desta forma, seu limite esbarra no direito de seu semelhante. Esta é a fórmula secreta de se construir os pilares de uma sociedade democrática, bem como, faz parte desta liberdade, a responsabilidade de arcar com a consequência dos atos. Aí vem o impasse, muitos fazem a opção de se manter no anonimato e incitar grupos o que gera, o caos social, a desagregação das massas.

 

021 - Nosso Brasil

 Brasileiros acordam e concluem que no berço esplêndido descansa a corrupção e a impunidade, que suas matas não são tão verdejantes, que em seu seio a liberdade foi acorrentada por ferrenhos inimigos brasileiros, que a esperança de dias melhores foi ao óbito e que a exterminação de seus filhos ocorre diariamente. Brasil, um País onde a desigualdade social prolifera, onde seu cidadão da classe dos miseráveis, ao invés de buscar emprego, se contenta com um governo que o compra com bolsas esmolas e retribui conduzindo aos cargos públicos, pessoas inescrupulosas.

Povo Brasileiro esteja cônscio que sua liberdade de expressão faz parte do dia-a-dia e, em muitos Países é reconhecida através das Leis do Estado. Esta liberdade deve ser bem conduzida e, é aceita desde que não ultrapasse os limites, ou seja, “o limite de minha liberdade de expressão esbarra onde começa a de meu semelhante”.

O resgate desta liberdade garante a qualquer indivíduo a possibilidade de se manifestar, de buscar, de receber ideias e informações, independente da intervenção de terceiros. Pode ser expressa de forma oral, escrita ou por qualquer meio de comunicação. Esta liberdade bem conduzida se reflete de forma positiva, mas muitos ainda temem a repressão e a crítica destrutiva, desta forma, permanecem na inércia.

O cidadão digno é responsável por seu País. Chegou o momento de lutar por seus direitos, mas reconhecendo seus deveres de ordem, para o progresso. Que o brilho das estrelas de nossa Bandeira ilumine os atos do povo heroico e que seu brado de basta retumbe entre os quadrantes desta terra tão amada: "Liberdade, Igualde, Fraternidade".

 

022 - Quaresma

O período da Quaresma deve ser usado para recolhimento rumo ao autoconhecimento e libertar o Ego de falsas imagens, as quais estão associadas ao Eu e ao corpo físico. O homem deve banir o nocivo e concluir que um ego caótico mantém a adrenalina elevada, a posição de ataque, pois a postura da defesa é egoísta. É tempo de conscientização, pois o homem não pode se deixar levar por pensamentos perniciosos, atos desalmados e obras infrutíferas.

É um período para fortalecer a identidade espiritual e abrir as portas interiores, expelir os traumas estagnados e absorver as energias cósmicas para a transmutação.

Acima de tudo vivenciar a conexão com o divino através da oração e da caridade que enobrece. Usar os olhos da Alma para ver que ao nosso redor está o semelhante, com as mesmas dores, esperanças e desesperanças, se humanizar e dividir alegria, amor e paz.

 

023 - Páscoa

Páscoa é uma palavra hebraica que significa "libertação" e seu ritual é passado através das gerações. Representa a busca pelo conhecimento, a renovação dos nossos propósitos mais nobres na evolução espiritual, os princípios éticos e morais. Páscoa é tempo de romper com o alimento da infelicidade, egoísmo, orgulho, vaidade, preconceito, mentira, discussão, violência, exploração, desequilíbrio, frustração, atributos por nós desenvolvidos.  Páscoa é a reforma íntima, quando o estagnado se desfaz e o renascer se faz presente, a liberdade na existência para vivenciar a prática da caridade e amor, instrumentos que levam à paz universal.

Seja qual for sua fé use este tempo para renovar sua essência e permitir que, germine sementes plantadas no espírito ao reencarnar, não só em tempo de Páscoa, mas a cada instante de sua existência.

 

024 - Estado de Direito 

Com o fim do Absolutismo, entra a Idade Contemporânea (em torno do séc. XVIII até os dias de hoje) e surge, o Estado de Direito e sua principal característica é promover e preservar a cidadania plena, a qual é constituída pelos direitos civis, políticos e sociais. No Estado de Direito os poderes públicos (executivo, legislativo e judiciário), bem como o cidadão, independentemente de sua classe social são regidos, por uma Constituição onde: “Todo tem direitos e deveres iguais perante as Leis".

A democracia é um sistema político que se baseia no livre exercício da cidadania. Para ser um cidadão participante é necessário buscar informações, nos órgãos públicos e instituições da sociedade civil, o conhecimento sobre as Leis que sustentam os direitos e deveres do cidadão.

Um de seus deveres é participar das decisões relacionadas ao bem comum da sociedade e um de seus direitos é reivindicar, através da expressão oral ou escrita.  Em muitos países, quando a tirania não cede ocorrem conflitos, o último dos direitos, uma decisão drástica que deixa sequelas em uma “Nação e seu Povo”.

Cada povo faz sua história, através do Governo que elege, mas pode modificá-la motivado pela falta de lisura governamental. A omissão gera acomodação, a acomodação gera a estagnação, a estagnação gera a frustração e a frustração gera uma casta desprezível, os párias da sociedade.

 

025 - Livro "Tchau, querida", do ex-deputado Eduardo Cunha sobre o golpe contra Dilma Rousseff

Explode o tampão do esgoto cloacal político e o ar fétido dos dejetos humanos paira no ar. Por certo, o livro de Cunha tem meias verdades, meias mentiras e verdades ainda ocultas, mas me fez lembrar a música de Caetano Veloso: “Enquanto os homens exercem seus podres poderes, morrer e matar de fome, de raiva e de sede, são tantas vezes gestos naturais” e cidadãos, alucinados por ideologias políticas brigam entre si enquanto, políticos eleitos  tramam suas teias, nos bastidores da Constituição e ocupam, “o foro especial por prerrogativa de função”, que limita a justiça exercer as leis brasileiras, as quais necessitam de revisão, para serem mais rígidas.

 

 026 - Futuro

O futuro será vivenciado de acordo com os alicerces construídos no presente. Na realidade o futuro não é pré-determinado (determinado previamente). O futuro pode ser sim “determinado” (de agora para o término), no sentido de que é uma extensão do presente, uma continuação lógica deste. E para escolher o nosso futuro, precisamos aprender a agir da melhor maneira possível neste presente.

 

027 - Inverno

Mais uma estação despede-se do tempo e mais um visitante chega para permanecer entre nós, o Inverno, senhor dos ventos fustigantes, de intensas chuvas e da neve. Uma estação triste e nostálgica, as transformações ocorrem entre tons e sons, animais hibernam, as árvores despidas, entre as névoas das manhãs e as brumas do entardecer simbolizam a natureza morta, águas se cristalizam e homens retraídos pelo frio gelam a alma e sentimentos.

Há quem diga que o inverno é implacável, por certo é para àqueles desabrigados, sem cobertor, sem teto, andarilhos, muitas vezes descalços e com fome que circulam pelas ruas das cidades. Há quem diga que o inverno é uma estação para exercitar sensações entre viagens e gastronomia ou mesmo, para ficar aconchegado entre cobertas no exercício da preguiça.

Sábio foi quem dividiu o tempo entre quatro estações, pois todas tem um significado intrínseco. O que seria do homem se não existisse inverno, um tempo para recolhimento e análise da trajetória, para a conscientização que urge remover entulhos, romper com aspectos estagnados na vida? Este homem por certo, não estaria apto para o renascer na primavera.

 

028 - Verbos

 Na atualidade, as conjugações verbais transmitem mensagens que alteram o humor do indivíduo. O Verbo serve o bem e o mal em sua oralidade ou escrita. Os meios de comunicação são habilidosos em informar, descrever e narrar. Informa-se o mínimo ou oculta-se a verdade, fatos irrelevantes se proliferam e relevantes ficam engavetados. Narrações são extremamente hábeis, pois a entonação da voz, ativa ou passiva conduz à reflexão. E assim decorre o cotidiano e o homem, através dos meios de comunicação de sua preferência alimenta, emoções com notícias desgastantes.

Os atentados e suas tragédias fazem parte de um passado recente, onde os verbos “morrer” e destruir” foram conjugados. O teatro da política são notícias do presente, onde o enredo da peça é a corrupção em diversos níveis. Os atores são os politiqueiros escolhidos pelo povo e a plateia, representada por uma sociedade manipulada pelo sistema conjuga, os verbos “renunciar” e “roubar”. Qual verbo será conjugado no futuro, no período dos Jogos Olímpicos de Verão, no Brasil?

 

029 - Manhã de Inverno

 Alguns minutos atrás olhando um vasto campo pela janela de meu quarto observei, a cerração que impede uma visão. Fiz breve análise sobre as estações e suas transformações, como afetam a vida, na natureza flora e fauna, no homem que acorda e caminha por ruas e praças, respirando este ar úmido para cumprir suas tarefas cotidianas. Julho, mês de férias, de preguiça, crianças dormindo na cama quente na espera de um café gostoso e um cativante sorriso materno. Idosos sem compromisso despertam tristes, pois vivem na estação da indiferença, assolados pelo tédio, doença da velhice, sem ambição de vencer o tempo e o espaço. A estação ainda nos reserva muitos dias e noites de inverno e o corpo se debate entre as defesas e doenças causadas por intempéries. Existem remédios para quase tudo desde que, as emoções não congelem e afetem a energia vital. Agasalhe a alma com pensamentos positivos, alegrias e lazer e vença o tempo de inverno.

 

030 - O Escritor

Não tem hora, não tem dia, tem o minuto presente, onde a inspiração brota e utiliza a pena e pergaminho para grafar.  São inúmeras obras desde a vanguarda clássica até o modernismo, onde o escritor escreve o que pensa, o que sente e deixa uma semente para reflexão ao seu leitor. O estilo pode ser individual, onde o escritor manipula a linguagem literária, com conteúdo para determinados leitores ou, estilo de época, que falam de um determinado período histórico, escritos por vários autores e direcionado a todos os tipos de leitores.

É no ato de escrever que o indivíduo exerce sua liberdade, com identidade única e intransferível. Alguns se utilizam da escrita como profissão, para obter um rendimento econômico. Outros se apropriam da escrita para registrar sua experiência individuais, no convívio do cotidiano. Para outros é apenas um passatempo, uma forma de expressar suas percepções, emoções e sentimentos, um acervo particular e outros tantos, para expressar seu ponto de vista. Algumas obras atravessam fronteiras e outras, se perpetuam através do tempo. 

Ser escritor é a arte de expressar sua intelectualidade através da escrita.

 

031 - Sono Reparador

Dialogar com a mente é possível desde que, o indivíduo seja seleto em seus pensamentos. No início parece impossível, mas a técnica da meditação nos proporciona a limpeza mental, desta forma, a mente descansa das atividades cotidianas e, em outra dimensão, ocorre um monólogo mental silencioso, para ordenar as atribuições do próximo dia.

Tenho por hábito deitar, ainda desperta, para exercícios respiratórios ordenados. Após fixo minha visão interior em algo de interesse, como o esvoaçar de borboletas. Quando me sinto envolvida por milhares de borboletas concluo que, a mente esvaziou e está apta para o repouso.

Após exercícios é hora de relaxar o físico, extrair do cosmo fluidos benéficos e sorrir para a noite. O resultado é um sono reparador.

 

032 - Inabitual

 Eu achar “tempo” para lazer. O cotidiano absorve as horas que deslizam pelo visor do relógio. São ponteiros que sobem e descem, se unem, se separam e assim decorre uma existência, ou seja, capítulos de vida monótonos. Uma vez alguém iluminado me disse: cada ser escreve sua história. Este conselho virou processo de ignição na energia vital e como tenho, vários capítulos para escrever analisei prós e contras e questionei: quem sabe não está na hora de espanar a poeira e mudar o curso da história? Trocar o rotineiro pelo inabitual e viver um presente pleno, pois futuro é apenas uma quimera.

 

033 - Minha quadra

Chegando da Faculdade, ao dobrar a esquina observei, um grande movimento na quadra onde resido e decidi registrar. Sou moradora da Rua Conde de Porto Alegre há 19 anos e aprendi a conviver com um trajeto tranquilo usado por moradores para locomoção em suas atividades cotidianas, crianças em suas bicicletas, alguns transeuntes nos finais de semana, carros com velocidade moderada durante o dia e na noite, velozes cantando pneus.

Me acostumei com latidos de cães, miados de gatos namorando nos telhados, estridentes gritos dos psitacídeos em reunião nas árvores, trinar de pássaros no balanço dos galhos e ver no pasto, em frente minha casa, cavalos e vacas.

Mas tudo é energia e energia se transforma, em um milésimo de segundo. De forma rápida, alterações ocorreram, com a vinda da UFPel para o Anglo, edificações para instalações das Faculdades, inúmeros acadêmicos em seu vão e vêm diuturno, conversando, brincando e dando risadas, bem como, sons carnavalescos com um curto reinado. Recentemente, mais um investimento, a revitalização do Porto de Pelotas na esquina de minha casa. Em poucos meses, uma grande obra está sendo edificada e logo ali será concluída.

Novos fatos, novas perspectivas e com certeza, a criatividade de novos hábitos.

 

034 - Impeachment

 O impeachment nesta data representa, o marco de uma tênue esperança para que o cidadão possa ver seu País passado a limpo. Nossas escolhas têm consequências e no decorrer do tempo conviveremos com as mesmas, produtivas ou nocivas.

Quem ganhou? Não foram os brasileiros “pró” e não perderam os brasileiros “contra”.

Quem ganhou foi a Nação, a Constituição mesmo com leis obsoletas, a verdadeira democracia que permite que o povo eleja um político e possa destituí-lo, por desabono de sua conduta; a justiça que ousou descortinar o que estava oculto; a coragem do povo “pró ou contra” que saiu às ruas e expressou sua vontade, mas tem consciência que: “ todos são irmãos, sob uma única bandeira, independente da escolha partidária”.

Quem perdeu? Políticos que foram desmascarados e hoje são conhecidos, por dilapidar os cofres públicos em interesses pessoais; a mentira; o sistema com uma doença endêmica, “a corrupção”; a engrenagem civil que oprimia o povo nos aspectos político, social e econômico, com medidas provisórias, inflação falsa e mantendo, nos três poderes, políticos que aceitavam os descalabros governamentais; na especulação financeira internacional.

São inúmeros os fatos a serem citados, mas a perda mais grave está relacionada ao sentimento do eleitor que projetou, no político escolhido, seus sonhos de estabilidade individual e para futuras gerações.

Nos últimos dias, de forma gradativa o brasileiro despertou de seu estado de inércia e a maioria descobre que, a sombra da traição lhe fará companhia por um longo tempo, que de forma consciente ou omissa alimentou, o Ego de indivíduos que, com pensamentos, palavras e atos  governaram entre fileiras da imoralidade, indivíduos que se tornaram especialistas na retorica, para ludibriar o povo de todas as classes sociais, o pobre com as esmolas de bolsas, a média por esmolas mais polpudas e a alta pelo direito de sonegar impostos.

O povo cansou de andar de carona em um carro desgovernado chamado “governo e seus três poderes (executivo, legislativo e judiciário)”, cansou de ver o patrimônio material de sua Nação, arruinado por vândalos corruptos.

Mais um capítulo em nossa história, uma Nação que se debate entre meias verdades e meias mentiras, para exercer a democracia em sua essência. Este processo não traz alegria ao cidadão de caráter ilibado, pois a alegria seria se hoje, todos os políticos corruptos fossem destituídos de seus cargos. O cidadão curvou-se ao sistema caótico em busca da “lei da sobrevivência”, para renascer da lama da estagnação.

O resultado deste processo não é o ponto final e sim, um novo caminho, onde travaremos batalhas para extirpar os restantes "corrompidos", mas acima de tudo, o povo brasileiro deixou um recado bem definido: APRENDERAM O QUE É CIDADANIA E SUAS VERTENTES, "DIREITOS E DEVERES". Por certo, no decorrer do tempo, os corruptos serão chamados para prestar contas às parcas Instituições que se mantém imune à corrupção ou receberão, o mesmo tratamento: IMPEACHMENT JÁ.

Bate à porta de cada brasileiro grave crise, a recessão, mas tu “pró” e tu “contra” não esmoreçam, pois, o poder emana do povo e um governo, “sem ORDEM jamais terá PROGRESSO”.

 

035 - Pais e Filhos

Os homens, seres mortais, aqui estão para cumprir uma missão e obter evolução espiritual. Nos é facultado o direito de escolhas como, em que seio familiar reencarnar, desta forma, nada é por acaso. Nossa bagagem carrega as lições de vida para o aprimoramento de um projeto educacional, alicerçado no Livre Arbítrio. Quando aqui chegamos já nos aguarda uma família, composta de pai e mãe e, em alguns casos, irmãos, os quais nos antecederam e evoluíram, com condições de promover nossa ascensão intelectual, social e espiritual.

O grupo familiar tem uma missão complexa, onde estão incluídos os atributos de proteção, formação, orientação e cada indivíduo, tem sua parcela de atribuições para que o novo membro se adapte ao lar. Desde a tenra idade os filhos sabem quando são amados ou rejeitados, quando a caminhada será sobre flores ou espinhos e nesta etapa, os bloqueios emocionais se armazenam para emergir na juventude.

É notório que nem sempre existe sintonia nos relacionamentos de pais e filhos o que dificulta o cumprimento do Karma, para ambas as partes. Paternidade e maternidade é um sacerdócio, a responsabilidade de uma semeadura profícua, pois o fracasso é sinal de uma colheita de mazelas.

  

036 - Nossos Jovens

Uma parcela da juventude me entristece, àqueles que não venceram traumas e tabus no decorrer da existência e hoje revoltados expressam através de pensamentos, palavras e atos. Esta parcela é digna de atenção e cuidados da família e dos governos em suas instâncias. É necessário um atendimento família/jovem, por profissionais competentes da Saúde Comportamental, pois estes descalabros que nos chegam ao conhecimento é fruto de uma educação falha no que concerne ao monitoramento da formação de um indivíduo, ou seja, seus alicerces vitais. Com a extinção da família patriarcal os grilhões foram rompidos e os pais também, iniciaram um novo aprendizado no ato de educar, pois é difícil lidar com o conceito de certo e errado na contemporaneidade, onde nada é absoluto. Os conflitos se somam nos pilares que geram a estabilidade, família e sociedade e o jovem imerso na insatisfação busca seus pares, sua formação na escola da vida, onde não existem mestres, cobranças e críticas.

 

 

037 - Terceira idade

O Dia Mundial da Terceira Idade foi proclamado pelas Nações Unidas como forma de chamar a atenção do Mundo para a situação financeira, social e afetiva em que se vive nessa faixa etária.

Nos séculos passados, após 60 anos, os homens esperavam a morte sentados em poltronas confortáveis assistindo saraus e bebericando seus licores e posteriormente, a TV. As senhoras prendadas reuniam-se para falar sobre alimentação, vestuários, filhos e quem sabe, um pouquinho de diz-que-me-diz.

O que mudou na terceira idade? A conscientização do homem ao concluir que, se ocupar a mente ela proporcionará mais saúde ou menos doenças no corpo físico e incentivará a produtividade mental.

Em minha cidade se saio pela manhã observo idosos circulando na área central para compras, se saio a tarde observo senhores e senhoras enrolados para presente, em direção aos bailes vespertinos e, à tardinha estes jovens idosos estão em casas de chá saboreando, nossos doces pelotenses. É possível classificá-los e tratá-los como idosos? Não, são apenas pessoas que estão anos à frente, com uma bagagem de experiências de mestres.

Alguns destes jovens idosos acumulam sequelas de doenças crônico-degenerativas e suas complicações, pois o Estado não aplicou estratégias para prevenção e tratamento das mesmas. Àqueles que sobrevivem por si usam seu tempo para curtir a vida literalmente, entre produção e lazer. Terceira idade é a ponte entre a juventude e a velhice e deve ser transitada muito devagar, para colher vitórias dos desafios que a trajetória apresenta, enquanto existe “vida”.

 

038 - Infância 

Lá se foi o tempo que deixou saudades. Hoje, apenas lembranças da abençoada convivência familiar, quando primos se encontravam para as peraltices e social, quando a amizade se tornava espontânea. A palavra individualidade era um termo desconhecido e existia pureza de sentimentos, ou seja, a inocência se sobressaia.

Lembro-me das fugas inocentes para molhar os pés descalços nas poças de água ou tomar um banho de chuva, dos joelhos esfolados, dos furtos em pedaços de bolo antes das refeições, das arteirices cotidianas como subir em árvores para apanhar doces frutos e levar puxões de orelhas dos avós, pois os frutos não estavam maduros.

Lembro-me de histórias, dos sustos com os fantasmas (um adulto coberto por um lençol), mas não me lembro de palmadas e castigos, pois dizem que eu era uma menina comportada.

Mesmo que estas lembranças nostálgicas sejam passageiras a vida, em algum instante alicerçou na memória, um tempo de alegria e magia na estação da infância.

 

039 – Lembranças

São guardadas nos compartimentos da memória, principalmente as que nos causam prazer. Lembro de brincadeiras infantis sob olhar crítico de minha mãe, mas bastava se afastar vinham as artes. Lembro da juventude, da escola, dos colegas, primeiro namorado onde os encontros eram na igreja, sentados distantes nos bancos. Lembro das quermesses na praça, das músicas, das danças de quadrilha, dos grupos de amigas que caminhavam sob o luar com tranquilidade, sem medo de assaltos. Realmente minha época de infância e adolescência é inesquecível.

 

040 – Meus quinze anos

Tempo da Ditadura Militar. Sem festas, o permitido era reunião familiar sem música alta e só podíamos ir até a calçada em grupo de duas pessoas. Meu pai recepcionou os convidados na porta que era aberta para entrarem e fechada. Além da família consegui convidar amigas mais chegadas, mas a conversação era em tom baixo como se fosse um velório. Na hora do parabéns bateram na porta e lá foi meu Pai voltou e disse o soldado que está na calçada disse que tem muito barulho. Com quinze anos já era atrevida, pois servi um prato de bolo, abri a porta, atravessei a rua e entreguei ao soldado e ele respondeu não posso aceitar. Olhei para ele e disse: vou deixar no parapeito da janela e vou para dentro da casa e fechar a porta, ninguém vai ver que você está comendo. O término estava marcado para as 23hs. Levei meus convidados até a porta, o soldado estava na esquina e o prato de bolo vazio. Me senti vitoriosa pois enfrentei uma autoridade.  

 

 

041 - Falando em Brasil

Passado

Em 15 de novembro de 1889 foi proclamada a república do Brasil. Na época, o país era governado por D. Pedro II e passava por grandes problemas, em razão da abolição da escravidão, em 1888. Neste passado, nossa história registrou que, os homens fortes, justos e de caráter ilibado lutaram pela Liberdade do Brasil e foram enterrados em seu solo sagrado.

Presente

É possível constatar através dos meios de comunicação que nosso Regime Democrático se transformou em Regime Anárquico e que nosso País como um barco à deriva ou um carro desgovernado perdeu a direção pré-estabelecida. É possível constatar que nossos três Poderes perderam a vitalidade e adoeceram gravemente, com doenças epidêmicas como a corrupção. Ocorre uma inversão, pois quem deveria manter a ordem e mostrar a força não pode fazer cobranças, não dá exemplos, a classe dos marginalizados se reproduz de forma assustadora e age de forma coesa no objetivo de desestabilizar o País, pois são extremamente inteligentes.

É lamentável o que ocorreu, está ocorrendo e ocorrerá, pois a ordem do país perdeu o eixo em todos os aspectos, principalmente social e econômico.

Futuro

É meu Brasil, tua dignidade foi sequestrada pela impunidade política e social. Tenho medo de dormir brasileira e acordar sob outras bandeiras, que cubram o resgate que teus filhos corruptos irão negociar.

A Constituição Brasileira regente especifica como um dos “Deveres do Cidadão – Proteger o Patrimônio Público e Social do País” e, como um dos “Direitos do Cidadão” – A manifestação do pensamento é livre, sendo vedado o anonimato”.

 

042 - Dia Nacional da Consciência Negra

Esta data foi estabelecida pelo projeto lei número 10.639, no dia 9 de janeiro de 2003. Foi escolhida, para homenagear Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares. Uma homenagem mais do que justa, pois este personagem histórico representou a luta do negro contra a escravidão, no período do Brasil Colonial. Ele morreu em combate, defendendo seu povo e sua comunidade. Os quilombos representavam uma resistência ao sistema escravista e também uma forma coletiva de manutenção da cultura africana aqui no Brasil. Zumbi lutou até a morte por esta cultura e pela liberdade do seu povo.

A abolição da escravatura, de forma oficial, só veio em 1888. Porém, os negros sempre resistiram e lutaram contra a opressão e as injustiças advindas da escravidão. Mas, o preconceito e a discriminação se mantêm até hoje em nosso País. E, uma das provas mais vergonhosas é a cota de vagas para “negros” cursar a Universidade. Muitas vezes me pergunto, a inteligência tem cor? A Alma tem cor?

Os negros não podem se escravizar novamente aceitando normas absurdas e oportunidades condicionadas, pois uma das bases fundamentais dos direitos humanos é que todos os seres nascem livres e iguais em dignidade e direitos, a discriminação e perseguição com base na raça ou etnia são claras violações desse princípio

Hoje, a História se repete, as senzalas são os cárceres, as ofensas verbais são os chicotes, o Pelourinho são os atos discriminatórios e a carta de alforria é simbolizada por um Diploma Universitário.

 

043 - Natal

No decorrer de minha existência observo que o Natal é a maior ferramenta para o movimento de contas bancárias. Na humanidade alguns homens se reúnem para festas sem lembrar que passaram o ano sem praticar a caridade com a família, os amigos e semelhantes. Alguns homens acreditam que esta é a hora de ostentar uma farta mesa, bebericar bons vinhos e providenciar inúmeros presentes em volta da árvore de Natal. Alguns homens que não conseguem expressar um afeto através da palavra ou do tato e usam este evento para que sejam julgados bondosos ao ofertar um valioso presente. Alguns homens esquecem Jesus, mas não de Noel, um ícone de extravagâncias. Alguns homens não oram pelos que estão em um leito de hospital, não lembram os mendigos que circulam por ruas de sua cidade e vivem de esmolas. Não são homens, são apenas indivíduos que necessitam urgente de uma reforma íntima.

Ainda bem que existem homens que comemoram o significado espiritual do Natal em todos os segundos da existência, homens nobres em pensamentos, palavras e obras que norteiam sua caminhada praticando a caridade. Estes homens são conhecidos como semeadores da luz, independente da fé que professam e como é chamado seu Deus.

Não esqueça que o amor é o presente que Jesus gostaria que fosse ofertado ao seu semelhante. De acordo com a Lei da Troca e da Oferta você, também, receberá este amor fraterno. Que seu Natal seja abençoado.

 

044 - Ano Velho

Quando iniciou o ano não sabia como cumpriria minha missão. A inteligência me fez entender que nada sou diante dos desígnios do Criador e que a vida é fugaz, com tempo indefinido. Agradeço-te pelo despertar e assistir o renascer de cada habitante nos reinos da natureza, por ter oportunidade de me despedir da lua e, em oração silenciosa ao adormecer agradecer ao Pai, por ser merecedora de dádivas.

Teus doze meses passaram rápidos sem me aperceber por inúmeros desafios a superar. Agradeço as oportunidades de demonstrar afeto e respeito por todos semelhantes, pois contigo aprendi meu sábio mestre, a vivenciar cada segundo alicerçada nos sentimentos nobres, em busca da evolução espiritual. Gratidão 2016.

 

045 - Demagogia 

 A demagogia é uma ferramenta perigosa que atravessa os séculos. A desigualdade social e a precária educação são muito bem manipuladas pelos demagogos políticos que vestem capas ideológicas e o povo, cego, surdo e mudo se deixa manipular. Não importa o modelo político, direita, esquerda ou centro, pois todos defendem seus interesses individuais, para se manterem no poder.

O demagogo perigoso é o radical populista que inflama massas com o verbo, resta ao povo se politizar e vencer os invencíveis com seus ideais.

Até que ponto o indivíduo é influenciado pelas verdades nuas e cruas e a cascata fantasiosa das inverdades, noticiadas pela mídia? Muito, e assim, o homem passa sua existência, a mercê dos donos do poder.

A teia da mídia se estende aos lares com vários ícones, bem como traz a instabilidade que gera mudanças no comportamento, social, político, religioso e norteia, as decisões pelas emoções, pelo medo, pela alternância de sobrevivência.

Faz parte da natureza humana desejar conviver através de seus sentidos com ícones que desgastam e, principalmente, vivenciar o processo de vítima, pois é mais fácil transferir à terceiros suas escolhas errôneas do que polir seu discernimento.

Através de um olhar crítico é possível afirmar que a mídia tem uma expressiva responsabilidade com a sustentabilidade política/social das Nações.

 

046 - Metáforas Delirantes

Metáforas delirantes são tentativas de dar sentido ao que está fora do sentido, por isso existem as construções mentais delirantes, as quais são alimentadas por impulso externo e a recepção interna de uma inteligência obstruída.

Atualmente o impulso é a megalomania da classe política e as emoções desordenadas do cidadão. O preocupante é o número expressivo destes cidadãos que estão incluídos, nas classes média e rica, pessoas abastadas e com alto nível cultural.  E assim navega o Brasil, um barco à deriva, com um futuro imprevisível.

 

047 - Ruas da Cidade

 As ruas nos mostram um emaranhado de pessoas entre seu ir e vir, mil faces com músculos tensos e envolvidos em seus pensamentos individuais. Muito estão absortos e colidem com os outros transeuntes sem ao menos desculparem-se. Muitos parecem assustados, outros alienados conversando consigo, drogados, esfarrapados, pedintes e muitos oportunistas distribuindo papéis solicitando ajuda, outros tantos larápios, sem contar com os animais ao relento com frio e fome junto aos donos.

Este emaranhado é composto de semelhantes que lutam ao seu modo pela sobrevivência, a faixa etária é variada, desde os pequeninos carregados por mães, aos idosos. Muitas das situações chegam a ser hilária aos olhos do observador pelos acontecimentos engraçados ou surpreendentes no palco da vida. Os atores representam seu papel, as cortinas fecham-se e o cronista tem assunto para escrever embasado no que viu, sem conhecer os personagens, suas alegrias e suas dores.

 

048 - Um Colibri

Na energia da leve brisa matinal avistei, a dança de um pequenino colibri, esvoaçante entre flores de meu jardim. Seus delicados beijos acariciavam as flores vermelhas de uma guiné do mato. Suas idas e vindas demonstravam momentos de reflexão e a arte do pulsar da vida. Senti vontade de fotografá-lo, mas o raciocínio lógico impediu que me afastasse da janela, pois perderia o balé de asas.

Colibris visitam cotidianamente meu jardim, mas este por estar só absorveu minha atenção. Sem condições de diálogo detive-me, no monólogo silencioso para não o assustar. Sensibilizada, após um tempo sem contar os minutos, a belíssima ave alçou voo em direção oposta. Agradeci a Deus poder apreciar uma demonstração de afeto entre o reino animal e vegetal, um momento de arte e poesia.

 

049 - Páscoa 

Para os Espíritas, a Páscoa representa a busca pelo conhecimento, a renovação dos propósitos mais nobres na evolução espiritual, renovando os princípios éticos e morais.

Os dogmas de todas as religiões devem ser respeitados, desta forma, seja qual for sua fé, use este tempo para renovar sua essência, oportunize brotar as sementes plantadas no espírito ao reencarnar, como o amor, paz, humildade e as dívida com seus semelhantes.

Receba meus votos de uma Páscoa alegre com paz e união. Que você, de alguma forma, possa sinalizar seu marco individual para o caminho do Amor Universal.

 

050 - Final de Semana

Muito feliz. Mais um semestre que venci e este foi o melhor semestre na minha vida acadêmica. Arregacei as mangas e mostrei trabalho, competência e o reconhecimento por parte de colegas e superiores aconteceu. Neste ano, dois Museus da Colônia de Pelotas, “Museu Etnográfico da Colônia Maciel” e “Museu da Colônia Francesa” estiveram sob minha responsabilidade, para recuperação de seus acervos e cada objeto está impregnado de minhas energias, em seus novos ciclos de vida. E eu faço parte desta nova história. O agradecimento do Coordenar do Projeto dos Museus da UFPel, Prof. Fábio Vergara Cerqueira: Não é todo dia que se encontra uma profissional e acima de tudo uma pessoa com as qualidades de seriedade, compromisso e confiabilidade que encontramos em ti Vera Regina Cazaubon, aliadas à competência. Vais fazer falta! Sou imensamente grato à cooperação que tivemos durante este tempo. Emano bons augúrios para os novos passos que vêm pela frente!

 

 

051 - Dia do Trabalho

Nesta data os trabalhadores do Brasil comemoram o “Dia do Trabalho”, consolidada como o Dia dos Trabalhadores em 1925, quando o presidente Artur Bernardes baixou um decreto instituindo o 1º de maio como feriado nacional. Desde então, comícios, passeatas e festas comemorativas ocorrem por todo o país.

É uma data muito importante, um marco de cidadania e a certeza de que o trabalhador está e estará sempre buscando a legitimidade de seus direitos. Mesmo que a caminhada seja íngreme ele está consciente que não é a profissão que o difere de tantos e sim o caráter, pois todo o trabalho dignifica.

Ao Estado cabe prover a dignidade de seu cidadão, as promessas de projetos estão aí, propagadas aos quatro ventos, mas entre os verbos “prometer e executar” ocorrem obstáculos, os quais tardam realizações.

Eu, como cidadã brasileira entendo que: “O País reflete sua dignidade quando os poderes que o constituem trabalham unificados para o extermínio da corrupção e da desigualdade social, sementes nocivas que proliferam a pobreza e a marginalidade”.

A você trabalhador, independentemente de sua classe social parabéns, não se deixe escravizar, enquanto há vida existe a esperança de um futuro melhor, enquanto existir a união das classes desafios serão vencidos.

 

052 - Mãe 

Alguém disse: “as grandes essências estão contidas nos pequenos frascos”, uma verdade incontestável e temos como exemplo, uma mulher chamada MÃE, a qual possui um potencial incalculável.

Mãe é uma fonte inesgotável de poder, símbolo de magnitude, não a que se refere à astronomia e sim, àquela que corresponde a um corpo biológico e um corpo espiritual.  Mãe é forte, pode tudo, inclusive abdicar de sua individualidade para satisfazer um indivíduo chamado filho.

Não existe mãe sem filho ou filho sem mãe, o que as difere é a condição social. Algumas, com um excelente poder aquisitivo entregam seus filhos para babás e outras aprendem com a escola da vida e praticam no cotidiano, sem oportunidades para teorias. Mãe não significa apenas o ato de gerar, qualquer mulher pode exercer esta missão desde que dívida com um ser o amor incondicional.

O resultado da formação de um filho é mostrado no futuro com a colheita, a qual não está afeta à classe social e sim, as semeaduras, que germinarão flores e frutos ou espinhos.

Além das mães da terra existem Mães no plano espiritual de acordo com a crença praticada. Para estas Mães peço que sejamos abençoadas em todos os segundos para que nossa missão seja alicerçada na sabedoria, bem como, livrem nossos frutos de todos os perigos que os circundem.

 

053 - Festas Juninas 

As festas juninas no Brasil iniciaram com sua colonização, uma cultura europeia que foi adotada e difundida entre brasileiros, mas tudo muda de acordo com interesses da época e, as famosas festas em homenagens aos santos católicos, que iniciam no dia 12 de junho, véspera do dia de Santo Antônio e encerram dia 29, dia de São Pedro também mudaram em algumas regiões.

Nestes festejos, famílias e amigos se reuniam, ruas eram fechadas e enfeitadas com balões e bandeirolas coloridas. Ainda lembro das fogueiras, foguetes, a dança das quadrilhas, o pau-de-sebo, a carroça carregando os noivos caipiras.

Sinto saudades daquele tempo de alegria, dos quitutes como pinhão, bolo de milho, canjica, pipoca, milho cozido e o delicioso quentão.

Não se vive de saudades, sendo assim providenciarei uma fogueira e tomarei quentão, mas não esquecerei de pedir bênçãos para São Pedro, Santo Antônio e São João.

 

054 - Princesa do Sul 

Dizia-se no passado que, o nome de nossa cidade originou-se do meio de transporte fluvial usado pelos indígenas, uma canoa de couro batizada com o nome de Pelota, a qual deu origem ao nome do arroio Pelotas, o qual abrigou em suas margens, a proliferação das charqueadas e impulsionou o movimento da região. Desta forma recebeu, o nome de Vila de São Francisco de Paula e passou à categoria de cidade. A primeira referência histórica do surgimento do município data de 1758.

Em virtude do expressivo número de habitantes e a riqueza local a cidade recebeu também, o nome de Pelotas, conhecida como “Princesa do Sul”, por ser considerada a cidade mais importante da província, a qual exerceu uma grande influência econômica, cultural e política em todo o Rio Grande do Sul.

A elite de charqueadores trouxe arquitetos famosos da Europa para construir seus palacetes, formando um conjunto arquitetônico único e monumental, de estilo Eclético, que denota sua opulência. Pelotas dos barões, viscondes, conde os quais construíram, uma sociedade aristocrática. Pelotas com suas etnias, indígenas, negros africanos, portugueses, alemães, italianos, franceses, poloneses, judeus, árabes libaneses, gente que aqui chegou e fixou residência por oportunidades que a cidade oferecia. Pelotas dos teatros, dos poetas, dos artistas. Pelotas conhecida como a Capital Nacional dos Doces.  Pelotas dos escravos que contribuíram para a riqueza de seus senhores, com o trabalho braçal no cotidiano, sob as intempéries e humores dos charqueadores.

Pelotas atravessou a metade do século XVIII, os séculos XIX, XX e nos primeiros anos do século XXI mantém seu patrimônio cultural, com edificações restauradas para próximas gerações.

E assim, amanhã 7 de julho a Princesa do Sul comemora suas 204 aniversários com uma semana de programação extensa, rememorando fatos e cidadãos que contribuíram com o progresso do Município, nos aspectos social, econômico, político e religioso. Parabéns Princesa do Sul.

 

055 - Consciente/Inconsciente

Muitas vezes o indivíduo tem um comportamento agressivo sem explicação plausível e extrapola em atitudes, como o que ocorreu nas redes sociais sobre a exposição de “Queermuseu” no Santander Cultural/RS. Nos é facultada a inteligência para manter o discernimento em equilíbrio, a qual é obscurecida por sentimentos nocivos que geram ações maléficas impulsionadas pelo armazenamento de fantasmas, desejos, tabus e fantasias que habitam o inconsciente. Desta forma, o indivíduo perde a razão quando invade a individualidade de forma desastrosa.

A arte e suas formas de expressão nasceram com a humanidade e passaram por inúmeras vertentes de acordo com a época. Em cada obra está contida a essência do artista que permite fluir suas emoções e sentimentos, seu patrimônio imaterial e intransferível. Cabe a nós espectadores gostar ou não, mas nunca cercear e incitar movimentos depreciativos. Os últimos acontecimentos autenticaram pensamentos retrógrados.

 

056 - Primavera triste porquê?

 Pelotas em seu último dia de inverno. Um dia frio, ventoso, como se a estação não quisesse concluir seu ciclo. No período da tarde percorri ruas, para realizar tarefas e observei, transeuntes com passos rápidos a fugir do chuvisco na busca de abrigo. Não foi possível aspirar o aroma das flores e escutar a melodia do vento, características da Primavera, pois o cinza invernal cobriu a leveza do balé de asas da passarada.

Sentada no banco de meu transporte coletivo em monólogo perguntei, quantas pessoas teriam percebido a entrada da nova estação, quando escutei: É primavera. Voltei-me para àquela voz rouca e questionei: Primavera triste por quê?

Um rosto sulcado de rugas pela passagem do tempo, cabelo branco como a neve em largo sorriso respondeu: A natureza é igual a nós moça, triste.  Retornei ao monólogo para entender a profunda sabedoria de meu semelhante.

 

057 - Leis do Universo

Todas as religiões da terra conhecem uma das mais importantes leis do universo: a lei de causa e efeito. Nos últimos meses, o povo brasileiro usa esta lei em seu cotidiano nas diversas classes sociais da sociedade, em busca da sobrevivência. Os governos nas três instâncias, Municipal, estadual e Federal tratam seu cidadão como marionetes, mas as marionetes reagem também, através da palavra ou da ação.

É deprimente ver a falta de respeito entre o povo e seu governo e o governo com seu povo, pois cada pensamento causa uma consequência (positiva ou negativa ao nosso julgamento e dos demais) e, desta forma ocorre, uma desestabilização da harmonia do sistema universal que resulta no alimento do Ego dos fortes e ao mesmo tempo, as emoções de raiva e ódio dos fracos.

 

058 - Manifesto 

Pelotas/RS - Altar da Pátria erigido para homenagear os brasileiros mortos em combate na II Guerra.

Bacharela em Conservação e Restauro de Bens Culturais Móveis

Pela primeira vez faço uso meu título, para fazer um manifesto relacionado ao meu aprendizado, a responsabilidade de zelar por patrimônios. É com imensa tristeza que vejo este patrimônio danificado, que passo por ruas da cidade, no perímetro de minha residência e vejo, prédios ocupados por acadêmicos da UFPel, com sua pintura externa danificada, por palavras de ordem.

A democracia nos permite criticar e mostrar a cara, bem como lutar por direitos com respaldo de Leis que facultam a liberdade de expressão, mas não podemos esquecer de nossos deveres, ou seja, nosso direito termina quando inicia o do outro, como este patrimônio cultural e os prédios da UFPel, violados em suas edificações.

Estes atos são consequências de um grupo de pessoas insatisfeitas com os descalabros da política atual em virtude da violação de seus direitos, mas a vitória de uma luta só é conquistada com respeito mútuo.

Qualquer dano ao patrimônio é considerado crime com punições legais por Leis Municipais, Estaduais e Federais, as quais protegem os patrimônios.

 

059 - Saúde

A Saúde em nosso País adoeceu, esta realidade é percebida por aqueles que dependem dos Hospitais mantidos pelos Governos: Municipal, Estadual e Federal. O atendimento à saúde é uma engrenagem e para o bom funcionamento da mesma é necessário que: exista o compromisso do Ministério da Saúde distribuindo verbas aos canais competentes e que, estas verbas não sejam desviadas por corruptos, bem como, a formação de bons profissionais, Médico e Enfermeiros.

Onde está o Médico que, no momento solene de “sua formatura”, se compromete a salvar vidas? Estão aos milhares, espalhados pelo Brasil, alguns, inclusive, com contas bancárias polpudas, outros atendendo em postos de Saúde e os mais dedicados, cuidando dos necessitados nos confins das terras brasileiras.

Onde está o profissional de enfermagem que através de curso Técnico ou Superior foi supostamente avaliado e aprovado?

Em nosso País o descaso de atendimento leva ao óbito e a descrença do indivíduo, pois a maioria, quando busca auxílio é quando o chá caseiro não mostrou o resultado desejado, ou seja, quando o indivíduo se sente impotente ao desconhecido.

É possível observar que existe uma grande diferença entre os médicos e enfermeiros do passado e os da atualidade, um número expressivo exerce a profissão visando o sucesso financeiro e a fama, poucos trabalham por amor.

Onde está a solução? Em primeiro lugar, na solidez da base que são os Mestres, em segundo, na avaliação rígida dos acadêmicos quando fazem seu estágio ou sua residência, em terceiro um concurso público para mostrar conhecimento e após, ocupar o cargo em questão, em quarto a vigilância do Ministério da Saúde.

E as verbas para manutenção dos hospitais e postos de Saúde? Todos se perguntam, a ideia brilhante não desperta, o Ministério da Saúde transfere responsabilidades aos Municípios e Estados e se omite, esquece que a Saúde é um bem imaterial, direito do cidadão.

É Brasil, se não ocorrer mudanças, tua Saúde se direciona ao óbito e tua ausência não será notada, pois milhares de brasileiros irão antes de ti.

 

060 - Isto é Brasil 

Uma parcela expressiva culpa o universo político pelo caos que o Brasil enfrenta, mas esquecem que o responsável por todos os descalabros institucionais é o povo que os colocou nos respectivos cargos nas esferas, municipal, estadual e federal, pois sem o voto popular não estariam lá. Classifico o eleitor em três categorias, o cidadão que crê em tudo que escuta, principalmente sobre bolsas miséria e aumento salarial. A outra categoria é composta por àqueles que não se preocupam com seus deveres de cidadão e ainda usam a expressão "seja o que Deus quiser". A última categoria é composta de indivíduos sem caráter que votam para conseguir benefícios ilícitos, desta forma é necessário colocar um grupo de quadrilheiros no poder. 

 

061 - O verbo tramar na política

Observa-se que, no processo do Impeachment, o verbo “TRAMAR” foi usado na maioria das conjugações. Com o passar dos eventos, mentes torpes o usaram no gerúndio “foram tramando”, mas esqueceram que, o povo não é otário para ser enganado. Ficou bem claro os conchavos políticos que ocorreram, para acalmar a sociedade em suas reivindicações e para salvarem lobos ocultos em lã de cordeiro.

As delações se avolumam e todos temem ser o próximo investigado, desta forma, o resultado foi um complô conjugado, no particípio passado onde tudo foi “tramado”. O que esperar de um Senado corrompido por descalabros institucional, o que esperar de um presidente do Senado e do Supremo Tribunal Federal, que tem como dever zelar, pelo cumprimento da Constituição permitirem, que a ideologia política seja superior a imparcialidade?

E o povo discute, as redes sociais se inflamam com frases pejorativas, em ameaças de exclusão de amigos oponentes, os pensamentos nocivos se multiplicam enquanto, os artistas do circo da corrupção, nos menosprezam atrás das cortinas.

Nesta data a justiça não venceu, mas a “trama” se evidenciou. Creiam que este assunto não se esgotou e que, de acordo com as circunstâncias, estes personagens estarão dispostos a focar uma meta no futuro, “nós tramaremos”.

 

062 -  Dia de todos os Santos

Nesta data, a Igreja Católica celebra a Festim Ominam Sanctorum. Dentro dos dogmas do catolicismo é a celebração da conexão do homem com Deus na busca da perfeição. Recebe bênçãos especiais dos santos, homens que desde o início da igreja até os dias atuais, de alguma forma dedicaram suas vidas à fé e trabalhos humanitários, os quais foram canonizados em reconhecimento. Mas existem inúmeras opções religiosas com diversidade de rituais, em homenagem aos seus santos. Esta soma de rituais leva o homem à manifestação de fé em suas crenças, através de um estado meditativo para reflexão e oração, em busca de respostas às inquietações.

 

063 - Campanhas Eleitorais

Nas campanhas eleitorais os políticos necessitam do povo para um voto, prometem e, quando eleitos, se adéquam ao sistema e não cumprem a “palavra”, propagada ao vento. Não permita que a palavra “povo” seja usada como barganha de voto e após tenha um significado abstrato. O Povo é formado por indivíduos de uma sociedade independente de sua orientação sexual, racial ou religiosa, de sua condição social ou econômica, desta forma, o povo é o único responsável por tudo que ocorre no País através de seu voto, profícuo ou nocivo.

O conceito de povo não é estagnado e evolui de acordo com as mudanças da sociedade e cada indivíduo tem sonhos os quais, não podem ser manipulados por mãos de inescrupulosos e corruptos.

Urge mudanças nas Leis da Constituição através de uma Assembleia Constituinte, a escolha de pessoas de caráter ilibado para representar o cidadão, bem como, a necessidade de o cidadão exercer a cidadania em prol de uma Constituinte que dignifique a Pátria.

 

064 - Quarta - Feira de cinzas   

Em tempos idos o carnaval tinha uma beleza ímpar. Salões enfeitados com serpentinas coloridas, muito confete e a música das marchinhas gostosas de dançar, concursos de fantasias, com representantes dos Clubes da cidade.

O folião fantasiado desfilava só ou acompanhado e abria as portas da festa o Rei Momo, um “gorducho” alegre com um sorriso jovial, vestido a rigor com as chaves da cidade na mão, acompanhado em sua corte, com belas meninas.

O carnaval de rua era belíssimo, com desfile de carros e mascarados brincando com os expectadores, jogando confete e lança perfume.

A quarta-feira de cinzas era dia de descanso, apenas alguns foliões desfilavam, Pierrô sem sua Columbina e os que beberam além da conta sentados, em portas até despertar.

Mais um carnaval que passa, por certo cada indivíduo nesta data tem inúmeras peripécias para contar ou, armazenar na saudade o que não foi, mas com esperanças de ser feliz no próximo carnaval.

 

065 - Verdade

A verdade é uma palavra composta por um triângulo, ela habita no vértice e nos ângulos congruentes está o historiador e a história. Ele conta a história com a veracidade que a vê e quem escuta pode ter uma visão diferente, ou seja cada um escolhe a sua verdade.

Desta forma ela não é universal, não é absoluta e, em muitos casos lhe é acrescentado o sufixo “in”, inverdade que não é uma mentira, apenas um prisma de olhar.

Em alguma situação da vida o indivíduo não falou a verdade, às vezes para evitar atritos, outras para não causar mágoas, mas um semelhante de alguma forma sofreu consequências por uma decisão impensada.

É necessário autenticidade para expor o que se sente, o que se pensa, o que se faz tendo como alicerce a plena verdade, bem como, arcar com as consequências do que pode ocasionar, mas de qualquer forma é necessária para uma boa convivência em qualquer aspecto da vida.

 

066 - A Felicidade

O conceito de felicidade é complexo  diverge entre os homens em extremos, alguns são levados à utopia que felicidade é eterna, outros descrentes, dizem que não existe. Meu conceito de felicidade é que ela faz parte de um estado de espírito, uma sensação momentânea que nos traz alegria, contentamento produzindo um momento feliz, mas sensações se alteram de acordo com os fatos, ou seja, a felicidade é momentânea e sua conquista advém do autoconhecimento e a coragem de transformar os desafios em vitórias.

Esta sensação faz parte de nosso universo individual, de nosso projeto de vida, nossas escolhas e da responsabilidade em assumir as consequências das mesmas, derrotas ou vitórias, de forma consciente e equilibrada. Enquanto o homem estiver voltado a satisfazer a vontade alheia, proposto a desenvolver no palco da vida o papel de vítima será infeliz e se distanciará desta sensação de plenitude em sua caminhada.

A felicidade não está atrelada a outras pessoas, covardia, estagnação, inveja, insegurança e outros tantos sentimentos nefastos que conduzem à frustração e, um ser frustrado, jamais será feliz. O homem feliz expressa esta sensação através de seus cinco sentidos, pois felicidade é um tempo que devemos vivenciar e um espaço, o qual devemos ocupar.

 

067 - Quando o ser humano é idoso?

Entre o nascer e morrer, a idade cronológica classifica o ser humano em quatro fases de vida: infância, adolescência, adulto, velhice e mostra, quantos anos você é habitante deste planeta, desde seu nascimento.  Além de sua idade cronológica o homem tem mais duas idades, a biológica que corresponde ao complexo mecanismo de nossos elementos fisiológicos, de acordo com o estilo de vida e da defesa do sistema imunológico, o qual pode ser natural de acordo com os hábitos saudáveis cotidianos ou, através de medicação à um problema específico. A terceira idade é a psicológica para qual deve ser dada a máxima atenção, pois a passagem do tempo deixa marcas no físico, faz parte do desgaste corpóreo, mas só ocorrerá desgaste se você não produzir instrumentos, para suprir as necessidades da idade cronológica, como o aspecto afetivo. Nesta idade é necessário o desapego de emoções nocivas, para que não se tornem obstáculos à sua trajetória. Sua vida é uma paleta, use as nuances da maturidade, para pincelar suas escolhas e seja muito feliz, acompanhado de sua criança interior.

 

068 - Ciclos de Vida

Em seus ciclos de vida o Homem nasce, cresce e fenece. Os ciclos são feitos de desafios e aprendizados, os quais são revelados no decorrer da existência, através dos atos. Como o homem é permeado de um corpo biológico e de um corpo mental é necessário um equilíbrio para que, mesmo que os órgãos tenham o desgaste normal do tempo, o corpo mental se mantenha jovem.

Uma mente sã mantém um corpo saudável e observamos este exemplo nas faixas etárias dos poetas, pois os poetas e escritores da terceira idade, com mentes brilhantes e apresentam trabalhos literários magníficos.

O idoso tem seus cinco sentidos aguçados, formado na Escola da Vida, Mestre em Emoções e Doutor em Sentimentos, títulos que lhe são atribuídos por competência e merecimento. No aspecto profissional, atualmente, esta faixa etária está tendo espaço e seu trabalho valorizado. No aspecto familiar ele é mais ousado, não fica sob jugo ou grilhões, quando não é possível consertar, joga tudo para o alto e vai ser feliz, pois sabe que o tempo urge. No aspecto da saúde física é seu próprio médico, conhece suas debilidades, conduz a dieta à risca e dedica-se ao esporte para manter a forma, para não enferrujar a musculatura. No aspecto do amor são os mestres na arte da conquista e, se tiver quem corresponda, serão excelentes amantes, pois a chama do desejo não se extingue, necessita apenas ser reativada.

Prolongue sua terceira idade ao máximo para não ser rotulado como “velho ou ancião”, pois este será o ciclo da passagem final, despedida entre o corpo e o espírito. Um beijo com carinho para você, meu amigo da terceira idade.

 

069 - As opções são suas

Você é feito de energias e energias devem estar em constante movimento. Se você escolher uma vida saudável física e mental terá que optar, por uma série de comportamentos em pensamentos, palavras e obras.

Se optar por uma alimentação errônea por certo seu mecanismo biológico irá sentir, pois uma má alimentação é responsável por diversas doenças, como no aparelho circulatório, digestivo, etc. bem como a obesidade que fará aos poucos a musculatura emperrar e tornar difícil a locomoção e sua vida será sedentária, sem o movimento necessário para sua energia vital.

Se optar por uma vida desgastante emocional logo ali suas emoções projetarão para o corpo físico várias doenças e você conhecerá a inércia.  As percepções e sensações do cotidiano são armazenados no cérebro e as sensações iniciam o processo de transformar no seu consciente, emoções em sentimentos, os quais são expressos por palavras benéficas ou maléficas.

É possível afirmar que o homem armazena na memória seus traumas e tabus, os quais faz questão de não lembrar e desta forma inibe ou limita suas realizações. Enfim aqui está o inimigo, a estagnação emocional. Se não monitorar este aspecto por certo apenas sobreviverá. Um plano emocional distante da realidade bloqueia criatividade, a inteligência e o poder mental, ou seja, as energias vibracionais não se movimentam, mas é necessário respeitar você, pois as opções são suas.

 

070 - Datas festivas

Em nosso calendário estão marcadas, datas festivas e todas com certeza estão ligadas ao consumismo. Aproxima-se o dia da criança onde todas aguardam presentes distribuído por familiares e amigos corujas, mas por certo não dedicam seu tempo para captar as necessidades verdadeiras das crianças, as quais na maioria das vezes, não estão direcionadas à presentes e sim para o afeto.

O diálogo familiar com o passar do tempo torna-se raro, pois seus membros estão mergulhados em seus afazeres profissionais, sociais e tecnológicos e não percebem as alterações no comportamento de seus filhos, os quais expressam que algo não vai bem.

A família é o responsável pela educação de seu filho, por seu comportamento emocional e mental e esta fase é passageira, pois a transformação é rápida e depois de jovem o que poderia ser salvo está perdido, pois não estão preparados para vencer desafios e sim contorná-los. Valores como pureza e inocência são soterrados e os pais assistem mudanças e aproveitam, para culpar a escola que não cuidou de seu menino.

Substitua presentes por palavras, gestos amor e compreensão, não permita que seu filho se perca nesta selva de pedra, pois a família é o alicerce da maturidade até porque, já é um trauma a criança transpor suas fases etárias que representam o amadurecimento e responsabilidades. Não torne sua criança um jovem de olhar melancólico, um adulto azedo e um idoso ranzinza. Não esqueça que todos nós temos uma criança interior que merece ser feliz, independente de nossa idade biológica. Sorria, seja feliz e faça seu filho feliz.

 

071 - Final das eleições

Quando uma democracia fictícia chegou ao limite, o povo une-se para lutar por uma pátria estagnada e decide emergir do caos. Amor ao vencedor? Não. Mas o vencedor mostrou uma autenticidade de conceitos, ou seja, sou assim e me escolham se quiserem. A retórica conquistou a maioria, sem medo de represálias e dos atos que serão impostos no futuro. 

Esta maioria lembrou que existe uma Constituinte ainda que obsoleta, mas vigente e amparada pelo Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos: Parágrafo único. Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição.

Em uma eleição sem o alicerce da ética e o respeito, o povo bradou seu grito de guerra e fez a virada. Espera-se que no andar da carruagem, a maioria não se arrependa do desvario eleitoral, pois ela certa ou errada vencerá sempre.

 

072 - Ano do desencanto

Foi um ano de desencanto, com os humanos, com valores, com a falência de instituições governamentais e religiosas que deveriam guardar a ordem, a paz  e a fé, fatores que contribuíram com a peste que assolou nosso território e resultou na miséria dos cidadãos, desemprego, descaso com a saúde, educação, falta de segurança pública, o massacre das bestas humanas, que utilizam a mulher como objeto sexual,  corrupção endêmica, constituinte obsoleta que faculta decisões de barganha.

Desencanto com àqueles que poderiam criar metas para solucionar os riscos ambiental, tecnológico, geopolítico, social e econômico e desta forma colocar nos trilhos este trem desgovernado chamado Brasil e recuperar a credibilidade governamental, bem como, a capacidade de investimento do Estado e de atração dos investimentos privados. 

O desencanto tomou conta dos brasileiros que decidiram dar um basta na sangria que sufoca o povo e optaram, por um novo regime governamental em nome da democracia. Onde está a democracia se, nas últimas décadas tivemos um regime governado por incompetentes, ora direita, ora esquerda? É democracia assistir diariamente cidadãos de uma mesma Nação em conflitos armados, com mortos e feridos? É democracia ver indigentes vasculhando latas de lixo em busca de alimento enquanto, a elite do país se banqueteia com o dinheiro do povo? É democracia a mais alta corte do país libertar meliantes? É democracia tratar os indígenas, nossos primeiros habitantes como sub-cidadãos? É democracia o preconceito racial e de opção sexual? Afinal, o que é democracia? Se ainda lembro existe vários tipos de democracia, que após algum tempo viraram anarquia como nos dias de hoje. Qual será o sistema democrático que vai vigorar a partir de 2019? 

A maioria dos cidadãos quer ver o ano findar na esperança de anos melhores e mais justos. Será? Talvez, não sei, ninguém sabe. Só espero que o sacrifício que se fizer necessário para o progresso, seja alicerçado na isonomia, ou seja, igualdade entre os cidadãos e que seja respeitado o Estado Laico, separação entre estado e religião.

Se a trajetória do Governo for desastrosa conheceremos mais uma “peste”, depressão coletiva dos brasileiros que, sem esperanças, se transformarão em marionetes manuseadas por hábeis mãos que controlam, subjugam e reprimem ou, a violência de irracionais sedentos de justiça por suas próprias mãos.

 

073 - Boas Festas

Boas Festas é um leque de desejos como alegria de reuniões em família ou amigos, oportunidades para viagens de lazer, realizações de metas, enfim desejamos que tudo seja bom. Mas a trajetória do homem não é transposta apenas no que podemos chamar de “coisas materiais”, as quais tem o disfarce de substituir tantas outras necessidades. Posso garantir que são raros os humanos que tem Boas Festas, pois quem consegue sinaliza sua evolução espiritual, onde ao longo do ano exercitou sentimentos nobres entre seus semelhantes e não deixou para um Natal e Ano Novo fingir, que está em êxtase de alegria. Existe uma certeza, você poderá enganar seus pares, mas nunca a sua consciência. Ainda há tempo para o auto perdão, o perdão, a reconciliação, atos de solidariedade e caridade. Quem sabe você muda o curso destes sentimentos nocivos que habitam sua essência e curta, Boas Festas com a paz interior.

 

074 - Final do Ano 

Último dia de 2018, deveria ser um dia de autoanálise para verificar se, o saldo de suas opções foi positivo ou negativo, mas são raros àqueles que executam esta tarefa, pois a euforia toma conta dos pensamentos, palavras e atos.  Quem consegue, por certo reconhecerá atributos negativos que envolveram a falta de paciência, solidariedade, caridade, humildade, soberba, bem como, atributos positivos como a perseverança, ousadia e coragem para vencer obstáculos. Você é artista, a tela é sua trajetória, a paleta de cores e nuances provém de sua criatividade, os traços resultam de suas percepções, sensações, emoções e sentimentos. Ser feliz, realizado, ter sucesso, amor e paz em 2019 depende de suas opções e cabe a você gerar seu renascer.

 

075 - Dia Confraternização Mundial e da Paz 

A história sobre o dia 1º do ano remonta em torno de dois mil anos antes da era cristã, quando os antigos babilônios festejavam a entrada de um novo ciclo anual, no início da primavera no hemisfério norte, que equivaleria ao dia 23 de março do calendário cristão. Outros povos orientais e ocidentais como os gregos, chineses, judeus e islâmicos tem datas definidas de acordo com suas culturas, mas com as mesmas finalidades, ou seja, o reinicio e a prosperidade.

No Brasil esta data é considerada feriado nacional e instituído por lei em 1935, pelo Presidente Getúlio Vargas. A proposição da Igreja Católica, através do Papa Paulo VI em 8 de dezembro de 1967 foi reconhecida, pela (ONU) Organização das Nações Unidas como o Dia da Confraternização Universal, ou seja, da união e da paz entre os povos e coincide com os festejos da passagem do ano.

Existe esta confraternização?

Vejo agrupamento de pessoas que festejam, das mais variadas formas esta data, entre família e amigos, mas será que a essência, da paz e união faz parte dos sentimentos? Tenho certeza que apenas uma minoria, pois a maioria está entrelaçada com o consumismo.

A paz individual é precária, pois o homem tem consciência de seus pensamentos, palavras e obras e a paz entre os povos parece impossível, em virtude de que, cada sociedade se volta para sua cultura e esquece o dever de respeitar, a cultura das inúmeras sociedades que habitam o planeta. A união entre os povos é inexistente ao observar que a guerra, fome, miséria e preconceito foram sementes, plantadas na humanidade e germinam como ervas daninhas.

Se em cada passagem de ano o homem estivesse disposto a autoanálise e um renascer, por certo, atributos positivos de civilidade seriam plantados em seus sentimentos e se estenderiam, aos necessitados, cidadãos de sua sociedade e povos de outros continentes. Cabe ao homem construir a paz através do amor e fraternidade, ela não é externa e provém da reforma íntima.

Vamos ver como a humanidade se comportará este ano, pois a UNESCO incentiva a conscientização urgente de preservar, revitalizar e promover as línguas indígenas no mundo, povos que habitavam os continentes antes das descobertas, os quais foram explorados e escravizados por novas civilizações, as quais dilapidaram suas culturas.

 

076 - Caneta bic

Como de hábito tomei meu café visitando o FACE e, em meio tantas notícias observei que, o assunto do dia é UMA CANETA BIC, o que motivou um número expressivo de críticas, com relação ao Presidente ter assinado documentos com a mesma.

A maioria da população fez uma opção se é certa ou errada, o tempo que mostrará. Em qualquer aspecto quando ocorre decisões sempre haverá opostos “quem ganha e quem perde” e quem perde tem que se conscientizar que “sua hora passou ou não chegou”. Que àqueles que escolheram o novo caminho possam aplaudir os acertos e que os cidadãos que foram derrotados não percam as esperanças, pois se tornou hábito no país, o impeachment. 

 

077 - Brumadinho  - Minas Gerais

Observo os fatos ocorridos por dois aspectos. Em primeiro lugar no descaso das instituições públicas, os conchavos políticos e o engodo, que foram ferramentas para que ocorresse esta tragédia, pois não foi um acidente natural. Como no Brasil a impunidade é fruto da corrupção endêmica, as medidas tomadas servem para enganar uma população de classe pobre que utilizava seu trabalho para a sobrevivência. O dinheiro e o poder são maquiavélicos e dificilmente ocorrerá a punição necessária e este assunto grave será colocado entre gavetas de advogados e juízes, até as folhas amarelarem, como tantos outros sem a justa solução.

Em segundo lugar, a morte coletiva que só pode ser explicada através do KARMA COLETIVO, quando os espíritos que nos habitam antes da encarnar na terra escolhem, sua caminhada de vida e forma de sua passagem, ou seja como, local, dia e hora que ocorrerá.  Sabe-se que perdas ocasionam sofrimento e luto, mas cabe ao homem aceitar com sabedoria o final dos ciclos, com a morte física, ou seja, o despir do invólucro carnal para renascer, em um portal de paz e luz. Aceitar a perda de amigos, conhecidos, familiares requer profundo entendimento espiritual, saber que aqui estamos de passagem, que nada possuímos e desta forma conviver, com inúmeros invólucros em aprendizado até cumprir o débito Kármico individual e coletivo e aguardar o reencontro na morada do Pai.

Todos que se salvaram não eram elos deste Karma, e sim pessoas que de alguma forma, contribuíram durante o convívio, com as pessoas que partiram. Assim como, todas as pessoas envolvidas no salvamento de vidas e busca de corpos fazem parte, deste Karma coletivo como ainda encarnados. De alguma forma estão ressarcindo seus débitos Kármicos de outras vidas, com Brumadinho.

 

 078 - Democracia sob nova direção

Assisti a escolha do novo Presidente do Senado. Superou as séries do NETFLIX, reuniões de verdades, mentiras, suspense, agressões, queda de braço do poder. Lastimo o desrespeito com o cidadão brasileiro, pois ali é a casa de quase 200 anos considerada um dos principais pilares da estabilidade do País, composta por 81 Senadores, os quais entre suas atribuições devem manter a ordem política, social e financeira, para o bom funcionamento da máquina pública.

Infelizmente, nosso Senado foi administrado por presidentes que pertencem a velha política, coronéis de estados brasileiros e por uma corja de corruptos. Mas o clamor do povo e os novos senadores que trazem metas de justiça e transparência contribuíram para mudança radical. O novo presidente mostrou ousadia para desbancar, um cancro que ocupava o cargo de presidente há muitos anos embora, esteja respondendo processos administrativos, mas como um indivíduo só é considerado culpado após os trâmites legais vamos aguardar, os próximos capítulos da série BRASIL. Expresso minha dúvida com a nova gestão vamos esperar  o tempo transcorrer, mas acho que apenas mudaram os atores nos descalabros políticos.

 

079 - Leques

Falando em carnaval lembramos “leques”. A provável origem do leque foi a China, onde se tornou parte integrante do costume nacional, sendo usado pelos reis como um sinal de dignidade. Da China passou para o Japão, onde também foi de uso constante.

O leque integrou, ainda, várias outras culturas: no Egito era uma honra poder-se abanar o Faraó, na Grécia, abanar a esposa durante o sono era uma grande prova de amor do recém-casado, garantindo-lhe o perdão por qualquer falta por ventura cometida. Roma tinha escravos especialmente designados para abanarem as patrícias e seus convidados em dias de intenso calor. Também o cristianismo adotou o leque, durante o ofício, dois diáconos protegiam o celebrante do calor.

Ao longo dos séculos, os leques foram feitos em diversos materiais e formatos. Primitivamente foram usados leques de folhas, penas, plumas, do feitio de nossas atuais ventarolas, quase sempre de grande tamanho. A partir do século XV foram confeccionados os leques propriamente ditos, reversíveis ou de fecho, constando de duas partes principais: a armação, pequenas hastes sobrepostas, e a folha, está em papel, pergaminho, pano pintado, rendas e gaze, bordadas com lantejoulas, fios de ouro e dourados.

No Brasil, os leques chegaram com D. João VI, que, seguindo o costume francês, introduziu o hábito de perpetuar nestes delicados objetos os fatos mais notáveis do período em que eram fabricados. O uso destes leques comemorativos intensificou-se nos reinados de D. Pedro I e D. Pedro II, encomendados no Brasil às chamadas "Casas das Índias", numerosas na Rua do Ouvidor, traziam em uma das faces, o feito histórico e na outra, decorações com motivos puramente orientais. Através dos leques, acompanha-se toda a história do Brasil, desde a chegada de D. João VI.

 

080 - Quarta-feira de cinzas

O uso litúrgico das cinzas tem sua origem no Antigo Testamento. As cinzas simbolizam dor, morte e penitência e o carnaval significa "festa da carne" e era, em seus primórdios, uma festa religiosa.  Às vésperas da Quaresma, diante da perspectiva de passar quarenta dias em abstinência de carne, os cristãos fartavam-se de assados e frituras entre o domingo e a "terça-feira gorda". Na quarta, revestiam-se de cinzas, evocando que do pó viemos e para o pó retornaremos, e ingressavam no período em que a Igreja celebra a paixão, a morte e a ressurreição de Jesus Cristo. A quarta-feira de Cinzas instiga-nos a refletir sobre esta experiência que não pode ser impedida: a morte.

 

081 - 2019 - Tragédias acumuladas

Desde a Antiguidade grandes filósofos dedicaram-se ao estudo dos elementos, mas dentro do “senso comum” e acreditavam que possuíam qualidades. O senso comum foi substituído pelo “método científico” divergindo dos ensinamentos platônicos. Este ano observa-se inúmeras tragédias ocorridas pela inexistência de responsabilidade, anunciadas por previsões e sua origem advém dos quatro elementos da natureza em revolução: Ar (poder mental, da comunicação, mudanças, a sabedoria e acima de tudo, da liberdade), Fogo (paixão, da força de vontade, da conquista e sexualidade), Água (intuição, do subconsciente, da cura, do amor e das formas fluente e Terra (estabilidade, da firmeza, fertilidade, criação e harmonia), as quais levam à comoção nacional e internacional da humanidade, principalmente pelo expressivo número de vítimas. Na forma positiva os quatro elementos são essenciais ao homem, mas na forma negativa são sinais de alerta que, algo não vai bem na trajetória individual e coletiva da humanidade. É hora da análise, da busca do auto-conhecimento, da revisão da escala de valores para que, a sintonia do Macro e Microcosmo ocorra lembrando que não somos proprietários e sim, usuários do que a natureza oferta.

 

082 - Setenta

Esta palavra está relacionada ao catolicismo e representava na antiguidade, o número do “Quóruns dos Setenta” discípulos e tradutores do Velho Testamento, uma palavra permeada de energias poderosas. Desmembrando o número, a energia do “7” relaciona-se com a perfeição, verdade, espiritualidade, símbolo da totalidade do Universo em transformação, a sabedoria + “0” simboliza o tudo ou nada, a origem da criação, a evolução da mente que atingiu a sabedoria e um estado elevado de consciência.

Nesta data consegui completar meus 70 anos, desta forma espero percorrer meu novo ciclo com um livre arbítrio correto para fortalecer os presentes que a vida me oferta no cotidiano, paz, saúde, felicidade, realizações de metas e a preciosa liberdade, de sentir e ousar.

 

083 - O Tempo

Em ruídos incessantes, somam-se segundos e minutos, que se transformam em horas diurnas e noturnas, com o nome de tempo, um mistério complexo, dividido em segundos não percebidos, em horas e anos no turbilhão de emoções. Ele não tem princípio nem fim, não é medido, apenas vivenciado com o despertar interior. Se desperdiçarmos o tempo torna-se passado, uma soma de horas não retornáveis, as quais nos farão falta quando ele for futuro, uma incógnita, imparcial e incontrolável e para muitos, a eternidade.  Existe o tempo certo para o início e fim dos ciclos, a ponte que os une é a arte de saber viver, pois cada segundo é um renascer e cada renascer traz um desafio a vencer.

 

084 - Escravos Africanos

A História prova que a escravidão vem desde os primórdios de nossa civilização, pois os povos vencidos em batalhas eram escravizados por seus conquistadores e muitas civilizações usaram o trabalho escravo para suas tarefas pesadas e rudimentares.  Em nosso País a escravidão teve seu início com a produção de açúcar na primeira metade do século XVI, quando os portugueses buscavam nas colônias do Continente Africano, trabalhadores para escravizá-los. Estes escravos eram vendidos como se fossem mercadorias cujo valor dependia da idade e do aspecto físico saudável. Eram usados porões dos navios como meio de transporte, onde em condições desumanas os negros viajavam e quando ocorria o óbito seus corpos eram jogados ao mar.

 

085 - Escravidão no Brasil

Nas fazendas de açúcar ou nas minas de ouro os escravos trabalhavam de sol a sol, acorrentados, mal alimentados, com vestuário de péssima qualidade e tendo como moradia as “senzalas”, galpões com grandes janelas cercadas com grades, o chão era de terra dura, forrado somente por palhas e internamente não havia cômodos, mas os homens dormiam separados das mulheres e das crianças. Os escravos saíam somente para trabalhar ou serem castigados, no pelourinho, um tronco com cordas, utilizado para castigar os rebeldes.

As mulheres negras foram usadas como mucamas, amas de leite, nos afazeres domésticos e, as mais bonitas, usadas e abusadas sexualmente por seus senhores.

No século XVIII uma minoria conseguiu comprar sua liberdade, mas enfrentavam a discriminação e o preconceito social.  Na metade do século XIX a escravidão passou a ser contestada pela Inglaterra, a qual aprovou a Lei que proibia o tráfico de escravos e, em 1850, o Brasil cedeu às pressões inglesas e aprovou a Lei Eusébio de Queiróz que acabou com o tráfico negreiro. Em 28 de setembro de 1871 era aprovada a Lei do Ventre Livre que dava liberdade aos filhos de escravos nascidos a partir daquela data. E no ano de 1885 era promulgada a Lei dos Sexagenários que garantia liberdade aos escravos com mais de 60 anos de idade.

Somente no final do século XIX é que a escravidão foi mundialmente proibida. Aqui no Brasil, sua abolição se deu em 13 de maio de 1888 com a promulgação da Lei Áurea, feita pela Princesa Isabel, a qual não imaginou que estes escravos estariam livres apenas das correntes, mas que carregariam por séculos a marca de sua cor e junto, o preconceito e a discriminação, a qual se mantém até hoje em nosso País e, uma das provas mais vergonhosas é a cota de vagas para “negros” cursar a Universidade. Muitas vezes me pergunto, a inteligência tem cor? A igualdade tem cor? A Alma tem cor?

Os negros não podem se escravizar novamente aceitando normas absurdas e oportunidades condicionadas, pois uma das bases fundamentais dos direitos humanos é o princípio que todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos, a discriminação e perseguição com base na raça ou etnia são claras violações desse princípio.

Hoje, a História se repete antigamente os negros quando se revoltavam em busca de uma vida digna, formavam os famosos Quilombos, onde tinham a liberdade de escolhas para sua vida, incluindo a liberdade religiosa. Hoje as senzalas são os cárceres, o pelourinho são palavras e os atos discriminatórios, os Quilombos, locais onde são aceitos pela sociedade e a carta de alforria é um Diploma Universitário.

 

086 - Escrava Anastácia

Pelo pouco que se sabe desta grande mártir negra, foi uma das inúmeras vítimas do regime de escravidão, no Brasil. Em virtude da escassez de dados disponíveis ao seu respeito, pode-se dizer, porém, que o seu calvário teve início em 9 de abril de 1740, por ocasião da chegada na Cidade do Rio de Janeiro de um navio negreiro de nome “Madalena”, que vinha da África com carregamento de 112 negros Bantus, originários do Congo, para serem vendidos como escravos em nosso País. Entre esta centena de negros capturados em sua terra natal, vinha, também, toda uma família real, de “Galanga”, que era liderada por um negro, que mais tarde se tornaria famoso, conhecido pelo nome de “Chico-Rei”, em razão de sua ousada atuação no circuito aurífero da região que tinha por centro a Cidade de Ouro Preto, em Minas Gerais, “Delmira”, Mãe de “Anastácia”, que era uma jovem formosa e muito atraente pelos seus encantos pessoais e, por ser muito jovem, ainda no cais do porto, foi arrematada por um mil réis. Indefesa, esta donzela acabou sendo violentada, ficando grávida de um homem branco, motivo pelo qual “Anastácia”, sua filha, possuía “olhos azuis”, cujo nascimento se verificou em “Pompeu”, em 12 de maio, no centro-oeste mineiro.

Antes do nascimento de “Anastácia”, sua Mãe “Delmira” teria vivido, algum tempo no Estado da Bahia, onde ajudou muitos escravos, fugirem da brutalidade e buscarem a liberdade. A história se repete: “Anastácia”, por ser muito bonita, terminou sendo, também, sacrificada pela paixão bestial de um dos filhos de um feitor, não sem antes haver resistido bravamente o quanto pôde a tais assédios, depois de ferozmente perseguida e torturada a violência sexual aconteceu. Apesar de toda circunstância adversa, “Anastácia” não deixou de sustentar a sua costumeira altivez e dignidade, se mantendo intocável o que provocou o ódio dos brancos dominadores, que resolveram castigá-la ainda mais, colocando-lhe no rosto uma máscara de ferro, que só era retirada na hora de se alimentar, suportando este instrumento de supremo suplício por longos anos de sua dolorosa, mas heroica existência. As mulheres e as filhas dos senhores de escravos eram as que mais incentivavam a manutenção de tal máscara, porque morriam de inveja e de ciúmes da beleza da “Negra Anastácia”. Já muito doente e debilitada foi levada para o Rio de Janeiro onde vem a falecer, sendo que seus restos mortais foram sepultados na Igreja do Rosário que, destruída por um incêndio, não teve como evitar a destruição também dos poucos documentos que poderiam oferecer melhores e maiores informações referente à “Escrava Anastácia – A Santa” ( assim, é cultuada dentro da Religião Afro-Brasileira), além da imagem que a história ou a lenda deixou em volta de seu nome e na sua postura de mártir e heroína, ao mesmo tempo. Sua energia espiritual é voltada a combater a inveja, ciúmes e a injustiça”.

 

087 - Dia dos Namorados

Chega a data e com ela o velho hábito de presentear  impulsionado pelo consumismo, o qual na maioria das vezes tenta substituir o que de mais valioso temos para ofertar, o sentimento. As ruas estão movimentadas, as lojas repletas de namorados em busca de objetos que não possuem valor afetivo. Para você namorado(a) seja qual o tempo de duração do relacionamento lembre que o amor é um jardim e flores necessitam de cuidado para germinar. Retire as ervas daninhas e use de sua criatividade, seja intimista e respeite a linguagem de seu coração, ame e se deixe amar, não seja manipulado e valorize sua identidade que é única e intransferível.

 

088 - Um olhar sobre o amor

É uma energia sem limites que anima os seres vivos e rege o universo, mas são poucos os que conseguem vivenciar o sentimento na plenitude. Houve um tempo que o romantismo estava em alta e impulsionava metas que eram direcionadas à uma união estável, os laços eram fortalecidos com pensamentos, palavras e obras. Hoje, a maioria das pessoas mantém um relacionamento sem compromisso, apenas desfrutam a companhia por um curto tempo e, quase sempre, para ter um parceiro sexual.

 

089 - Amor e ódio

É um assunto em discussão constante em virtude de serem sentimentos opostos que se atraem. Até onde se entrelaçam, porquanto tempo une pessoas?

Os dois são rotas paralelas e alimentam-se por lembranças boas ou ruins, tem um processo de início, meio e fim. O início do amor é a energia que movimenta montanhas, o meio são as dificuldades inerentes aos relacionamentos, nos aspectos social, econômico e afetivo. O amor existe e sem nenhuma dúvida é uma necessidade vital, o grande problema é sincronizar a dose em pessoas com emoções descompassadas, as quais fazem leilão de seus sentimentos. O importante não é definir o amor e sim, usar a sensibilidade para alimentá-lo e conduzi-lo diante dos percalços da existência, pois a baixa estima destrói um processo afetivo.

O início do ódio é a perca do poder, a não aceitação das metamorfoses dos sentimentos e, consequentemente, o distanciamento dos interesses em comum. A rotina de um relacionamento decresce no aspecto da paixão, sedução, compreensão e, quando um parceiro se obriga a fingir para alimentá-lo, inicia o processo de autodestruição até que a lei da sobrevivência o obriga a questionar a durabilidade da união. O caminho para o ódio se reveste de fragilidade, pois sob novo prisma de olhar vê a realidade, não existem seres humanos perfeitos, todos são passíveis de deficiências, as quais foram ocultadas pelo fogo da paixão. Desta forma, ocorre o fim e os parceiros começam a conhecer um sentimento nocivo, o avesso do amor.

 

090 - Férias

Mais ou menos um semestre concluído com a média 8,5. Um período desgastante entre leitura de textos, resenhas, resumos, seminários e trabalhos nas disciplinas de final de semestre. Não vi este tempo passar mergulhada na obtenção de conhecimentos, mas valeu a pena pois vencer desafios é sinal de ousadia e coragem, dois atributos inerentes de minha essência. As férias é um tempo curtíssimo, o suficiente para um relax e retornar ao meu trabalho intelectual. E assim a vida passa e assim vive-se feliz.

 

091 - Ética

A Ética é fruto do caráter do indivíduo o qual, expressa suas características próprias e seu temperamento, através da personalidade. Todos têm personalidade, mas nem todos têm personalidade que se destaca ou mesmo, personalidade forte. A palavra personalidade vem do latim persona (Pronuncia-se /personal/), “pessoa”, a qual, por sua vez, é formada de per, “através de” e sonare (Pronuncia-se /sonare/), “soar”, de modo que “persona” era a máscara que os atores usavam para ampliar a voz de modo que ficasse audível na platéia. Persona adquiriu, então, a ideia de aumentar as características de e, assim, a personalidade é uma qualidade ou conjunto de qualidades que se destacam, de modo positivo ou negativo.  A atitude da pessoa perante a vida depende de seu Sistema de Autopreservação e Preservação da Espécie. Quando luta com garra por seus objetivos e não descansa enquanto não os realiza é considerada pessoa de personalidade forte, ou seja é a exteriorização do estado de seu Sistema de Autopreservação da Espécie, por meio da postura corporal, os gestos, o andar, a voz, pois é preciso firmar a individualidade, as características próprias. É por isso que se fala em “olhar inteligente”, “olhar maroto”, “olhar inquisidor” etc. A voz e o olhar são os maiores reveladores do estado de sintonização, independente do que os outros pensem ou censurem. Assim, para adquirir e manter uma personalidade forte é preciso definir, isto é estabelecer os limites do que quer conseguir e focar seus interesses na transformação dos objetivos em resultados. Na verdade, devemos partir das imagens mentais emotizadas dos resultados, concretizadas pelos sentidos da mente para termos uma personalidade forte. A personalidade divide-se em Interior (é a da Intimidade, também conhecida como "eu oculto", é a base inconsciente de sua personalidade. Com a ajuda dela você busca forças quando sente necessidade, principalmente em situações de conflito, quando necessita encarar um problema ou um projeto importante, quando sente tensão, cansaço ou quando, seus interesses principais são ameaçados e a personalidade Exterior é como as pessoas do seu cotidiano o identificam. É a primeira impressão que a pessoa causa, ou seja aquilo que os outros vêem no indivíduo ao ter contato social pela primeira vez, ou ainda, aquilo que se ouve falar da pessoa, a marca que ela deixa no imaginário de quem a observa.

 

092 - Caráter

O caráter de um indivíduo é observado pelo seu modo de agir, que diz respeito a sua identidade que é única. Os atributos que compõe este caráter bom ou ruim fazem parte do comportamento moral da pessoa que resulta de seu convívio familiar e social. O homem pode enganar a todos por um pequeno tempo, mas não sempre. Quando os atributos são positivos se observa as vitórias, o crescimento, o progresso, a determinação, mesmo de forma lenta este indivíduo é um ser realizado, pois a obra de sua vida tem alicerces estáveis. Quando o caráter é forte o ambiente externo não o afeta, pois apenas sua formação é que determina suas ações. Quando os atributos são negativos o indivíduo é coberto pela máscara ilusória da sombra da Alma. Existem várias escalas de caráter que oscilam entre os desafios e a aprendizagem, o topo é o autoconhecimento.

 

093 - Classes Sociais

As classes sociais são divididas em “dominantes” e “dominadas” e o aspecto primordial para esta divisão é o econômico. O  que muda este status não é a sorte, mas a cultura. Em nosso País, as dominadas proliferaram rotuladas de miseráveis, àqueles que dependem do governo para uma mísera sobrevivência, os sustentados por bolsas esmolas.  A desigualdade é vergonhosa, antigamente o pobre servia única e exclusivamente para trabalhar para seus patrões e tinham que ganhar somente o básico para sua sobrevivência, ao contrário, não se sujeitariam a trabalhar para abastados. A existência do pobre era defendida pelos ricos, pois os ricos são ricos através do trabalho dos pobres, ou seja, conclui-se que os pobres não podiam mudar seu status.

A atualidade nos mostra outra realidade, a pobreza é de interesse governamental, enquanto o pobre não necessitar trabalhar por ser sustentado pelo governo ele passa a reverenciar os políticos e fomenta a corrupção, desta forma, não é interessante um povo culto e o cidadão se torna omisso, pois lhe é conveniente. O homem inculto não conhece o significado de “afinidades políticas e ideológicas”, o que lhe interessa é a lei da sobrevivência.

Enquanto isso,  classes sociais em plena atividade, seja na escola, em casa com a família ou em qualquer outro lugar, unidas por um objetivo comum, pensam melhor sobre si e seus companheiros e buscam defender seus direitos como cidadão, através de negociações ou greves com as classes dominantes. Enquanto isso, o Brasil segue o rumo dos descalabros governamentais, da corrupção e da impunidade. O brasileiro tem que acordar e se conscientizar de seu dever de cidadão – “construir um país digno” através de seu voto.

 

094 - Cultura 

 A palavra cultura recebe várias interpretações, alguns conceitos amplos e outros restritos. Entendo como cultura todo o conhecimento absorvido e aplicado  nas crenças,  na arte em sua diversificação, nas regras morais,  no cumprimento de leis, nos costumes e hábitos de um povo, enfim, todos os pré-requisitos que sirvam de mola propulsora para que o indivíduo assuma seu lugar no contexto da sociedade.

A discriminação sempre se fez presente e, em séculos passados, algumas religiões propagavam a ideia de que o negro ou indígena não possuíam alma, desta forma, necessitavam apenas de conhecimentos básicos para serem civilizados.

A atualidade mostra o quão errôneo era o conceito de cultura, pois hoje, é possível, mesmo com algumas restrições e discriminações, “o índio e o negro”, ocuparem espaços antes reservados só a classe alta, fazendo uso de um dom que nos é facultado desde o nascimento, a “oratória”, pois é através da palavra que um povo pode expressar suas necessidades e lutar por suas prioridades.

Tudo que nos rodeia é cultura, todas as atividades são resultantes de um aprendizado e ordenadas dentro de regras ou leis, pois o indivíduo, embora com sua identidade única e seu discernimento, está atrelado a sua origem se adaptando a grupos pequenos que se somam a grupos maiores e, sucessivamente, formando a sociedade em que atua, pois a cultura é que estabiliza a sociedade humana.

“O patrimônio Cultural Imaterial” tem como principal fundamento legal, perante o Direito Brasileiro, na Constituição da República de 1988, que diferentemente de cartas constitucionais passadas, reconhecem a importância dos bens imateriais, bastando que os mesmos sejam "bens portadores de referência à identidade, à ação e à memória dos diversos grupos que compõem a sociedade brasileira".

Nosso Brasil é rico em miscigenação de etnias e as populações tradicionais variam de acordo com cada região do Brasil, apresentando traços  culturais que as diferenciam como: comunidades dos povos indígenas, comunidades remanescentes de quilombos, os caboclos ribeirinhos, as comunidades tradicionais urbanas, as populações tradicionais marítimas, que se subdividem em pescadores artesanais e os caiçaras, entre outras, as quais sofrem ameaças ao seu patrimônio cultural imaterial, resultantes de um descaso do Poder Público.

 

095 - Escala de Valores

As gerações mais antigas primavam pela educação dos membros de sua família, repassando a escala de valores recebida por herança, no que concerne aos aspectos sociais, morais e religiosos. Nesta escala existia uma hierarquia na família, avós, pais, filhos, netos, cada membro com seus respectivos direitos e deveres.

As gerações atuais, em uma proporção assustadora, desconhecem esta escala na totalidade de seu conteúdo, mas esta essência simboliza o alicerce da família e sua estabilidade e, atualmente é possível observar a inversão crescente dos valores humanos, a qual atinge em massa todas as classes sociais.

A faixa etária que mais sofre com o que vê e o que sente é a dos idosos quando  observa a negligência da família ao conduzir seus filhos e como consequência, o desrespeito filial, até porque o idoso passou a ser, um fardo no seio familiar e muitos deles são, explorados no aspecto financeiro e psicológico.

O indivíduo não pode parar no tempo, o tempo de ontem não é o mesmo de hoje, o dia-a-dia não reúne grandes famílias em grandes varandas para um sarau, mas é necessário um resgate imprescindível, O RESPEITO e o mesmo tem que ser fluir da essência individual, seja respeitar a si para após, respeitar seu semelhante.

No momento em que esta palavra em desuso se fortalecer outras serão reconhecidas como CARÁTER, HONESTIDADE, AMOR AO PRÓXIMO e tantas outras que foram esquecidas ou abolidas por interesses pessoais.

Nossa escala de valores deve ser revista de quando em quando, devido sua oscilação, pois a percepção, sensação, emoção e sentimento é quem guia nossos pensamentos, palavras e obras e sempre haverá tempo para uma reforma íntima.

 

096 - Marginalização

Dizem que a sociedade é formada por um conjunto de seres que convivem de forma organizada, sujeitos às mesmas Leis e dirigidas por um Governo que tem por objetivo zelar pela integridade dos cidadãos. Àqueles que não se adequam às Leis formam grupos de indivíduos fadados à marginalização social, os quais de forma natural se agrupam em comunidades legislando suas leis de sobrevivência.

Quando um País, como o Brasil, abriga uns expressivos números de indivíduos marginalizados é sinal que sua estrutura está deficiente, um alerta de que algumas Leis vigentes, além de fomentarem a discriminação social, não provê mecanismos de trabalho para a sustentabilidade de seu cidadão.

Sem dúvida, a pobreza é um dos maiores fatores que ocasiona a marginalização e o indivíduo é pobre porque não tem alimento, saúde, moradia e educação. Estes aspectos são fundamentais para o cidadão se inserir na sociedade, mas consciente de sua impotência, aceita esmolas como as diversas bolsas governamentais distribuídas.

Um cidadão feliz é àquele que busca, sua formação cultural, profissional e consegue emergir desta situação estagnada. Desta forma conquista sua dignidade.

 

097 - Redes Sociais 

Há muito tempo venho observando nas redes sociais que, uma parcela da  sociedade transformou-se em semeador do ódio que nutre o preconceito endêmico no mundo, sob vários aspectos: com as mulheres (machismo, misoginia ou sexismo); o racismo que torna o branco uma raça superior; a camada social dos pobres ou miseráveis (sem teto, sem trabalho) por parte das classes dominantes; intolerância religiosa, principalmente com os africanistas; discriminação com os deficientes, muitas vezes não permitindo a inclusão social; a aparência visual, (gorda, magra, feia, bonita, etc), atrelados à uma imagem padronizada da sociedade; aos LGBTs, com agressão  física ou psicológica, atos que levam a morte violenta pelos preconceituosos ou, ao suicídio pela não aceitação das escolhas pessoais; o Bullying que deixa uma sequela psicológica na criança ou adolescente; partidário, a não aceitação de outras ideias gerenciais. Nós como cidadãos temos, o direito de lutar pelo que consideramos correto, reclamar e construir críticas construtivas, mas temos o dever de respeitar nossos semelhantes. Só será possível uma volta de 360º, quando o indivíduo se dispor a deixar de viver no senso comum, no patamar  do pré-julgamento. A busca do conhecimento traz a fundamentação, a crítica da análise sobre qualquer assunto. O conhecimento é fundamental para exterminar as truculências das últimas décadas.

 

098 - Racismo

Faz parte da Humanidade a ideologia de superioridade. Nosso País que se diz não racista registra inúmeros casos de supervalorização de uma etnia em relação à outra, discriminando homens seja pela cor da pele, pensamentos, opiniões, crenças, inteligência ou cultura. O racismo atravessa as gerações e, na maioria das vezes é fruto de uma herança familiar. A partir da educação ministrada na família é criado o racismo primário e individual, manifestado por comportamentos e interesses pessoais. Se este indivíduo não conseguir se livrar das amarras da superioridade irá expressá-la no decorrer de sua existência desenvolvendo o racismo institucional onde pessoas são rejeitadas nas instituições, na sociedade, na política.

O indivíduo busca conviver com semelhantes, desta forma, constrói comunidades e exclui de seu círculo os demais, com identidade cultural diferente. E assim prosseguem as injustiças sociais em nosso País até porque somos frutos de uma história colonial e escravocrata, da qual permanece resquícios na contemporaneidade. O registro de cotas nas Universidades é a prova contundente do racismo no Brasil, uma atitude que segrega as etnias considerando-as hierarquicamente como inferiores.

 

099 - Pandemia Global

Final de verão e uma pandemia biológica chamada de coronavírus assola países entre os cinco continentes. Países desenvolvidos e subdesenvolvidos, pois o vírus não escolhe classe social, etnias, não tem preconceito, sua missão é ser letal para alguns e para os que tem mais imunidade se aloja, mas não vence. Um vírus desconhecido que assusta por sua letalidade e potencialidade na transmissão, por um toque, um espirro, uma tosse, pelo ar, enfim por tudo que nos cerca. Outono chega e com ele as limitações entre o ir e vir, populações em suas casas, isoladas, nem um bom dia ou boa noite para um vizinho, distante de familiares, amigos, compromissos socias, profissionais. Enfim o mundo parou, uma parte da humanidade enfrentando a epidemia os valentes médicos e enfermeiros e a outra parte da humanidade em mutismo, com suas emoções, sensações e sentimentos, conexos e desconexos. 

 

 100 - Uma Páscoa diferente

Dia de Páscoa, sem reuniões de familiares e amigos, crianças sem coelhinhos. Tudo festejado por vídeo conferencia para trazer um pouco de alegria. Mas os que não tem computadores, a sós em suas humildes casas, alguns chorando a perda de seus entes queridos. Inquietações, perguntas sem respostas, mas de uma forma em geral sabem que esta pandemia não aconteceu por acaso. Quem sabe é uma oportunidade para o autoconhecimento, para análise de seus pensamentos palavras e obras, para uma reforma intima e oportunizar o renascer dos sentimentos nobres?

 

 

101 - Pandemia e crise entre Nações

Sua origem veio da cidade de Wuhan, China, mas quando a morte massiva se concretizou algumas Naçoes decidiram culpar a China por disseminar o coronavírus, ou seja governos incompetentes para gerir a pandemia tinham que jogar a culpa em alguém. Se o vírus saiu de laboratórios chuneses o tempo mostrará, mas o que existe com certeza é que, nenhum país estava apto a administrar sua sua crise interna, com relação a Saúde, nos aspectos de instalações e equipamentos hospitalares, médicos e enfermeiros

 

102 - Governo Brasileiro em crise existencial

Como se não fosse suficiente uma pandemia estamos enfrentando uma crise política e um Presidente que não se preocupa com seu povo, pois a insanidade de seu ego desenvolveu uma mania de perseguição onde todos de alguma forma são culpados e querem lhe prejudicar. O Presidente vive no senso comum e desconhece o pensamento crítico, nega a ciência, para ele a pandemia não passa de uma “gripezinha”, não se preocupa com o número crescente de pessoas com o contágio e muito menos com o número de óbitos, pois são as mídias que querem prejudicá-lo. Sua meta e que as pessoas retornem ao trabalho para não atrasar o desenvolvimento da economia. Os últimos dias transcorrem preocupantes, pois no cotidiano assistimos seus desmandos e seu descontrole emocional, suas provocações com partidos político e demais instituições como o Supremo Tribunal Federal. Há poucos dias exonerou o ex-Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, por sua preocupação com a população. Como se não bastasse  participou de um evento com caráter politiqueiro apoiando, a intervenção militar e o fechamento do Congresso e STF. Sinto que mudanças ocorrerão ainda dentro da pandemia e por sinal funestas, pois o Presidente está se tornando um ditador tirano, com tendência para a psicopatia e o genocídio, quando instiga seus filhos e eleitores ao ódio contra tudo e todos.

 

103 - Pandemia e Óbitos

Estarrecedor o número de óbitos a nível mundial. No exterior cresce de forma avassaladora diariamente nos países que possuem uma estabilidade financeira, mas não encontraram ainda, uma medicação eficiente para combater o coronavírus. Pesquisadores vivem debruçados em seus métodos científicos, mas ainda é  palhativo o tratamento em virtude do vírus  ter diveresas mutações, ou seja reage em cada continente de uma determinada forma. Corpos se acumulam em ruas, cidades, são incinerados, cavam-se valas coletivas pois os cemitérios estão lotados. No Brasil, hoje 23/04/ estamos convivendo com o terror isto que, a pandemia não atingiu o pico, mas estamos com 50.036 infectados e 3.331 óbitos.

 

104 - Confronto Moro e Bolsonaro 

Hoje 24 de abril, às 11h Brasília pegou fogo. Ministro Sérgio Moro pede demissão por não aceitar decisões do Presidente Bolsonaro o qual, em seu depoimento citou, fatos que desabonam a conduta do presidente. O dia foi uma pandemia fofocal e às 17h, o Presidente fez uma entrevista, onde em frases confusas, fatos perdidos no tempo, sem argumentos plausíveis, para justificar a exoneração de Maurício Valeixo, publicada  na calada da madrugada. A primeira exoneração foi feita com a assinatura digital do Ministro Moro, mas foi desmentida, pois Moro quando soube se mostrou surpreso ao ler no Diário Oficial da União o fato e afirmou  que,  não assinou o referido documento. Desta forma, o Presidente emitiu a segunda exoneração com sua assinatura, para oficializar o ato.

O Presidente em sua insanidade mental, não raciocinou a gravidade de suas atitudes e todos estes fatos corroboraram em manifestações de diversas instituições civis,  partidos políticos  bem como das forças armadas. Bolsonaro pode ser responsabilizado por falsidade ideológica e crimes de responsabilidade. São inúmeros os pedidos para o impeachment, para formar CPI, enfim a situação está grave, chegando ao ponto do Procurador da República, Antônio Augusto Brandão de Aras solicitar uma investigação sobre os graves fatos pedindo, para que Sérgio Moro faça seu depoimento. Moro apresentou a rede de TV Globo as provas documentais de seus diálogos, com Bolsonaro e a deputada Carla Zambeli.

Em virtude da situação sabe-se que, longos dias se estenderão até a extinção desse processo. Até o presente momento, 23h50min, o fato estranho é a falta da manifestação dos Presidentes da Câmara e Senado. Creio que a melhor solução seria os Ministros que pertencem as forças armadas sugerissem ao Presidente Bolsonaro, sua renúncia, para que o Impeachment não o exonerasse do cargo.

 

105 - Incêndio político

Semana tensa entre o Presidente Bolsonaro e o ex-Ministro da Justiça Sérgio  Moro, brigas, ataques verbais, depoimentos que acabaram envolvendo o Supremo Tribunal Federal e o Ministro Celso de Melo. A maior dificuldade que o Brasil passa além da pandemia pelo coronavírus é a pandemia mental do Presidente, totalmente perdido, desconcertado sob a ameaça de um provável impeachment. Suas atitudes desconcertantes causam um impacto temeroso entre o povo e  Instituições. Ser Presidente de um País é um grande desafio. No meu entendimento o Presidente achou que sua retórica e atos teriam aplausos e por sinal tem, mas de pessoas sem conhecimento, ou seja, àqueles que vivem no senso comum. Infelizmente, nosso Presidente é corrupto sim, pois na esfera das relações humanas a corrupção está relacionada ao suborno ato ou efeito de se corromper, oferecer algo para obter vantagem em negociata onde se favorece uma pessoa e se prejudica outra. Busca oferecer ou prometer vantagem indevida a qualquer pessoa, para determiná-lo a praticar, omitir ou retardar ato de ofício, conforme o artigo 333 do Código Penal brasileiro de 1940. O que tem feito nesta semana e unir-se, com corruptos que tanto condenava, para se manter no cargo.

 

106 - Mãe

Ser Mãe é permitir fluir sentimentos nobres, para cumprir uma missão de amor.  Mãe Natureza, perdão por todos os atos inconsequentes dos homens em destruir teus reinos,  às  divindades de todos os credos gratidão por fortalecer a fé, nos desafios da existência e manter, a humanidade sob proteção. Asperjam bênçãos de conforto às mães desesperadas, transmitam esperanças às mães aflitas, a aceitação às mães que perderam seus filhos pela ação do aço, fogo, ar, água e terra e iluminem, a trajetória de cada mãe que partiu, para o universo espiritual.

 

107 - Métodos científicos

Ser Presidente de um País é um grande desafio. No meu entendimento o Presidente achou que sua retórica e atos teriam aplausos e por sinal tem, mas de pessoas sem conhecimento, ou seja, àqueles que vivem no senso comum. O Presidente não esperava que àqueles que tem conhecimento seriam as pedras no seu caminho. Pois é Presidente, o pensamento crítico e os métodos científicos são os melhores argumentos para mostrar a verdade, não a sua, não a deles, mas a universal.

 

108 - Cidadania

Sinto que para o Brasil, mudanças ocorrerão ainda dentro da pandemia. A desgovernabilidade dos últimos anos apressará decisões que estão na espreita. Infelizmente, uma grande parte da população confunde-se ao exercer a cidadania ou seja, seus limites entre direitos e deveres.

 

109 - Fé ou obcessão?

Qualquer crença tem dois extremos. O primeiro e a fé que tem como alicerce a fraternidade, onde os fiéis buscam o conhecimento e praticam a solidariedade. O segundo, a obsessão onde os fiéis olham o sacerdote como divindade e esquecem que ele é apenas um semelhante, finito.

 

110 - Bolsonaro e o mau-caratismo

  Indivíduos com “mau-caratismo” são conhecidos como “analfabetos morais”, os quais carregam em sua personalidade a “maldade essencial como alimento do Ego insano”. Alguns dos aspectos que se observa nestes indivíduos são: maledicência, mesquinhez, trapaça, desonestidade e muitos se tornam facínoras, etc. Não sabem competir na arena da vida e agem por impulsos, de acordo com suas quatro emoções básicas. Quando age sob a influência da “Raiva” exercem movimentos violentos de ataque ou de defesa, muitas vezes pela força corporal e geram energias para superar obstáculos, todas as vezes que houver ameaça à sua vida, ou condição de vida. A maioria da população em busca de mudanças radicais deu, um cheque em branco, para o Presidente Bolsonaro para fazer uso, de acordo com suas convicções.

 

111 - Homem vírus

Observa-se que  a história se repete sob outro ângulo. Em um passado recente  Osama Bin Laden passou a estudar fervorosamente os valores da religião muçulmana e foi líder de uma guerra santa que conduzia “homens bombas”  que o idolatravam, à destruir seus pretensos inimigos. Bolsonaro estuda os valores da religião evangélica e com o  apoio dado por  lideranças religiosas radicais está formando seu pelotão de idolatria, que serão conhecidos nos próximos capítulos da historia do Brasil, como “homens vírus”, com a mesma finalidade, exterminar seus irmãos pretensos inimigos.

 

112 - Ministro da Saúde

A maioria dos brasileiros colocaram Bolsonaro em um pedestal, mas dia a dia ele despenca para o ridículo, mostra sua falta de conhecimento e a incompetência para ocupar a cadeira de presidente. A saúde física e mental do Presidente está crítica. Está na hora do Ministro da Saúde tomar providências. Não esquece de teu juramento de Hipócrates.

 

113 - Manada de gado

Esta postagem resume o que coloco em minhas postagens que, o século XXI não permite que pessoas vivam no senso comum e se tornem "gado". Ninguém necessita ir para uma academia para obter conhecimento, mas tem o dever de desenvolver o senso crítico, que é a capacidade de desenvolver a inteligência, pensar, analisar, refletir, para ser capaz de dialogar e argumentar e, não ser marionete nas mãos de ideologias políticas e religiosas

 

114 - Nossos indígenas

Era uma vez, uma terra habitada por tribos seminômades, os povos indígenas,  que subsistiam da caça, pesca, coleta e agricultura, com sua cultura, seus deuses e sua arte, mas a expansão marítima portuguesa aqui chegou e tomou posse, ou seja os europeus invadiram um espaço geográfico que já tinha dono. Nosso Brasil foi colonizado pela ganância que escravizou, exterminou inúmeras etnias com as doenças dos brancos e  dilapidou nossos tesouros, mas o maior crime cometido foi subjugar os índios à doutrina da religião católica. Desde 1500, em cada século, no decorrer dos capítulos de sua Historia o estigma da escravidão, preconceito racial e social, dilapidação, corrupção, o abuso da classe dominante sob a classe dos dominados se faz presente. Assim é o Brasil. O quadro foi pintado por Vitor Meireles um artista catarinense. O quadro se tornou uma das telas mais populares e reconhecidas do país e, exposta no Salão Oficial de Paris em 1861. Gênero‎: ‎pintura histórica. Localização‎: ‎Museu Nacional de Belas Artes. Data‎: ‎1860. Dimensões‎: ‎268 centímetros x 356 centímetros

 

115 - Quem indica

Enquanto não houver concurso público para todos os cargos ocupados nas esferas Federal, Estadual e Municipal e os mesmo não forem tratados como servidores, ou seja, não cumpriram com suas atividades serem exonerados, o Brasil afundará cada vez mais, com a vergonha de ver indicados pelos conchavos políticos.

 

116 - Presidente inoperante

Enquanto o número de mortos cresce assustadoramente, o Presidente preocupa-se em defender seus filhos dos crimes cometidos. Brasil um carro desgovernado em direção ao caos e uma parcela expressiva da sociedade, pelotões de alienados suicidas desfilam, despreocupados pelas ruas das cidades. Em um passado recente tivemos os "homens bombas" e no presente temos os "homens vírus", indivíduos sem conhecimento e senso critico, dispostos a matar e morrer. Deprimente ver o numero de óbitos. Deprimente ver pessoas que querem que notícias sobre o Covid-19 não sejam transmitidas, para não sinalizar o pânico. Medo ou fuga da realidade? Mandetta nunca escondeu dados. O novo Ministro segue ordens do Presidente para informar o mínimo possível de óbitos. Além dos mapas online que informa dados de todas as cidades, os cartórios autenticam as subnotificações.

 

117 - Caras pintadas e panelas

No passado, a maioria do povo exercia o pensamento crítico. Os caras pintadas tiraram Collor e as panelas tiraram Dilma, por  delitos que  não se comparam aos de Bolsonaro. O pensamento da maioria regrediu ao senso comum, à importância social e simbólica do mito, na Antiguidade. Cada um dá o que tem, armazenado em sua essência interior. Brasil ter virado uma "fábrica de extermínio" alimenta a insanidade do Ego de Bolsonaro.

 

118 - Avesso de Bolsonaro

Sinto-me triste em ver irmãos de toda a humanidade irem à óbitos. Com relação ao Brasil tenho a consciência tranquila, pois não fiz parte dos 55,13%  de votos que elegeu este indivíduo bestial, para presidente. Um líder "demagogo" que ganha popularidade em uma democracia explorando emoções, preconceitos e ignorância para despertar o povo comum contra as elites, provocando as paixões da multidão que derrubam normas estabelecidas de conduta política e humanitárias.

 

119 - Ordem e Progresso

Para que um regime democrático não entre em óbito, o cidadão que possui caráter só deve lealdade ao lema de nossa bandeira idealizada, pelo filósofo Raimundo Teixeira Mendes em 1889. ORDEM E PROGRESSO. A ORDEM significa a defesa e manutenção de tudo que funciona de maneira positiva, PROGRESSO é o avanço natural da sociedade e das instituições, como consequência da defesa da ordem. Nosso lema é regido pela Constituição Brasileira através de Leis, as quais resultam em punição ao serem descumpridas, para todos os brasileiros, independentemente de sua posição no panorama nacional.

 

120 - Chamem exorcistas

Bolsonaro está possuído pela BESTA DO APOCALIPSE. A Bíblia se refere a dois animais: Apocalipse 13 descreve dois animais que se levantarão e tomarão o poder nos últimos tempos. O primeiro animal, a Bíblia chama de “a besta” é um poder político que governará a terra nos últimos tempos. O segundo é o Anticristo. Apocalipse 17,8-12 contém uma descrição mais detalhada do animal. É claro que o animal vai ser uma espécie de união de diferentes nações e poderes políticos que funcionam como um só. O seu objetivo vai ser de governar a terra de forma independente, completamente livre de Deus.

 

121 - Divergências

Quem discordar do Presidente significa que adquiriu, ao longo da existência conhecimento, para ter um pensamento crítico entre o certo e errado, estar apto para a análise e desta forma ser capaz de  dialogar com argumentos, independente de ideologias políticas que conduzem à  idolatria que cega a percepção e desequilibra emoções, sensações e sentimentos.

 

122 - Discernimento

Agradeço todos os dias meu discernimento para concluir que, sem conhecimento não somos nada. Retornei aos estudos há 10 anos, conclui um curso e falta pouco para concluir o segundo e quando terminar retorno para mais dois anos de História. Na trajetória acadêmica passei por muitas disciplinas e adquiri conhecimentos. O que norteou minha ousadia na crítica foi, o pensamento de um Filósofo francês René Descartes. "A única certeza é que duvido, e se duvido eu penso, e se penso logo existo".

 

123 - Corrupção

Bolsonaro é corrupto? Observa-se que a maioria dos brasileiros gostam de serem iludidos e entende por corrupção, apenas o sistema "monetário".  A corrupção no Brasil não é uma prática de um só partido, de uma só região ou estado, de um tipo de político ou de certo funcionário público: a corrupção é um fenômeno social, político, econômico, que se desenvolve de inúmeros modos e se manifesta em diferentes formas de favorecimento.

 

124 - Tancredo Neves

Dia 21 de abril de 1985. Lembro nitidamente deste dia. Assistindo a TV ansiosa e costurando um vestido. Parei e chorei muito, pois Tancredo representava a esperança de um Brasil melhor. Foi um dos políticos mais engajados com o processo de redemocratização do País.

 

125 - Intervenção Militar

Como cidadã entendo que, ao eleger Bolsonaro já foi eleita de forma democrática a intervenção milita, a prova está do  numero de militares que compõem o escalão do governo. Parem de pedir intervenção militar ela já esta instalada. O golpe foi colocar  Bolsonaro que tem um Ego desmedido, como bobo da corte, enquanto as forças armadas administram o País.

 

126 - O Cadete e o Capitão

[...]O cadete e o capitão - Uma investigação sobre um momento controverso na trajetória de Jair Bolsonaro: o abandono da carreira militar e o ingresso na vida política.

Jair Bolsonaro tornou-se uma figura pública em 1986, quando assinou na revista Veja um artigo em que reclamava do baixo soldo pago aos militares. Um ano depois, nas páginas da mesma revista, reapareceu numa reportagem que revelava um plano de estourar bombas em locais estratégicos do Rio de Janeiro. A revista publicou um desenho que detalhava o plano. O croqui, supostamente de autoria do capitão, comprovaria a conspiração em curso no Exército. Instado a prestar contas, Bolsonaro foi considerado culpado no primeiro julgamento, e mais tarde inocentado pelo Superior Tribunal Militar (stm). Após a decisão da corte, deixou a farda, passou à reserva e ingressou na política. Esta é a reportagem mais completa já escrita sobre esse período pouco conhecido. O autor examinou a documentação do processo (reproduzida no livro) e escutou as mais de cinco horas de áudio da sessão secreta — ambos disponíveis no stm. Também entrevistou personagens que atuaram no caso, entre jornalistas de Veja e militares colegas de Bolsonaro. Além de reunir indícios suficientes para apontar que a autoria do croqui, como sustentou Veja até o fim, era mesmo do capitão, Maklouf reconstitui um episódio decisivo não apenas para a trajetória do presidente eleito em 2018, mas também para a redemocratização e o jornalismo no Brasil.[...] Fonte: https://nbook.akbd.info/?c=br&book=1473138271&format=pdf

 

127 - Id de Bolsonaro

A fonte da energia psíquica, o ID, do Presidente Bolsonaro está relacionada com seus instintos, impulsos orgânicos e desejos inconscientes.  O ID é impulsivo, busca uma solução imediata para as tensões, não aceita frustrações e não conhece inibição. Além disso, esse aspecto desconhece juízo, a lógica, os valores e a moral.

 

128 - Estrutura política

Na estrutura do Estado temos a estrutura política. Dentro da estrutura política temos os chamados agentes políticos, que passam por uma eleição.Agentes políticos são: presidente, vice presidente, prefeito, vice prefeito, governador, vice governador, senadores, deputados federais, deputados estaduais e vereadores. O que une estas categorias é a eleição. Eles a cada 4 e 8 anos se submetem a responsabilidade política eleitoral. É conferido a eles um mandato. Todo político que é eleito pelo povo torna-se um servidor público e ao não cumprir, com as atividades de forma competente pode ser exonerado do cargo, pois é pago com nossos tributos. Creio que os brasileiros estão deixando, sua ideologia partidária de lado, para lutar pelo bem comum da Nação. Assim se edifica a democracia.

 

129 - É Natal, tempo de amor

Um sentimento que anima seres vivos, mas sempre foi e será uma data para consumismo. Nem a pandemia fez homens usarem o senso crítico e pensar no significado religioso desta data. O COVID leva ao óbito pelos atos dos inconsequentes, que propagam o extermínio entre seus semelhante. É Natal tempo de amor, mas de tristeza também.

 

130 - Ontem, hoje, amanhã

Em seus ciclos de vida o Homem nasce, cresce e fenece. Os ciclos são feitos de desafios e aprendizados, os quais são revelados no decorrer da existência, através dos atos. Como o homem é permeado de um corpo biológico e de um corpo mental é necessário um equilíbrio para que, mesmo que os órgãos tenham o desgaste normal do tempo, o corpo mental se mantenha jovem.

Uma mente sã mantém um corpo saudável e observamos este exemplo neste Recanto. As faixas etárias dos poetas são as mais variadas e, os Poetas e Escritores da terceira idade, com mentes brilhantes, apresentam trabalhos literários magníficos.

O idoso tem seus cinco sentidos aguçados, formado na Escola da Vida, Mestre em Emoções e Doutor em Sentimentos, títulos que lhe são atribuídos por competência e merecimento. No aspecto profissional, atualmente, esta faixa etária está tendo espaço e seu trabalho valorizado. No aspecto familiar ele é mais ousado, não fica sob jugo ou grilhões, quando não é possível consertar, joga tudo para o alto e vai ser feliz, pois sabe que o tempo urge. No aspecto da saúde física é seu próprio médico, conhece suas debilidades, conduz a dieta à risca e dedica-se ao esporte para manter a forma, não a de um corpo sarado, mas para não enferrujar a musculatura. No aspecto do amor são os mestres na arte da conquista e, se tiver quem corresponda, serão excelentes amantes, pois a chama do desejo não se extingue, necessita apenas ser reativada.

Prolongue sua terceira idade ao máximo para não ser rotulado como “velho ou ancião”, pois este será o ciclo da passagem final, despedida entre o corpo e o espírito. Um beijo com carinho para você, meu amigo da terceira idade.

 

131 – Chegou 2022

Para alguns é champanhe estourando, música alta, manjares sob toalhas de renda, fragrâncias aromáticas distribuída nos aposentos das suntuosas mansões. Para outros, não importa que o ano chegue ou não, pois choram copiosamente lágrimas de dor por vidas que perderam. Os mais auspiciosos debatem entre amigos uma economia forte, grandes negócios e lucros. Para outros, a classe dos miseráveis é catar, nas latas de lixos resíduos alimentares que a classe dos poderosos dispensou. Quem lembrará de uma autoanálise para descobrir como poderá ajudar seu semelhante?  Quem lembrará de se conectar aos seus deuses, seus santos, suas crenças e pedir com fervor que cure o planeta, seus habitantes e torne a sociedade brasileira igualitária? Não sei.

 

132 – Nossos Indígenas

Hoje, 22 de abril, 522 anos que o Brasil como dizem foi descoberto. Não discutirei conceitos. O objetivo desta crônica é que a colonização portuguesa os escravizou com trabalhos forçados, violentou suas mulheres e impingiu à catequese aos primeiros habitantes. A paisagem do Brasil era que seus habitantes eram selvagens, usavam arco e flecha, andavam nús e usavam enfeites na boca e orelhas. Os séculos transcorreram até que no século XIX através da Constituição de 1898 estes habitantes passaram a ter direitos e proteção. Chegamos ao século XXI e instituições não cumprem as leis estabelecidas. Certas populações de indígenas têm medo do homem branco, do perigo que eles representam e desta forma vivem isolados. Mas eles são resistentes, lutam, fazem rituais mesmo, com toda a agressividade que são tratados. Que seus deuses os protejam e guarneçam. Que tenham a vitória, como guardiões da natureza, não entregar nosso solo à classe do poder que destrói o meio ambiente, como a Amazônia. Parabéns aos indígenas que estudaram e hoje disputam, trabalho em inúmeras áreas para ajudar seu povo.

 

133 – Nossos Negros

Hoje, 13 de maio de 2022 faz 134 anos que a Lei Áurea foi assinada e acabou com a escravidão no Brasil. Isto a Princesa Isabel pensava, mas a maioria dos negros continuam à margem da sociedade, ainda escravizados pelo racismo estrutural. A Constituição Federal de 1988 “trouxe as disposições mais relevantes sobre o tema, no âmbito penal, ao tornar o crime de racismo inafiançável e imprescritível, disposição que orientou a Lei 7716 de 1989”.  A cada década uma Lei é promulgada como a de 1997, onde foi incluído o artigo “140 no Código Penal, para que constasse o tipo penal da injúria racial ou qualificada”.     Não faltam Leis e sim aplicar as promulgadas de forma rigorosa através dos órgãos, que compõem a estrutura jurisdicional do País, para que a luta abolicionista resulte em “uma sociedade igualitária”. Também temos a Lei 12.288/2010, que rege o Estatuto da Igualdade Racial. Se esta Lei fosse cumprida na totalidade seria o instrumento necessário, para direcionar os jovens desde a idade escolar reconhecer, o direito a voz, o respeito a cultura diferenciada, a quebra da intolerância aos povos étnicos que formam a sociedade brasileira.

 

134 - Setenta e três anos

Acordei para mais um ciclo de vida, Sempre tracei metas para alcançar e sempre as realizei. Este ano será diferente, sem metas ou projetos, apenas querendo ser feliz a cada instante e como sempre, sem me preocupar com a opinião do semelhante. Vou sair por aí, sem hora ou trajeto pré-fixado, acompanhada de uma câmera, agenda e caneta captando as belezas da natureza e seus reinos, conhecer patrimônios e suas histórias e viver, o instante na plenitude.

 

135 - Tempo de Páscoa

A páscoa possui vários significados pertinentes às crenças praticadas, mas em síntese simboliza a libertação do arcaico que habita em nós, em pensamentos, palavras e obras. Viva sua Páscoa interior os 365 dias do ano busque o autoconhecimento e exercite o renascer, em todos os instantes de seu tempo presente, alicerçado na fé, luta e resistência por justiça, benevolência, empatia, caridade e amor em prol da humanidade. Nunca esqueça que somos “guardiões da semeadura e juízes da colheita”.

 Aos amigos desejo um feliz renascer.

https://www.mensagemespirita.com.br/mensagem-em-video/1126/desenhos-de-pascoa-assista-muito-lindo

 

136 - Prisma d’Olhares

O olhar não é apenas uma função dos cinco sentidos, é uma linguagem secreta e misteriosa que pode registrar o destino de uma vida. Através dele é transmitida à essência do indivíduo, sensações e emoções as quais são transformadas em sentimentos, alguns vivenciados, outros guardados entre os véus coloridos que flutuam no Universo da Alma. Consciente que os olhos da face possuem conexão direta com tua sensibilidade dedique-lhe uma atenção especial, o reeduque para que absorva a beleza do Universo, o reeduque para direcioná-lo aos semelhantes, pois cada indivíduo tem um tempo em sua caminhada e este tempo não é medido, não tem regra, são frações de milésimos de segundos. Nossa vida é um tempo sem tempo definido, desta forma, por onde passar semeie um olhar fraterno àqueles que fazem parte de seu mundo, um olhar de compreensão para quem necessita ser compreendido, um olhar de amizade para quem se acerca de ti, um olhar de atenção para entender os que necessitam de apoio, um olhar de oferta para proporcionar abrigo aos necessitados, um olhar de perdão para quem necessita ser perdoado, um olhar de fraternidade mostrando tua evolução, um olhar de amor universal para que a humanidade se sinta protegida das intempéries da vida, um olhar de união para agregar os que se distanciaram. O olhar do Divino se estende sobre ti e teu dever é dividir com a Humanidade.

 

137 - Métodos científicos

Ser Presidente de um País é um grande desafio. No meu entendimento o Presidente achou que sua retórica e atos teriam aplausos e por sinal tem, mas de pessoas sem conhecimento, ou seja, àqueles que vivem no senso comum. O Presidente não esperava que àqueles que tem conhecimento seriam as pedras no seu caminho. Pois é Presidente, o pensamento crítico e os métodos científicos são os melhores argumentos para mostrar a verdade, não a sua, não a deles, mas a universal.

 

138 - Brasil – País Laico

LAICIDADE, doutrina ou sistema que preconiza a exclusão das Igrejas do exercício do poder político e/ou administrativo o que consta na Constituição Brasileira:

[...]O Estado Brasileiro é laico/secular, isso, teoricamente, prega a desagregação da religião e seus valores sobre os atos governamentais. Em uma democracia, a pluralidade de crenças e valores é incalculável, justamente por pousar sobre a liberdade. E o Estado deve agir com o máximo de neutralidade e igualdade possível com relação as mais diversas pautas, por isso, a laicidade é um princípio crucial para a manutenção da democracia e os direitos individuais e coletivos.

O Art. 5º, inciso VI, assegura liberdade de crença aos cidadãos, conforme se observa:

Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

VI – é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias; [...]

Retornamos à Idade Média ou Idade das Trevas, onde a humanidade ficou sob o jugo da Igreja Católica e agora sob o jugo da Igreja Evangélica.

 

139 – Constituição Federal

Sabe-se que a Federação é composta por três poderes que, por vivermos em um país democrático devem trabalhar com equidade. De acordo com a Constituição Federal em seu artigo 45 Cap. I Título I - Dos Princípios Fundamentais

[...]Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado democrático de direito e tem como fundamentos:       I - a soberania; II - a cidadania; III - a dignidade da pessoa humana; IV - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa; V - o pluralismo político.

 Parágrafo único. Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição.

Art. 2º São Poderes da União, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário [...]. http://www.senado.leg.br/atividade/const/con1988/con1988_07.05.2015/CON1988.asp

 

140 – Ordem dos Poderes Públicos

Poder legislativo, tem como função ordenar e criar leis para o país, além de julgar e fiscalizar as políticas do Poder Executivo.

Poder executivo, responsável por administrar o país, realizar políticas públicas que sejam de interesse da população e aplicar as leis criadas pelo Legislativo. Tem autonomia para nomear ministros e secretários para auxiliar o seu governo.

Poder judiciário Supremo Tribunal Federal com seus 11 Ministros, indicados pelos presidentes de cada época, os quais foram eleitos pela maioria do povo. Este Poder é o responsável por julgar através das leis criadas pelo legislativo e pela constituição do país. O Supremo deve zelar pelo cumprimento da Constituição e dar a “voz final” em conflitos que envolvam normas constitucionais.

O correto é os três Poderes trabalharem com equidade, sem ultrapassar os limites do outro poder.

 

141 - Ministro da Saúde.

A maioria dos brasileiros colocaram Bolsonaro em um pedestal, mas dia a dia ele despenca para o ridículo, mostra sua falta de conhecimento e a incompetência para ocupar a cadeira de presidente. A saúde física e mental do Presidente está crítica. Está na hora do Ministro da Saúde tomar providências. Não esquece de teu juramento de Hipócrates.

 

142 - Povo desanimado

Ao eleger o Presidente Bolsonaro de forma democrática, seus apoiadores deram uma procuração para dirigir o País e escolher os ministros, que mais se adaptassem às suas ideias, mas ao mesmo tempo elegeram, a ditadura civil, quando a forma de governar traz consequências para o povo e para o país, principalmente pela violação de direitos sociais onde estão incluídos, os direitos humanos. Não adianta fazerem pedidos de Impeachment. Bolsonaro está protegido por três aspectos: seus eleitores, de uma ala dos militares e da pandemia. Uma revolução civil levaria para rua e o massacre coletivo seria estarrecedor e e nenhuma das instituições vai querer ser apontada como culpada.

 

143 - Corrupção

Bolsonaro é corrupto? Observa-se que a maioria dos brasileiros gostam de serem iludidos e entende por corrupção, apenas o sistema "monetário".  A corrupção no Brasil não é uma prática de um só partido, de uma só região ou estado, de um tipo de político ou de certo funcionário público: a corrupção é um fenômeno social, político, econômico, que se desenvolve de inúmeros modos e se manifesta em diferentes formas de favorecimento. https://www.conjur.com.br/2016-jun-22/combate-corrupcao-essencial-resgate-forca-constituicao.

 

144 - Eleições - Estrutura Política

Na estrutura do Estado temos a estrutura política. Dentro da estrutura política temos os chamados agentes políticos, que passam por uma eleição. Agentes políticos são: presidente, vice presidente, prefeito, vice prefeito, governador, vice governador, senadores, deputados federais, deputados estaduais e vereadores. O que une estas categorias é a eleição. Eles a cada 4 e 8 anos se submetem a responsabilidade política eleitoral. É conferido a eles um mandato. Todo político que é eleito pelo povo torna-se um servidor público e ao não cumprir, com as atividades de forma competente pode ser exonerado do cargo, pois é pago com nossos tributos. Creio que os brasileiros estão deixando, sua ideologia partidária de lado, para lutar pelo bem comum da Nação. Assim se edifica a democracia.

 

145 - Falando em Amizade

Este alimento é alicerçado na família desde a tenra idade, pois a criança não possui um discernimento correto sobre sentimentos, a brincadeira é que norteia seu relacionamento com outras crianças de acordo com seus interesses. Se no desenvolvimento das fases etárias os filhos forem orientados para conhecer os valores que alicerçam a amizade, é provável que estes amigos permaneçam no decurso da existência. Este sentimento deve ser educado e polido, desta forma, será exercido de forma natural e consciente, principalmente no que se refere às virtudes.

Na adolescência a família tem que estar inteirada das escolhas feitas por seus filhos, pois já não é permitida a orientação e o confronto traz uma carga negativa afetiva muito grande. Nesta hora a família tem dois caminhos, proibir e desta forma, afastará seus filhos da estabilidade do lar ou, abarcar os amigos por eles escolhidos e trabalhar os valores morais com o grupo.

A amizade não é um sentimento complexo, as situações é que podem fazer com que o mesmo oscile e, muitas vezes feneça, tanto a nível familiar como social. Pessoas não são selecionadas para serem amigos, pois temos que conviver com muitas, principalmente, no que se refere às atividades profissionais. Sabe-se que para entender os amigos é necessário certa homogeneidade e alguns interesses em comum, embora não seja impossível, um bom relacionamento com alguém que tenha uma visão diferente. O amigo deve ser amado no todo e ser recíproco, quando apenas uma das partes oferta é sinal que não existe a sintonia do sentimento, até porque, este sentimento é alimentado por contatos amiúde como, um telefonema, um bilhete, um elogio ou um puxão de orelha na hora necessária. A qualidade da amizade cresce de acordo com a intensidade do intercâmbio de questões íntimas, onde o bem estar do outro seja a meta final, pois a amizade natural leva as pessoas a compartilhar suas intimidades e solicitar ajuda, a qual não deve ultrapassar o limite do bom senso. A amizade não anda só, se faz acompanhar da lealdade, compreensão, generosidade e a sinceridade.

 

146 - Falando em tristeza

Tem como estímulo a “Perda”, gera paralização ou recuperação.  Leva a cessão dos movimentos. O medo e a tristeza levam a baixa estima, a tristeza é a negação da alegria. A alegria foi frustrada aparece uma raiva impotente e logo dará lugar a uma tristeza: tristeza por perda real ou condição de vida. O positivo é expressar a tristeza por palavras e gestos, entre em contato com o sentimento e permita-se chorar e ou recolher-se. Você precisa de um tempo para recuperar a energia e avaliar a extensão da perda e se redirecionar para outras emoções: passar a contatar como uma emoção autêntica subjacente e ir fundo nela. Longo período de tristeza leva a depressão, baixa-estima, baixa nos níveis de anticorpos, predispondo a infecção com maior facilidade, é uma das mais perigosas a saúde quando muito prolongada. As modificações corporais provocadas pela tristeza são menos evidentes do que as das demais emoções.

 

147 - Falando de Responsabilidade

A Educação da responsabilidade é dever da família desde a tenra idade, pois ser responsável não é apenas uma qualidade, mas um dever de todo o indivíduo. A criança necessita entender sua posição na família, seus direitos e seus deveres e aprende em primeiro lugar, ser responsável pelo que é seu e, posteriormente, com o que é dos outros. Esta conscientização é gradativa de acordo com a faixa etária. Observa-se o erro quando os Pais protetores dizem: é cedo, quando crescer aprende. O que não for absorvido enquanto criança, não irá aflorar quando jovem e, este indivíduo se tornará irresponsável consigo e com seus semelhantes.

A ausência de responsabilidade conduz o indivíduo à nocividade, pois ao invés de assumir a consequência de seus atos, transfere a culpa para terceiros que nada tem a ver com o fato. É possível exemplificar o que acontece hoje com a maior parte dos políticos que atuam nos Poderes em nosso País, pessoas irresponsáveis que geram situações conflitantes e desenvolvem o processo de vítima para atenuar seus desmandos. A responsabilidade se faz acompanhar do caráter e da transparência nas decisões individuais.

 

148 - Políticas Públicas

Políticas públicas estão diretamente associadas às questões políticas e governamentais que mediam a relação entre Estado e sociedade. Eles dependem dos gestores que são servidores públicos e do orçamento público que criam as soluções, para resolver os problemas sociais, como os das áreas de educação, saúde, assistência social, lazer, transporte, segurança, meio ambiente e habitação. Infelizmente, nosso Brasil está com deficiência em todas as áreas. O que falta para solucionar os problemas, gestores competentes ou orçamento?

 

149 - Vírus fez a volta no planeta e fixou residência nos humanos

O homem ao nascer recebe o dom do livre arbítrio, este dom é que norteia sua trajetória com boas ou más escolhas. Os fatores que contribuíram para a falta de conscientização, nos aspectos político, social e religioso se avolumaram de tal forma que, o planeta sofreu um desequilíbrio e adoeceu e nós, habitantes dele, forçosamente estamos dividindo, com ele, tudo que produzimos ou deixamos de produzir. Não cobrem de seus deuses e suas divindades soluções e sim utilizem sua fé, para o conforto da provação. O tempo epidêmico será o necessário para a autoanálise, para a reestruturação dos valores individuais e coletivos das sociedades em relação aos pensamentos, palavras e obras. Que cada indivíduo permita que, sentimentos nobres como amor, paz e solidariedade inunde sua essência interior, para que renasça uma humanidade benigna física e espiritual. Não esqueçam que o homem é feito de energia bem como, os mentores de luz, desta forma a conexão, não dependem da presença física em templos e igrejas.

 

150 – Crime hediondo de Bruno e Dom Philips

Assisti a entrevista da Polícia Federal. Chocada com o crime hediondo que ocorreu. Observei que os esforços foram integrados, mas os assassinos conseguiram seu intento. Que o Governo Federal e Governo Estadual unam-se para extirpar do local, os agentes nocivos, para que nossos indígenas que ajudaram a encontrar seus corpos tenham paz em suas terras, bem como salvar o meio ambiente. Brasil está em meio do caos, um carro desgovernado, pois infelizmente a classe política está minada de corrupção. Vai ficar a pergunta que a sociedade se faz até hoje: Quem mandou matar a vereadora Marielle Franco? acrescida de mais uma pergunta – Quem mandou matar Bruno Araújo Pereira e Dom Philips, na Terra Indígena do Vale do Javari (AM). Meus sentimentos, aos familiares e amigos de Bruno e Dom Philips, que a paz esteja em cada coração.

 

 

 

151 - Pastores e corrupção no Ministério da Educação

Como o assunto de hoje é sobre A PRISÃO DE TRÊS PASTORES EVANGÉLICOS, onde está incluído o Ex-Ministro da Educação, Pastor Milton Ribeiro e os pastores Gilmar Santos e Arilton Moura vou deixar o link de uma entrevista:  Diálogos com o Pastor Ariovaldo Ramos, dia 10 do mês em curso. Embora nossas escolhas religiosas sejam diferentes aprendi com ele, o que é a verdadeira Religião Evangélica e não àquela que falsos pastores pregam, pois qualquer religião que tenha por objetivo distribuir amor aos semelhantes ela pratica o bem, ou seja, estão alicerçadas nos mesmos conceitos. Não precisam curtir nem comentar apenas assistam o vídeo. https://globoplay.globo.com/v/10659007/?s=0s

 

152 - PEC ELEITORAL

Não faz muito foi assinada a PEC ELEITORAL, A PEC DA MAMATA, A PEC DA CORRUPÇÃO, A PEC DO BALCÃO DE NEGÓCIOS, A PEC DA CAMARILHA DA REELEIÇÃO. A classe dominante não precisou fazer esforços, pois a classe dos dominados com medo de não serem reeleitos assinaram, com poucos discursos de oposição. A classe dos miseráveis agradece mesmo que seja por pouco tempo, pois a situação está no patamar do desespero, sem teto, sem comida, sem esperanças, mas a ajuda é apenas ilusória. A classe da supremacia branca jogou a esperança de não perderem cargos, mas esqueceram que o cidadão começou a pensar e concluiu que o Brasil está no caos. O circo foi montado, os atores se revestiram de prosa, uma pequena plateia para aplaudir e poderosos se perderam na ordem e alteraram o protocolo. O cargo mais alto na mesa  era o Presidente Bolsonaro, quem deveria finalizar a reunião, mas ficou autenticado quem manda no Brasil, Arthur Lira filiado ao Progressistas (PP) do Alagoas.

 

153 -  Mais uma vez se fala em Impeachment do Presidente Bolsonaro

Faz parte da Democracia e no Brasil já ocorreram vários, no cumprimento da LEI Nº 1.079, DE 10 DE ABRIL DE 1950. Enquanto não elaborarem mudanças é a Lei que está em vigor. Define os crimes de responsabilidade e regula o respectivo processo de julgamento.

Art. 4º São crimes de responsabilidade os atos do Presidente da República que atentarem contra a Constituição Federal, e, especialmente, contra:

I - A existência da União: II - O livre exercício do Poder Legislativo, do Poder Judiciário e dos poderes constitucionais dos Estados; III - O exercício dos direitos políticos, individuais e sociais: IV - A segurança interna do país: V - A probidade na administração; VI - A lei orçamentária; VII - A guarda e o legal emprego dos dinheiros públicos; VIII - O cumprimento das decisões judiciárias (Constituição, artigo 89).

As Instituições ficaram mudas, cegas e surdas e não tomam providências. O que temem? Transferiram para o eleitor a solução nas próximas eleições, enquanto isso a paisagem brasileira interna e externa entra em colapso.

 

154 -  Políticos e o foro privilegiado

Nenhum político brasileiro quer perder o foro privilegiado. A prerrogativa é inerente ao cargo, sendo assim, não é privilégio pessoal de seu detentor. Resumindo, está relacionado à necessidade de proteção do exercício da função ou do mandato. A Constituição Federal de 1988 estabelece ainda, as hipóteses de julgamento de crime de responsabilidade, que serão julgados ou pelo Senado Federal ou pelo STF, no âmbito federal. Por exemplo, no caso de Presidente da República, o julgamento seria realizado pelo STF para crime comum, e pelo Senado Federal para crimes de responsabilidade. Em 2018, o STF na Ação Penal (AP) nº 937 entendeu que o foro por prerrogativa de função se aplica apenas aos crimes cometidos: a) durante o exercício do cargo (vetor de ordem temporal); e  b) relacionados às funções desempenhadas (vetor de ordem material).

No caso de perder a cadeira que ocupa o político só tem dois caminhos, o  primeiro prestar contas à justiça ou o segundo, fugir do País e pedir asilo político.

 

155 - Empréstimo consignado para beneficiários do Auxílio Brasil

Lendo a notícia veiculada pelo G1 surge perguntas sobre o ano 2023. Antigamente a classificação das classes sociais era de acordo com a renda familiar: classe alta, classe média e classe baixa. Na atualidade foi criada a classe dos “MISERÁVEIS’, os que não tem emprego, teto e se alimentam de restos em lixeiras, por doações ou, passam fome. Esta classe vai ser beneficiada com uma PEC ELEITOREIRA ATÉ FINAL DE 2022 COM RS 600,00 MENSAIS. O G1 traz uma matéria “Empréstimo consignado para beneficiários do Auxílio Brasil”, cujas parcelas serão descontadas mensalmente. Isto é um ardil para conseguir votos, pois não terão subsídios para continuar a pagar seus empréstimos a partir de 2023. Esta classe dependerá de o Congresso reeditar ou não, nova PEC se Bolsonaro for reeleito ou, de um novo plano de governo, com o candidato vencedor. Quem assumirá o financiamento? Os Bancos? O Governo? Ou engordaremos a lista de nomes no SPC ou SERASA com cadastros negativos? Infelizmente, mais cidadãos serão marginalizados.Fonte do Site G1: https://g1.globo.com/economia/noticia/2022/08/04/emprestimo-consignado-para-beneficiarios-do-auxilio-brasil-veja-perguntas-e-respostas.ghtml

 

156 - Em defesa da minha religião – O AFRICANISMO

Senhora MIICHELI BOLSONARO

Não estou aqui para defender O CANDIDATO LULA, não tenho político de estimação e sim, para defender a religião que cultuo há 53 anos. Aprenda que o Brasil é um Estado Laico e nunca se ouviu falar que um membro da religião africana destruiu qualquer templo religioso, pois entendemos que cada religião tem seus dogmas e rituais. Bem ao contrário dos inúmeros templos Africanistas e de Umbanda que foram destruídos em estados brasileiros, por fiéis evangélicos. Perdemos as contas dos danos materiais e religiosos que nos causaram. Recolha-se Sra. Micheli, à sua carência de erudição religiosa. Fonte da notícia: 

https://www.diariodocentrodomundo.com.br/michelle-bolsonaro-ataca-lula-e-associa-religioes-africanas-a-trevas-entregou-a-alma-pela-eleicao/

Preconceito Religioso - Fonte: 

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:
Art. 1º Os arts. 1º e 20 da Lei nº 7.716, de 5 de janeiro de 1989, passam a vigorar com a seguinte redação:
"Art. 1º Serão punidos, na forma desta Lei, os crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional."
"Art. 20. Praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional.
Pena: reclusão de um a três anos e multa.

 

157 - Sessão de Posse de Alexandre de Moraes e Lewandowski no TSE

Um abraço Ministro Fachin por seu pensamento crítico nas decisões em um momento tão conturbado em nosso País. Parabéns por sua escolha para Presidente, Ministro Alexandre de Moraes e Vice-Presidente, Ricardo Lewandowski, para gerir o Tribunal Superior Eleitoral. Em nosso País existe de um lado a Constituição Federal de 1988, a qual representa a Carta Magna do País, com suas leis distribuídas entre artigos e parágrafos, do outro, as Instituições Públicas as quais, devem cumprir fielmente. O TSE é o órgão máximo da Justiça Eleitoral e, exerce papel fundamental na construção e no exercício da democracia brasileira. Que suas decisões pautem por uma sociedade igualitária, livre de ações perniciosas que separa nosso Brasil por classes sociais, de acordo com a renda familiar e dividida basicamente em: classe alta, classe média e classe baixa. Infelizmente nos últimos anos, uma nova classe surgiu, a Classe dos Miseráveis, os sem teto, sem emprego, os catadores em lixos, para alimentação familiar. Que os quatro atributos principais para uma boa gestão sejam perseguidos por suas consciências: legislar, fiscalizar, julgar e administrar. Sejam cônscios com atos em prol da Democracia e o Estado de Direito. Abraços de uma cidadã brasileira que conhece seus deveres e seus direitos.

 

158 - Rolo compressor

O homem tem quatro planos de consciência ou expressão, Físico, Mental, Emocional e Intuitivo. “O EGO DOENTIO - O CONFRONTADOR” DO PRESIDENTE BOLSONARO” ocupa, todos os planos. Desta forma, não reconhece suas reais necessidades e torna-se uma pessoa insensível, dominador, agressivo. Sua forma de agir faz dele, um rolo compressor, pois não aceita que outros tenham pensamento crítico e afrontem sua incultura.

 

159 - Bolsonaristas em Londres no enterro da Rainha Elizabeth II

Insensibilidade do Presidente do Brasil fazer campanha política em um País que vivencia o luto, pela morte de Sua Rainha. O destempero na retórica produziu fatos mentirosos e ameaças claras ao sistema eleitoral de seu país, na janela da. casa do embaixador brasileiro em Londres. Seguindo o exemplo de seu Presidente seus adeptos, brasileiros que estão abrigados sob a bandeira da Inglaterra fizeram arruaças. Os ânimos se acirraram e ocorreu a necessidade da intervenção da polícia londrina que precisou separá-los para evitar uma escalada na violência. Vergonha Nacional.

 

160 - O Colonizador

A Doutrina Espírita a qual sigo há 54 anos explica acontecimentos do passado, presente e por certo do futuro, com relação aos Karmas existentes. Nosso Brasil está passando por um Karma coletivo relacionado a determinado grupo social ou nação, que resulta da soma de comportamentos individuais. O Brasil iniciou seu karma com sua história, a colonização e tradição escravagista, o que se acentuou de 2018 até nossos dias, com relação ao Presidente que representa, “o colonizador”, no exercício da tradição escravagista direcionada ao povo Brasileiro. De acordo com um famoso pensador Miguel de Cervantes “Elimine a causa e o efeito cessa”.

 

161 – Ideologias

As ideologias são ideias alicerçadas no patamar do “senso comum” que edificam um conjunto de valores, princípios e doutrinas, realidades destituídas de “pensamento crítico” os quais buscam transformações, para doutrinar grupos nos campos político, econômico, social e religioso. São inúmeras ramificações de pensamentos, as quais são considerados “verdades”, como a ideologia democrática, liberal clássica e neoliberal, capitalista, comunista, anarquista, fascista, nacionalista. Isto sempre ocorreu desde o início da humanidade e na atualidade, a ideologia tornou-se irracional e assassina.

 

162 - Vitimismo

Observa-se no convívio social inúmeros indivíduos com distúrbios psicológicos e um deles é desenvolver, o processo de vitimização onde sente-se perseguido, por não ser capaz de enfrentar desafios e fazer as mudanças necessárias em sua trajetória. É bem mais fácil encontrar culpados para justificar seu fracasso. Tudo o que acontece é culpa de algo ou alguém, menos da própria pessoa vitimizada. Desta forma cerca-se de outros seres que ao invés de mostrar a realidade estimulam, os delírios psicológicos.

 

163 - Nossa História

O Brasil passa por mais um período conturbado e ficará registrado nos capítulos de nossa Historiografia através de documentos escritos e, quando não existem, o Historiador usa de sua habilidade para questionar, analisar e obter resultados cônscios para registrar acontecimentos. A palavra em sua oralidade ou na escrita pertence, depende, serve, traduz o Homem, sua presença, pensamento e obras, pois sem ele não existiria História.

 

164 – Cosme e Damião

27 de setembro. Nesta data a Umbanda e o Africanismos homenageiam Cosme e Damião protetores das crianças, com suas casas em plena festividade. Que a energia de alegria possa estar no coração de todas as crianças, e em especial, nossas crianças brasileiras que passam fome e dormem nas ruas. Axés de uma vida mais humana.

 

165 – Eleições 2022

Amanhã é dia de exercemos nossos direitos e deveres cívicos. Vote com conscientização, sem ideologia política, para Deputado Federal, Estadual, Senador, Governador e Presidente. Lembrem que esses políticos serão os gestores que administrarão nossas vidas, através das políticas públicas (distributivas; redistributivas; regulatórias e constitutivas), nas esferas Municipal, Estadual e Federal, para garantir direitos, assistência ou prestações de serviços à população, com objetivo de assegurar acesso aos direitos garantidos pela LEI Nº 7.834, DE 6 DE OUTUBRO DE 1989.

 

166 – Xangô

30 de setembro, dia de São Jerônimo. No sincretismo religioso corresponde ao orixá Xangô. Nas religiões de matriz africana é cultuado como “divindade da justiça”, pois era o rei governante da cidade de Oyó.  Seu símbolo principal é o machado de dois gumes e a balança, símbolo da justiça. Clamamos por tua energia de justiça meu Pai, que palavras e atos de teus filhos sejam colocados nos pratos da balança e que vençam os inocentes 

 

167 - Debate da incivilidade

Ontem assistimos, um espetáculo circense, com retóricas contundentes entre ataques verbais dos candidatos como se estivem em um concurso de inaptos. Se esforçaram para ganhar o primeiro lugar da “OBSCURIDADE E ESQUECERAM QUE O CIDADÃO ESTAVA ASSISTINDO”. Dos que defendem ideologias e vivem no “senso comum” soaram aplausos. Dos que possuem “pensamento crítico” brotou, a vergonha de ver que o Brasil foi esquecido, por falta de informações sobre a crise brasileira, a distribuição de políticas públicas e soluções. Parabéns às nossas representantes femininas que representaram a decência. O VENCEDOR FOI O DIREITO DE RESPOSTA.

 

168 - Final 1º Turno das Eleições de 2022

Observa-se a paisagem Brasil entrelaçada, com conservadorismo, religião, corrupção e o resultado das urnas autenticou. Através de cada conceito elencado formam-se grupos hierárquicos do poder dominante e nossos cidadãos, não conseguem soltarem-se das engrenagens enferrujadas e tornam-se marionetes dos poderosos. Observa-se grande dificuldade de o indivíduo polir sua inteligência e exercer o pensamento crítico, pois prefere manter-se na obscuridade. Uma parcela do povo me faz lembrar os escravos e seus senhores os quais se acostumaram, com gritos, chibatadas, pouco alimento e a proibição de exercer seus cultos aos deuses. Este tempo passou, hoje não somos robôs nem marionetes, somos seres humanos com capacidades cognitivas para serem usadas não só em nosso favor, mas também, para ajudar nossos semelhantes. Na minha trajetória de vida sempre me fiz acompanhar de quatro verbos para ser o que fui, sou e serei:

Calar – “o silêncio é de ouro e as palavras são de prata”, desta forma, absorvi conhecimentos de diversas fontes, os quais me serviram de ferramentas para os desafios. Saber – “quem busca a evolução sobe primeiro o degrau da humildade”; Querer – “respeitar o momento de cada um, uma vez que todos estão no caminho, apenas uns começaram antes dos outros”; Ousar – “é nortear seu caminho alimentando seus objetivos de esperanças”, “OUSAR”, no tempo certo, sem desanimar frente aos obstáculos. Tudo tem o tempo certo para acontecer, não foi hoje que os grilhões se romperam, mas será amanhã.

 

169 - Votei em Luís Inácio Lula da Silva para Presidente.

A última vez que votei no PT foi no ano de 2000 em Pelotas/RS e encerrei minha caminhada partidária. Hoje exerci meu direito e dever de cidadã, por ter consciência política e pela primeira vez voto em Lula, por entender que o Brasil necessita de um Presidente humano, o oposto do atual Presidente, um alienado mental, o Colonizador que tratou cidadãos como escravizados. Votei no Lula por ter empatia por meus irmãos negros, indígenas, LGBTI. por um Brasil laico e sem preconceitos, pelo fim das ideologias políticas desumanas e assassinas, por uma sociedade igualitária e o fim da miserabilidade. Votei em homenagem póstuma, às 686.304 mil pessoas que foram exterminados por COVID por negligência governamental. Votei por todos irmãos brasileiros que passam fome e se alimentam dos resíduos, que a classe poderosa coloca no lixo. Votei por todos àqueles que não tem moradia e emprego. Votei por Marielle e todos que tiveram a vida ceifada transformando-se em queima de arquivo. Votei por todos irmãos negros e indígenas assassinados cruelmente, com omissão do Governo. Votei pelo fim da censura jornalística e manifestações culturais. Votei pelo fim da corrupção desordenada em todas as instâncias. Votei pelo fim da presença de militares com cargos eletivos nas instituições. Gratidão a todos que usaram o pensamento crítico para eleger Lula, por um Brasil com equidade. Sabe-se que ele não fará milagres, mas devolveu a esperança de um governo direcionado ao povo. Votei no Lula para resgatar nossos patrimônios invioláveis, a DEMOCRACIA e LIBERDADE, assegurada pela Constituição Federal de 1988.

 

170 - Maçonaria e Bolsonaro

Em 2015, para concluir meu Trabalho de Conclusão de Curso em Conservação e Restauro de Bens Culturais Imóveis – Monumento aos que morreram Ignorados, no Cemitério Ecumênico São Francisco de Paula em Pelotas/RS me debrucei, em Livros da Maçonaria para poder interpretar os símbolos que estavam no túmulo. Com relação aos símbolos consegui o aprendizado, mas não mergulhei no tudo da Maçonaria. Mas é uma Irmandade Mundial e todos os movimentos de mudanças governamentais das Nações está a presença maçônica envolvida. Com relação ao Brasil cito dois exemplos Independência do Brasil e a Proclamação da República. Todos os órgãos públicos que possuem símbolos maçons autentica que foram idealizados por eles. Não citarei o nome por ética, mas um de nossos ex-presidentes é maçom. Como gosto de pesquisar fui em busca do símbolo em questão.   A bibliografia Maçônica é rica em informações, mas não consta seus segredos. Se quiserem obter conhecimento sobre um dos símbolos nos Templos da Maçonaria “BAPHOMET” cliquem nos links a seguir:

https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/08/150804_escultura_satanica_codigo_ocultos_lgb

https://academiamaconicarpdeletras.com.br/?page_id=340

 

171 - Lema DEUS, PÁTRIA E FAMÍLIA

No Brasil, na década de 30 foi fundado, após a primeira guerra mundial, o movimento de extrema-direita com o nome de Ação Integralista Brasileira (AIB), em 1932, quando o jornalista Plínio Salgado lançou o Manifesto de Outubro. Até os dias atuais é invocada sua liderança nas tendências integralistas que existem, como a Frente Integralista Brasileira (FIB) e o Movimento Integralista e Linearista Brasileiro (MIL-B). Seus integrantes implantaram um projeto político sócio cultural com o lema “Deus, pátria e família” e a partir deste slogan desenvolveu-se o fascismo brasileiro. Colocaram Deus na hierarquia social em primeiro lugar, pois consideravam que o mesmo dirigia a sociedade. Em segundo lugar estava a Pátria, o espaço geográfico brasileiro onde o indivíduo construía seu lar e em terceiro a família. E assim este projeto foi construído em um movimento nacionalista, autoritário, que manteria a unificação da sociedade cerceados, através do poder. A retórica da doutrina fascista pregava que todas as esferas da sociedade deveriam ser controladas pelo governo, alicerçada no poder absoluto do Estado, nacionalismo exacerbado e tentativa de retomar o paganismo, em detrimento do Cristianismo, ou seja poder absoluto do Estado. Na Itália Benito Mussolini foi o fundador líder do fascismo italiano, governando a Itália de 1922 a 1943, com ideias conservadores e reacionários e fundou o movimento que se tornou o Partido Fascista.

 

172 - Religião, Religiosidade, Espiritualidade

A escolha da religião é alicerçada em  crenças, práticas e rituais, os quais são essenciais ao indivíduo, para sua a saúde mental, pois se sua mente está em equilíbrio os corpos físico, emocional e espiritual estarão equilibrados, para sua trajetória, mas a prática da religiosidade não pode cercear, o homem de seu pensamento crítico  e querer  que ele siga  os discursos e narrativas de outras pessoas e dogmas das instituições, organizações, pois ele tem um patrimônio intransferível, sua identidade, que busca no universo a conexão com sua espiritualidade, a qual não inclui práticas religiosas e sim entender,  a vida e seus significados a partir de suas experiências na trajetória. Os fiéis não podem esquecer que ciência e religião andam juntas e fazem parte da construção do indivíduo. Não fique apenas no patamar do senso comum. No meu caminho religioso já muitos crentes morreram, pois seus mentores diziam A FÉ SALVA. Nós nascemos com o dom do Livre Arbítrio, mas não esqueçam que A SEMEADURA É LIVRE E A COLHEITA OBRIGATÓRIA.

 

173 – Maçonaria

E uma tragédia observar pelas notícias da mídia que bolsonaristas decidiram apoiar, Putin e Trump brasileiro e adorar como se fossem Deus. Consequências nefastas ocorreram e será o fim da Democracia. Esta atitude classifico como obscuridade mental, ou seja perderam a identidade e a consciência política. Tornaram-se fiéis de uma seita facista onde o rompimento será entre mortos e feridos.

 

174 - Ideologia

Ideologia – Tem origem Grega: vem de “ideia”, do Grego IDEA, “protótipo ideal”, literalmente “forma, aparência”, de IDEIN, “ver”, mais LOGOS, “tratado, discurso, estudo”.

Muito aprendi com meus professores de Sociologia e Filosofia sobre Ideologia, uma palavra que atravessa os séculos e discutida por diversos autores que trazem diversos significados, mas como pano de fundo estão as orientações que o indivíduo recebe para conduzir suas ações sociais e políticas, pilares básicos para a existência humana. Se na sociedade, o indivíduo vive no “senso comum”, sem conhecimento, suas ideias são manipuladas pela classe de poder. Se possui conhecimento pensa, analisa e tem “pensamento crítico” e sem medo da retórica argumenta, com àqueles que estão em cima da pirâmide social, que representa a posição das classes sociais. As classes sociais são organizadas na pirâmide de acordo com seu poder econômico e seu status social. Quanto mais alta for a posição do sujeito, maiores serão seus recursos e suas condições de acesso aos bens materiais e ao poder, para manipular as classes restantes. O mergulho ideológico acarreta o distanciamento da realidade e faz com que os sujeitos se sintam parte dos sistemas: social, político, cultural e econômico e dominados, através da supremacia de uma classe sobre a outra.

 

175 - Ideologia  política

As ideologias variam entre as Nações de acordo com suas organizações. No Brasil  a ideologia política é Presidencialista e dividida em três poderes. O Poder Executivo dirigido pelo Presidente e o Poder Legislativo definidos, a partir de votação direta, o Poder Judiciário composto por ministros indicados pelo Presidente da República e aprovados pelo Senado. O correto é os três poderes governarem de forma harmônica para defender a Constituição de 1988.  Além desta  ordem,  também existe a ideologia  política Federativa, onde os entes federativos que representam uma comunidade territorial e constitucional, os Estados e  Minicípios formam, parte da União Federal, todos autônomos, nos termos da Constituição. O que move a engrenagem  da máquina pública são ideologias como, um conjunto de ideias de grupos sociais com a produção de significado e valores, a manipulação de falsas ideais da classe dominante que pode resultar um impasse que traz violência e desrrespeito à opinião do semelhante.

 

176 - Ideologia Fascista

Dominou por alguns anos vários países inclusive na América Latina. Seu líder fascista é bem conhecido Benito Mussolini. Na Europa criou o nome de seu partido inspirado em um feixe de varas com um machado em sua superfície, usado como símbolo da autoridade penal na Roma antiga. Suas ideologias me direcionam ao Presidente Bolsonaro pelo extremo nacionalismo militar, o desprezo pela democracia eleitoral, o cerceamento da liberdade política e cultural, crença no domínio das elites e o entendimento que os interesses individuais devem estar subordinados ao bem da nação. Os grupos neofacistas atraíram inúmeros seguidores e os partidos fascistas foram influentes no período entre guerras. No Brasil, a frase que o Presidente Bolsonaro cita “Deus, pátria e família” foi inspirado no lema da Ação Integralista Brasileira (AIB), movimento político brasileiro ultranacionalista, corporativista, conservador e tradicionalista católico de extrema-direita inspirado, no fascismo italiano, “Dio, patria, famiglia”, fundado em 7 de outubro de 1932, pelo escritor e jornalista brasileiro Plínio Salgado.

 

177 - Ideologia Nazista

Esta ideologia teve origem no Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães (NSDAP) conhecido como Partido Nazista no começo da década de 1920 e conquistou multidões. Mais uma ideologia da extrema direita que me faz lembrar o Presidente Bolsonaro, na defesa de um nacionalismo extremado, posturas de preconceito e ódio, contra a democracia, entre outras. O líder do partido foi o austríaco Adolf Hitler, que assumiu o poder da Alemanha em 1933 que implantou ditadura totalitária que perseguiu opositores e preparou o país para a guerra. Foi responsável pelo genocídio dos judeus e de outros grupos no Holocausto, que matou seis milhões de pessoas. Seu discurso racista defendia a superioridade do homem branco e ideias de uma purificação da raça humana que tinha por objetivo a exclusão de elementos indesejados da sociedade a fim de melhorar geneticamente a população. Manifestações da modernidade como ciência e criações artísticas eram menosprezadas. O nazismo foi derrotado ao final da Segunda Guerra Mundial. Mas seus adeptos continuam a sobreviver, inclusive no Brasil. De acordo com estudiosos do assunto a partir de 2018 “com a eleição de Jair Bolsonaro cresceu no Brasil o avanço do neonazismo, em torno de 530 núcleos extremistas de teor neonazista no Brasil, um universo que pode chegar a 10 mil pessoas, que se espalharam entre cinco regiões do país”. https://www.brasildefato.com.br/2022/01/27/ha-uma-onda-neonazista-no-brasil-entenda-o-que-dizem-os-numeros-e-especialistas-no-tema

 

178 - Ideologia Capitalista

O capitalismo é um sistema econômico em que as entidades privadas possuem os fatores de produção. Os quatro fatores são empreendedorismo, bens de capital, recursos naturais e trabalho. Os donos de bens de capital, recursos naturais e empreendedorismo exercem controle através de suas empresas. Esta Ideologia tem como principais objetivos, o Estado intervém pouco no mercado de trabalho, o trabalhador é assalariado, os proprietários controlam os fatores de produção e obtêm sua renda de sua própria propriedade, exige uma economia de mercado livre para ter sucesso e distribui bens e serviços de acordo com as leis de oferta e demanda, há divisão de classes sociais e a propriedade privada predomina. Para o autor Karl Marx, a “mais-valia” cita o grande abismo econômico causado pelo capitalismo, que gera a desigualdade social entre empregadores e empregados. Uma crítica à ideologia capitalista com relação aos grandes proprietários angariarem frutos do trabalho do proletariado.

 

179 - Ideologia Democrática

Hoje, 25 de outubro foi a data escolhida para comemorar a Democracia Brasileira.

A ideologia democrática surgiu no fim do século XIX, dentro do movimento do proletariado, como uma variação da ideologia socialista. O partido social democrata surgiu na tentativa de dosar os excessos do capitalismo com políticas de inspiração socialista. Essa ideologia foi implantada especialmente na Europa, depois da II Guerra Mundial. Entre seus objetivos principais está a garantia da igualdade de oportunidades a partir de políticas sociais, sem autoritarismo, sem, no entanto, acabar com a propriedade privada, intervenção do Estado na economia para corrigir desigualdades produzidas pelo livre-mercado, compromisso de o Estado garantir um padrão mínimo de vida, como uma rede de segurança para os indivíduos. No Brasil ela surgiu, inicialmente, no governo de Getúlio Vargas, entre os anos de 1934 e 1937. Em 1945, houve nova tentativa de retomada do processo democrático, que durou até 1964, quando, os militares deram um golpe e tomaram o poder, instituindo a Ditadura Militar, que vigorou até a década de 1980. É a data que homenagens são feitas ao jornalista Vladimir Herzog, morto em 25 de outubro de 1975, nos porões da ditadura – “Quando perdemos a capacidade de nos indignar com as atrocidades sofridas por outros, perdemos também o direito de nos considerarmos seres humanos civilizados” (Vladimir Herzog). Em 5 de outubro de 1988 foi aprovado o texto final da Constituição Federal e promulgada por Ulysses Guimarães, presidente da Constituinte que garante, direitos de cidadania, a busca por igualdade e justiça social e desta forma, promulgada a Democracia Brasileira.

 

180 - Ideologia Socialista

É uma ideologia política, econômica e filosófica que engloba um processo de análise científica sobre o capitalismo para propor sua superação. Surgiu na passagem do século XVIII para o século XIX, durante o contexto da Revolução Industrial. Os socialistas defendem uma sociedade com equidade e estabeleceram dois tipos de socialismo, o utópico por meio das propostas de diferentes intelectuais, como Pierre Leroux, Robert Owen, Saint-Simon, Charles Fourier, entre outros que propõe a construção de uma sociedade mais igualitária por meio de reformas e sem necessariamente acabar com o capitalismo e o científico criado, por Marx e Engels, dois intelectuais alemães que estudaram o capitalismo em profundidade e estabeleceram uma teoria que recebeu o nome de socialismo científico e que é a base teórica do socialismo moderno. Defendem a transformação da sociedade e a abolição do capitalismo pela via revolucionária. Alguns dos objetivos principais do socialismo é a socialização da produção de riqueza, controle dos meios de produção pelos trabalhadores, combate às desigualdades, abolição da propriedade privada, tomada do poder pela via revolucionária, abolição das classes sociais, centralização do poder no Estado. Dentro da proposta científica, o socialismo é entendido como uma etapa de transição entre o capitalismo e o comunismo, pois entende-se que, uma vez que as desigualdades foram combatidas e a igualdade se estabeleceu, as classes serão abolidas junto do Estado, e essa nova etapa é entendida como o comunismo.

 

181 - Ideologia Comunista

A ideologia do comunismo é o verdadeiro oposto da ideologia liberal. Baseada na filosofia do marxismo, ela considera a igualdade entre os indivíduos mais importante que a liberdade dos mesmos. Sua origem se deu ainda na Grécia Antiga, com as ideias expostas pelo filósofo Platão. Porém, os maiores precursores dessa ideologia são Karl Marx e Friedrich Engels, conhecidos por embasarem o comunismo através de suas teorias e um dos livros mais famosos: o Manifesto Comunista. Algumas características desta ideologia é a defesa da extinção da luta de classes e das propriedades privadas, um regime político e econômico que proporcione igualdade e justiça social entre os indivíduos, idealiza que o Estado é um instrumento de exploração nas mãos dos ricos, por isso defende uma sociedade sem classes e Estado, acredita que o sistema político e econômico deve ser controlado pelo proletariado,  contra o livre comércio e à competição aberta, condena e rejeita as políticas e ações dos Estados capitalistas. Sua bandeira tem como símbolo a foice e o martelo que representam a classe trabalhadora, tanto o trabalho agrícola quanto o trabalho industrial.

 

182 - Ideologia Conservadora

O conservadorismo nasceu ainda no século XVI, porém ficou conhecido após a Revolução Francesa, quando o irlandês Edmund Burke, pai do conservadorismo, argumentou com veemência contra as ideologias e teorias da revolução. Esta ideologia tem como base a preservação dos princípios e valores das instituições sociais, tem como base a igreja cristã, família e comunidade, além do desenvolvimento honrado dos indivíduos, a liberdade política e econômica, a ordem social e moral, o sistema político-jurídico garante a igualdade necessária entre as pessoas, enaltecer n a sociedade aqueles que bem dotados intelectualmente ou trabalhadores, mais dedicados, que a desigualdade social é consequência das diferenças entre os indivíduos e seus esforços, que mudanças não podem ser bruscas pois são fruto do conhecimento. Séculos transcorreram e observa-se a nível global que o conservadorismo persiste em mandatários e uma grande parcela de sociedades, mas observa-se também que é, o conservadorismo teórico pois na prática, os pensamentos, palavras e obras são inescrupulosos.

 

183 - Ideologia Anarquista

A ideologia anarquista surgiu na metade do século XIX, após a Segunda Revolução Industrial. O teórico Pierre-Joseph Proudhon e o filósofo russo Mikhail Bakunin são considerados os seus maiores idealizadores. Esta ideologia tem seu posicionamento político e social, em uma palavra de origem grega anarkhia, que significa "sem governo". Também tem características específicas como uma sociedade sem classes, formada por livres e iguais, condena a existência da polícia e forças armadas, partidos políticos devem ser extinguidos, defendem uma sociedade baseada na liberdade total, porém responsável, não aceita qualquer tipo de dominação, seja ela religiosa, econômica, política ou social e propaga a igualdade, seja ela de raça, gênero, político, econômico e social e que o Estado não represente a vontade do povo. Seus adeptos buscam uma revolução social, que seja feita principalmente, pelos trabalhadores que sintam dominados e oprimidos por algum tipo de autoridade.

 

184 - Ideologia Nacionalista

Esta Ideologia foi criada no período do governo de Getúlio Vargas, principalmente no período da ditadura do Estado Novo, quando era presidente no Brasil. O Estado Novo foi de 1937 a 1945. Suas características principais era o anticomunismo, o autoritarismo e o nacionalismo. O sujeito teria que ser leal e devoto ao Estado independente de seus interesses individuais ou de grupos na sociedade. Suas metas são enaltecer o país, sua cultura, história e povo; defende a cultura de pertencimento e a identificação com a pátria, acredita na preservação da nação e no cuidado das fronteiras do país e a manutenção da língua nativa e das manifestações culturais. No Brasil, o movimento nacionalista ficou conhecido pelos slogans "Brasil, ame-o ou deixe-o" e "Quem não vive para servir ao Brasil, não serve para viver no Brasil", ambos criados durante a ditadura militar de 1964.

 

185 - Ideologia Religiosa

Foi Karl Marx quem formulou a mais completa teoria sobre a origem e o papel da ideologia nas diversas formas de organização social. Para Marx, ideologia é um conjunto de ideias e conceitos que corresponde aos interesses de uma classe social, embora não obrigatoriamente professado por todos seus membros. É possível citar seu conceito à religião, pois em uma sociedade crenças são diversificadas e sujeitos se manifestam segundo os interesses específicos das classes sociais em que estão inseridos. Todas as religiões são embasadas por uma teoria que defende a sociedade igualitária, mas dificilmente apresentará um programa político prático, pois suas práticas estão relacionadas  aos seus rituais direcionados, à espiritualidade e seu objetivo é a ascensão e purificação do espírito, diferente das ideologias que direcionam a palavra à  um grupo, uma classe ou  nação, onde o objetivo da retórica é a razão, o nacionalismo ou  uma espécie de representação mental de uma situação em determinada época. Infelizmente, observa-se que a nível global onde o Brasil está incluso, religiosos que fazem parte do sistema político levar para seus templos religiosos, a ideologia política e forçam, seus fiéis seguirem suas determinações. Sabe-se que, nas duas vertentes são elencadas ideias de conduta para a sociedade, mas sem similaridades. Lembre-se que você tem individualidade, o único patrimônio real que possui ou seja, separe sua religião do dever de cidadão e lembre como são geridas ações públicas, educação, segurança e saúde e quais as aspirações, que deseja a sociedade onde está inserido.

 

186 - Ideologia da Ditadura Militar 

Uma ditadura militar ou regime militar é uma forma de governo autoritário onde o poder político é efetivamente controlado por militares. Como qualquer ditadura ou regime, ela pode ser oficial ou não, e também existem formas mistas, onde o militar exerce uma influência muito forte, sem ser totalmente dominante É o caso do Presidente Bolsonaro? De caráter autoritário e nacionalista, a ditadura teve início com o golpe militar que derrubou o governo de João Goulart, presidente democraticamente eleito, em 1 de abril de 1964 e durou até 15 de março de 1985.  Conheci a ditadura militar com 15 anos. Meus quinze anos, sem festa, o permitido era reunião familiar sem música alta e só podíamos ir até a calçada em grupo de duas pessoas. Meu pai recepcionou os convidados na porta que era aberta para entrarem e fechada. Além da família consegui convidar amigas mais chegadas, mas a conversação era em tom baixo como se fosse um velório. Na hora dos parabéns bateram na porta e lá foi meu Pai. Voltou e disse: o soldado que está na calçada disse que tem muito barulho. Com quinze anos já era atrevida, pois servi um prato de bolo, abri a porta, atravessei a rua e entreguei ao soldado e ele respondeu não posso aceitar. Olhei para ele e disse: vou deixar no parapeito da janela e vou para dentro da casa e a porta será fechada, ninguém vai ver que você comer. O término estava marcado para as 23hs. Levei meus convidados até a porta, o soldado estava na esquina e o prato de bolo vazio. Me senti vitoriosa pois enfrentei uma autoridade. Posteriormente, como funcionária pública trabalhei no Gabinete do Reitor da UFPel e os funcionários eram monitorados por um General. Até para ir ao banheiro ele é quem liberava.  Na eleição presidencial de 1985, Sarney é escolhido como candidato à vice-presidente na chapa encabeçada por Tancredo Neves. Tancredo vence a eleição contra o situacionista Paulo Maluf, porém tem problemas de saúde pouco antes de tomar posse e morre em seguida. Desta forma, Sarney acabou assumindo a presidência de maneira definitiva.

 

187 - Ideologia Bolsonarista 

De acordo com Sigmund Freud, entre os níveis consciente, pré-consciente e inconsciente existe o “ID um elemento psicológico de nossa mente localizado no nível inconsciente.  Nele, ficam armazenados a energia psíquica e impulsos mais primitivos. Para o Id não existe o certo ou errado e regra a ser seguida: tudo o que interessa é a vazão do desejo, a ação, a expressão, a satisfação, não se preocupa com consequências e não aceita ser frustrado. O EGO é o elemento que liga Id, Ego e Superego. Ele é a nossa instância psíquica e evolui a partir do Id, por isso, possui elementos do Inconsciente e funciona principalmente a nível Consciente. Uma de suas funções é limitar o Id quando considerar seus desejos inadequados para determinado momento ou ocasião, a mediação entre as exigências do Id, as limitações do Superego e a sociedade. Quem não possui o Ego bem desenvolvido, não poderá desenvolver também o Superego. Sendo assim, seria guiado exclusivamente, por seus impulsos primitivos, ou seja, pelo Id.  O SUPEREGO é consciente e inconsciente. Ele é desenvolvido ainda na infância, a partir do Ego, no momento em que a criança passa a entender os ensinamentos passados pelos pais, escola, grupo social entre outros.  O Superego é a censura, a culpa e o medo da punição. Pode ser visto como uma instância reguladora. A moral, a ética, a noção de certo e errado e todas as imposições sociais se internalizam no Superego. Ele se posiciona contra o Id, pois representa o que há de civilizado, de cultural em nós, em detrimento dos impulsos arcaicos. Enquanto para o Id não existe certo ou errado, para o Superego não existe um meio termo entre certo e errado. Ou seja, se você não está fazendo a coisa certa automaticamente estará errado”.

A partir da cartografia da mente pela psicanálise observa-se que Jair Messias Bolsonaro tem um ID problemático e está perdido no labirinto mental, onde não consegue chegar ao ponto final por tendências ideológicas que o norteiam, dentro do senso comum como, militarismo, autoritarismo, fundamentalismo cristão, aversão à esquerda, idolatria por Trump, conservadorismo de extrema direita, negacionismo e nacionalismo ou seja, características múltiplas copiadas de várias ideologias. Com a soma de todas frustrações desde a infância, seu tempo de militar e posteriormente, como político trouxe o lema "Deus, pátria e família", associado com o Integralismo brasileiro criado por Plínio Salgado na década de 1930, influenciado pelos ideais e práticas fascistas que se desenvolveram na Europa após o fim da I Guerra Mundial. Criou uma performance ao longo de sua existência e se proclamou salvador da Pátria. É autêntico em retórica e atos, ou seja, pensa e faz e se tornou líder de outros ID doentes que se colocaram enfileirados para servir a Pátria. Porque razão foi apoiado pelas Forças Armadas, que tinham conhecimento de seu mau caráter? Por certo, o interesse em reimplantar a ditadura militar, pois tinham certeza que logo ali Bolsonaro teria um Impeachment a pedido de movimentos sociais e de partidos políticos e desta forma, o Vice-presidente também militar assumiria. Foram logrados, pois as instituições foram coniventes com os acontecimentos e não cumpriram com as Leis da Constituição. O resultado foi trágico, um governo repleto de descalabros, as Foças Armadas perderam a credibilidade, desgaste político, religioso e social, sem política externa e interna e armou a população para uma Guerra Civil. Alguns pelotões de Bolsomínios são empresários que não querem perder seu poder e ameaçam sair do Brasil se Lula ganhar, políticos que não querem perder suas verbas na corrupção, religiosos que misturam política e fé, outros que vivem no senso comum como o Presidente e instigados pelo ódio agem, com violência física, retórica agressiva e assassinatos. Desta forma o Presidente levou o Brasil rumo ao caos. A solução para o futuro de Bolsonaro seria sair do senso comum e exercitar o pensamento crítico. Quando? Nunca, pois não quer reconhecer seu lado primitivo. Ainda descobriremos segredos ocultos, sobre este fenômeno, até sua ruína total, como político e como sujeito. Só lhe restam duas direções, a prisão ou pedido de asilo político familiar, se algum País se dispuser aceitar, o que também acho difícil.  Adeus MITO.

Fonte psicanálise; https://www.psicanaliseclinica.com/id-ego-e-superego/

 

188 - Consciência política

Para Salvador Sandoval “consciência política é um conjunto de dimensões psicológicas sociais que inter-relacionam significados e informações, levando o indivíduo a orientar-se e tomar decisões que representem o melhor curso de ação dentro de contextos específicos”. Consciência política requer pensamento crítico de todas informações veiculadas em seu meio social, as quais são analisadas e embasada na lógica e desta forma, não permitem manipulações ideológicas. Assim sendo observa-se, a fluidez da evolução da consciência individual que avança para a consciência coletiva ou, a memória coletiva da sociedade que registra suas proposições e representa o mecanismo, para a transformação social, pois são os autores das regras necessárias, para a equidade em todos os aspectos de vida da sociedade e desta forma, não delega poderes aos outros e decide através do cumprimento de seu direito e dever de cidadão – O VOTO CONSCIENTE PARA MANTER A DEMOCRACIA PLENA PARA O CUMPRIMENTO DA CONSTITUIÇÃO DE 1988, NO ESTADO DE DIREITO BRASILEIRO.

 

189 - O Cadete e o Capitão

Uma investigação sobre um momento controverso na trajetória de Jair Bolsonaro: o abandono da carreira militar e o ingresso na vida política. Jair Bolsonaro tornou-se uma figura pública em 1986, quando assinou na revista Veja, um artigo em que reclamava do baixo soldo pago aos militares. Um ano depois, nas páginas da mesma revista, reapareceu numa reportagem que revelava um plano de estourar bombas em locais estratégicos do Rio de Janeiro. A revista publicou um desenho que detalhava o plano. O croqui, supostamente de autoria do capitão, comprovaria a conspiração em curso no Exército. Instado a prestar contas, Bolsonaro foi considerado culpado no primeiro julgamento, e mais tarde inocentado pelo Superior Tribunal Militar.

IMPERDÍVEL O ARTIGO NA REVISTA VEJA

https://veja.abril.com.br/coluna/reveja/o-artigo-em-veja-e-a-prisao-de-bolsonaro-nos-anos-1980/

IMPERDÍVEL PODCAST

A carreira militar do Presidente

https://www.youtube.com/watch?v=sm79V1TgHRM

IMPERDÍVEL O LIVRO

O cadete e o capitão: A vida de Jair Bolsonaro no quartel

 

190 - Final Eleições 2022

Uma semana desgastante chega ao fim. Amanhã é uma data especial para os brasileiros, eleger o Presidente. Se cuide, pois a energia está densa, não é necessário que você se vista de acordo com símbolos do candidato que quer eleger, para evitar situações conflitantes. O importante é cumprir com o direito e dever de sua cidadania, desta forma não vote nulo, não vote em branco e lembre que a maioria vence, desta forma temos que estar preparados para a vitória ou, para a derrota. Vista-se de consciência política, se quiser carregar uma bandeira que ela seja branca para representar a paz que é necessária em nosso solo brasileiro. Não esqueça que a bandeira nacional é um símbolo que pertence a todos, não é propriedade de ideologias política ou religiosa. A bandeira que tremula em mastros é patrimônio de nossa sociedade, ame-a, honre-a e carregue no coração, na hora do voto seu lema - ORDEM E PROGRESSO.

 

191 - Ditadura Civil/Militar

Em 2018 a maioria da sociedade elegeu Jair Messias Bolsonaro para presidente e deu ao mesmo, um cheque em branco para dirigir o País e conheceram o infortúnio, um País sem crédito à nível Internacional. Final de um capítulo negro de nossa história. Óbito de um regime ditatorial cívico-militar. As notícias cotidianas deste período autenticam a derrocada do Brasil e desta forma urge, mudanças. Me regozijo com o óbito da DITADURA CIVIL/MILITAR, sob o regime de Jair Messias Bolsonaro e todos os militares que fizeram parte do Governo. Hoje também entra em óbito, os atributos negativos do Governo: Corrupção; Desinformação; Desrespeito às mulheres; Desrespeito ao meio ambiente; Desrespeito aos indígenas; Desrespeito ao País laico; Fome; Homofobia; Incentivo às armas; Incentivo aos crimes de garimpo; Machismo; Mentira; Miserabilidade; Negligência; Ódio; Políticas públicas; Preconceito gênero sexual; Queima arquivo; Questões sociais; Racismo estrutural; Saúde na pandemia; Xenofobia.

 

192 - Votei em Luis Inácio Lula da Silva

Não por ser do partido PT. Sou esquerda e sou PSOL É a primeira vez que voto em Lula. Em agosto comecei a observar que a terceira via não cresceu e como tenho pensamento crítico descobri que a TERCEIRA VIA ERA O POVO meus irmãos, que passam fome, indígenas massacrados, negros que sofrem pelo racismo estrutural, desemprego, os que sofrem preconceitos de gênero, os sem teto que dormem nas calçadas, a desigualdade social, a má distribuição das políticas em educação, saúde, trabalho, lazer, assistência social, meio ambiente, cultura, moradia e transporte. O único candidato com competência para mudar a paisagem do Brasil é Lula, que poderá exterminar os rumos da corrupção desmedida que invade os poderes, dos descalabros políticos direcionados àqueles que mais necessitam de proteção, da defesa de nosso meio ambiente e de um país laico. Votei em Lula por todos que não tiveram oportunidades de votar, as 668.000 vidas ceifadas pelo COVID.  Votei em Lula por meus conhecimentos adquiridos nos bancos acadêmicos, nas Universidades criadas em sua gestão como Presidente, que me ensinaram a analisar e argumentar com pensamento crítico. Votei no Lula pois tenho caráter e empatia por meus semelhantes, por amar minha Pátria e desejar um Brasil de esperança. Sei que ele não solucionará tudo, pois terá que resgatar o País da beira do caos que lhe será entregue, mas sei que a ampla frente partidária que se formou para vencer o pleito, com o apoio internacional serão instrumentos para propor soluções necessárias. Não é o PT que vai dirigir o País e sim, a soma de partidos que embora com diferenças, tem o mesmo ideal. Gratidão a todos que votaram em LUÍS INÁCIO LULA DA SILVA PARA PRESIDENTE.  Gratidão aos meu Orixás pelas bênçãos de paz, alegrias e esperanças para o povo brasileiro.

 

193 – 01 Novembro - Dia de todos os Santos

Nesta data, a Igreja Católica celebra a ‘Festim Ominam Sanctorum’. Dentro dos dogmas do catolicismo é a celebração da conexão do homem com Deus na busca da perfeição. Recebe bênçãos especiais dos santos, homens que desde o início da igreja até os dias atuais, de alguma forma dedicaram suas vidas à fé e trabalhos humanitários, os quais foram canonizados em reconhecimento. Mas existem inúmeras opções religiosas com diversidade de rituais, em homenagem aos seus santos. Esta soma de rituais leva o homem à manifestação de fé em suas crenças, através de um estado meditativo para reflexão e oração, em busca de evolução. Cada religião tem sua saudação e sua bênção. Que as energias benéficas de todas as crenças sejam bênçãos para seus filhos.

 

194 – 02 de Novembro - Dia de Finados.

Uma data que acompanha os séculos desde a época do cristianismo primitivo, quando no Império Romano rezavam, por seus mortos familiares ou por morte de mártires da humanidade os quais eram enterrados em catacumbas subterrâneas na cidade de Roma. Os séculos transcorreram e a data 02 de novembro tem se mantido, para rituais de oração e meditação pelos mortos em todos os países católicos a nível mundial. No Brasil, a data foi sejam bênçãos ao calendário oficial e neste dia é feriado nacional. Acredita-se que todas as religiões no Brasil usem esta data para homenagear os que partiram, cada uma com seus rituais entre missas, cânticos, orações, flores, velas.  Para acender velas todos cemitérios tem a “Cruz das Almas”, lugar adequado para a oferta. O texto a seguir faz parte de meu Trabalho de Conclusão de Curso como Bacharela, no Curso de Conservação e Restauro de Bens Culturais Móveis na UFPel em 2015 Foi feita a análise iconográfica e iconológica dos símbolos Maçons, no Monumento em HOMENAGEM PÓSTUMA NO CEMITÉRIO DA SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE PELOTAS: SIMBOLOGIA DO MONUMENTO AOS QUE MORRERAM IGNORADOS.

[...]Os cemitérios são fontes inesgotáveis de informações para àqueles que desejam dedicar-se à pesquisa: história, arte, arquitetura, geografia, tipologias tumulares, símbolos, alegorias, estatuárias, lápides, etnias, epitáfios, cultos religiosos, memória. Sendo assim o cemitério é patrimônio cultural, formado pelo patrimônio material (a arquitetura e a arte tumular) e imaterial (o culto e a memória), que representam o sagrado, o passado, os antepassados, os valores, as tradições, o modo de viver, os conflitos sociais, políticos, culturais e econômicos. Este patrimônio apresenta valor artístico e profundos valores simbólicos, onde o morto é cultuado em sua individualidade, um memorial de sensações vividas pela sociedade da época e a sua preservação deve ser vista como questão de cidadania[...].

 

195 - Reencontro das Almas

Nosso Planeta está vivenciando um karma coletivo de saúde, como a pandemia que atravessou fronteiras. No que se refere a pandemia CORONAVÍRUS muitos seres tiveram seu passamento. No Brasil, foram à óbito mais de 688mil vidas, por incompetência e negacionismo governamental. Como estarão estas almas? Muitas entre angústias, aflições e inquietações, sem entendimento do porquê e como ocorreu o fato, principalmente por ver desespero e lágrimas dos que aqui ficaram. Você deverá trabalhar a aceitação, pois eles foram antes de nós e cumpriram o karma e nós aqui estamos, sem saber o que nos espera. A morte física não separa sentimentos e, muitas vezes, de acordo com a vivência na trajetória terrena ficam, algumas perguntas como: deveria ter feito ou não ter feito? e desta forma, outro sentimento ocupa a mente – autopunição. Os que foram habitar outro plano podem nos ver. Nosso dever é não desenvolver processos de martírio e lamentações, para que eles tenham ascensão à luz. Permita que eles façam a trajetória espiritual, através das orações de suas crenças. Quando chegar tua hora de empreender a viagem, eles estarão te esperando para o REENCONTRO DAS ALMAS.

 

196 - O contra golpe

Em 09/11/2022, as Forças Armadas cumpriram sua missão e entregaram o famoso relatório sobre a credibilidade das urnas. Desta forma, o Presidente da República Jair Messias Bolsonaro viu ralo abaixo sua possibilidade de golpe. O que restou? um Presidente que aos olhos da comunidade internacional virou pária, sem reconhecimento apenas, usando o poder de sua posição de Chefe do Executivo para prosseguir os descalabros até o fim do mandato. Creio que só não renuncia por medo de perder a imunidade parlamentar e apressar, os processos que serão instaurados. Acredita-se que as instituições serão mais rígidas, para punir os culpados e por certo faltarão, penitenciárias para abrigar os delinquentes, políticos e sociais no Brasil. Fonte: https://congressoemfoco.uol.com.br/area/governo/relatorio-das-forcas-armadas-atesta-que-nao-houve-fraudes-nas-eleicoes/

 

 

197 -Análise psiquiátrica

Ontem assisti um vídeo, o qual trazia entre outras notícias relacionadas as manifestações bolsonaristas, a opinião do Dr.  Fabiano Coelho Horimoto – Psiquiatra (MS), na qual ele cita que são pessoas alienadas, desesperadas que acreditam em suas convicções e não há possibilidade de alterar seu pensamento, pois do ponto de vista psíquico, são pessoas doentes, consideradas um fenômeno. Ainda enfatizou que no final dos quatro anos criarão outra teoria. Minha percepção é que eram pessoas, com disfunções mentais, ou seja mais uma fatia de nossa sociedade, que preocupará a área da saúde mental no próximo governo, pois conheço pessoas com conhecimento científico, que pensam da mesma forma e outros tantos idosos, que convivem com a angústia do medo. Pessoas com este desequilíbrio podem tornarem-se agressivos, como já aconteceram casos no Brasil. O melhor método é aceitá-los como são, sem provocar atritos.

 

198 - Salário futuro de aposentado do ex-Presidente Jair Messias Bolsonaro

Fui funcionária pública federal por 25 anos. Um funcionário público recebe gratificação enquanto exercer funções em um cargo gratificado, como foi meu caso por um período, como Secretária de um dos Reitores da UFPel.   Nossa Constituição tem Leis obsoletas, as quais deveriam ser analisadas, como a Lei de 1986 que protege ex-presidentes. Esta Lei incentiva políticos a ocupar o cargo, pois sabem que ficarão com um polpudo salário e que o mesmo em caso de morte será estendido à esposa e na morte da esposa aos filhos. O Brasil necessita não ser reconstruído e sim ser construído, com valores democráticos.

 

199 - 04 de dezembro e religiões

Hoje são homenageadas, Santa Bárbara pela Igreja Católica e Iansã pelo povo de Terreiro, considerada a Deusa dos ventos e tempestades que simboliza os raios, também é conhecida como Oyá, Deusa do Rio Níger, a mãe dos nove filhos. Que a energia salutar de Santa Bárbara traga bênçãos. Que a energia de Iansã com seus ventos faça uma limpeza espiritual na humanidade e renove seus valores religiosos, éticos, e familiares, para uma trajetória equilibrada na existência.

 

200 - Os Patriotas e suas manifestações

Não desistem, pois são inflados pela conduta de Bolsonaro que deseja que eles façam o que ele não pode fazer, autorizar uma guerra civil. Muitas vezes tento analisar o pensamento destas pessoas e só consigo achar uma solução. Bolsonaro com seu Ego doentio criou uma seita que fez lavagem cerebral em seus adeptos, pois são cegos, surdos e mudos para a realidade. Ontem assisti o depoimento de um patriota super comovido que despertou, da inércia mental que lhe envolvia e desistiu de participar das manifestações, pois concluiu que se as Forças Armadas não apoiavam Bolsonaro era sinal que Bolsonaro estava errado. Creio que, com a diplomação de Lula e o reconhecimento como Presidente eleito pelo povo, outros tantos despertarão e Bolsonaro terá que arcar, com a colheita de sua semeadura de quatro anos.

 

201 - 12/12/2022 - Diplomação como Presidente Luis Inácio Lula da Silva e Vice-Presidente Geraldo José Rodrigues Alckmin Filho.

Além dos diplomados, o povo brasileiro diplomou o Estado de Direito como defesa da Nação. Existe um antigo provérbio árabe que diz: “Apesar dos cães ladrarem, a caravana segue seu caminho”. Assim aconteceu o processo eleitoral no Brasil, pois enquanto os homens sem caráter usavam de artimanhas, para atingir os processos cognitivos dos brasileiros, através de sementes nocivas, os homens com caráter discutiam, analisavam e argumentavam, um alicerce estável, para reconstruir as paredes destruídas pelo ódio dos ignóbeis homens do poder. Eles ladraram de forma incansável, mas a caravana da democracia e da esperança foi valente e não se intimidou com os ruídos caninos. E assim, o BEM venceu mais uma vez. Vida longa e sucesso na nova direção para os diplomados nesta tarde.

 

202 -  Classe do poder – 20/12/2022

A classe do poder legisla ao seu favor em seu reajuste salarial enquanto, a miserabilidade de cidadãos cresce de forma assustadora e outras tantas classes não tem aumento, como a minha, funcionária pública federal, enquanto falta verbas para educação, saúde e segurança. “Câmara dos Deputados aprovou na noite desta terça-feira (20) o projeto que reajusta de 37% a 50% os salários da cúpula do Executivo e do Congresso, Presidente da República, Ministros de Estado, Deputados e Senadores”. Este é o Brasil onde a Justiça é cega, muda e surda.

 

203 - Pesadelo

Bolsonaro vai ter que conviver com a lembrança das 686.000 mortes por COVID causada por sua incompetência e negligência e ainda, não contabilizados, o número de patriotas que tiveram sua vida emocional afetada, por perdas familiar, amigos, emprego, em dedicação exclusiva por uma utopia chamada, ‘MITO'. Mentes obscuras desconhecem o significado da palavra, pois Mito é nada mais que uma história produzida através da transmissão oral, por povos que contavam lendas, para expor situações do mundo que habitavam. O que Bolsonaro fez pelo Brasil para ser chamado de Mito?

 

204 - 31/12/2022

Uma derrota destruidora para quem endeusou Bolsonaro. Aprenderam que o homem é um mero mortal permeado do Bem e do Mal e infelizmente, os patriotas escolheram o lado errado. Hoje foram abandonados, seu senhor entrou em um avião e deixou bolsonaristas na rua da amargura. Fez promessas vãs, incentivou a presença de seus fiéis frente aos quartéis e sabia que a situação não seria alterada, mas usou todos como marionetes escravizados. Mais um crime que terá que responder em julgamento.  

 

205 - 1/01/2022 – Momento Histórico

Brasil vive um momento que será registrado pela memória coletiva de seus cidadãos, para não cair no patamar do esquecimento. O Bem vence o Mal em uma guerra política, onde sangue de brasileiros foram derramados e mancharam nosso solo sagrado. Passamos por tensões entre FAKES e FATOS, por terroristas que ameaçaram a segurança de seus irmãos, pelotões de bolsonaristas com mentes obscuras, que se deixaram manipular pela seita Bolsonaro e usaram seus processos cognitivos para espalhar o terror. Lula foi a tábua de salvação para a Pátria sobreviver do naufrágio, no mar da ditadura civil, que oprimiu o povo por 4 anos. Não sou PT sou PSOL e muito critiquei, através de crônicas o governo do PT do passado. Hoje tenho duas certezas, a primeira, que o grito dos inocentes ecoou nos quadrantes, o Brasil destemido é vermelho e representa a união, para defesa de nosso patrimônio mais valioso, a Democracia. A segunda certeza é que Lula vai governar com uma frente ampla, ou seja, não serão cometidos erros de outrora. O Brasil será passado a limpo, com empatia, justiça e integração na sociedade com igualdade, entre direitos e deveres e desta forma serão vencidos, os desafios sociais, políticos e religiosos. A partir desta data, a Nação honrará o Lema escrito em nossa Bandeira ‘ORDEM E PROGRESSO”. Vida longa Luiz Inácio Lula da Silva e Geraldo Alckmin, para cumprirem as metas traçadas. Sejam abençoados com as energias positivas de todas as crenças.

 

206 - Data inesqueível na História do Brasil

Dia 08/01/2022 o Congresso Nacional, Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal (STF) influenciados por ideologia Bolsonarista queriam a prisão do novo Presidente eleito democraticamente e intervenção militar, para retorno de Bolsonaro. O que estas pessoas queriam realmente era um atentado contra o Estado de Direito. Durante a vandalização os golpistas não se preocuparam em esconder o rosto e, ainda gravaram vídeos sobre a depredação. Além de destruírem os bens tangíveis como os imóveis danificaram bens culturais, ou seja, objetos de arte e/ou de ofícios, ou utensílios domésticos ou religiosos que possuem valor cultural reconhecido pelas instituições de proteção do patrimônio. Resta as instituições a grande tarefa de recuperação. Mas merecedores de louros por conservarem, o patrimônio Imaterial mais precioso que O Brasil possui – A DEMOCRACIA.

 

207 - Caríssimo Presidente Lula - uma crítica construtiva

Estamos conscientes que foi uma ampla frente que lhe elegeu, mas mesmo assim, quando um partido lhe indicar um nome para ocupar qualquer cargo só deverá ser aceito após, ampla pesquisa de currículo, processos, etc. Este é um serviço que deverá ser executado por um Secretário Executivo, ou seja.um funcionário de confiança para atender suas solicitações. Ao contrário pode iniciar um processo de desconfiança da lisura de seu governo, como indicar pessoas que participaram do orçamento secreto para compor o corpo ministerial.

 

208 - Casa de Literatura Cruz e Sousa

Uma visita emocionante adentrar na casa de Literatura Catarinense Poeta Cruz e Sousa. Conheci sua história através de meu Trabalho de Conclusão de Curso como Museóloga em 2022, com seus desafios, por ser um homem negro e a prática do racismo estrutural pela sociedade da época. Outrossim, suas vitórias estão grafadas nos trabalhos literários que deixou como legado, patrimônio valioso, que será transmitido às próximas gerações. A casa de Literatura foi inaugurada pela Fundação Catarinense de Cultura em 30 de setembro de 2022, na Praça XV de Novembro nº 270 Centro-Florianópolis/SC. O espaço será usado para lançamentos de livros, sessões de autógrafos e saraus. Nas salas estão distribuídos painéis de caráter informativo sobre a vida do Poeta e acondicionadas obras de Cruz e Sousa e autores catarinenses à disposição, para leitura no ambiente e contará, evidentemente, a história de Cruz e Sousa.

 

209 - Praias de Florianópolis/SC

Se o novo Governador, Jorginho dos Santos Mello, não for negacionista fará jus, ao excelente percentual acrescido no seu salário. Por certo, será célere em medidas, para solucionar os graves problemas que põem em risco a balneabilidade dos balneários, em virtude dos esgotos irregulares em Florianópolis. Mas, infelizmente, o Governador é conivente com empresários locais que só visam lucros.

 

210 - Mãe Iemanjá

Ponteiros unidos, 02 de fevereiro, festa para Iemanjá a deusa do mar. Silêncio no firmamento, na terra, cantam vagas que banham a beira do cais. Fiéis reunidos na areia acendem velas e pedem proteção com devoção, entoam cantigas em sua homenagem. Que tua energia de amor e fartura abençoem seus filhos necessitados. Benção Odoyá minha mãe.

 

211 - Estou energizada.

Um passeio perto de casa após almoço. Cachoeira do Jarrão no Morro do Cambirela. Nosso passeio foi até o início da cachoeira, pois a distância até sua cabeceira são 3,8 km de caminhada e a trilha acidentada. Se não fosse a ajuda de meus amados Shayda e Penna (empurra e puxa), não chegaria na primeira etapa do percurso. Hoje o solo estava muito úmido e escorregadio, em virtude das fortes chuvas que vem ocorrendo em Palhoça.

 

212 - Karma Coletivo

É aquele karma relacionado com grupos localizados, em determinada área geográfica de uma cidade, de um Estado, de uma Nação, resultante da soma de comportamentos individuais, muitas vezes impulsionados por karma familiar e social. Cita-se como exemplo desastres por meios de transportes (avião, ônibus, trem, etc., desastres naturais), onde um grupo grande de vidas é levada em questão de segundos. Aquelas pessoas que perderam a vida dessa forma possuíam alguma ligação entre si. Não é uma coincidência, estarem na mesma hora e lugar, quando ocorreu o desastre natural geológico, o terremoto na Turquia e Síria, que ocasionou o colapso da edificação civil, com a queda de estrutura do edifício. O que podemos fazer? Orar de acordo com nossas crenças, para que esses espíritos consigam viajar em direção à luz.